chá de camomila

Chá de Camomila: diversas dicas e receitas

18/03/2021 0 Por cliquefarma
O chá de camomila é um dos chás mais famosos que existem. É muito comum ser recomendado para insônia, gases e até mesmo para crises de ansiedade, mas será que ele tem todas essas propriedades mesmo? Acompanhe o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.

A camomila

A camomila, de nome científico Matriaria recutita, também é conhecida como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre ou Macela-galega. A Camomila é o tipo de planta que serve para mil e uma coisas, e é por isso que se tornou tão famosa! De irritações na pele a crises de ansiedade, passando por gases intestinais e até mesmo sinusites, a camomila realmente é uma planta muito versátil, então sempre vale a pena ter um pouquinho por perto. Mas engana-se quem pensa que somente por ser natural e por ser boa para “quase tudo”, que ela não tenha efeitos colaterais. Se você tomar muito chá, poderá apresentar sintomas como sonolência exacerbada, vômitos, diarréia e existem casos graves onde foram relatados paralisia dos músculos digestivos e bexiga. Outro ponto importante é que muito se fala sobre o chá de camomila, mas não é só dessa forma que a planta pode ser utilizada! Se você é fã de óleos essenciais, saiba que você pode encontrar todos os benefícios da camomila no seu óleo essencial também! Inclusive essa é uma ótima opção para quem não gosta de chás mas ainda assim quer aproveitar todas as propriedades terapêuticas da planta.

Chá de camomila para que serve

Como já dissemos, a camomila é uma planta que serve para praticamente tudo. Apesar de grande parte do seu uso ser baseado em conhecimentos populares e não estudos científicos, precisamos ter consciência de que a grande maioria das plantas medicinais são assim mesmo, e que apesar disso, os seus efeitos são reais. Normalmente, o processo do estudo científico das plantas medicinais se inicia na sabedoria popular. Os cientistas analisam o que os antigos costumavam fazer e como eles costumavam tratar as doenças e então começam a estudar aquela determinada planta. Na grande maioria dos casos, descobre-se que a planta tem alguma substância que confirma aquela propriedade para a qual ela sempre foi indicada e usada! Então mesmo que a gente ainda não tenha todo o embasamento científico para provar que todas as propriedades da camomila são realmente verdadeiras, não custa nada dar um voto para a sabedoria popular e colocar a água para esquentar. Agora vamos ao que interessa e vamos falar um pouco sobre para que serve o chá de camomila:
  • Melhora o sono
  • Melhora a digestão
  • Protege contra o câncer
  • Controla o açúcar no sangue
  • Faz bem para o coração
  • Ajuda em crises de Ansiedade
  • Ameniza a depressão
  • Faz bem para pele
  • Alivia a dor de cabeça
  • Ajuda nas cólicas menstruais
  • Alivia gases de bebês
  • Ajuda bebês a dormirem melhor
  • Clareia cabelo
  • Ajuda a clarear olheiras
  • Ameniza irritações na pele
  • Tem efeito cicatrizante
  • Ajuda bebês sofrendo com o nascimento dos dentes
  • Alivia o enjoo
  • Alivia sinusite
A lista é bem longa, não é? E grande parte desses efeitos já foi estudado e comprovado ou já está sendo estudado para finalmente ter respaldo científico!

Curiosidade sobre os chás

Você sabia que a grande maioria das bebidas que chamamos de chá, na verdade não podem ser consideradas chá? Para uma bebida ser chamada de chá ela precisa ser produzida a partir das folhas de Camelia sinensis. Essa planta é a que dá origem ao chá preto, chá verde, chá branco e chá oolong, dependendo do processamento das folhas. Todas as outras bebidas, que também chamamos de chá, são na verdade infusões. Então, quando falamos de “chá de camomila”, estamos na verdade falando de uma infusão de camomila, que pode ser bebida, passada na pele ou até mesmo utilizada para tomar banho! Outro ponto importante sobre os chás, ou infusões é que muitas vezes, preparamos de forma incorreta, que podem até mesmo destruir as propriedades terapêuticas da nossa infusão e consequentemente não solucionar o nosso problema. Para fazer a infusão corretamente, você deve seguir os seguintes passos:
  • Coloque a água para ferver. Assim que ela levantar fervura (ou seja, começarem a aparecer aquelas bolinhas na chaleira), você deve desligar o fogo.
  • Coloque a quantidade recomendada da erva
  • Tampe e deixe abafado entre 5 e 15 minutos
Pronto, a sua infusão está pronta. É muito importante que você não ferva a água e muito menos deixe a erva ou a flor fervendo junto com a água. Tirando algumas infusões específicas, onde utiliza-se gengibre ou outras raízes, não deve-se ferver.

Benefícios do chá de camomila

Como já dissemos, o chá possui mil e uma utilidades e por isso é um dos chás mais versáteis que existem. Vamos explicar um pouquinho mais agora de cada um dos benefícios do chá de camomila para você entender um pouco mais do mecanismo de ação dessa planta. chá de camomila

Benefícios calmantes do chá de camomila

Uma das propriedades mais conhecidas do chá de camomila é o fato de ser um chá calmante. Tanto é, que essa planta é recomendada para ter uma melhor noite de sono, para ajudar em crises de ansiedade e até mesmo para fazer o bebê dormir melhor. Essa propriedade calmante se dá principalmente por conta da glicenia presente na planta. Essa substância relaxa os nervos, o que ajuda a dormir. Mas não é só isso! A camomila também contém um  flavonoide apigenina, que é uma substância que se liga aos receptores GABA-A do cérebro. Caso você esteja confuso com os nomes técnicos, os receptores GABA-A são os mesmos que os remédios tranquilizantes – ou famosos calmantes – se ligam, então é por isso que ele também ajuda no controle da ansiedade e depressão. Caso você esteja querendo ajudar o seu bebê a dormir melhor, mas ele ainda esteja em aleitamento exclusivo, que tal tentar dar um banho de camomila? Muitas mães relatam perceber uma melhora significativa não só na qualidade do sono do bebê como também na quantidade do sono, ou seja, os bebês dormem mais e por mais tempo. Para dar o banho, você pode tanto colocar uma trouxinha feita com gaze com as flores de camomila dentro quanto usar algumas gotinhas de óleo essencial. Normalmente o óleo essencial é mais forte e surte efeitos mais rápido, mas é importante não usar muito, pois pode trazer efeitos colaterais. Coloque sempre uma ou duas gotas no máximo e aproveite o descanso!

Propriedades digestivas e anti gases da camomila

Você com certeza já ouviu aquela história de que se o bebe está chorando de gases, você deve dar um pouquinho de chá de camomila. Os médicos não recomendam que bebês que estejam em aleitamento exclusivo tomem qualquer tipo de chá. Se o seu bebê já iniciou a introdução alimentar, o chá de camomila pode ser um bom aliado na hora dos gases. Agora, se você está pensando em dar o chá para o seu bebê com menos de 6 meses, vou te dar uma outra alternativa viável: que tal fazer usar um infusor, colocar uma ou duas gotas de óleo essencial de camomila e deixar o bebè no mesmo ambiente? O uso do chá via oral ou através do óleo essencial traz os mesmos resultados quando o assunto são as cólicas do bebê. Além disso, uma outra opção é diluir o óleo essencial de camomila em algum outro óleo, como por exemplo o óleo de semente de uva, ou algum outro óleo neutro e faça movimentos de massagem na barriguinha do bebê. O chá de camomila tem propriedade antiespasmódica, ou seja, ele diminui os movimentos involuntários do intestino do bebe e as possíveis cólicas. É essa mesma ação que auxilia quando o assunto são as cólicas menstruais! Então, se você está sofrendo com elas, você pode tomar o chá, sentar-se perto de um infusor com óleo essencial ou até mesmo fazer algumas massagens com o óleo também! Já se o seu problema é a má digestão ou os enjoos, pode ficar tranquilo e usar o chá também, já que ele é um ótimo aliado nesses casos.

Outros usos do chá de camomila

Não é só para a saúde que o chá é utilizado! Essa flor é tão especial que também tem funções estéticas e calmantes! Vamos falar um pouquinho agora sobre outros usos do chá de camomila.

Chá de camomila no cabelo

Se você tem cabelos em tons mais claros, como por exemplo o castanho claro ou loiro e quer clarear um pouco mais, uma boa opção pode ser o chá de camomila. Mas, para que ele surta efeito, é necessário seguir algumas regrinhas:
  • O chá deve ser bem forte! Você deve fazer ele com o tríplo de flores do que normalmente é recomendado para quando for fazer a ingestão.
  • Molhe muito bem os cabelos e vá para o sol
  • Fique lá até que o cabelo seque por completo
  • Repita várias vezes até atingir o resultado esperado
É claro que a gente precisa ser realista: não dá pra esperar um tom super loiro usando apenas a camomila, mas com certeza dá pra dar uma mudada sutil no visual e o melhor de tudo: sem estragar as madeixas. chá de camomila

Banho de chá de camomila

O banho de chá é muito usado quando o assunto é acalmar a pele irritada ou ajudar bebês que ainda não podem tomar chá (por estarem em aleitamento exclusivo) a dormir melhor. O banho de camomila ajuda quando estamos com algum tipo de alergia na pele, e pode ser feito tanto na banheira quanto no chuveiro, colocando uma trouxinha com as flores logo abaixo de onde sai a água do chuveiro. Esse banho de chá também é útil naqueles dias em que ficamos um pouco de tempo a mais no sol e estamos com a pele ardendo.

Preparo do banho de camomila:

  • Coloque uma xícara de chá da planta camomila (equivalente a 1 saquinho desses de plantas naturais) em 500ml de água quente.
  • Espere o chá ficar bastante concentrado.
  • Se preferir você pode coar o chá,
  • Espere ficar em temperatura morna é ideal para o banho (a mesma temperatura de banho que o bebê já está acostumado).
  • Utilize 1 xícara do chá de camomila preparado para misturar à água do banho do bebê.

Chá de camomila na pele

O chá de camomila na pele serve principalmente para acalmar a pele. Caso você tenha alguma alergia em alguma área específica, você pode fazer uma infusão de camomila bem concentrada, aplicar em uma toalha ou gaze e ir aplicando na pele. O efeito calmante é imediato e você sentirá que a pele vai ficar bem mais fresca. É importante ressaltar que não devemos usar o chá na pele queimada! Caso você tenha sofrido algum tipo de queimadura, o ideal é procurar um hospital. Usar esses tratamentos caseiros e até mesmo ervas na pele queimada pode trazer complicações e infecções sérias!

Chá de camomila no rosto

O chá de camomila tem propriedades anti inflamatórias, e por isso é muito útil para ser aplicado no rosto quando temos alguma alergia ou espinhas. Para fazer a aplicação, basta colocar o chá concentrado em uma gaze e aplicar por todo o rosto. Caso você queira, também pode fazer uma espécie de máscara com a gaze embebida em chá de camomila e deixar no rosto por aproximadamente 30 minutos.

Chá de camomila para olheiras

O chá tem efeito clareador e pode ser utilizado até mesmo para clarear os cabelos. Então, se você está querendo clarear um pouco as olheiras, molhe um algodão com chá de camomila, coloque sobre os olhos e deixe por aproximadamente 15 minutos. Pode ser necessário aplicar o chá por vários dias até notar alguma melhora.

Chá de camomila contra indicações

Apesar do chá de camomila parecer inofensivo, ele pode sim trazer alguns efeitos colaterais, inclusive alguns bem sérios! Se você tomar doses muito elevadas ou um chá extremamente concentrado, pode ter sonolência extrema e algumas pessoas também relataram paralisia dos músculos digestivos e bexiga! Então é importantíssimo tomar o chá respeitando uma dose adequada diariamente, já que tudo o que é demais pode fazer mal. Além disso, é importante ressaltar que pessoas que tem trombose também não devem tomar esse chá, já que há risco de hemorragia. Outra contra indicação é em relação a mulheres grávidas, que também devem evitar o chá de camomila, já que ele pode causar contrações uterinas. chá de camomila

Receitas de chá de camomila

Chá de camomila com mel

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores de camomila
  • 1 xícara de água
  • Mel a gosto

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver;
  • Desligue o fogo e acrescente as flores de camomila;
  • Tampe o recipiente;
  • Após cinco minutos, coe a mistura;
  • Adoce com mel e sirva-se.

Chá de camomila com erva-doce

Ingredientes:

  • 1 colher de chá
  • 1/2 colher de chá de erva doce
  • 200ml de água

Modo de preparo:

  • Em uma panela, adicione a água;
  • Ligue o fogo, adicione a erva doce, a camomila e folha de louro;
  • Assim que levantar fervura, desligue o fogo;
  • Coe o chá e sirva como desejar.

Chá de camomila com Maracujá

Ingredientes:

  • 700ml de água
  • 1 Maracujá
  • 2 saquinhos de chá de camomila

Modo de preparo:

  • Tire toda a polpa do maracujá. Reserve;
  • Ferva a água e adicione a polpa do maracujá;
  • Desligue o fogo e acrescente os saquinhos de chá;
  • Espere dois minutos, coe e sirva.

Chá de camomila com limão, laranja e mel

Ingredientes:

  • 600ml de água
  • 1 pacotinho de flores de camomila
  • 1 limão
  • 2 laranjas
  • 4 colheres de açúcar
  • 1 colher de mel

Modo de preparo:

  • Descasque e pique o limão e as laranjas. Reserve;
  • Esquente a água;
  • Em uma chaleira, adicione o limão, as laranjas e a camomila;
  • Despeje a água quente por cima;
  • Tampe a chaleira e espere alguns minutos;
  • Coe e adoce com mel e açúcar.

Chá de camomila gelado

Ingredientes:

  • 2 saquinhos de chá de camomila
  • 1 limão
  • Folhas de hortelã a gosto
  • 500ml de água

Modo de preparo:

  • Esquente a água e adicione os saquinhos de chá;
  • Deixe esfriar;
  • Macere o limão e as folhas de hortelã;
  • Adicione cubos de gelo e o chá em temperatura ambiente
  • Misture bem e sirva.

Chá de louro com camomila

Ingredientes:

  • 3 folhas de louro
  • 2 colheres (Sopa) de camomila
  • 1 Colher de hortelã desidratado
  • 1 colher de chá de mel
  • 250 ml de água

Modo de Preparo:

  • Coloque em um canecão o louro, a camomila, o hortelã desidratado, e a água, e deixe entrar em  fervura.
  • Logo após coe e adicione em uma jarra. Adicione a sua colher de mel, e deixe esfriar por 10 minutos
  • Pronto, é só servir.

Chá de camomila com gengibre

Ingredientes:

  • 10 gramas de Gengibre
  • 1 colher (chá) de Canela em pó
  • 10 folhas de Hortelã
  • 5 xícaras (chá) de Chá de camomila sem açúcar

Modo de Preparo:

  • Ferva a água
  • acrescente ao chá de camomila misturado com os demais ingredientes
  • Abafe por cinco minutos
  • Tome quente ou frio.

Chá de camomila com leite

Ingredientes:

  • 100 ml de chá
  • 150 ml de leite integral quente
  • 1 colher (sopa) de açúcar de coco (ou outro)
  • 1 cravo da índia
  • Canela a gosto (opcional)
  • 1 colher (sopa) de água

Modo de Preparo:

  • Ferva a água
  • acrescente ao chá de camomila misturado com os demais ingredientes
  • Misture o açúcar de coco com a água e o cravo da índia.
  • Misture por um minuto a cada 20 segundos
  • Adicione o chá quente, junte o leite e misture tudo.

Chá de camomila com alecrim

Ingredientes:

  • 2 pés de Alecrim
  • 1 colher de chá de camomila secas
  • 400 ml de água
  • Mel (Opcional)

Modo de Preparo:

  • Coloque dois pés de alecrim frescos
  • Uma colher de chá de flores de camomila secas num bule
  • Adicione 400 ml de água a ferver e deixe em infusão durante pelo menos cinco minutos
  • Antes de servir, adicione uma rodela de limão
  • Utilize mel como adoçante

Perguntas e respostas sobre a camomila

Pode dar chá de camomila para bebe?

Você pode dar chá para o seu bebê desde que esteja liberado pelo pediatra e que ele não esteja em aleitamento exclusivo! É importantíssimo que bebês somente tomem leite – seja no peito ou mamadeira – até os 6 meses de idade, e a introdução dos chás de forma precoce pode levar ao desmame (no caso de bebês que mamam no peito) ou causar desnutrição, uma vez que o estômago do bebê é muito pequeno e ele vai deixar de tomar o leite para tomar o chá. Antes de oferecer qualquer coisa para o seu bebê, consulte o pediatra.

O chá de camomila alivia os gases do bebe?

A camomila tem efeito antiespasmódico o que pode ajudar a aliviar alguns movimentos involuntários do intestino e consequentemente evitar as cólicas. Porém, é importante ressaltar que bebês com menos de 6 meses não devem tomar chás.

Pode dar chá de camomila para recém nascido?

Não! O Recém nascido não deve tomar nada além de leite materno ou fórmula, quando recomendado pelo pediatra. Nunca dê nada além de leite para o seu filho.

Pode tomar chá de camomila na gravidez?

Não! O chá de camomila pode causar contrações uterinas, o que pode levar a um aborto ou a um parto prematuro, por isso é recomendado que você não tome chá de camomila na gravidez.

Chá de camomila dá sono?

Sim, o chá de camomila tem propriedades calmantes e pode dar sono, além de diminuir a ansiedade e a depressão.

Chá de camomila emagrece?

Não, o chá de camomila não emagrece. Caso você esteja procurando algum chá para emagrecer, recomendamos o chá verde.

Chá de camomila para cachorro, pode?

Sim, os nossos amigos de quatro patas podem sim tomar chá e podem ter os mesmos benefícios que nós! Então, se o seu cachorro anda muito agitado, um pouco de chá de camomila pode fazer bem.

Chá de camomila clareia o cabelo?

Sim, o chá clareia o cabelo, desde que você tenha cabelo em tons claros e que não tenha sido pintado!

Chá de camomila aborta?

O chá pode causar contrações uterinas, então se você estiver em um estágio inicial da gravidez, o chá de camomila pode sim levar a um aborto.

Chá de camomila acalma?

Sim, o chá acalma e ajuda a reduzir a ansiedade, depressão e a dormir melhor! Então, se você estiver sofrendo com algum desses problemas, volte o artigo e descubra como fazer chá de camomila e prepare o seu agora mesmo.

Chá de camomila na amamentação, pode?

Pode sim! O chá de camomila não interfere na amamentação e pode ser consumido sem medo.

Onde comprar chá de camomila

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos medicamentos contendo camomila para te ajudar com os benefícios dessa planta. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu produto dependendo da região em que você mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu!