Babador e a hora de comer

26/04/2021 0 Por cliquefarma

Se você é mãe ou pai, deve saber o quanto de produtos infantis existem, não é mesmo? O babador é um acessório muito usado em bebês para evitar que a roupa que ele esteja vestindo se suje com a comida ou bebida, mas essa única finalidade ficou para trás há um tempo e, hoje, o babador é usado com um símbolo de charme e estilo. Apesar de ser um acessório infantil, ele também pode ser usado em idosos e em consultórios médicos, sempre confira o selo aprovação ANVISA.

Esse produto pode ser encontrado em diversos tamanhos, formatos, cores e designs e serve para o dia a do bebê, principalmente durante as refeições, mas também para deixá-lo fofo e, por existirem os mais diversos estilos, acabam combinando com a roupinha do bebê. Se você tem alguma dúvida sobre babador, acompanhe esse texto e veja todas as dicas que separamos!

babador hora de comer

Babador bandana

O babador é um acessório muito querido pelas mamães e vai muito além de proteger a roupa que o bebê esteja vestindo na hora de comer ou mamar. O babador bandana é muito versátil, com diversas estampas e cores e conseguem dar um charme ao look do bebê, deixando-o muito fofo. 

Esse item é feito com material de fácil lavagem e facilita muito o dia a dia da família, já que ao proteger a roupa debaixo, a mamãe não precisa ficar trocando o bebê toda a hora, principalmente quando eles estão fora de casa, fazendo com que seja levada apenas uma troca de roupa reserva. 

O babador é uma peça do look do guarda roupa do bebê que pode ser combinado com a maioria das suas roupinhas e, também, para quem gosta da combinação mamãe e bebê, elas podem comprar uma bandana para eles da mesma estampa e usar um lenço e ficar no estilo junto com seu filho. 

Além disso, o babador é uma ótima opção de presente quando você precisa dar um, basta pensar no estilo das roupas que o bebê usa ou apostar no básico, que vai combinar com tudo, dessa forma, a mamãe vai adorar o presente, pela sua praticidade e pelo charme.

Babador de silicone

O babador de silicone é um dos modelos desse acessório que ajudam a manter a roupa do bebê limpa por mais tempo, sem ter que ficar trocando a cada refeição. O silicone é um material impermeável e macio, com aparência colorida e em vários formatos que chamam a atenção da criança. Por ele ser um pouco mais pesado que o de pano, é indicado para os maiores de 6 (seis) meses de idade. 

Ele é de uma limpeza fácil e seca rapidamente, diferente do babador de pano que precisa ser lavado e demora mais para secar, por isso há a necessidade de se ter mais de um. Eles possuem uma alça regulável que permite deixar o babador mais alto ou mais baixo conforme o tamanho do bebê, ficando ainda mais confortável na hora de se alimentar. 

Quando não estiver sendo usado, ele é de fácil armazenamento, já que o silicone é mole e permite ser dobrado e enrolado, cabendo em qualquer lugar. Além disso, alguns babadores de silicone possuem um bolso coletor que ajuda a segurar os restos de comida, muito indicado para quando a criança começa a comer sozinha e, por não ter muita firmeza nas mãos, derrubam a comida. 

Esse babador de silicone é, sem dúvidas, um item que não pode faltar durante o processo de introdução alimentar do seu filho, para deixar a roupa limpa e para tornar o momento mais divertido, já que ele é feito com vários desenhos e cores que distraem a criança. 

Babador impermeável

A hora de alimentar o bebê, seja com a mamadeira ou com alimentos mais sólidos e líquidos, com certeza, é sinônimo de sujeira, né? É normal e até divertido aquela sujeira toda na hora de comer, isso porque, as crianças começam a descobrir novas experiências e acabam se sujando toda com os alimentos. Mas pensar em trocar de roupa toda vez que a criança for comer, dá um desânimo, não é mesmo? 

Foi pensando nisso que os babadores existem, para que, mesmo com toda a sujeira, a roupinha ainda permaneça limpa e, quando se trata de líquidos, para que não fique molhada, existe o babador impermeável. Esse modelo é feito com um material que consegue absorver o líquido e impede que molhe a roupa do bebê. 

O babador impermeável, geralmente, é feito com silicone, o que facilita a sua higienização e secagem, que são rápidas e o deixam pronto para o próximo uso. Mas, se for de um tecido impermeável, basta lavar com água e sabão neutro e deixar secar naturalmente, e, nesse caso, é sempre bom ter mais um de reserva. Esses produtos são muito úteis tanto para ser usado em casa ou fora dela, deixando o bebê limpo em qualquer hipótese. 

Molde babador

Quem gosta e entende de corte e costura sabe o quanto é fácil fazer um babador, mas se você não tem tanta prática ainda, saiba que na internet você consegue achar vários moldes para fazer um babador em casa. Desse modo, você vai conseguir  um babador para seu filho em casa mesmo e para te ajudar, separamos o passo a passo, confira: 

Materiais:

  • Máquina de costura
  • Tecido de algodão
  • Linha de bordar (preta)
  • Linha de costura
  • Fita decorativa
  • Tesoura
  • Agulha
  • Alfinete
  • Lápis
  • Molde

Como fazer:

  • Imprima e recorte um molde de babador;
  • Depois, junte o molde, com a ajuda dos alfinetes, ao avesso de dois pedaços de tecido e risque o desenho do molde;
  • Em seguida, corte o tecido, mas não rente a marcação do molde. É importante deixar aproximadamente 1 cm de margem sobrando para facilitar na hora de costurar.
  • Feito isso, junte os dois pedaços de tecidos recortados, lado direito com lado direito.
  • Depois coloque dois pedaços da fita entre eles, um pedaço em cada orelhinha, e prenda com alfinetes.
  • Para costurar, basta seguir os riscos do molde e lembre-se de deixar uma pequena abertura para desvirar o babador para o lado direito.
  • Corte as margens para que a peça tenha um acabamento mais bonito e desvire a peça para o lado direito e feche abertura costurando à mão

Sabendo disso, use a sua criatividade, escolha um pedaço de tecido que mais combine com as roupas do seu bebê e faça um babador para ele do jeito que preferir e aproveite todas as vantagens deste acessório prático e versátil.

Babador descartável

O babador descartável, como o próprio nome já diz, é para ser usado e depois descartado. Esse tipo de babador é muito prático e facilita a rotina de quem não tem muito tempo para ficar lavando esses produtos e, também, para ser usados em viagens e passeios. 

Da mesma forma que qualquer babador, ele consegue evitar que a roupa do bebê se suje quando ele estiver se alimentando, seja com a mamadeira ou quando já estiver começando a se alimentar sozinho. 

Eles são feitos com um papel absorvente, impermeável, macio e resistente e alguns, possuem um bolsinho embaixo para suportar os restos de alimentos que eventualmente possam cair. Esse produto é muito leve e confortável e não vai atrapalhar em nada o bebê na hora da alimentação.

O babador descartável é muito usado, também, em consultórios médicos, principalmente odontológicos, para evitar que, durante o procedimento, algum resíduo ou substância possa manchar ou sujar a roupa do paciente e depois que acabar a consulta ele é jogado fora. 

Babador de plástico

O plástico é um outro tipo de material que o babador pode ser feito e, do mesmo modo que o babador de silicone, ele é mais fácil de limpar e colocar. Alguns modelos também vem com um bolsinho coletor que consegue armazenar os restos de comida que, provavelmente, iriam cair no chão ou na região não protegida pelo babador. 

O babador de plástico é uma ótima opção para as mamães colocarem nos bebês quando eles começaram a ser alimentados com papinhas e começar a tentar comer sozinhos, isso porque, os babadores de pano mancham mais com esse tipo de comida e fica mais difícil de limpar e o de plástico é muito mais fácil. 

Esse produto é leve, macio e confortável e não vai incomodar o bebê durante a alimentação, além de mantê-lo mais limpo durante o dia, sem necessidade de trocar de roupa a cada vez que ele for comer. Ele pode ser feito com várias cores e desenhos que vão chamar a atenção dele e ajudar no desenvolvimento do bebê. 

Babador personalizado

Apesar de os babadores serem feitos em várias cores, estampas, tamanhos e formatos, é muito legal quando você consegue comprar um que seja a cara do bebê e com o nome dele. Por isso existe o babador personalizado que pode ser mandado fazer com o nome, data de nascimento do bebê ou algum símbolo ou frase que tenha a ver com ele. 

As pessoas que confeccionam esses acessórios os fazem do jeito que o cliente quer e consegue deixar o babador sendo um item ainda mais pessoal. Ele pode ter também o desenho preferido da criança e até mesmo o seu time de futebol. Além disso, o babador personalizado é uma ótima opção de presente. 

O babador personalizado, da mesma forma que os outros tipos, serve para evitar que restos de bebidas e comidas manchem a roupinha da criança e a mamães tenham que ficar trocando toda hora e ainda são leves, macios e confortáveis, deixando o momento da alimentação muito mais agradável. 

Babador atoalhado

O babador atoalhado é um item essencial para o dia a dia da rotina de cuidado com o bebê, porque ele vai ajudar a deixar a roupinha limpa por muito mais tempo, já que evita que a comida ou a bebida a suje. 

Ele é macio, leve e confortável, além de ser fácil de limpar. Geralmente, ele é feito com algodão e alguns possuem uma camada impermeável junto, o tecido é absorvente e não deixa que o líquido molhe a roupa e a pele do bebê. Eles são confortáveis e não vão incomodar ou dar alergia e coceira no bebê. 

Babador manga longa

O babador manga longa é uma excelente opção para quando os pais começam a introduzir alimentos mais sólidos ou papinhas na alimentação do filho. E como eles gostam de segura os alimentos com as mãos e por não terem firmeza nas mãos, eles acabam derrubando os alimentos e sujando tudo.

É muito importante esse momento para o desenvolvimento do bebê, pois ele começa a descobrir novas texturas, gostos e aperfeiçoam o tato e a coordenação motora, mas como muitos alimentos mancham a roupa e ficam difícil de sair, as mães recorrem ao babador, pois são impermeáveis e fáceis de lavar e permite que o bebê fique mais à vontade na hora de comer. Além disso, esse tipo de babador é muito confortável e pode ser encontrado em várias cores e estampas, fazendo com que fique ainda mais divertido todo  esse processo.

Eles possuem um fechamento prático e ajustável, deixando o bem posicionado e não saindo com os movimentos do bebê, por possuir manga, eles protegem a roupinha do bebê ainda mais que os outros modelos e também absorvem o líquido não deixando a roupa e o bebê molhados.  Para limpar, basta passar um pano úmido e pronto, mas quando sentir necessidade, ele pode ser lavado manualmente ou na máquina. 

Babador com prendedor de bico

Para as crianças que chupam chupeta ou usam mordedor, o babador com prendedor de bico é a melhor opção na hora de adquirir esse produto, pois ele permite que esses objetos fiquem presos no babador, evitando que eles caiam no chão e se contaminem. 

Dessa forma, esse modelo é muito usado quando a criança está fora de casa e não será possível lavar a chupeta e o mordedor se eles caírem no chão e, se estiverem presos ao babador, isso não acontecerá. Esse tipo é um requisito a mais para levar em conta na hora de comprar um babador. 

Sendo assim, além de impedir que esses acessórios caiam no chão, ele cumpre muito bem a sua finalidade, que é deixar a roupinha do bebê limpa quando ele estiver se alimentando e algum resto de comida ou líquido cair e por ser impermeável, não deixa que o bebê fique molhado. 

Babador bordado

O bordado é um trabalho manual que requer muita paciência e técnica e é feito com muito capricho, quem tem esse dom e essa prática é muito elogiado pelos seus belos trabalhos. Eles podem bordar qualquer produto, como toalhas, roupas, panos de prato e, claro, o babador. 

Um babador bordado é uma ótima opção de presente, pois eles podem ter bordado o nome, a idade do bebê, deixando-os super personalizados e com a cara do bebê, se tornando um acessório muito especial para ser guardado para sempre. 

Apesar de ser mais delicado e fofo, ele consegue cumprir muito bem com sua função, ou seja, evitar que os alimentos manchem a roupa do bebê e a mamãe tenha que trocar mais vezes que o necessário, o que é bem inviável quando eles estão em algum lugar público. 

Babador emborrachado

Quando o desenvolvimento oral do bebê começa e os primeiros dentinhos querem aparecer, esse momento é muito doloroso para eles, deixando-os irritados, com febre e com a necessidade de ter alguma coisa para que possam massagear e coçar a gengiva na tentativa de aliviar essa sensação. E quem tem essa finalidade é o mordedor. 

E foi pensando nisso que os fabricantes de produtos infantis pensaram em criar com babador com a ponta emborrachada e com textura, que serve para o bebê ficar mordendo, fazendo o papel de um mordedor. Esse é produto é uma ótima escolha de compra, pois acaba sendo dois objetos em um só. 

Ele faz o papel de babador que é sua essência, ou seja, impede a roupinha do bebê se suje quando ele estiver comendo os alimentos e, antes ou depois da alimentação, fique mordendo a sua ponta para  se acalmar e coçar a gengiva. 

Por outro lado, esse babador pode ser emborrachado por inteiro, do mesmo jeito que o babador feito de silicone, sendo um produto mais pesado, mas que não deixa de ser confortável e macio, além de que alguns possuem um bolsinho coletor, que consegue capturar os resíduos e restos alimentares que podem cair na roupinha do bebê e facilitam a limpeza desse acessório. 

Bebe com babador

Babador com prendedor de chupeta

A chupeta é um dos acessórios mais usados pelas crianças, mesmo que seu uso seja bem contraditório, mas que ajuda a acalmar os bebês e os fazem adormecer melhor, além de conseguir ajudar no alívio da cólica. 

Mas como eles ainda não tem muita firmeza e coordenação motora, tudo o que eles pegam acabam caindo e, por ser algo que fica diretamente na sua boca, não pode estar contaminado com microorganismos que causam doenças.

Sendo assim, o babador com prendedor de chupeta auxilia muito e evita que ela caia no chão e fique suja, principalmente em locais públicos, passeios e viagens que não tem tanta facilidade para lavar e fazer a higienização correta. 

Quais o itens essenciais do enxoval do bebê

A espera da chegada de um bebê é um período de muita ansiedade e preocupação com tudo que deve ser feito, comprado e preparado para o momento que ele nascer, devendo estar tudo certo para não faltar nada que ele possa precisar. Sabendo disso, separamos uma lista com todos os produtos e acessórios que você precisa ter quando o bebê chegar, confira: 

  • Berço
  • Carrinho
  • Banheira
  • Termômetro de banheira
  • Mantas e lençóis
  • Travesseiros de bebê
  • Toalhas com e sem capuz
  • Roupas de frio
  • Roupas de calor
  • Fraldas
  • Lenços umedecidos
  • Algodão
  • Pomada para assadura
  • Sabonete neutro
  • Escova e pente
  • Álcool em gel
  • Brinquedos de banho
  • Mamadeira
  • Chupeta
  • Mordedor
  • Babador
  • Babadores

Esses são apenas alguns dos itens que toda a família com um bebê vai precisar e, conforme as necessidades dele e dos pais, outros vão sendo comprados, mas tendo o básico, você vai conseguir lidar com todas as situações e cuidados que o seu filho vai demandar. 

Cadeira de alimentação para o bebê

Como estamos falando de babador, que tem tudo a ver com a alimentação, é interessante falar sobre a cadeira de alimentação do bebê, um produto que oferece mais segurança e confiança para o bebê na hora de comer os alimentos, além de deixá-lo mais confortável. E junto com os babadores, elas servem para deixar o momento de introdução alimentar da criança mais interessante e sem muita preocupação com a sujeira. 

Ela tem uma altura regulável, ficando no tamanho certa para o beber se sentar à mesa durante as refeições, permitindo que esse momento da família seja o mais divertido e tranquilo possível. A cadeira é muito segura, já que possui encaixe para as perninhas e cinto de segurança, deixando o bebê bem posicionado. 

Perguntas e respostas

Qual o melhor babador?

Na hora de comprar um babador, opte por aqueles que sejam feitos com materiais duráveis e de fácil lavagem. Também prefira os que tenham tamanho ajustável, para que não fique nem muito apertado nem muito largo, evitando que machuque o bebê e que suje a roupinha dele, respectivamente. 

Além disso, preste atenção na composição do babador para que não cause nenhuma alergia na pele do bebê, já que é muito sensível. Em outras palavras, o melhor babador é aquele que possui um tecido ou material impermeável para que qualquer líquido que seja derramado seja absorvido por ele e não deixe que o bebê e sua roupa fiquem molhados. 

Dessa forma, na hora de escolher um babador, escolha o que tenha o melhor custo-benefício e que possua as características apresentadas, bem como aquele com a estampa e cor que mais combine com seu bebê.  

Quanto custa um babador?

Se tem um produto que varia de preço, esse produto é o babador, ele pode custar entre R$20,00 (vinte reais) e R$100,00 (cem reais) e esse valor vai depender da marca, modelo, material do babador. Eles podem ser descartáveis, de pano, de silicone, de plástico e isso vai fazer com que o preço varie.

Como escolher o babador para meu bebê?

Há várias características que devem ser levadas em conta na hora de comprar um babador, como por exemplo: preço, material, modelo, como ele fecha e como é feita sua lavagem. Os modelos do babador podem ser: tradicionais, rígidos, bandana ou descartável. E o tipo de material será: tecido, plástico, silicone, sendo eles impermeáveis ou não. 

A forma de fechar o babador pode ser com velcro, botões de pressão ou cordões de amarrar. O que possui fechamento em velcro é fácil de colocar e permite ajustar o tamanho, mas pode dar coceira no bebê. Os que possuem botão de pressão acabam sendo mais difíceis de fechar e não dá para ajustar o tamanho. Já os que possuem cordões de amarração, também são fáceis de colocar, mas podem acabar saindo com mais facilidade conforme os movimentos do bebê.

Para lavar o babador, alguns podem ser limpos normalmente, com água e sabão ou colocados na máquina de lavar, deixando-os secar naturalmente no varal e, de preferência, na sombra. E por outro lado,  os descartáveis são feitos para serem jogados fora após o uso, não devendo se preocupar com isso, sendo esses a melhor opção para passeios e viagens. 

Qual tecido usar no babador?

O melhor tecido para usar no babador é o algodão, pois é mais macio, deixando-o mais confortável. E o ideal é usar um tecido impermeável junto, para que o líquido seja absorvido pelo tecido e não molhe a roupinha e a pele do bebê. O babador de tecido é leve e confortável e em nada atrapalha a alimentação do bebê, pelo contrário, pelo fato de ter cores e formatos diferentes, ele fica mais distraído, o que facilita dar o alimento. 

Mas quando ele não for feito de tecido, ele será de plástico ou silicone, também impermeáveis e ainda mais fácil de lavar e secar do que o babador de tecido, que precisa de mais cuidado na hora de limpar e demora mais para secar, fazendo com que a mamãe sempre tenha mais um de reserva enquanto o outro estiver sujo ou secando.

Onde comprar babador?

Em qualquer loja que vende peças e acessórios infantis você vai encontrar um babador, mas caso você não encontre um do seu gosto e com a cara do seu bebê, você pode mandar fazer um personalizado com o nome dele ou com algum símbolo específico, bem como escolher o tecido e a sua estampa. 

Quando usar babador?

O babador deve ser e foi para ser usado durante as refeições do bebê para que a roupinha que ele estiver vestindo não se suje ou manche, fazendo com que a mãe tenha que trocá-lo toda vez que ele se alimentar. O babador é um produto leve, macio e confortável que vai ajudar muito no dia a dia. 

Ele pode ser usado em casa, nos passeios e nas viagens e o babador estilo bandana pode ser usado apenas para montar o look do bebê e dar um charme a mais para a combinação, já que o babador é feito em várias estampas, cores, tamanhos e formatos, sendo um acessório muito versátil. 

O babador é usado durante todo o período alimentar da criança até quando ela conseguir se alimentar sozinha e não fizer mais tanta sujeira, momento o qual não será mais preciso usar um babador. 

Como lavar o babador

Como o babador é feito para sujar, ele precisa de alguns cuidados na hora da higienização, até porque, tudo que o bebê usa deve ser muito bem limpo para não ser um veículo transmissor de vírus e bactérias. Separamos algumas dicas para essa limpeza, acompanhe: 

  • Lave manualmente ou lave em máquina no ciclo delicado e dentro de um saquinho de proteção;
  • Use sabão neutro;
  • Não use produtos com cloro;
  • Não torcer, para não romper as fibras do revestimento;
  • Não utilize água quente, pois pode estragar a camada plástica;
  • Não limpe com álcool, pois pode ressecar o revestimento;
  • Não seque em secadora;
  • Deixe-o secar no varal e na sombra, pois o calor excessivo do sol pode danificar;
  • Não passe a ferro.
  • Se o modelo possui fechamento em velcro, deve sempre ser lavado e guardado com ele fechado para que não estrague

Onde comprar babador de bebê?

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos modelos de babador para o seu bebê. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

Bebe dormindo

E, aí? Gostou do texto? Já quer comprar um babador para seu filho? Não se esqueça de curtir e compartilhar com outras mães e com seus familiares! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!