Café e Saúde

19/07/2018 0 Por cliquefarma

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Embora seja cercado por mitos e tenha “má imprensa”, vários especialistas destacam seus atributos. A ingestão de café reduz o risco de ataques cardíacos, protege contra a demência, diabetes tipo 2 e até câncer de pele. Por outro lado, aumenta a ansiedade, azia e piora as ondas de calor na menopausa.

Todos esses efeitos, bons e ruins, são devidos em grande parte à cafeína.

No entanto, o café também contém uma série de antioxidantes e substâncias químicas vegetais que lhe conferem o amargor e o odor característicos, além de propriedades saudáveis. Então, quando o café pode ser bebido para obter benefícios e não sofrer riscos?

Nutricionista britânico Nigel Denby explica que “até três xícaras por dia, o café é provavelmente neutro para a saúde ou mesmo benéfico”. Vamos aprofundar como uma xícara diária de café afeta o corpo humano e quando deve ser evitado.

Cintura

Escolhendo café sabiamente poderia ajudá-lo a perder peso. “Além de ser praticamente livre de calorias, o café pode ser um moderador de apetite”, diz Nigel Denby. Em um estudo recente, ele descobriu que o café verde, feito de grãos de café não torrados, pode ajudar na perda de peso, reduzindo a quantidade de açúcar absorvida pelo intestino e acelerando a velocidade com que o corpo queima. gordura. Isto é devido ao ácido clorogênico, um composto no café.

Coração

Apenas uma xícara de café pode aumentar a freqüência cardíaca para 100 batimentos por minuto (normalmente é entre 60 e 80). Pode levar até uma hora para voltar ao normal.

Também pode causar a contração das artérias, o que tende a aumentar a pressão arterial, explica o Dr. Graham Jackson, cardiologista consultor do Guy e St. NHS Foundation Trust.

Para uma pessoa saudável, isso não causará efeitos negativos e poderá até mesmo dar um impulso energético, mas, por outro lado, o consumo moderado também pode proteger contra ataques cardíacos.

Cientistas da Coréia do Sul afirmam que homens e mulheres que bebem quantidades moderadas de café são menos propensos a ter altos níveis de cálcio em suas artérias – um indicador precoce de artérias bloqueadas – embora a causa não seja clara.

No entanto, para pessoas com insuficiência cardíaca – onde o coração está danificado – o café pode colocar o seu coração sob maior pressão. O Dr. Jackson aconselha nestes casos a parar de beber café completamente.

Da mesma forma, as pessoas com doenças cardíacas devem evitar café instantâneo porque contém altos níveis de potássio, o que pode causar mudanças perigosas no ritmo cardíaco, diz o Dr. Jackson.

Intestino

A primeira xícara do dia pode desencadear uma necessidade de ir ao banheiro, porque a cafeína estimula e aumenta as contrações no intestino, o que empurra os resíduos mais rapidamente do que o normal.

Isso também significa que os nutrientes têm menos tempo para serem absorvidos quando passam pelo trato digestivo, o que pode ser prejudicial se você não estiver comendo uma dieta saudável e equilibrada. A cafeína também interfere na absorção de ferro.

Ao contrário da crença comum, o café não alivia a constipação. Embora possa causar espasmos e sentimentos de urgência temporária, não irá curar nenhum problema subjacente. De fato, a longo prazo, o café pode piorar a constipação porque a cafeína pode levar à desidratação, endurecendo as fezes.

O consumo de café sem alimentos deve ser evitado. A cafeína estimula a produção de sucos gástricos no estômago, mesmo se não há comida para ser digerida. “Se você beber café sem comer, o ácido do estômago pode irritar a mucosa do estômago e intestino, causando dor e inchaço, diz Iain Jourdan, um cirurgião colorretal e consultor em geral no Royal Surrey County Hospital, em Guildford A melhor coisa a fazer é sempre tomar um café enquanto come alguma coisa.

Ossos

Demasiado café pode aumentar o risco de osteoporose, porque pode acelerar a perda óssea. A cafeína faz com que os osteoblastos – as células envolvidas na formação óssea nova -seja menos eficiente e pode até mesmo matá-los, de acordo com um estudo publicado no Jornal de Cirurgia Ortopédica em 2006.

“A cafeína também afeta a absorção de cálcio no intestino e acelera a excreção de cálcio, o que pode levar à perda óssea”, diz Julia Thomson, um enfermeiro especialista na Sociedade Nacional de Osteoporose. O cálcio é essencial para ossos fortes.

A enfermeira não aconselha tomar mais de três xícaras por dia e, se possível, com leite Dentes Você está preocupado que o café da manhã manche os dentes?

Surpreendentemente, o chá pode ser pior. “A teína é um agente muito mais potente que a cafeína”, diz o dr. Mervyn Druian, dentista e sócio do Tooth Whitening Centre, em Londres.

“Você tem que beber muito café preto para manchar os dentes, cinco a seis xícaras por dia”, diz ele. “Café com leite também mancha os dentes, mas em menor grau.”

Drujan diz que o café mancha os dentes muito superficialmente, sem penetrar no esmalte. Um bom creme dental branqueador pode remover até 90% das manchas em até 14 dias, diz ele. Se o esmalte estiver quebrado ou danificado, você pode precisar de ajuda profissional.

Respiração

O café ajuda a ter mau hálito, uma vez que, ao desidratar a boca, as células mucosas que cobrem o interior da boca ficam secas, assegura Druian.

Uma solução simples é restringir o consumo de café e comer pouco e muitas vezes estimular a produção de saliva. Beber água com café também pode ajudar. “Goma de mascar sem açúcar após o café tem o mesmo efeito, sem introduzir muitas calorias”, acrescenta.

Cérebro

Consumo moderado de café pode reduzir o risco de doença de Alzheimer em 20%, de acordo com um estudo recente do Institute of Scientific Information.

O estudo revelou que as pessoas que bebiam de três a cinco xícaras por dia eram menos propensas a desenvolver essa forma de demência.Parece que a cafeína ajuda a prevenir a formação de proteínas no cérebro que têm sido associadas à doença de Alzheimer.

Parece também que tanto a cafeína como os antioxidantes reduzem a inflamação no cérebro e podem retardar a deterioração das células cerebrais, especialmente aquelas encontradas em áreas do cérebro associadas à memória.

Rins

O café é um diurético – estimula os rins a excretar mais líquidos, o que ajuda a urinar. Se você tem função renal normal, isso é normal, mas estudos mostram que o consumo de café a longo prazo pode piorar a doença renal. A cafeína é também um irritante da bexiga, diz ele.

Pessoas com história de cálculos renais têm visto seus níveis de cálcio na urina subirem depois de beber duas xícaras de café por dia, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos em 2004.

Pele

Embora o café tenha um efeito desidratante no corpo, é raro a pele mostrar efeitos, diz o dr. Nick Lowe, um dermatologista de Londres. Da mesma forma, o café pode estar associado a um menor risco de câncer de pele, graças aos seus antioxidantes.

Um estudo publicado em 2005 descobriu que as pessoas que bebiam mais café eram menos propensas ao melanoma maligno.

Diabetes tipo 2

Há muitos estudos que sugerem que beber muito café está ligado a um menor risco de diabetes tipo 2. Um recente estudo americano envolvendo 123.000 pessoas revela que aqueles que bebem de três a cinco xícaras de café por dia menor risco de sofrer da doença. A causa não é clara, mas tudo aponta para a combinação de antioxidantes e outros nutrientes.

Músculos

O consumo de café poderia dar mais força aos seus músculos.Os pesquisadores do Instituto Australiano do Esporte descobriram que uma única xícara de café ajudava os atletas a suportar mais do que aqueles que bebiam água.

A cafeína parece ajudar os músculos a queimar gordura para obter energia, uma vez que a energia dos carboidratos se esgota e a cafeína também ajuda a abrir as vias aéreas. É quimicamente semelhante à teofilina, que é usada para tratar a asma.

Fadiga e sono

O café é muito eficaz em aumentar sua pressão arterial e freqüência cardíaca, o que proporciona uma explosão de energia, diz Steve Bazire, professor de prática farmacêutica na Universidade de East Anglia.

A cafeína também estimula a liberação do hormônio dopamina, que causa uma sensação de bem-estar e reduz temporariamente a fadiga. Absorve melhor na forma líquida. Sua maior concentração no sangue e no cérebro ocorre após 30 a 40 minutos de ingestão. Demora cerca de três a seis horas para os níveis de cafeína caírem.

“É por isso que você deve evitar o café de quatro a seis horas antes de dormir”, diz Peter Rogers, professor de psicofarmacologia biológica da Universidade de Bristol.

A cafeína suprime a melatonina, o hormônio que nos ajuda a relaxar e nos preparar para o sono. Além disso, interfere com uma substância química do cérebro, a adenosina, que normalmente retarda as células nervosas do cérebro, o que causa sonolência.

Se você acha que bebe muito café, não pule o assunto, pois pode sofrer de sintomas desagradáveis ​​de abstinência, diz o professor Bazire. É aconselhável reduzir o consumo gradualmente, alternando com café descafeinado e sem gastar três xícaras por dia.

“A cafeína não é uma palavra ruim”, Andrea Rochaix, graduada em nutrição, comentou repetidas vezes. “É uma substância natural, um pesticida que defende a planta das bactérias. É metabolizado quase completamente no corpo e eliminado na urina “, explicou. Embora seja o componente mais importante, não é o único: o café tem mais de 1.000 substâncias, entre vitaminas, minerais e outros. “Hoje podemos afirmar que não há riscos para a saúde. Há muita pesquisa científica que diz o contrário e que, além disso, garante benefícios, “disse a nutricionista e se dedicou a explicar as mais importantes:

Ajuda a prevenir acidentes de trânsito

A sonolência está por trás de 15 a 30% dos acidentes de trânsito e seus efeitos são tão perigosos quanto os do álcool. Vários estudos indicam que o consumo de café nos motoristas reduz a sensação de fadiga e diminui o tempo de reação. Além disso, melhora a atenção visual, a concentração na rota e a capacidade de tomar decisões.

Combate a celulite

Está sendo usado em cremes anti-celulite. A cafeína reativa a circulação, ajuda a erradicar o fluido seroso que é instalado nas cavidades e tecidos musculares e aumenta os níveis de moléculas que queimam gordura.

É protetor

O café é considerado um alimento funcional devido ao seu efeito prebiótico. Isso significa que alimenta a flora bacteriana que nos protege do aparecimento de doenças.

Acorda você!

O café da manhã serve para reduzir a sonolência e aumentar o estado de alerta. O conteúdo natural da cafeína – que é um estimulante do sistema nervoso central – produz efeitos benéficos no tempo de atenção e memória.

Rico em antioxidantes

O café ocupa o 6º lugar entre os 50 alimentos e bebidas que são uma fonte de antioxidantes. Mas o que são eles? São compostos que protegem o corpo dos danos oxidativos causados ​​por moléculas chamadas radicais livres, que produzem degeneração nas células. Isso é importante para evitar o desenvolvimento de doenças degenerativas.

É uma esfoliação da pele

Existem sabonetes à base de café. Sua textura torna eficaz para suavizar as áreas ásperas da pele e, por seu poder desintoxicante, ajuda a tonificá-lo e dar-lhe mais firmeza.

É digestivo

O café estimula a secreção gástrica, ativa a produção de bile e a contração da vesícula biliar. Portanto, tomado após as refeições, facilita a digestão.

Esconde olheiras

O café é um componente dos cremes para combater as olheiras. A cafeína, como ativadora da circulação sanguínea, descongestiona as áreas ao redor dos olhos inchadas por má alimentação ou fadiga.

Mantém a função cognitiva em idosos

Numerosas evidências científicas mostram que a deterioração cognitiva é reduzida pela metade em pessoas que tinham o hábito de beber regularmente três xícaras de café por dia.

Melhora o desempenho esportivo

Esta bebida aumenta a capacidade de realizar trabalho muscular, especialmente para desempenho a longo prazo, e favorece uma maior contração dos músculos esqueléticos. Além disso, aumenta a predisposição ou desejo no momento de iniciar a atividade física.

Embora o café pareça ser um aliado para a saúde, temos que prestar atenção aos seus companheiros. “Você tem que ter cuidado com os agregados, por exemplo: quanto açúcar você vai colocar? E não acrescente o creme “, conclui Rochaix.