Chá verde

Chá Verde – Conheça aqui!

03/05/2021 0 Por cliquefarma

Você conhece o chá verde? Sabe de qual planta ele é extraído e quais seus benefícios? Essa bebida é muito saudável e ajuda em vários aspectos, mas tem algumas contra indicações. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre esse chá, fique com a gente e acompanhe esse texto! 

Chá verde para que serve

O chá verde é feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis que sofrem um processo de oxidação. Essa bebida é muito consumida no mundo todo, mas a China e Japão são os países que mais ingerem o chá verde. Essa planta tem várias propriedades, inclusive medicinais, e consegue ajudar o nosso corpo de diversas formas. 

O chá verde é rico em antioxidantes, como os polifenóis que atuam diretamente no combate aos radicais livres, ajudando a prevenir o câncer e, por conter cafeína, ajuda no aceleramento do metabolismo, fazendo com que a queima de gordura seja mais rápida. 

Além disso, consegue  auxiliar na prevenção de doenças neurodegenerativas e na diminuição do colesterol ruim, o LDL. Bem como ajuda na prevenção de doenças do coração e circulatórias. 

O chá verde é composto por vitaminas e minerais muito importantes para o nosso corpo se manter saudável, como o  manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina B1 e B2 e vitamina K, zinco, ferro e aminoácidos. 

Esse chá verde também tem efeito diurético e faz com que o organismo elimine mais líquidos pela urina, evitando a sua retenção que causa inchaço no corpo. E, ainda, essa bebida é um estimulante natural e ajuda a enfrentar as atividades do  dia a dia com muito  mais energia. 

Em outras palavras, o chá verde, com todas as suas propriedades, serve para: 

  • ajuda no emagrecimento e perda de peso; 
  • melhora o desempenho físico; 
  • acelera o metabolismo;
  • ajuda na prevenção do câncer; 
  • ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas;
  • ajuda a eliminar o risco de diabetes;
  • ajuda a evitar doenças cardiovasculares;
  • auxilia na digestão;
  • ajuda na saúde bucal;
  • melhora o humor;

Sendo assim, o chá verde, desde que consumido de forma moderada e consciente e só trará benefícios para sua saúde, e, caso você tenha alguma doença ou esteja passando por algum momento, como a gravidez, converse com seu médico sobre os riscos de tomar esse chá e qual a quantidade ideal para que não faça mal.

chá verde

Chá verde benefícios

Os benefícios do chá verde são muitos e, quando combinados com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, pode até ajudar na perda de peso, além de dar energia ao longo do dia e ajudar a prevenir algumas doenças. 

O chá verde é rico em antioxidantes e tem ação anti-inflamatória, antibacteriano, antiviral, anti mutagênico e antidiabético. É um estimulante natural e ajuda a acelerar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras e ajudando a melhorar o desempenho físico. 

Mas, para conseguir notar os benefícios é preciso consumi-lo continuamente, separamos alguns desses benefícios: 

Processo de emagrecimento

Se você está tentando perder peso, saiba que o chá verde pode te ajudar no processo de emagrecimento quando combinado com uma dieta balanceada e a com a prática de atividades físicas. 

Isso porque, o chá verde possui grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a cafeína, as catequinas e os polifenóis, que promovem o gasto de energia pelo nosso corpo, pois elas aceleram o metabolismo e auxiliam na queima de gorduras e faz com que o organismo gaste mais energia do que consumiu. 

Além disso, por ser diurético, o chá verde consegue promover uma maior eliminação de líquidos que se acumulam no corpo, principalmente na região do abdômen e que causam inchaço, dando a sensação que o peso é ainda maior. 

Outro fator importante que ajuda no processo de emagrecimento é o fato de o chá verde dar uma sensação de saciedade, ou seja, se consumido antes das refeições, você sentirá menos fome para comer a comida e conseguirá obter resultados mais rápidos. Isso acontece porque o chá verde atua diretamente no hormônio chamado leptina. 

O chá verde, por ser um estimulante natural, oferece mais energia para que você pratique exercícios físicos e, também, ajuda a melhorar o desempenho deles e, assim, você se sentirá mais animado para ir treinar e, consequentemente, isso influenciará muito no processo de emagrecimento. 

Mas, para obter os resultados positivos desse chá, você deve conversar com seu nutricionista para que ele acrescente essa bebida em sua dieta e te informe quantas vezes ao dia você deve tomá-la e, se consumido corretamente, ao longo do tempo você já vai começar a perceber os efeitos. 

Ajuda no desempenho físico

O desempenho físico é algo que os atletas e praticantes de exercícios físicos estão sempre procurando melhorar para que eles possam atingir seus objetivos na academia e nos treinos de uma forma mais eficientes e para obter os resultados cada vez mais rápido, por isso, eles sempre procuram inserir em sua dieta alimentos e bebidas que possam lhe proporcionar isso, nesse sentido, saiba que o chá verde pode ser um grande aliado para você.

Durante o exercício físico são produzidas substâncias que promovem o bem-estar e aumentam o prazer, mas, por outro lado, há a produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular e causam doenças provocadas pelo estresse oxidativo, como o câncer. Sendo assim, o chá verde, por possuir antioxidantes, ajuda no combate a esses radicais livres.

Outro ponto que ajuda a melhorar o desempenho físico, é que a água presente no chá ajuda na hidratação do corpo depois do treino, muito importante para ajudar na recuperação dos músculos.  Além disso, o chá verde pode acelerar o metabolismo, aumentando a queima de caloria durante o repouso, favorecendo a redução de gordura corporal, sem que haja perda dos músculos.

E, ainda, o chá verde contribui para a redução de triglicérides, para o ganho de força e de massa muscular, bem como aumentar o gasto energético, a queima de gordura do corpo e diminuir a absorção das gorduras.

Mas a principal característica do chá verde é que aumenta o desempenho físico pelo fato de conter cafeína, que confere maior energia para o treino e estimula o corpo para lidar melhor com o pós-treino. De qualquer forma, converse com seu médico para que ele indique a quantidade correta que deve ser tomada por dia e qual o melhor horário para consumi-lo.

Acelera o metabolismo 

O chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, as catequinas e os polifenóis que favorecem o gasto de energia e a queima de gorduras pelo organismo.

Além disso, facilita a digestão e melhora o funcionamento do intestino e, por ter ação diurética, ajuda na eliminação dos líquidos que causam um inchaço corporal. Sendo assim, o fato de acelerar o metabolismo ajuda no processo de emagrecimento e no desempenho físico, já ajuda na perda de peso sem afetar o crescimento dos músculos. 

Prevenção do câncer

Um dos benefícios do chá verde é sua capacidade de prevenir o câncer, como o próstata, gastrointestinal, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga, isso é possível porque ele é rico em antioxidantes que combatem o os radicais livres, fazendo com que as células cancerígenas não se desenvolvam. A catequina e o flavonóide são uma dessas substâncias antioxidantes que ajudam no bloqueio das alterações das células que causam o câncer.

Dessa forma, o consumo frequente desse chá ajuda a evitar o desenvolvimento de tumores e é muito recomendado que seja consumido por pacientes que estão passando pelo tratamento de quimioterapia, pois ele vai ajudar nesse processo. De qualquer forma, converse sempre com seu médico para saber se no seu caso é recomendado o consumo dessa bebida e qual a quantidade diária é preciso para fazer efeito. 

Chá verde

Doenças neurodegenerativas

Uma doença neurodegenerativa é aquela que afeta os neurônios do nosso cérebro, ou seja, eles morrem e não são substituídos, levando ao desenvolvimento do Alzheimer e doença de Parkinson, por exemplo. Essas doenças não têm cura e limitam o cérebro em suas funções.

Sendo assim, o chá verde contém substâncias que são capazes de proteger o cérebro e os neurônios, fazendo com que o risco de ser acometido por essas doenças seja bastante reduzido. Mas, esse efeito só é percebido a longo prazo e quando ele é consumido diariamente por um longo período de tempo. 

Além disso, o chá verde atua diretamente nas funções cerebrais, pois dá energia e o estimula a trabalhar melhor, ou seja, faz com que o cérebro trabalhe melhor e desempenhe com mais facilidade as tarefas diárias, bem como, oferecendo maior concentração e respondendo mais rápido. 

Mas não deixe de consultar o seu médico e de fazer exames com frequência para que doenças como essas sejam descobertas o mais rápido possível, fazendo com que o tratamento seja mais eficiente. 

Risco de diabetes

Os pacientes com diabetes têm dificuldade de manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, pois seu corpo não produz insulina suficiente para controlar esses níveis e por isso, precisam de tratamento contínuo e acompanhamento médico frequente.

Nesse sentido, o chá verde pode ser um ótimo aliado para diminuir o risco de diabetes, graças a algumas substâncias presentes em sua composição que ajudam a regular a glicose no sangue, como os polifenóis e as catequinas que, por sua ação antioxidante, ajuda as células a serem mais resistentes à insulina. 

Entretanto, não deixe de conversar com seu médico e nem substitua, de maneira alguma, os seus remédios por esse chá, pois essa bebida apenas ajuda no processo, sendo apenas um aliado. 

Doenças cardiovasculares

O chá verde ajuda a regular os níveis de colesterol devido a sua ação antioxidante e favorece a inibição da formação de coágulos no sangue, diminuindo, assim, o risco de trombose, de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Mas claro que esse chá, por si só, não vai fazer diferença, devendo o seu consumo ser combinado com uma alimentação saudável, balanceada e com baixo nível de gordura, bem como com a prática de exercícios físicos.

Não se esqueça de conversar com seu médico e fazer exames regularmente para você avaliar o seu quadro clínico e saber como está a sua saúde, para que seja recomendada a quantidade ideal dessa bebida. 

Aumento na expectativa de vida

O consumo de chá verde faz com que a expectativa de vida aumenta, pelo fato de trazer inúmeros benefícios à saúde e por ajudar a reduzir a chance de desenvolver doenças, como o câncer, as neurodegenerativas, como o parkinson e alzheimer e as doenças de coração, como infarto e um AVC

Entretanto, o consumo desse chá deve ser diário e por longos períodos de tempo para que seja possível obter todos os resultados, da mesma forma que, você deve levar uma vida cheia de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e com a prática regular de exercícios físicos. E, ainda, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e cigarros que podem contribuir ainda mais para o surgimento de várias doenças. 

Além disso, você deve fazer consultas regulares com seu médico para que ele te avalie e perceba qualquer alteração no seu organismo para que o tratamento seja eficaz e o mais rápido possível. 

Auxilia na digestão

O chá verde atua diretamente na estimulação de ácidos estomacais, facilitando uma boa digestão e uma absorção adequada dos nutrientes, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, que tem papel fundamental na nossa digestão. Ele também ajuda na eliminação de líquidos que se acumula na região da barriga e que dá sensação de inchaço.

Apesar disso, o consumo de chá verde deve ser evitado logo após as refeições, pois algumas substâncias presentes em sua composição podem atrapalhar a absorção de nutrientes essenciais para nosso corpo, como o ferro e a vitamina C.

Da mesma forma, pessoas que sofrem com problemas estomacais, como a gastrite, precisam tomar esse chá de forma moderada, já que ele contém cafeína que pode piorar o problema, mas não deixe de conversar com um especialista para você saber se pode ou não tomar o chá verde. 

Melhora o humor

O nosso humor está estritamente relacionado com o fato de como dormimos na noite anterior e como lidamos com as tarefas do dia a dia. Isso porque a rotina e os problemas diários requerem energia para que a gente possa enfrentá-los e não ficar estressados e, consequentemente, mal humorados.

Sendo assim, o chá verde é uma ótima alternativa para melhorar o humor, pois ele contém L-teanina, substância  responsável pelo aumento da produção de dopamina e serotonina que causam bem-estar e flavonoides que controlam a ansiedade, fazendo com que você fique mais calmo e menos estressado, ou seja, melhora o humor. 

Quem não pode tomar chá verde

O chá verde é uma bebida muito saudável e natural que pode ser consumida pela maioria das pessoas, mas sempre de forma moderada e consciente. Pois quando essa ingestão se dá de forma exagerada acaba causando insônia, irritabilidade, náuseas, azia, vômitos, taquicardia e pode atrapalhar a absorção de ferro. 

Entretanto, algumas pessoas, por possuírem algum problema de saúde, devem tomar cuidado ao tomar esse chá e, muitas vezes, não tomá-lo. Essas pessoas são: as grávidas e melhores em período de amamentação, pacientes com distúrbios renais, hepáticos, cardiovasculares, com gastrite, e úlcera ou pressão alta. 

Além disso, pessoas com problemas na tireoide também devem evitar tomar esse chá, bem como quem sofre com a insônia e os pacientes que fazem uso contínuo de remédios anticoagulantes.  

Importante lembrar de que fazer consultas regulares com seu médico é fundamental para que seja avaliado seu caso e que assim, ele recomende ou não que você tome chá verde e qual a quantidade ideal para que não prejudique a sua saúde. 

Como tomar chá verde

O chá verde pode ser encontrado em sachês, cápsulas ou nas próprias folhas, destacando que a ingestão em sua forma natural, ou seja, com as folhas frescas, é sempre mais benéfica. Entretanto, pela praticidade e conveniência, as outras formas são muito mais consumidas. 

Para que você obtenha todos os benefícios desse chá, é necessário fazer uso contínuo e cerca de 3 (três) a 4 (quatro) xícaras por dia e deve ser evitado tomá-lo depois das refeições, pois ele pode atrapalhar a absorção de ferro, cálcio e outros nutrientes pelo nosso corpo.

O chá verde pode ser tomado quente, o mais comum, gelado ou até mesmo em forma de sorvete. Mas de qualquer forma, preferia fazer sua ingestão durante o dia, para que não interfira no seu sono e antes das principais refeições para não prejudicar a absorção de vitaminas e minerais. 

Além disso, por ter um gosto forte e meio amargo, as pessoas gostam de colocar açúcar ou adoçante, mas para evitar que isso aconteça, é recomendado que ele seja adoçado com mel ou ainda, que seja combinado com outros ingredientes para suavizar o sabor, como o hortelã, limão ou até algumas frutas, como morango, a laranja e a uva. 

Dessa forma, é só escolher a melhor combinação para você e consumir este chá diariamente para que você perceba os resultados e nunca se esqueça de conversar com seu médico para saber se você pode dar continuidade a ele e se você está tomando além do necessário. 

Como fazer chá verde

Para fazer um chá verde, prefira as folhas de chá mais frescas, pois elas, geralmente, proporcionam um chá com um sabor melhor e mais gostoso do que os de sachês comprados no mercado. Use a quantidade de folhas correta, já que uma quantidade exagerada pode deixar o chá muito forte e poucas folhas podem deixá-lo fraco. 

Em regra, deve ser usado 2 (duas) gramas de folhas de chá para aproximadamente 170 ml de água, mas faça de acordo com seu gosto. Além disso, não coloque as folhas em água fervendo e nem fria para que não fique com gosto diferente, o certo é esquentar a água e desligar o fogo antes de começar a ferver e só assim colocar as folhas e tampar, deixando em infusão por alguns minutos. 

Embora seja mais comum tomá-lo quente, você pode fazer ele gelado ou acrescentá-lo em algumas receitas. Experimente combinar o chá verde com limão ou hortelã para que fique ainda mais gostoso. E, se possível, beba sem adição de açúcar ou adoçante, mas se sentir necessidade, adoce com mel. 

Dúvidas Frequentes sobre o chá verde

Chá verde emagrece?

Quem está em processo de emagrecimento e precisa de aliados para esse momento deve acrescentar o chá verde em sua alimentação. Isso porque o chá verde tem várias prioridades e substâncias como a epigalocatequina galato que ajuda a queimar calorias.

Além disso, possui cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, na queima de gorduras e no emagrecimento. E ainda, tem efeito termogênico, o que facilita o gasto de energia.

Entretanto, o chá verde, por si só, não faz milagre e você deve combinar o consumo dessa bebida com uma dieta balanceada e com a prática regular de exercícios físicos, bem como conversar com seu nutricionista para que ele indique a quantidade de vezes que você deve tomar. 

Quem tem pressão alta pode tomar chá verde?

A hipertensão ou pressão alta é uma doença que acomete muitas pessoas, fazendo com que elas façam o controle com medicamentos e se preocupem com quais alimentos e bebidas podem ser ingeridas.

Nesse sentido, o chá verde não é muito recomendado para esses pacientes já que ele possui cafeína e outras substâncias que aceleram o metabolismo e pode fazer com que tenham uma alteração na pressão arterial, mesmo que ele tenha propriedades vasodilatadoras. 

Dessa forma, antes de fazer a ingestão do chá verde, conversei com seu médico para que ele, de acordo com seu caso e suas necessidades, libere ou não e, se liberar, qual a quantidade adequada. 

Quem amamenta pode tomar chá verde?

Não é recomendado o consumo de chá verde para as mulheres que estão em período de amamentação, até porque esse período deve ser muito bem cuidado para não nada que a mãe coma ou beba interfira na alimentação e desenvolvimento do bebê. 

O chá verde possui cafeína e outras propriedades que podem atrapalhar o aleitamento materno e prejudicar a saúde do bebê, por acelerar o metabolismo. Dessa forma, consulte seu médico ou o pediatra do bebê para saber se você pode ou não tomar chá verde e em qual quantidade. 

Quem tem gastrite, pode tomar chá verde? 

O chá verde é uma ótima bebida para ajudar na digestão e, consequentemente, ajuda a melhorar os sintomas da gastrite. Entretanto, por possuir cafeína, deve ser consumido moderadamente para que isso não seja um fator que aumente os sintomas da gastrite. 

É importante lembrar que você deve sempre consultar o seu médico para que sua gastrite seja tratada corretamente e, também, para que ele recomende a quantidade e qual o melhor horário para você ingerir o chá verde. 

Qual o melhor horário para tomar chá verde?

O chá verde é um estimulante natural e possui cafeína, por isso, seu consumo deve ser feito pela manhã e no começo da tarde para que ofereça mais energia ao longo do dia.  Além disso, caso você tenha dificuldade para dormir, jamais consuma esse chá durante a noite para que ele não dificulte ainda mais esse problema. 

O melhor horário para tomar chá verde é antes das refeições ou depois de algumas horas dela, pois a cafeína presente nesse chá faz com que a absorção de algumas substâncias importantes para nosso corpo perca a eficiência. 

Chá verde é diurético?

Sim, na verdade, quase todos os chás são, porque a quantidade de água ingerida faz com que aumente a produção de urina e, consequentemente, a eliminação de líquidos que causam o inchaço corporal. 

Mas é importante que esse chá verde seja consumido moderadamente para que esse efeito diurético não faça com que substâncias importantes sejam eliminadas e para que você não fique desidratado. 

Chá verde

Chá verde tira o sono?

Sim, já que ele possui cafeína, é um estimulante natural, devendo ser evitado por pessoas que já possuem dificuldade para dormir e insônia e se você é essa pessoa, mas gosta do chá verde, é só não tomar no período noturno. 

O chá verde é recomendado que seja tomado pela manhã e no começo da tarde para que dê mais energia para enfrentar as tarefas do dia a dia. E ainda, deve ser tomado antes das refeições, pois algumas de suas propriedades podem atrapalhar a absorção de alguns nutrientes importantes, como o ferro e a vitamina C, por isso, ou tome antes ou espere, no mínimo uma hora depois de se alimentar para consumí-lo. 

Chá verde onde comprar

Aqui no nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar chá verde em cápsulas. Você poderá encontrar com apenas um clique o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu produto dependendo da região em que você mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu!