Skip to main content

O chá de erva cidreira, é feito com a erva de nome Melissa officinalis é uma planta da família do boldo e do hortelã! Ela é frequentemente confundida com o capim cidreira, mas as duas são muito diferentes tanto em aparência quanto em sabor e até mesmo em efeitos. 

A erva cidreira tem a aparência bem parecida com folhas de hortelã – até porque são da mesma família – enquanto que o capim cidreira cresce em touceiras e tem uma aparência bem diferente. A única coisa em comum das duas é o nome e também o fato de possuirem muitos benefícios!

As plantas medicinais

Como você pode ver, existem várias confusões que podem ocorrer quando o assunto são as ervas e plantas medicinais. Grande parte delas ainda são indicadas baseadas na cultura popular, o que pode tornar tudo complicado – e até perigoso. 

Um exemplo clássico disso é a confusão que existe entre a erva cidreira e o capim cidreira! Muita gente acaba achando que os dois são a mesma planta, e acabam indicando um, quando querem indicar outro. 

Outras pessoas ainda chamam o capim cidreira de erva cidreira e chamam a erva cidreira de melissa!

O problema maior dessa confusão toda, é que se você perguntar para a pessoa se a planta da qual ela está falando tem o nome científico de “melissa officinalis”, ela provavelmente não vai saber te responder. 

Muitas dessas plantas são passadas de uma pessoa para outra, principalmente nas cidades do interior, onde é possível até mesmo ir até o quintal do vizinho para buscar aquela plantinha para fazer chá. 

Isso tudo se deve também, ao fato de que as pessoas acreditam que por ser algo natural, que pode ser encontrado no quintal de casa e não ser um medicamento propriamente dito, que elas não precisam tomar cuidado, mas a verdade é que tudo o que for consumido em excesso ou que for consumido de forma errada pode sim trazer efeitos colaterais e danos! Um exemplo clássico desses efeitos colaterais são os chás abortivos. Algumas mulheres podem tomar um chá de uma planta acreditando que estão tomando de outra e as consequência vem só depois! 

Então, antes de sair por aí pegando plantas no quintal dos vizinhos para fazer chá, tenha a certeza de que vocês dois estão falando da mesma planta e também de que aquela é mesmo a planta que vocês desconfiam que seja! 

Se ficou na dúvida, o recomendado é sempre comprar em alguma farmácia ou casa de produtos naturais, pois assim eles podem lhe garantir que você está levando a planta certa e até mesmo qual o seu uso e seus principais benefícios.

A erva cidreira

A erva cidreira é uma planta medicinal que também é chamada de cidreira, capim-limão ou melissa. Como já dissemos, é importante não confundi-la com o capim cidreira, que e outra planta! Todos os seus benefícios estão atrelados aos seus componentes, como por exemplo os fenóis, flavonóides, ácido cafeico, ácido rosmarínico, ácido clorogênico, ácidos triterpênicos, glicosídeos, ácido succínico e taninos. 

São muitos componentes, que consequentemente conferem a planta muitas propriedades medicinais como por exemplo ação calmante, antiespasmódica e até mesmo antioxidante! Vamos falar um pouco mais sobre todas essas propriedades mais adiante.

Tipos de erva cidreira

Como já dissemos, existe uma grande confusão com a erva cidreira. Isso porque existem basicamente 3 tipos de erva com nomes parecidos: 

Erva Cidreira (Melissa officinalis): ela é da família do hortelã e do boldo, e é o assunto desse nosso artigo. Ela é originária da Ásia e dentre as três plantas, ela a que possui maior propriedade calmante e também que possui um sabor mais refrescante. Além disso, uma outra propriedade bem interessante da erva cidreira é que ela pode ser utilizada como repelente, bastando você macerar as folhas e passar na pele. 

Cidreira-brasileira (Lippia alba): essa planta pode ser encontrada em toda américa do sul e também é conhecida como lípia, cidreira de árvore ou cidreira de arbusto. Suas folhas são bem diferentes e peludas, e possuem flores roxas. O seu principal benefício é o de acalmar distúrbios gastrointestinais. Além de também ajudar bastante com crises de ansiedade. 

Capim-cidreira (Cymbopogon Citratus): essa é a planta que é mais fácil de ser encontrada e também a mais fácil de ser confundida com a erva cidreira, apesar de que a confusão se dá apenas no nome, já que a aparência das duas é bem diferente. Esse é um chá com sabor cítrico. Dentre as suas propriedades podemos citar o alívio de estresse e também o combate aos gases. 

Leia também:
Chá de Camomila: diversas dicas e receitas
Chás e Ervas Medicinais – Tudo sobre eles

Para que serve chá de erva cidreira
A erva cidreira possui inúmeros compostos diferentes, o que faz com que tenha muitas propriedades benéficas também. 
A melhor parte dos chás, é que eles podem ser consumidos a qualquer horário do dia, se forem consumidos de forma correta, apresentam poucos efeitos colaterais e ainda tem vários benefícios, o que acaba ajudando de uma forma global! 
Para que serve chá de erva cidreira: 
Acalma
Ajuda com as cólicas menstruais
Ajuda a combater a gastrite e outros problemas estomacais
Combate os gases
Ação antioxidante
Diminui a pressão arterial
Diminui o colesterol ruim
Chá de erva cidreira benefícios
Agora vamos falar um pouco sobre cada um dos benefícios do chá de erva cidreira. 
Acalma
O chá de erva cidreira tem poder de acalmar! Ideal para quando estamos ansiosas, nervosas ou muito cansadas, ele consegue fazer com que os nossos músculos e o nosso corpo relaxe e consiga descansar melhor. 
Ele é ideal para aqueles dias em que voltamos para casa super cansadas e precisamos de um pouquinho de conforto para conseguir dormir e descansar bem. 
Ajuda com as cólicas menstruais
Além de acalmar, ele também ajuda com as cólicas menstruais. Quando alinhamos esse benefício com o benefício calmante, chegamos a conclusão de que ele é um ótimo aliado quando o assunto é a TPM! 
Se você está naqueles dias e está precisando de uma ajudinha com as cólicas e com o humor, pode por a água para ferver e preparar os eu chá de erva cidreira.
Ajuda a combater a gastrite e outros problemas estomacais
Se você sofre com os gases, gastrite e outros problemas estomacais, o chá de erva cidreira é ideal para você. 
Ele consegue acalmar o estômago ao mesmo tempo em que ajuda a eliminar a dor dos gases. 
A sua ação se dá principalmente por ter ação anti espasmódica, ou seja, ela impede que o intestino tenha movimentos involuntários que muitas vezes são os causadores das dores de gases. 
A grande maioria dos chás, por ser super suave, acaba tendo ação contra gastrite. A exceção fica por conta dos chás que possuem muita cafeína em sua composição, uma vez que essa cafeína pode causar uma irritação das paredes do estômago e consequentemente piorar o quadro de gastrite. 
Ação antioxidante
Nosso próprio corpo é capaz de produzir antioxidantes para lidar com os radicais livres que são produzidos diariamente pelas nossas células, porém, com o passar dos anos, nosso corpo vai produzindo cada vez menos radicais livres e isso faz com que ocorra o envelhecimento. 
Quando temos contato com a poluição, estresse, e muitos industrializados, o número desses radicais livres aumenta ainda mais, causando envelhecimento precoce. 
O chá de erva cidreira é rico em antioxidantes. Os antioxidantes combatem os radicais livres, fazendo com que o envelhecimento seja retardado. 
Normalmente conseguimos ver os primeiros sintomas na pele, apresentando sempre uma pele mais viçosa e bonita! 
Diminui a pressão arterial
Algumas substâncias da erva cidreira  podem fazer uma pequena dilatação nos vasos sanguíneos periféricos. Isso faz com que haja a diminuição da pressão arterial. 
Esse é um dos benefícios da erva cidreira que ainda está em estudo, portanto ainda precisa ser confirmado pela ciência, mas os estudos preliminares já são bem positivos. 
Normalmente quando o assunto são plantas medicinais, a cultura popular está correta, então, se temos tanto a cultura popular quanto os estudos preliminares a nosso favor, muito provavelmente esse benefício é real e logo logo terá comprovação científica.
Diminui o colesterol ruim
Esse benefício está altamente relacionado com benefício dos antioxidantes. Algumas pesquisas indicam que a ação antioxidante da erva cidreira é tão forte, que chega a diminuir os níveis de colesterol ruim. 
Esse é outro benefício que ainda está sendo estudado e não foi 100% confirmado. 
Porém, é importante ressaltar que grande parte dos benefícios e propriedades das plantas medicinais são conhecidas através da sabedoria popular e só depois são feitos estudos para comprovar essas propriedades. E o melhor de tudo é que na grande maioria das vezes as propriedades são verdadeiras! 
Como e quanto consumir do chá de erva cidreira
O recomendado é que seja consumido cerca de 12g de folhas diariamente. Com essa quantidade de folhas, você consegue produzir cerca de 500ml de chá, que pode ser tomado durante o dia. 
Se você estiver sentindo muito sono durante o dia após tomar o seu chá de erva cidreira, você pode trocar o horário em que costuma tomá-lo e passar a degustar o seu chá a noite, principalmente antes de dormir. 
Como a erva cidreira tem um alto poder calmante, com certeza você terá uma melhor noite de sono! 

Como fazer chá de erva cidreira

Fazer o chá de erva cidreira é muito simples! Pese cerca de 12g de folhas e deixe separado. 

Em uma caneca, coloque 500ml de água para ferver. Assim que a água levantar fervura, ou seja, começarem a aparecer aquelas bolinhas nas bordas da caneca, está na hora de desligar o fogo. 

Coloque as folhas pesadas previamente e tampe. 

Deixe abafado por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e tomar.

Receitas de chá de Erva Cidreira

Chá de camomila com erva cidreira

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de folhas secas de erva-cidreira
  • 1 colher (sopa) de camomila
  • 1 xícara de água fervente
  • 1 colher (café) de mel

Modo de preparo

  • Adicionar as folhas da erva em um recipiente com água fervente 
  • Tampá-lo por aproximadamente 10 minutos. 
  • Após ser coado, o chá está pronto para ser bebido.

Suco de erva cidreira com hortelã

Ingredientes:

  • 1 limão de qualquer tipo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 litro de água
  • 10 folhas de capim cidreira
  • 5 pedras de gelo

Modo de Preparo:

  • Em um liquidificador, esprema o limão
  • Acrescente as folhas de capim cidreira, o açúcar, a água e o gelo.
  • Bata tudo por 3 minutos e coe.

Chá de erva cidreira com canela

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de erva cidreira picada
  • 1 pau de canela
  • 1 cravo
  • 2 xícaras de água
  • Mel para adoçar

Modo de Preparo:

  • Ferva todos os ingredientes
  • Abafe e espere esfriar
  • Adoce com mel a gosto
  • Sirva quente ou gelado

Chá de erva cidreira com gengibre

Ingredientes:

  • 5 folhas de erva-cidreira
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (café) de Gengibre ralado
  • Suco puro de 1/2 Limão 
  • Gelo e mel a gosto

Modo de Preparo:

  • Leve a erva-cidreira e a água ao fogo e desligue antes de ferver.
  • Coe e espere esfriar.
  • Bata no liquidificador com o restante dos ingredientes e sirva

Chá de funcho com erva cidreira

Ingredientes:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher (chá) sementes de funcho ou 5 g de folhas verdes de funcho
  • 1 colher (chá) erva Cidreira

Modo de preparo:

  • Adicionar as sementes ou as folhas de funcho e a erva cidreira 
  • Numa xícara de água fervente
  • Tampar e esperar amornar. Coar e beber a seguir.

Chá de erva cidreira, chá verde com Mirtilo

Ingredientes:

  • 2 colheres (chá) erva Cidreira
  • 1 colher (café) de chá verde (ou matcha) em pó
  • Mirtilo (ou blueberry) a gosto

Modo de Preparo:

  • Retire o chá de erva Cidreira
  • Em uma vasilha, coloque o chá verde e vá diluindo aos poucos com o chá de cidreira
  • Quando a mistura estiver dissolvida, adicione o restante da cidreira. 
  • Sirva com mirtilos frescos.

Chá de erva cidreira contra indicações

Não é porque é um chá, que qualquer pessoa pode beber. Existem sim algumas contra indicações na recomendação desse chá.

Se você tem hipotensão, ou se tem hipotiroidismo, por exemplo, você deve evitar consumir esse chá, até porque, como ele possui propriedades de abaixar ainda mais a pressão, você pode acabar se sentindo mal. 

Outro grupo de pessoas que não deve tomar esse chá são as grávidas e também as lactantes. 

Para finalizar, também existe uma contra indicação para quem já toma sedativos ou outros remédios calmantes, já que a propriedade calmante do chá pode potencializar o calmante e acabar surtindo alguns efeitos colaterais.

Perguntas frequentes sobre a erva cidreira

Grávida pode tomar chá de erva cidreira?

Sim! O chá de erva cidreira está entre os chás que são liberados para grávidas. Porém é importante ressaltar que a grávida não deve tomar o mesmo chá todos os dias.

Pode dar chá de cidreira para bebê?

Não, não é recomendado dar chá de erva cidreira para bebês, ainda mais se ele estiver em aleitamento exclusivo. Além disso, caso o motivo de dar chá de erva cidreira sejam as cólicas e gases, o mais recomendado é que seja dado o chá de capim-cidreira, uma vez que essa planta é muito mais efetiva no combate aos gases do que a erva cidreira.

Pode tomar chá de erva cidreira na amamentação? 

O recomendado é que não. Mas você pode tirar essa dúvidas com o seu ginecologista ou com o pediatra do bebê. É sempre importante que antes de tomar qualquer chá ou medicamento você entre em contato com o pediatra, uma vez que ele é a pessoa mais indicada para opinar quando o assunto é a sua saúde e a saúde do seu filho.

Tomar muito chá de erva cidreira faz mal?

Qualquer coisa que é tomada em excesso pode fazer mal. Então é bom se atentar às recomendações de tomar apenas 500ml com 12g de folha durante o dia. 

Caso você ultrapasse essas doses, poderá sentir efeitos colaterais como vômitos, diarréias, pressão baixa, e até mesmo sonolência e letargia.  

Chá de erva cidreira, abaixa a pressão?

Essa ainda é uma propriedade da erva cidreira que está sendo estudada. Mas os estudos preliminares indicam que sim, a erva cidreira pode ser uma potente aliada para manter a pressão em níveis estáveis para quem sofre com hipertensão.

Chá de erva cidreira aborta?

Não, o chá de erva cidreira não aborda, inclusive o chá de erva cidreira é um dos poucos chás que são permitidos durante a gestação, desde que a grávida não tome o mesmo chá todos os dias. 

Caso você goste muito de tomar chás, procure intercalar entre os chás de erva cidreira, erva doce e camomila

Pode dar chá de erva cidreira pra cachorro?

Os nossos amigos de quatro patas também podem se beneficiar das propriedades dos chás. Se você quiser, pode sim oferecer chá de erva cidreira para o seu amigo canino e até mesmo para os gatinhos! 

Onde Comprar

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma], você pode encontrar diversos medicamentos contendo erva cidreira para te ajudar com os benefícios dessa planta. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu produto dependendo da região em que você mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<