Skip to main content

Está provado que praticar exercício regularmente contribui para manter a boa saúde e prevenir doenças. Nós explicamos todos os benefícios que isso traz, tanto física quanto psicologicamente.

Realizar uma atividade física regular e sistemática provou ser uma prática muito benéfica na prevenção, desenvolvimento e reabilitação da saúde, ao mesmo tempo em que ajuda o caráter, a disciplina e a tomada de decisões na vida diária.

Exercício, seja curto ou longo prazo, ajuda a estabelecer o bem-estar mental, melhorando a autonomia do indivíduo, memória, velocidade de ideias, etc., e promover sentimentos como otimismo ou euforia, enquanto que melhora a auto-estima das pessoas, que produz benefícios em diferentes doenças, como osteoporose, hipertensão ou crises diabéticas.

Todas as atividades destinadas a melhorar a aptidão (por exemplo, após um longo período de inatividade) devem ser realizadas progressivamente. Cada atleta deve analisar as demandas de seu esporte de escolha antes de decidir seu plano de treinamento.

A intensidade e a carga devem ser determinadas individualmente, pois dependem do nível técnico e da condição física de cada pessoa.

Benefícios biológicos

  • Melhora a forma física e a resistência
  • Regula os valores da pressão arterial.
  • Aumentar ou manter a densidade óssea.
  • Melhora a resistência à insulina.
  • Ajuda a manter o peso corporal.
  • Aumentar o tônus ​​muscular e força.
  • Melhora a flexibilidade e mobilidade das articulações.
  • Reduz a sensação de fadiga.

Benefícios psicológicos

  • Aumentar a auto-estima
  • Melhore a auto-imagem
  • Reduzir o isolamento social
  • Reduza a tensão e o estresse
  • Reduza o nível de depressão.
  • Ajude a relaxar.
  • Aumentar o estado de alerta
  • O número de acidentes de trabalho diminui.
  • Menor grau de agressividade, raiva, angústia …
  • Aumentar o bem-estar geral.

Esportes e saúde

O exercício produz um efeito calmante, desde que seja praticado regularmente, sendo um esporte rítmico, como caminhar, andar de bicicleta, correr e assim por diante. Com uma duração entre 5 e 30 minutos e uma intensidade física média. Estes são, em linhas gerais, os benefícios do esporte para o coração

Coração

A prática de exercício físico envolve uma série de vantagens para o coração, como:

  • Redução da frequência cardíaca em repouso. Quando algum tipo de esforço é feito, a quantidade de sangue que é expelida do coração em cada batida aumenta. Ou seja, há maior eficiência por parte do coração, usando menos energia para trabalhar.
  • Promove a circulação dentro do músculo cardíaco.

Sistema circulatório

É o sistema composto do coração e dos diferentes vasos sanguíneos, responsável pela distribuição do sangue por todo o corpo, ajudando os tecidos a obter oxigênio e nutrientes suficientes e a eliminar o desperdício.

Os benefícios dos esportes são:

  • Ajuda a diminuir a pressão arterial
  • Reduz o número de coágulos dentro das artérias, prevenindo enfartes cerebrais e tromboses
  • Aumenta a circulação nos músculos do corpo inteiro
  • Melhora a circulação do sangue através das veias, evitando varizes.

Tabaco

Fumantes que praticam esportes param de fumar mais facilmente do que pessoas que não praticam exercícios físicos. Além disso, quando fizer isso, você notará como sua capacidade e resistência pulmonar melhoram consideravelmente.

Aspectos psicológicos

Quando você pratica esportes, ocorre a liberação de endorfinas, neurotransmissores que possuem grande potência analgésica, com propriedades semelhantes às da morfina, favorecendo a sensação de bem-estar após o exercício.

Também diminui a sensação de fadiga ao realizar o exercício físico, dando mais energia e capacidade de trabalho ao sistema locomotor.

Recomendações de atividade física em cada idade

É claro que, tanto para crianças quanto para adolescentes ou adultos, a prática frequente de exercícios relata múltiplos benefícios sempre que é feita seguindo as recomendações dos especialistas e adaptando a frequência e intensidade à nossa capacidade ou possíveis problemas de saúde. Nesse sentido, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e do Esporte fornecem uma série de recomendações sobre a atividade física (freqüência, intensidade,
duração, tipo e quantidade total) semanalmente recomendado para um grupo populacional:

  • Crianças que ainda não andam: ajudando-as a fazer atividade física várias vezes ao dia em ambientes seguros, seja brincando no chão (com bolas, brinquedos …) ou com atividades na água supervisionadas por adultos.
    Menos de 5 anos: atividade física de qualquer grau de intensidade por pelo menos 3 horas por dia, com atividades estruturadas e brincadeiras livres dentro ou fora de casa.
  • Entre 5 e 17 anos: uma hora por dia de atividade física entre moderada (caminhada rápida, ciclismo …) e vigorosa (corrida), pelo menos 3 dias por semana de atividades envolvendo grandes grupos musculares.
  • População adulta: atividade física regular todos ou quase todos os dias da semana, seja 30 minutos cinco dias, ou em períodos de 10 minutos, ou 75 minutos por semana de atividade vigorosa ou uma combinação de ambos. Deve-se tentar fortalecer os músculos e a flexibilidade.

  • Durante a gravidez, recomenda-se a atividade física para se manter saudável e evitar riscos associados à gravidez, mas evite exercer a sua volta por um longo tempo, a atividade subaquática, ou envolvem risco de quedas ou golpes, ou envolvendo ficar muito tempo de pé.
  • Durante o pós-parto, respeitando a quarentena, você deve retornar a uma atividade física adaptada ao seu físico em quanto é medicamente seguro. É altamente recomendável realizar exercícios de Kegel.
  • Aqueles com mais de 65 anos podem exercitar-se 3 dias por semana, adaptando-se à sua condição física e mobilidade e tentando fortalecer os músculos e a capacidade de equilíbrio.

Esporte e trabalho

Trabalhar do nascer ao pôr do sol não é mais uma desculpa para praticar esportes. Existem empresas com programas de exercícios físicos estabelecidos para seus trabalhadores durante o horário de trabalho. Estes programas levam a um melhor desenvolvimento do trabalho em conjunto com uma atitude mais positiva dos funcionários. Os empreendedores vêem nesses programas de exercícios um investimento, não uma despesa, já que, a longo prazo, implica benefícios trabalhistas:

  • Menos número de chegadas tardias para o trabalho.
  • Aumentar a produtividade no dia de trabalho.
  • Maior vínculo de lealdade do trabalhador com a empresa.
  • Menos número de licenças médicas.
  • Menos rotatividade de funcionários.

Por outro lado, há também cada vez mais empresas que organizam diferentes atividades relacionadas a esportes fora do local de trabalho, a fim de que seus trabalhadores deixem seu estresse de lado, confraternizem com seus colegas de trabalho e melhorem sua empatia com o trabalho. companhia Entre as opções mais eficazes e recorrentes são trilhas para caminhadas, paintball, passeios de mountain bike, aulas de surf, escalada …

esporteetrabalho

E se a sua empresa não é tão compressiva com suas rotinas esportivas, lembre-se de que há vários exercícios simples que você pode fazer sem sair do trabalho e que o ajudarão a não ficar preso na cadeira de plantão. Tente rotações do tornozelo ou no pescoço, extensões gêmeos e quads, em vez de enviar mails chegar perto a pé até o posto de companheiro com quem você deseja entrar em contato, deixe a porta do elevador (se tiver) e com freqüência escadas … Só você tem que jogar a imaginação.

Em um estudo inovador publicado em 2012 pelo Conselho Sports Superior (CSD) para verificar os benefícios de um plano para promover o esporte de trabalhadores da empresa Mahou-San Miguel, verificou-se que 94% de feltro uma melhoria na sua saúde e fitness, 86% em seu estado de saúde psicossocial, 71% declararam mais motivados e com uma atitude mais positiva no trabalho, 93% observaram uma maior satisfação, individual e auto-estima pessoal, 42 % redução do consumo de drogas e 91% relataram uma melhoria global na sua saúde, considerando-o bom ou muito bom. Também diminuiu o absentismo, produtividade e coesão social entre trabalhadores aumentou. Ele melhorou o perfil cardiovascular dos participantes com valores mais baixos nos níveis de colesterol, aumentando o HDL, melhoria basais figuras índice glicêmico menor pressão arterial e triglicérides melhor perfil.

Saúde mental

É o estado de equilíbrio entre uma pessoa e seu ambiente sociocultural que garante sua participação laboral, intelectual e de relacionamento para alcançar um bem-estar e qualidade de vida. Os conceitos de saúde mental incluem bem-estar subjetivo, autonomia e potencial emocional, entre outros. No entanto, as especificações da Organização Mundial da Saúde estabelecem que não existe uma definição oficial sobre o que é a saúde mental.

A atividade física muda a mente da pessoa para direções mais positivas, independentemente de qualquer efeito de cura. Um programa de exercício adequado fortalece a psique humana, produzindo efeitos moderados, mas positivos e contínuos em certos estados depressivos, ansiedade e estresse, e promove o bem-estar psicológico. Uma pessoa que se exercita através de alguma prática esportiva afetará positivamente sua saúde mental.

saudemental

Pesquisas sugerem que o treinamento físico melhora o humor, o autoconceito, a autoestima, as habilidades sociais, o funcionamento cognitivo, a atitude no trabalho; melhora a qualidade do sono; reduz a ansiedade e o estresse, alivia os sintomas depressivos; complemento útil para programas de reabilitação de alcoolismo e abuso de substâncias.

O exercício regular está associado a uma menor prevalência de transtornos de ansiedade e depressão.

Efeitos no cérebro e funções cognitivas

Em uma revisão de 2008 sobre estratégias de enriquecimento para conter ou reverter o declínio cognitivo, ele concluiu que “a atividade física e o exercício aeróbico, em particular, melhoram as funções cognitivas em adultos mais velhos”.

A prática regular de um programa de exercícios gera novas redes neurais e melhora as funções cognitivas, aumentando a plasticidade sináptica, o metabolismo e a circulação sanguínea cerebral. Melhora a capacidade intelectual e o desempenho escolar de crianças e adolescentes. Em experiências com ratos, exercício promove a função cognitiva, através do desenvolvimento de aprendizagem espacial dependente do hipocampo, e melhoramento da plasticidade sináptica e adulta. Além disso, a atividade física tem efeitos neuroreceptores em muitas doenças neurodegenerativas e neuromuscular. Por exemplo, reduziria o risco de desenvolver demência.Por outro lado, evidências anedóticas sugerem que o exercício regular pode reverter os danos cerebrais induzidos pelo álcool.

As possibilidades de por que o exercício é benéfico para o cérebro são as seguintes:

  1. Aumentando o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro;
  2. Aumentando factores de crescimento neuronais que ajudam a criar novas células nervosas sináptica e promover a plasticidade (em uma investigação recente constatou que o exercício aumenta a expressão do fator neurotrófico derivado do cérebro do BDNF, mediado pelo irisin hormona);

Aumentando os neurotransmissores cerebrais que ajudam na cognição, como a dopamina, o glutamato, a noradrenalina e a serotonina.

Acredita-se que a atividade física tenha outros efeitos benéficos relacionados à cognição, uma vez que aumenta os níveis de fatores de crescimento nervoso, que suportam a sobrevivência e o crescimento de várias células neuronais.

Exercício e bem estar

Ele atenua a sensação de fadiga, diminui os níveis de colesterol e fortalece a capacidade do sangue de dissolver coágulos que podem levar à trombose. Também é altamente eficaz em distúrbios psicológicos ligados a emoções depressivas.

Libera endorfinas, secreções semelhantes à morfina, produzidas pelo cérebro; endorfinas amortecem a dor no corpo e facilitam sensações de prazer e até de euforia.

O exercício físico ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento e proporciona efeitos benéficos do ponto de vista fisiológico, psicológico e social. Quando a atividade física é continuada ao longo da vida, diminui a ocorrência e a frequência de diferentes doenças crônicas, tanto físicas como mentais. Não há limites de idade para os benefícios do exercício.

Para melhorar o sistema cardiorrespiratório, recomenda-se o exercício aeróbico. Para o reforço das articulações e músculos, são prescritos exercícios calistênicos e, de forma mais avançada, para o aumento de força, exercícios com aparelhos e pesos. Para um bom exercício, não é recomendado fazer mais de 20 minutos durante as primeiras semanas. Como o corpo usa o exercício físico como um hábito, pode-se adicionar mais tempo de exercício.

Contra-indicações de exercício

Embora o exercício é considerado um fenômeno positivo e saudável, como o exercício físico que peço é saudável para a saúde e que o exercício a ser praticado. Muito ideia generalizada errada temos de exercício físico, o que parece às vezes implicitamente os benefícios proclamados saúde de base, é que estes efeitos positivos são meramente produzido por sua prática, sem explicar precisamente o que deve ser o conteúdo, quantidade e intensidade de tal prática, de acordo com as características e circunstâncias do indivíduo, que são os fatores a serem concretizados na receita médica. Simplesmente, há uma crença de que os mais benefícios do exercício imagem saúde e do corpo em é realizada será maior. Eles têm, portanto, criou alguns tópicos incorretos como o desporto. Assim, o exercício pode ser acompanhado por uma série de efeitos negativos, especialmente quando realizada de forma inadequada pela indefinição quanto ao tipo de exercício físico, volume, frequência e intensidade de sua realização e os objetivos serão alcançados.

Estresse oxidativo

Apesar dos muitos benefícios do exercício, propõe-se que o aumento no consumo de oxigênio durante a execução, especialmente exercício de alta intensidade resultados no aparecimento de estresse oxidativo, não há nenhuma evidência sobre se este afeta desempenho atlético no curto prazo, no entanto, pode ter não necessariamente negativo para consequências para a saúde a longo prazo, o exercício regular pode fortalecer as defesas antioxidantes para lidar com o mesmo estresse oxidativo e prevenir doenças do caule; Ele está estudando se o consumo de algumas vitaminas, como a vitamina E pode ter algum benefício no exercício resposta adaptativa pela antioxidantes.39 defesa

Insônia

Não é aconselhável realizar exercícios físicos 2-4 horas antes de deitar, uma vez que a produção de hormônios como endorfinas emocionantes pode interferir com o início do sono.

O excesso de exercício

A pressão da mídia e da publicidade na aparência física ideal de uma pessoa não só é reflectida nos distúrbios em mulheres, como bulimia e anorexia, mas também está a afetar os homens através de uma variedade de distúrbios chamados “Tane” (sem transtorno alimentar específico). Estas patologias exercício excessivo, o que pode resultar em vigorexia, um transtorno mental caracterizado por desrespeito para o corpo e a obsessão compulsiva com exercício para melhorar o alegado aparência pobre está associada.

 

 

 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<