Skip to main content
Avalie esse post

Você conhece a Ora-pro-Nóbis? Cliquefarma te mostra agora tudo sobre essa planta, seus principais benefícios, como utilizá-la corretamente e ainda diversas receitas para colocá-la em sua alimentação no dia a dia! Confira já! 

beneficios ora pro nobis 1

O que é Ora-pro-Nóbis?

A ora-pro-nóbis é uma planta comumente encontrada no estado de Minas Gerais, bastante utilizada por vegetarianos pelo seu alto poder nutricional.Principalmente por ser uma ótima fonte de proteína, ela pode auxiliar a suprir a recomendação diária deste macronutriente. Além disso, ela contém boas quantidades de ácido fólico, nutriente essencial para gestantes. Ficou curioso para saber mais ainda sobre os poderes desta planta?

 

A ora-pro-nóbis, de nome científico Pereskia aculeata,  é uma planta popularmente conhecida pelos mineiros, considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC),  ou seja plantas que não temos o costume de consumir e que nascem de forma espontânea. 

 

É muito comum encontrá-la nos quintais das casas e nos sítios do estado de Minas. Seu nome popular, ora-pro-nóbis, vem da história que os mineiros a colhiam no quintal de um padre, enquanto ele rezava a missa e repetia a frase em latim “ora pro nóbis”, que significa “ora por nós”. Suas folhas são ricas em nutrientes e servem para diversos fins medicinais, e seus frutos também podem ser utilizados como alimento.

O que são PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)?

A expressão PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) foi criada pelo biólogo Valdely Kinupp, autor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais do Brasil (Editora Plantarum), que contém 350 espécies, de vários biomas, em fotos e receitas da cultura brasileira.

 

Faz pouco mais de uma década que estas plantas, desde raízes e sementes até frutas e flores –  estão em evidência, apesar de muito presentes nas nossas culturas de duas, três gerações para trás. 

 

As PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)  são alimentos mais resistentes aos transtornos climáticos e por isso tão importantes ao nosso reconhecimento, consumo e valorização. São “todas as plantas que poderíamos consumir, mas não consumimos”. 

 

Imagine todas as plantas comestíveis que existem. Uma pequena parcela delas nós conhecemos, produzimos e comemos no dia a dia, sendo chamadas de plantas alimentícias convencionais. As que não conhecemos, não produzimos ou consumimos pouco são denominadas PANC.

Conhecer suas propriedades para poder utilizá-los da melhor forma, nos lembra economia, saúde nutricional e consumo responsável em ação.

 

Muitas plantas estão esquecidas e já não são mais vistas como alimento. Voltar a consumi-las é uma forma de evitar que desapareçam do nosso cotidiano, ajudando a valorizar culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes. 

 

Contribui ainda para aprendermos com os agricultores e todos aqueles que trazem essa sabedoria antiga e da roça, como muitos de nossos pais e avós que as utilizavam, impedindo que esse conhecimento se perca.

Panc e a cultura gastronômica local

O termo PANC depende, contudo, da pessoa com quem você dialoga e se essa planta é ou não convencional para ela. Plantas amazônicas, por exemplo, serão não convencionais para um paulistano e convencionais para um morador de Belém ou Manaus. Tanto assim que, em outro exemplo, a ora-pro-nóbis é bastante famosa na região de Sabará (Minas Gerais), onde não é considerada uma PANC, mas será assim para moradores do nordeste.

 

Outros bons exemplos de PANC: bertalha coração, dente de leão, picão branco e amarelo, tanchagem, trapoeraba, poejo, hortelã pimenta, peixinho e beldroega. Frutas: pitanga, uvaia, amora, cereja do mato, tamarindo e siriguela.

 

Aconselho as pessoas que aderem à uma alimentação mais baseada em plantas e natural, a sempre buscarem informações, com leituras e estudo deste fascinante tema. E lembrem-se: quanto menor a distância da horta ao estômago, melhor o resultado terapêutico.

Quais os benefícios da ora-pro-nóbis? 

A ora-pro-nóbis não é um superalimento muito conhecido, exceto em Minas Gerais, e quando é citada surge a principal dúvida: quais os benefícios desta planta para o organismo? Vamos descobrir 10 deles a seguir!

1 – Contribui para a prevenção e o tratamento da anemia

A planta apresenta grande quantidade de proteína e ferro e, por isso, pode auxiliar no combate à anemia, como indicou uma publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta doença é muitas vezes causada pela deficiência do mineral, que gera a diminuição na concentração da hemoglobina ou da produção de hemácias. Seus sintomas incluem cansaço, falta de memória, tonturas e fraqueza.

2 – Apresenta alto valor proteico

Esta planta apresenta elevado teor proteico, cerca de 25% dela é fonte desse macronutriente. É uma boa fonte substituta à carne para veganos e vegetarianos.Além disso, pode ser uma fonte complementar de proteína para qualquer indivíduo. Visto que a falta influencia na disposição diária, na formação muscular, nas unhas, nos cabelos, entre outros.

3 – Age como um anti-inflamatório

Esta planta apresenta potentes e interessantes propriedades tanto anti-inflamatórias, quanto cicatrizantes.Um estudo realizado pela Universidade de Juiz de Fora, indicou que a ora-pro-nóbis pode ser altamente eficaz no tratamento de doenças inflamatórias da pele. Segundo o portal de notícias da Uol, essa Panc conta com compostos bioativos e compostos fenólicos. Essas substâncias estão presentes em alimentos de origem vegetal e, dentro no nosso organismo, tem ação antioxidante e anti-inflamatória —contribuindo para a regeneração do DNA e na prevenção de cânceres. 

beneficios ora pro nobis 2

Além disso, ajudam a manter a saúde intestinal e cerebral. Para se ter ideia, a quantidade de compostos fenólicos na ora-pro-nóbis é aproximadamente 4,5 vezes maior do que no almeirão. O chá, feito a partir das folhas de ora-pro-nóbis, tem função depurativa, sendo indicado para auxiliar em problemas inflamatórios, como cistite e úlceras. Também é útil para o tratamento e prevenção de varizes.

4 – Age como um analgésico

Como vimos acima, um dos benefícios da ora-pro-nóbis é combater processos inflamatórios. Neste mesmo estudo citado, os pesquisadores relataram que ela é capaz de reduzir dores relacionadas à inflamação.

5 – Tem capacidade antioxidante

A ora-pro-nóbis contém fenois  que são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes,  que ajudam no combate da ação dos radicais livres. Essas substâncias provocam o envelhecimento das células e podem levar ao aparecimento de doenças graves, principalmente, as degenerativas que surgem e se agravam com o tempo.

6 – Possui ácido fólico na composição

Como vimos um pouco acima, o ácido fólico é um nutriente essencial para gestantes no início da gravidez, pois ele auxilia na formação do cérebro e previne defeitos na estrutura embrionária. A ora-pro-nóbis tem esse nutriente e pode ser indicada para tal grupo. 

 

Folhas verdes escuras costumam ter alto teor de vitamina B9 (ácido fólico). O ácido fólico é necessário para gestantes, pois ajuda a evitar problemas de má-formação com o bebê. A ora-pro-nóbis contam com alta concentração dessa vitamina (para cada 100 gramas, há 19,3 mg de ácido fólico). Mas lembre-se: a quantidade de vitamina que é essencial para cada gestante e como ministrá-la na rotina deve ser conversada diretamente com o médico de confiança.

7- Ajuda a diminuir o colesterol ruim

A ora-pro-nóbis auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL – o aumento pode provocar diversos problemas de saúde, como AVC e infarto.

8- Contribui para o controle da diabetes

Ainda, a ora-pro-nóbis tem poder de controlar o açúcar do sangue, já que a fibra presente na planta é capaz de absorver e distribuir o açúcar proveniente dos alimentos no organismo.

9- Auxilia na hidratação da pele e dos cabelos

Esta planta é ótima para a pele, pois apresenta boas quantidades de vitamina A (retinol), que auxilia na hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, o retinol também é importante para a saúde ocular, prevenindo problemas na visão.

10- Fortalece o sistema imunológico 

Como já dito anteriormente, a ora-pro-nóbis conta com vitamina C em sua composição – necessária para manter o sistema imunológico fortalecido, evitando a presença de doenças oportunistas. Também é aliada dos cuidados estéticos da pele, evitando o envelhecimento precoce. Essa função é turbinada com a presença da vitamina A, presente na planta. A vitamina A auxilia também na proteção da saúde dos olhos.

 

Tabela nutricional

A ora-pro-nóbis é considerada um superalimento com diversos benefícios devido a sua riqueza nutricional. Saiba mais um pouco sobre todos os nutrientes que compõe essa planta incrível! (Quantidades se considerada sua versão em pó):

 

Porção5 g (1 colher de sopa)
Valor energético8 kcal0.40%
Carboidratos0.8 g0.30%
Proteínas1.1 g1.50%
Gordura Totais<0.5 g<0.90%
Gordura saturada<0.5 g**
Gordura trans0 g**
Fibra alimentar1.9 g7.60%
Sódio<5 mg**
PorçãoNão

(*) %VD Valor Diário de referência com base em uma dieta de 2.00kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

 

(**) Valores Diários não estabelecidos.

 

Como tomar a ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis pode ser encontrada em pó ou em cápsulas. Para se obter os benefícios desta planta, o recomendado é o consumo diário de 2 g. O sabor das folhas de ora-pro-nóbis é neutro e sua textura é macia.Triturada, ela pode ser utilizada polvilhada em diversas preparações como em sopas, saladas ou até recheio de bolos e salgados, pães, entre outros.

 

Além disso existem alguns outros modos de consumo comuns, confira: 

 

Inteira: as folhas podem ser consumidas in natura, como salada ou refogadas junto a outras preparações de uma refeição.

 

Farinha: é possível secar as folhas, triturá-las e transformá-las em um pó, que pode ser acrescentado a outras farinhas para aumentar o valor nutricional das receitas.

 

Cosmético: a ora-pro-nóbis por conter boas quantidades de vitamina A, como vimos acima, portanto, pode ser utilizada também como fins cosméticos para hidratação da pele e cabelos.

 

Que tal conferir algumas das receitas em que é possível utilizar esta super planta?

Receitas

Chá de ora-pro-nóbis

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de ora-pro-nóbis desidratada (em pó);
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Ferva a água, acrescente a ora-pro-nóbis e faça uma infusão, tampando por alguns minutos. Adoce a gosto.

Suco verde de ora-pro-nóbis

Ingredientes:

4 maçãs;

200 ml de água;

6 folhas de azedinha;

8 folhas de ora-pro-nóbis;

1 colher de café de gengibre fresco.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe ou passe por uma peneira.

Máscara de hidratação para o cabelo

Ingredientes:

  • 8 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 5 colheres de água filtrada;
  • 3 colheres de creme de hidratação.

Modo de preparo:

Junte as folhas e a água filtrada e amasse com um socador até liberar todo o suco da ora-pro-nóbis.

 

Em seguida, passe em uma peneira para separar os resíduos do suco. Faça uma mistura com o suco e uma máscara ou creme de hidratação.

 

Suas folhas suculentas e comestíveis podem ser facilmente incluídas na alimentação, sendo usadas em várias preparações como farinhas, saladas, recheios, refogados, tortas e massas alimentícias. O preparo da folha da planta é relativamente simples, pois é feito como qualquer verdura normalmente utilizada na culinária.

Torta salgada

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de leite;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (chá) de cebola picada;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis picadas;
  • 2 xícaras (chá) de queijo fresco ralado;
  • 2 latas de sardinha;
  • Orégano e sal a gosto.

Modo de Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador (exceto o ora-pro-nóbis, o queijo e a sardinha). Untar uma forma com óleo, colocar a metade da massa, o ora-pro-nóbis, o queijo e orégano por cima. Cobrir com o restante da massa. Bater um ovo inteiro e passar por cima da massa pincelando. Assar em forno médio.

Molho pesto

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de folhas de ora-pro-nóbis previamente rasgadas com as mãos;
  • ½ dente de alho;
  • ½ xícara (chá) de queijo minas meia-cura ralado;
  • 1/3 de xícara (chá) de castanha do pará;
  • ½ xícara de azeite de oliva ou azeite de castanha do pará.

Modo de preparo

Amassar a ora-pro-nóbis no pilão, acrescentar o alho, a castanha e o queijo. Juntar o azeite aos poucos. Amassar até se transformar em uma pasta homogênea.

 

Existe efeitos colaterais e contraindicações ao uso de ora-pro-nóbis?

Não foram encontrados efeitos colaterais no uso dessa planta, não havendo, portanto, contraindicações de uso. Contudo, consuma a planta com moderação.

beneficios ora pro nobis 3

Em resumo, a ora-pro-nóbis é uma planta com grande quantidade de proteínas e ácido fólico, que age como anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na hidratação da pele. Comente no box abaixo se você já aderiu essa planta no consumo de sua alimentação no dia a dia ou se tem mais alguma receita para ensinar para a gente também! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

3 Comments

Leave a Reply

<