Skip to main content

A candidíase é uma das infecções fúngicas mais comuns em todo o mundo, afetando homens e mulheres de todas as idades. Pode se manifestar de várias maneiras, como candidíase vaginal, oral e até mesmo na pele.

Embora seja comum e facilmente tratável, o desconforto e a irritação na região infecionada é um dos principais sintomas da candidíase e afeta na qualidade de vida. Neste artigo, vamos nos concentrar na candidíase vaginal, seus sintomas e as melhores maneiras de preveni-la.

O que é candidíase? 

Candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida, que geralmente afeta órgãos genitais femininos, levando à vermelhidão, dor e coceira. Porém, pode aparecer também em órgãos masculinos ou, ainda, na pele, unhas, garganta, boca e até na corrente sanguínea. Há outras espécies de fungos que podem originar a doença, mas são casos menos comuns.

Quais são os tipos de candidíase?

Como a candidíase pode se manifestar de diversas formas, é importante entender as variações e observar os sinais que podem ajudar a identificar a doença.

Candidíase vaginal

A candidíase vaginal é a forma mais comum da candidíase, que acomete mulheres com sistema imunológico comprometido ou com desequilíbrio na flora vaginal. Nesses casos, o fungo já está presente no organismo e consegue se replicar mais, já que o corpo perde os recursos necessários para contê-lo.

Candidíase masculina

A candidíase masculina é menos comum se comparado à candidíase vaginal. Na maioria dos casos, a vulnerabilidade no organismo causada por problemas de saúde é fator primordial para que o fungo se reproduza em excesso no homem. Diabetes e higiene precária são fatores que favorecem a doença.

Candidíase oral

A candidíase oral é caracterizada por pequenas aftas na boca e dificuldade para engolir. Pode ser diagnosticada em crianças, idosos, diabéticos ou pacientes em fase de tratamentos que comprometem o sistema imunológico.

Candidíase de esôfago

A candidíase de esôfago, ou esofagite, é um dos raros tipos de inflamações no esôfago e predominam nos pacientes de baixa imunidade. Tende a ser mais comum em idosos e raramente acomete crianças, exceto quando há comprometimento de imunidade.

Candidíase na pele

A candidíase na pele ocorre principalmente pelo atrito com a pele, criando pequenas lesões que, combinadas com o calor e a umidade, gera um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos. Geralmente, as partes do corpo que estão mais vulneráveis a essa doença são axilas, virilha, pescoço e entre os dedos das mãos e dos pés.

Candidíase vaginal: saiba identificar

Alguns fatores podem gerar desequilíbrio da flora vaginal, levando o fungo a se reproduzir e a causar sintomas incômodos. O fungo se propaga mais facilmente em áreas quentes e úmidas. Devido a isso, as partes íntimas e zonas de dobra de pele são mais propícias ao aparecimento da infecção.

Há alguns sintomas mais comuns que podem ser observados no dia dia, mas antes de usar qualquer produto ou medicamento por conta própria é fundamental buscar ajuda médica.

Principais sintomas

  • Coceira na área vaginal
  • Dor e vermelhidão na área vaginal
  • Corrimento vaginal branco e agrupado, parecido com queijo cottage
  • Relações sexuais dolorosas

Durante a gestação também pode ocorrer essas mudanças na região genital, pois é um momento em que há aumento na produção de lactobacilos e mudança do PH da vagina,o que pode favorecer a ocorrência de candidíase.

Leia também:
Corrimento branco: entenda o que pode ser e como cuidar
Coceira vaginal – O que pode ser e como tratar?

Como prevenir a candidíase vaginal?

Prevenção

A candidíase não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) e não há uma relação direta com relações sexuais. Porém, pessoas com a flora genital e o sistema imunológico mais prejudicado podem acabar sofrendo com a candidíase depois do sexo desprotegido.

Outro fator que pode gerar um quadro de candidíase é o uso de roupas úmidas por muito tempo. Hábitos como manter as roupas de banho molhadas ou não secar corretamente a região genital podem propiciar uma candidíase vaginal.

Entre outras dicas que podem contribuir para a prevenção da candidíase estão algumas pequenas mudanças de hábitos diários:

  • Evite uso de calcinhas ou peças íntimas muito justas e de tecidos sintéticos (unissex);
  • Em dias muito quentes, prefira usar roupas com tecidos mais fluídos e leves, como vestidos ou calças amplas;
  • Mantenha uma boa higiene íntima com o uso de sabonetes adequados para a região íntima;
  • Evite o uso de protetores diários e utilize corretamente absorventes internos;
  • Dê preferência por uma alimentação saudável, boas noites de sono e pratique exercícios físicos regularmente.
homem e mulher segurando um preservativo

Tipos de tratamento

Normalmente o diagnóstico da doença acontece após a realização de exames para análise laboratorial e verificação da existência de infecção causada por fungo e que fungo é esse.

Para reduzir os sintomas, normalmente é indicado o uso de medicamentos antifúngicos de uso local, como as pomadas. O especialista também pode receitar antibióticos. Lembrando que não há como determinar o melhor remédio para candidíase, pois essa avaliação é muito particular. Inclusive, no caso de candidíase recorrente, é necessária uma análise mais detalhada e a mudança de tratamento ao longo do tempo.

Procure acompanhamento médico, como com o clínico geral ou ginecologista, para tirar as dúvidas e conte com o CliqueFarma para se informar e pesquisar pelos menores preços de medicamentos e produtos de beleza!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<