Skip to main content

Você gosta de Pitaya? Hum, essa fruta diferente, além de deliciosa e refrescante traz diversos benefícios para a saúde que o Cliquefarma te mostra agora mesmo como tirar o máximo de proveito de todos eles! Confira já para não perder nada!

beneficios pitaya 2

Você sabia que um dos benefícios da pitaya é ajudar a emagrecer? Por ser uma fruta pobre em calorias e rica em fibras. Ela também tem outros benefícios, especialmente relacionados ao seu poder antioxidante. Essa fruta ainda protege as células, ajuda na digestão, na pressão e combate a anemia porque é rica em vitaminas e minerais. 

De onde surgiu a Pitaya?

A pitaya tem sua origem na América Latina, é o fruto de um cacto e é considerada uma fruta tropical, tendo um sabor suave, como uma mistura de kiwi e melão. Seus principais benefícios, de maneira resumida incluem:

 

  1. Proteger as células do organismo, pois é rica em antioxidantes que protegem contra o câncer;
  2. Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  3. Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  4. Regular o intestino pois tem oligossacarídeos, que são fibras que combatem a prisão de ventre;
  5. Regular a pressão arterial, por ser uma fruta bastante rica em água que estimula a produção de urina, reduzindo o acúmulo de líquidos no organismo;
  6. Combater a anemia e osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

 

No Brasil, a pitaya pode ser encontrada de dezembro a maio na região sudeste. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.

Principais tipos de pitaya

Existem 3 principais variações da fruta:

 

  • Pitaya branca: tem casca rosa e é branca por dentro, sendo a mais fácil de encontrar no Brasil;
  • Pitaya vermelha: tem uma cor rosa-avermelhado por fora e é rosa-vermelha-púrpura por dentro, sendo também encontrada no Brasil;
  • Pitaya amarela: tem a casca amarela e é branca por dentro, sendo mais comum na Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. 

 

Todas elas contém inúmeras sementes pretas comestíveis distribuídas em toda sua polpa. 

Por que Pitaya ajuda a emagrecer?

Além dos benefícios já citados logo acima, a pitaya também pode ajudar a emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que estimula o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite.

 

A pitaya tem ainda uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

Como consumir a fruta pitaya

Para comer a pitaya deve-se cortar a fruta ao meio, e comer somente a sua polpa. A polpa da pitaya também pode ser usada em saladas, para preparar suco ou vitamina, geleias, sorvetes ou doces.

Receita de sorvete de pitaya

Esta receita de sorvete de pitaya é boa para emagrecer porque não tem açúcar, e a pitaya é uma fruta com poucas calorias, que ajuda a controlar o apetite e acelera o metabolismo.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de polpa de pitaya
  • Adoçante em pó a gosto
  • 1 xícara de creme de leite light
  • 4 claras em neve

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e colocar em uma vasilha com tampa. Levar ao freezer por cerca de 2 horas. Bater com o auxílio de uma batedeira e voltar ao freezer até a hora de servir.

Além de emagrecer, a pitaya é boa para ajudar a regular o intestino e facilitar a digestão.

Informação nutricional da pitaya

Componentes Quantidade por 100 g da polpa de pitaya
Energia 50 calorias
Água  85,4 g
Proteínas  0,4 g
Gorduras 0,1 g
Carboidratos 13,2 g
Fibras 0,5 g
Vitamina C 4 mg
Cálcio 10 mg
Fósforo  16 mg

 

Além de todos os benefícios e vitaminas, a pitaya tem poucas calorias, sendo uma fruta muito boa para se incluir em dietas de emagrecimento.

Produtos de beleza com pitaya

Além da gastronomia, a pitaya tem atraído empresas de cosméticos por seus benefícios à pele e ao cabelo.

 

Produtos de beleza tem aderido à fruta para:

 

  • Combate ao envelhecimento: devido à grande concentração de vitaminas, a pitaya é presente em diversas máscaras faciais para combater o envelhecimento da pele.
  • Bronzeamento: com a presença de substâncias que fortalecem a melanina, a fruta tem sido combinada com outros componentes naturais (como cenoura) para a produção de bronzeadores.
  • Cabelos mais macios: shampoos, condicionadores e cremes para cabelos com pitaya tem sido cada vez mais comuns, prometendo cabelos com maior maciez a partir do suco da pitaya.

Onde encontrar?

No Brasil, é possível encontrar cultivos de pitaya principalmente nos seguintes estados:

 

  • Ceará
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Norte
  • Santa Catarina
  • São Paulo

 

A comercialização da pitaya no país se iniciou por volta de 2005 no Rio de Janeiro, segundo dados do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro.

Como escolher?

Na hora de comprar a fruta, verifique se a pitaya está com casca dura e sem manchas ou rachaduras.

 

Se sua casca estiver esverdeada, a fruta ainda não está madura. Por outro lado, se estiver amarelada e soltando líquido, significa que está madura demais (e até passou do melhor ponto para consumo).

Como armazenar?

Caso compre a fruta e não queira comê-la de imediato, a dica é armazená-la na geladeira por até três dias em pote fechado ou saco vedado.

 

Já a polpa pode ser congelada e ficar no freezer por três meses.

beneficios pitaya 1

Faixa de Preço

O preço da pitaya costuma variar entre R$ 40 a R$ 90 o quilo, a depender do local de venda e se a fruta é nacional ou importada.

Como ter um pé de pitaya?

Por ser uma árvore-cactus, o pé de pitaya deve ser plantado em local aberto e com sombra durante grande parte do dia. Isso porque não pode ficar excessivamente sob a luz, mas também não pode ser restrita ao sol.

 

Depois que a fruta é retirada do pé, ela não amadurece mais. Por isso, apenas colha os frutos quando estiverem maduros.

12 Benefícios da Pitaya

1. Melhora o sistema imunológico

A pitaya é rica em vitamina C e é esta a vitamina a responsável pelo reforço das defesas do organismo, efetuada pelo sistema imunológico. Em 100 gramas da fruta, é possível adquirir quase 35% da vitamina C diária que o organismo necessita. Além disso, a vitamina C estimula a atividade de outros antioxidantes, colaborando com a eliminação de radicais livres.

2. Ajuda no emagrecimento

Para quem está querendo emagrecer, a pitaya pode ser uma aliada, uma vez que em 100 gramas deste fruto são encontradas apenas 50 calorias. O consumo de pitaya também acelera o metabolismo, pois tem propriedades termogênicas.

3. Promove a sensação de saciedade

O glucagon e a grande quantidade de fibras solúveis, presentes na pitaya, provocam a sensação de saciedade e potencializam o emagrecimento.

4. Inibe o apetite

A pitaya também é rica em tiramina, um inibidor natural do apetite, especialmente por doces. Esta propriedade é importante para quem pretende emagrecer.

5. Excelente fonte de antioxidantes

Estudos mostraram que os antioxidantes auxiliam a neutralização dos radicais livres. A pitaya é rica em vitamina C, um dos mais seguros antioxidantes e eficazes para realizar esta função.

6. Fortalece a saúde cardiovascular

A pitaya pode ajudar a melhorar a saúde cardíaca, uma vez que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e, ao mesmo tempo, eleva os níveis do bom colesterol (HDL). Deste modo, esta fruta pode prevenir doenças cardíacas e hipertensão.

7. Mantém o bom funcionamento cardíaco

A fruta é também uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas que ajudam a manter a musculatura cardíaca em boas condições.

8. Auxilia no combate ao diabetes

O alto teor de fibras da pitaya ajuda a regular os níveis glicêmicos. Estas fibras auxiliam na estabilização dos níveis de açúcar no sangue e na redução dos picos de glicose.

9. Propriedades anti-inflamatórias

O consumo de pitaya pode aliviar dores e inchaços nas articulações decorrentes de artrite.

10. Estimula o bom funcionamento intestinal

A alta concentração de fibras presentes na pitaya estimula o funcionamento intestinal.

11. Colabora no processo de digestão

As fibras solúveis da pitaya podem auxiliar na digestão e no processo de desintoxicação por minimizar os efeitos de substâncias tóxicas ao organismo, a exemplo dos metais pesados.

12. Previne a anemia

Por ser rica em vitamina C, a fruta pode ajudar a prevenir a anemia.

beneficios pitaya 3

E você costuma consumir a pitaya no seu dia a dia? Conta para a gente qual a sua preferida? Tem alguma receita que costuma fazer com ela? Deixe no box de comentários abaixo! Sua opinião é importante para nós! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<