Skip to main content

O consumo de produtos naturais é um dos primeiros passos para investir mais em bem-estar, afinal, costumam ser itens acessíveis e facilmente encontrados. A exemplo dos chás, que possuem componentes como ervas e flores. Podem ser consumidos com água quente, gelada, misturada com frutas ou até na versão em cápsulas ou em pó.O chá de hibisco é um dos exemplos de chás que se popularizaram como um dos aliados para prevenir doenças, auxiliar no emagrecimento e, ainda, traz aquele conforto que combina muito com momentos de autocuidado e relaxamento. Acompanhe neste post para que serve o chá de hibisco, quais os benefícios e onde comprar.

O que é chá de hibisco?

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que é uma espécie específica e diferente do hibisco normalmente encontrado em jardins. 

Essa bebida conta com diversas substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, favoráveis para o sistema circulatório, além de contribuir para evitar o acúmulo de gorduras, levando à perda de peso – principalmente, se ingerido próximo às refeições.

O que é chá de hibisco

Para que serve e quais os benefícios?

Há estudos que apontam que uma das principais propriedades do chá de hibisco é a proteção da saúde do sistema circulatório e vascular, o que ajuda a aumentar o colesterol HDL (considerado bom) e favorece a diminuição do colesterol LDL (considerado ruim) e da pressão arterial. 

Outra função comprovada por cientistas é a do emagrecimento. Afinal, o chá tem a capacidade de reduzir a produção de células de gordura em excesso – o que causa a flacidez e o inchaço na região da barriga. Além disso, também é um chá com efeito inibidor, o que bloqueia a produção de açúcar no sangue e ajuda a reduzir a absorção de carboidratos.

Caso a sua intenção seja fazer uso do chá de hibisco com dietas, procure auxílio de um especialista para a orientação quanto à quantidade e como incluí-lo em uma rotina alimentar saudável. Os nutrientes do chá de hibisco impactam em diversos aspectos do organismo e, quando utilizado da forma correta, trazem muitas outras vantagens:

  • Tem ação diurética
  •  Controla a pressão arterial
  • Prevenção da diabetes
  • Melhora do processo de digestão
  •  Combate ao envelhecimento
  • Prevenção de diversos tipos de câncer

Como preparar e consumir o chá de hibisco

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver, desligue o fogo e adicione 5 gramas, o equivalente a uma colher de chá rasa da flor seca. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois é só coar e consumir.

Receitas para deixar o chá de hibisco mais saboroso

Apesar de apresentar diversos benefícios para a saúde, muitas pessoas acabam rejeitando a mistura devido a seu gosto intenso. Porém, adicionar alguns ingredientes no preparo deixarão o sabor mais agradável. Confira abaixo algumas receitas:

  1. Picolé de iogurte, amora e chá de hibisco

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • 2 xícaras de amoras ou outra fruta vermelha
  • 150 ml de chá de hibisco, mel ou açúcar orgânico a gosto
  • 1 colher de sopa de semente de chia

Modo de preparo:

Prepare o chá de hibisco, colocando em água quente, mas não fervente. Leve o chá pronto e 1 xícara de frutas vermelhas para cozinhar, deixe ferver até engrossar. Retire, reserve e misture com a semente de chia. Misture o iogurte com essa calda, até ficar homogêneo. Em forminhas de gelo ou próprias de picolé, faça camada de iogurte e 1 de amoras frescas inteiras ou amasse um pouco. Se for fazer como picolé, coloque os pauzinhos e leve ao congelador. Para desenformar, retire antes do congelador e mergulhe em água.

  1. Suco de hibisco com morango e hortelã

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de hibisco
  • 4 morangos
  • 2 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Acrescente a flor de hibisco. Deixe tampado por 5 minutos em infusão e coe. Depois de resfriado, bata o chá de hibisco com os morangos e as folhas de hortelã. Acrescente gelo se desejar.

  1. Bala de hibisco

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de hibisco
  • 450 ml de água quente
  • 50 ml de água em temperatura ambiente
  • 2 pacotes (12 gramas) de gelatina incolor
  • Meia colher (sopa) de mel ou açúcar orgânico

Modo de preparo:

Prepare o chá de hibisco, colocando em água quente, mas não fervente. Reserve o chá. Misture a gelatina incolor com 50 ml de água em temperatura ambiente. Em seguida, adicione o chá de hibisco no pote com a gelatina. Basta colocar em uma travessa maior e levar a geladeira por 3 horas. Ao final, você só precisará cortar no tamanho da sua preferência.

  1. Chá de hibisco com canela

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de hibisco
  • Canela em pau a gosto

Modo de preparo:

Ferva 250 ml de água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente a flor de hibisco e a canela. Deixe tampado por 5 minutos em infusão e coe. Basta consumir quente ou morno.

  1. Chá de hibisco com gengibre e limão

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de hibisco
  • 1 pedaço de gengibre
  • Metade de um limão

Modo de preparo:

Ferva o gengibre ralado durante 6 minutos em 250 ml de água. Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente a flor de hibisco. Deixe tampado durante 5 minutos em infusão e coe. No momento de tomar, esprema meio limão.

Onde comprar?

O CliqueFarma te ajuda a encontrar o chá de hibisco em cápsulas e em sachês nas melhores farmácias de todo o Brasil. Confira também os descontos imperdíveis das nossas farmácias parceiras!

Alta preços medicamentos 2022

Artigo atualizado em 10/03/2022. Originalmente publicado em 29/07/2020.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<