Botox capilar

24/08/2020 0 Por Redação CliqueFarma

O artigo de hoje será para falarmos da saúde capilar e de um procedimento que tem feito bastante sucesso atualmente. O Botox capilar, já ouviu falar? Fique aí ligada no artigo completo que o Cliquefarma vai te explicar certinho do que se trata, quais os benefícios e ensinar como fazê-lo corretamente. Confira só!

O que é o Botox capilar?

Nossos cabelos sofrem diariamente com a ação de agentes externos como o vento, o sol e a poluição. Quando juntamos a ação desses agentes com a de ferramentas de calor como a chapinha e o secador, o resultado são cabelos ressecados e com frizz. É aí que entram os tratamentos de recuperação dos fios. Mas o botox capilar alisa ou somente hidrata? Essa é uma dúvida comum, já que esse tratamento tem se tornado cada vez mais conhecido.

 

Botox capilar é uma técnica de tratamento para os cabelos que busca preencher os fios e, dessa forma, devolver seu brilho e elasticidade. Ele ajuda a recuperar a saúde dos fios, fazendo com que fiquem mais brilhosos. Ao recompor a fibra capilar e fornecer nutrientes para a mesma, ele faz com que os indesejados frizz e pontas duplas diminuam e até mesmo desapareçam. Esse tratamento é aplicado diretamente nos fios do cabelo.

 

A proposta do botox capilar é ser um tratamento menos agressivo quando comparado, por exemplo, com a escova progressiva.

Mas quais os benefícios do botox para o cabelo?

Por ser um tratamento natural que busca repor massa e nutrientes em nossas madeixas, o botox capilar alisa até certo ponto. Isso porque o que ele faz não é de fato alisar, e sim controlar o frizz e o volume, além de hidratar as madeixas.

 

Vamos fazer uma analogia: imagine que você está fazendo um bolo. Você pode colocar todos os ingredientes certinhos, mas se não tiver fermento,o bolo não vai crescer direitinho, certo?

 

Tratamentos que têm como objetivo a reconstrução dos fios funcionam como o fermento para os nossos cabelos. Isso porque é por meio deles que podemos repor a massa que é perdida diariamente e quando fazemos procedimentos químicos. Nossos cabelos necessitam de uma série de itens diferentes para ficarem saudáveis. Cada tratamento capilar tem como objetivo devolver esses itens. Se você fizer uma análise dos seus fios, conseguirá perceber do que ele está mais carente e decidir o tratamento ideal.

 

Um problema que ocorre com frequência com mulheres cuja textura dos fios não é naturalmente lisa é se preocupar com o fato de alguns tratamentos terem como consequência o alisamento dos fios.

 

É importante deixar claro que nutrir e hidratar é diferente de alisar, e um não implica no outro. Há sim procedimentos químicos que alteram a estrutura dos fios, mas a intenção do botox não é mudar a textura. Esse é um tratamento capilar universal.

 

Isso significa que o tratamento pode ser feito por mulheres com todos os tipos de cabelo sem problemas. A ideia é tornar as finalizações mais rápidas e eficientes ao aumentar a maleabilidade dos cabelos. Esse tratamento vai selar as escamas dos seus fios, devolver a umidade natural de suas mechas e também a massa perdida.

Botox capilar alisa? Qual a diferença para a escova progressiva? Saiba mais sobre o tratamento

O botox é uma das febres para quem deseja conservar a aparência do rosto por mais tempo. E se essa técnica funciona para o rosto, por que não para o cabelo? Já ouviu falar que botox capilar alisa? Será que essa afirmação é verdadeira?

Botox capilar alisa?

Já esclarecemos que botox capilar alisa até certo ponto. Esse método não chega de fato a alisar o cabelo, mas sim reduz o volume e promove o brilho.

 

Também mencionamos que tem gente que pode querer fazer um tratamento que alise e, ao mesmo tempo, cuide dos fios. Parece lógico querer que um tratamento que vá mudar a textura dos seus fios também possa contribuir para a saúde deles. Assim, os  danos do alisamento são menores para a fibra capilar, certo?

 

Se esse for o seu caso, você provavelmente já ouviu falar de alguns dos métodos que falaremos abaixo. Eles não são exatamente tratamentos, sendo classificados como procedimentos químicos. Todavia, a evolução das fórmulas faz com que seja possível, ao mesmo tempo, alisar e cuidar minimamente do cabelo.

1 – Botox x selagem

A diferença entre a selagem e o botox capilar está nos produtos utilizados, ainda que a intenção de ambos os tratamentos seja a mesma. Dessa forma, a selagem também pode ser feita por qualquer mulher com cabelos danificados que desejam recuperar um pouco do brilho e da elasticidade.

 

A selagem é focada na reconstrução por meio da queratina. Em alguns casos, ela pode ser finalizada com algum produto focado no alisamento. Portanto, se você quer fazer a selagem, especifique que tipo de finalização você quer, sendo apenas para tratar ou também para alisar.

2 – Botox x escova progressiva

A escova progressiva é um procedimento químico de alisamento capilar. Isso significa dizer que ela não trata os cabelos, ao contrário do botox capilar. O produto utilizado na escova progressiva age na estrutura do fio, modificando-a.

 

Por isso, a progressiva é muitas vezes responsável pela perda de massa capilar e de nutrientes. Esse procedimento pode ser feito com ou sem o uso de formol, e as quantidades dessa substância são reguladas pela ANVISA.

 

Vale destacar que, mesmo tendo esse nome, o botox capilar não contém toxina botulínica. Basicamente, ele só é chamado dessa forma porque renova o cabelo, e ajuda a corrigir os danos na estrutura dos fios. Assim como acontece no tratamento que é feito na pele, usando realmente o botox.

Dúvidas frequentes sobre o botox capilar

1- Botox capilar tem formol?

Primeiramente, como já dissemos, a técnica de botox capilar não usa químicos. Consequentemente, ele não possui formol. Porém, ele conta com ótimos ingredientes que ajudam a nutrir o cabelo, deixando mais bonito e brilhoso, como já dissemos.

2- Como fica o cabelo depois de lavar?

A priori, após lavar o cabelo com shampoo e condicionador ou máscara de hidratação, você deve deixá-lo secar naturalmente. Isso vai impedir que ele fique completamente liso. Assim sendo, a técnica vai lhe garantir fios mais bonitos, naturais e o que é melhor, sem frizz.

 

Inclusive, depois de aplicar uma vez o botox capilar e seguir todos os procedimentos adequados, nós aconselhamos que você mantenha sempre essa rotina de limpeza e de hidratação do cabelo.

3- Quanto tempo dura?

A princípio, vale destacar que depende do cabelo. Isso porque cada cabelo é um caso. Porém, normalmente, essa técnica pode durar de 20 a 30 dias. Contudo, quem tem cabelo crespo, muito volume ou fios muito ressecados, o mais indicado é que retoque o botox a cada 15 ou 20 dias.

4- Quem pode usar botox capilar?

A priori, como já mencionado antes, o procedimento pode ser usado em qualquer tipo de cabelo. Todavia, ele é mais indicado para maiores de 12 anos. Assim sendo, o cabelo pode ser liso, cacheado ou crespo.

 

Botox capilar caseiro: veja como fazer em casa

Geralmente associamos tratamentos e procedimentos capilares com uma ida ao cabeleireiro. Sempre é interessante procurar um profissional para fazer mudanças radicais nos fios, mas é possível fazer tratamentos capilares em casa.

 

Muitos dos tratamentos que antes eram exclusivos de salões agora podem ser feitos no conforto do nosso lar. Para isso, basta comprar os produtos certos e seguir as instruções disponíveis na embalagem.

 

A aplicação de botox capilar é muito simples de ser feita, o que significa que você pode fazer o procedimento em casa. O primeiro passo é escolher o produto adequado. Para tal, veja a fórmula do produto a fim de verificar a presença de agentes alisantes como ácidos, formol ou tioglicolato de amônia.

 

Se algum desses ingredientes estiver presente, não use o produto, pois ele é uma progressiva e não botox capilar. Isso acontece porque, devido ao grande sucesso do botox, algumas empresas fabricantes de escovas progressiva trocaram os nomes de seus produtos a fim de vender mais.

Próximos passos

Após escolher o produto indicado, lave seus cabelos com um shampoo antirresíduos para remover partículas de sujeira que possam interferir na penetração do produto. Lembre-se sempre de aplicar o shampoo apenas na raiz, o que será suficiente para que ele escorra e limpe o comprimento.

 

Então, remova o excesso de água e aplique o produto mecha por mecha, massageando bem. Deixe agir de acordo com o período indicado na embalagem e enxágue bem. Finalize com o secador e a chapinha.

 

Cacheadas, não se preocupem, porque o secador e a chapinha servem apenas para ativar o produto, fazendo com que ele penetre ainda mais no fio. Seus cabelos não vão ficar lisos que nem na progressiva, tá bom?

 

Como mencionamos, esse tratamento tem duração média entre 15 a 30 dias e em alguns casos, até dois meses, sendo necessário o retoque após esse período.

 

Quando dizemos que botox capilar alisa, a verdade é que ele ajuda a controlar o volume e eliminar o frizz, sendo o tratamento ideal para recuperar a saúde dos fios. 

E o que é a hidratação profunda?

A hidratação profunda, como o próprio nome sugere, trabalha com uma fórmula bastante concentrada e que age de forma precisa na camada interna do fio capilar. Ainda que muitas hidratações prometam esse tipo de ação, é preciso entender as peculiaridades do processo para definir o que, de fato, é uma hidratação profunda. 

 

Primeiramente, esse tipo de hidratação ajuda na recuperação de toda a água perdida pelo cabelo. Além disso, age diretamente no processo nutritivo da fibra capilar, trazendo todos as substâncias essenciais para que o fio cresça forte e saudável. Lembrando de que a reestruturação dos fios já danificados também se enquadra nessa realidade – modificando-os de forma eficiente e devolvendo a eles toda a vitalidade.

Quais são os benefícios da hidratação profunda?

Não faltam benefícios quando adicionamos a hidratação profunda na rotina de cuidados diários com os cabelos. Vamos conhecer os principais?

 

  • Redução na queda capilar.
  • Fios mais fortes e resistentes, sem efeito quebradiço.
  • Diminuição das pontas duplas.
  • Crescimento acelerado dos fios.
  • Cabelos mais bonitos e brilhosos.
  • Reparação da raiz do cabelo.
  • Fios mais soltos, leves e com efeito sedoso.
  • Cabelos bem hidratados e com aparência luminosa.

Quem deve fazer uma hidratação profunda?

Já deu para perceber que a hidratação profunda pode ser a solução ideal para quem está sofrendo com a saúde dos fios. Então, agora, está na hora de entendermos melhor quando ela deve ser feita e como perceber quais são as necessidades dos seus fios.

A hidratação profunda é recomendada para todos que desejam cabelos bonitos e cheios de vida. Sem contraindicações, pode ser aplicada em qualquer tipo de fio. Pode se jogar sem medo!

 

O que vai mudar de um cabelo para o outro é o quanto ele está danificado e, consequentemente, o tempo para ver os resultados – quanto mais frágil estiver o fio, maior é o tempo de recuperação.

 

E para quem acha que as donas de cabelos bonitos e sedosos não precisam se preocupar com práticas como essa, nós alertamos que não é bem assim. É preciso investir na hidratação como rotina de manutenção, evitando que o cabelo sofra a partir da ação de agentes externos. Cabelos aparentemente saudáveis devem cumprir com as mesmas rotinas dos demais, apenas alterando a frequência de aplicação – que deve ser mais esparsa.

Como fazer uma hidratação profunda?

Está na hora de entendermos melhor como fazer este poderoso tratamento.

 

Para fazer uma hidratação profunda você tem, basicamente, duas opções: ou vai ao cabeleireiro ou adere a receitinhas caseiras de tratamento. A primeira opção é muito recomendada, já que será administrada por um profissional com conhecimento sobre o seu tipo de fio. 

 

Mas sabemos que essa rotina demanda tempo e pode ser cara, por isso, a segunda opção super funciona!

 

Vamos conhecer algumas “misturinhas” que podem ser feitas em casa para melhorar a qualidade do seu cabelo? Confira:

Receita 1: babosa

Retire o “gel” que fica na parte interna da babosa e misture-o com duas colheres (sopa) de um creme hidratante a sua escolha. Depois, passe a mistura, fio a fio, evitando a raiz, e deixe agir por um período de 30 minutos. Para retirar, basta lavar com água, preferencialmente fria. 

Receita 2: óleo de coco

Com o cabelo seco, aplique mecha por mecha o óleo de coco antes de dormir. Cubra o cabelo todo com uma touca e deixe esse produto agir durante suas horas de sono. Quando acordar, basta lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

Receita 3: maisena

Basta misturar uma colher (sopa) de maisena a meio copo de água até formar uma mistura homogênea. Depois, é preciso levar ao fogo até que adquira a consistência de mingau. Adicione uma colher de máscara hidratante à mistura e passe em todo o comprimento dos fios. Deixe agir por 30 minutos e retire com água corrente.

 

Cabelos bem hidratados são sinônimo de fios saudáveis e bonitos. E a hidratação profunda é uma técnica prática que permite essa revitalização. Insira esse cuidado em seu cronograma capilar e veja os bons resultados!

 

A hidratação profunda é a forma ideal de recuperar fios extremamente danificados. Ela faz com que eles recuperem o seu brilho e fiquem mais fortes e saudáveis.

 

Procure fazê-la conforme julgar necessário para que suas madeixas estejam sempre lindas. Teste as diferentes receitas e entenda qual é a que funciona melhor para você. Vale também criar receitas novas!

E você já fez o botox capilar e hidratação profunda em casa? Comente com a gente suas experiências que queremos saber também!