Barbeador – Hora de fazer a barba!

22/01/2021 0 Por cliquefarma

É importante que além de aprender a usar o Barbeador corretamente, você também aprenda as técnicas adequadas de afiação da lâmina, visto que elas não são substituíveis e basicamente, uma navalha deve ficar contigo para sempre!

Esse método de barbear é considerado muito relaxante e viril, dado que é recomendado fazer toda uma preparação do rosto antes com uma toalha aquecida, depois a espuma de barbear com o creme e só então fazer uso do barbeador, tudo isso misturado à fragrância agradável dos produtos utilizados pode ser comparado a uma estadia em um spa de beleza.

Barbeador

Desvantagens

O tempo despendido para que se domine completamente a técnica de se barbear com a navalha costuma ser bem grande, principalmente se estiver aprendendo sozinho, é comum lesionar a pele com vários cortes no início, então o cuidado deve ser ainda maior!

Se você tem uma vida corrida e não dispõe de muito tempo, pode não ser o método ideal de barbear. A manutenção do aparelho, como amolação para manter o corte alinhado também exige tempo e dedicação, por isso, a navalha é o que demanda mais tempo para manter a barba em ordem do que qualquer outro meio.

Desde a preparação até o final do barbear, pode ser que você leve aproximadamente 30 a 40 minutos, considerando a sua prática, manejo correto do aparelho e habilidade em geral. Lembrando que não vale a pena se apressar fazendo isso, visto que você está utilizando uma lâmina afiada aberta no seu rosto e pescoço!

Por fim, para se obter um utensílio durável e de uma marca de qualidade, talvez seja necessário investir um bom dinheiro, visto que as mais baratas disponíveis costumam não ser tão afiadas e nem tão duráveis.

Barbeador elétrico

Nenhum homem que realmente aprecie fazer a barba vai recomendar o aparelho elétrico de barbear. Porém, ele é o indicado para aquela parte da população masculina que necessita estar com a barba sempre em ordem e não tem tempo e nem disposição de fazer as preparações necessárias para o barbear manual.

Molhar a barba antes, usar creme de barbear, trocar a carga do barbeador, enfim, todas essas preparações demandam tempo e pode ser que esses homens viajem muito ou passam muitas horas por dia fora de casa e não queiram passar por tudo isso para se barbear.

Máquinas de barbear elétricas – Diferentes tipos

Podemos citar os dois tipos mais utilizados de barbeadores elétricos: rotativos e de folha.

Os aparelhos barbeadores rotativos têm de três a cinco cabeças para cortar os pelos com lâminas por trás delas. Já as máquinas de folhas contam com cortadores atrás de uma cabeça flutuante com uma grade protetora de metal e as lâminas oscilantes são protegidas por ela e são operadas por dentro.

As diferenças entre elas são que enquanto os aparelhos rotativos possibilitam um barbear mais rente, os aparelhos de folha fazem menos barulho e são mais fáceis de limpar.

Os aparelhos de barbear elétricos são disponíveis com e sem fio e até entre eles existem suas vantagens e desvantagens, por exemplo os sem fio são mais fáceis de transportar, porém os com fio costumam ser mais fortes e duráveis.

Se você quiser optar por um modelo mais moderno, pode utilizá-lo com creme de barbear e com a pele já hidratada, ou então você pode escolher aqueles que já vêm com uma espécie de aparador de costeletas e barba que ajudam a raspar com ainda mais precisão.

Vantagens

A maior vantagem dessas máquinas barbeadoras é a economia de tempo, visto que não precisam de aplicação de creme de barbear e nem mesmo umedecer a pele antes de serem usadas. Se você é um homem muito ocupado, com uma vida corrida e precisa se barbear diariamente, essa é a melhor opção para você.

Apesar do custo ser um pouco mais alto do que outras opções, pelo fato de economizar tempo, o custo-benefício vai ser compensatório, pois não irá gastar mais nada!

Desvantagens

Visto que não é necessário nenhum tipo prévio de preparação nem lubrificação da pele, esse tipo de barbear pode causar irritação na pele e os pelos são destruídos ao invés de cortados.

Mais um fator que pode contribuir para a irritabilidade é o fato de que o sebo, resto de pele morta e óleo, por exemplo, se prendem nas lâminas e são espalhadas pelo rosto por causa do fato de você não conseguir enxaguar enquanto se barbeia. Isso causa a obstrução dos poros.

Lembrando também que até mesmo as máquinas elétricas que podem ser usadas com o creme de barbear não permitem um barbear tão rente e liso quanto os outros métodos.

Qual barbeador devo escolher?

Normalmente, uma ótima opção de barbeador é o clássico. Isso porque ele costuma ter um preço inicial razoável e sua curva de aprendizado também não é tão difícil quanto a da navalha, por exemplo. Sem contar que ele pode ser usado por todos os tipos de pele, outra vantagem bem considerável.

Já o barbear mais rente fica por conta da navalha, porém, ela exige maior técnica e tempo disponível, portanto, costuma ser utilizada apenas pelos entusiastas da arte do barbear ou por aqueles com muita paciência em aprender. Os barbeadores elétricos são a opção ideal para quem necessita de tempo ágil e portabilidade para levá-lo em viagens.

Aqueles que utilizam cargas são bastante comuns e homens práticos e que gostam de métodos seguros costumam optar por eles.

O que pode causar alergia ao barbeador?

São várias as causas que fazem surgir alergia na pele ao se barbear. Algumas delas podem ser mau uso do barbeador, deixá-lo guardado no box do banheiro ou ainda a escolha da lâmina inadequada. Infelizmente, dependendo do grau da irritação, é possível que a única solução seja optar pela depilação da barba com laser, porém, a maioria delas se resolvem com uma boa compressa com água gelada. 

Veja também alguns dos principais erros cometidos na hora de se barbear com lâmina, podem ocorrer descuidos fáceis de corrigir na rotina. Portanto, observe se algum deles acontece com você: 

Movimento errado

Pode ser que com o costume de sempre se barbear do mesmo jeito e de maneira apressada, o homem nem perceba que o motivo da pele ficar com aquelas bolinhas vermelhas e a coceira incômoda seja que o movimento da lâmina não seja passado no sentido do crescimento dos pelos.

Não se esqueça de passar delicadamente e com calma a lâmina esticando levemente a pele do rosto ou do pescoço no sentido do pelo duas vezes no mesmo lugar, no máximo para não irritar.

Passar a lâmina a seco na pele ou somente com sabonete

Passar o barbeador com a lâmina a seco na pele é muito passível de causar alergia porque a fricção favorece a sensibilidade, a falta de produtos que ajudam a deslizar melhor a lâmina e diminuir o atrito mostram a irritação logo de cara.

Já o problema de usar somente sabonete na pele, é que os pelos vão ser difíceis de ser cortados pela lâmina por se tornarem mais ásperos e também vão ser acumulados entre elas, o que compromete a qualidade do aparelho ao prejudicar o corte.

Se você não for adepto de creme ou espuma de barbear, pode utilizar condicionador que não resseca a pele e nem aumenta a chance de coceira ou ardência. 

Lâmina de barbear antiga

O aparelho de barbear descartável tem o prazo de validade estabelecido de maneira segura, que é de aproximadamente 5 dias, porém, independente desse período, caso ela pareça velha ou enferrujada, troque-a imediatamente.

É possível que apareçam irritações avermelhadas na sua pele, que fica mais propensa à agressões com uma lâmina que já passou do prazo adequado de uso está cortando os pelos de forma incorreta, o que também pode transmitir bactérias e causar profundas alergias.

Lâmina pressionada com muita força na pele 

Se você fricciona demais o barbeador contra a pele pode ser que isso também a agrida de forma a causar irritação que forma as bolinhas vermelhas e coceiras que ardem e causam todo aquele conhecido incômodo de que já falamos por aqui.

Por que o box do banheiro não é um bom lugar para se guardar a lâmina?

Se você tem o hábito de deixar seu barbeador dentro do box ali perto do chuveiro para facilitar na hora de se barbear, pode ser esse o erro que está cometendo que é o maior causador de alergia na pele sensível do seu rosto.

Isso porque o ambiente úmido dessa região favorece a proliferação de fungos que provocam alergias também. Por isso é importante que você faça esse teste e mude o lugar de armazenamento do seu aparelho de barbear de agora em diante. Deixe-o sempre limpo e seco, guardado em um armário fechado, livre de umidade e depois perceba se a alergia melhorou.

Barbeador

Veja dicas para fazer a barba perfeita!

Agora vamos mostrar para você alguns truques para que o seu barbear fique o mais perfeito possível para sempre! Confira e compartilhe com seus amigos:

1. Use água quente para abrir seus poros no início

Quando for iniciar seu barbear, lave o rosto com água quente antes de qualquer coisa, pois isso vai ajudar seus poros a abrirem com facilidade, deixando os pelos levemente mais maleáveis e macios. Assim, a pele não irá ficar irritada quando raspá-la com a lâmina e você também sentirá menos dor e nem surgirá aquela irritação avermelhada.

Se tiver tempo, tente fazer sua barba após o banho e deixe essa água quente em contato com a pele pelo menos um minuto e perceba que o calor vai permitir que os poros relaxem de maneira adequada.

2. Sempre utilize creme de barbear

Além de abrir os poros, tanto o creme quanto a espuma ou gel de barbear também são essenciais antes de iniciar o processo, porque quanto mais você conseguir reduzir o atrito entre a lâmina e a pele, mais você conseguirá poupar agressões contra ela. Portanto, diminuirá também o risco de irritações e ardências depois que acabar.

3. Faça uso de um bom pincel de barbear

Para garantir um barbear perfeito, também é importante que você aplique o creme, espuma ou gel com um pincel que irá esfoliar levemente sua pele, já permitindo que células mortas sejam retiradas e ainda espalhando mais uniformemente o produto por toda a região.

Você irá perceber que assim corre menos risco de ter pelos encravados, assim como poros obstruídos que costumam causar cravos e espinhas com mais facilidade por causa das sujidades e bactérias que ficam presas ali no local.

4. Manter o barbeador com as lâminas limpas deixam o corte com uma qualidade melhor

Homens que necessitam fazer a barba todos os dias precisam investir em produtos de maior qualidade. É por isso que para ter o barbear perfeito, é essencial que se mantenha a lâmina do barbeador sempre limpa, afinal, isso vai prolongar a vida útil do aparelho e ainda vai facilitar a raspagem correta dos pelos.

Se o objeto estiver coberto de espuma e pelos, o corte não será preciso nem eficaz, por isso, no momento em que estiver se barbeando, é importante que se lave o aparelho de barbear com água quente corrente e se certifique de que ele foi molhado por inteiro para que não se dificulte o deslizar da lâmina.

5. Bater o barbeador na pia ou parede pode danificá-lo

É muito como que se bata o aparelho de barbear na beirada da pia ou mesmo na parede após algumas passadas do mesmo por sobre os pelos, mas esse gesto precisa ser evitado porque ele pode danificar a lâmina, o que inviabiliza completamente o corte dele. Apenas lavá-la na água corrente, como explicado anteriormente já é suficiente para eliminar o excesso de pelos e espuma.

Também deve-se evitar secá-lo com tecidos ou toalhas e guardá-los em locais secos e protegidos de qualquer umidade.

6. Preste atenção no aspecto da fita lubrificante

Se você quer garantir o barbear perfeito e também evitar irritações e lesões dolorosas, é importante que troque regularmente o barbeador. Preste atenção se a lâmina apresenta aspecto enferrujado ou torto, por exemplo e veja se, mesmo mantendo ela sempre limpa e seca, a fita lubrificante não desliza mais com tanta facilidade, talvez já esteja na hora de trocar da mesma maneira seu aparelho.

7. Passe o barbeador no sentido do pelo

Muitos homens ignoram essa regra simples, porém a primeira de todas para o barbear perfeito! Cada região do rosto pode variar no crescimento, mas sempre deve ser seguido o sentido em que ele cresce para se passar a lâmina. Afinal, a chance de pelos encravarem em algumas regiões é muito maior quando isso não é respeitado.

8. Finalize lavando o rosto com água fria

A água fria, ao contrário da quente, irá fechar os poros, o que evita que eles acumulem células mortas e poeira que causam obstrução e pelos encravados, fatores que deixam a pele bastante irritada. Lavando o rosto depois de barbear com água fria, você também irá eliminar o restante de creme, espuma ou gel de barbear.

9. Passe algum produto ou gel pós barba

Outro passo essencial para se obter o barbear perfeito é se preocupar com o que acontece com a sua pele assim que terminar de raspar os pelos. Utilizando produtos tais como cremes, géis ou óleos aftershave, ela poderá se recuperar das agressões sofridas pelas lâminas, com substâncias que podem ser calmantes e até anti-inflamatórias. Assim, a sensação de refrescância e hidratação vão ser estendidas e a possibilidade de irritação serão minimizadas.

Barbeador

Onde comprar barbeador?

Como todos os produtos para fazer a barba que postamos recentemente, você consegue encontrar diversas marcas e modelos de barbeador nas farmácias e drogarias da sua região através do Cliquefarma. Nosso buscador e comparador de preços te ajuda a comprar o seu produto sem nem mesmo precisar sair de casa e garantindo a melhor oferta! 

Confira agora mesmo e depois comente conosco qual foi sua experiência fazendo uso do barbeador escolhido. Sua opinião é importante para nós!