Skip to main content

O corpo humano precisa de nutrientes e vitaminas para manter o organismo protegido de doenças e infecções. A vitamina D tem a função de aumentar a absorção de magnésio, cálcio e fósforo de alimentos que controlam o intestino.

Em alimentos ricos em fibras como aveia, chia, laticínios, carnes e soja, estes nutrientes são facilmente encontrados em uma alimentação equilibrada, e a vitamina possui os níveis D2 presente nos vegetais e a D3 na origem animal.

A vitamina D é muito importante para o organismo e previne muitas doenças, além de trazer muitos  benefícios. Já a sua ausência pode causar prejuízos ao sistema imunológico, ao intestino e também à pele.

Para que serve vitamina D:

A vitamina D começa a fazer efeito no organismo após 10 horas de seu consumo, com ações:

  • Antioxidante: elimina os radicais livres que podem atacar células saudáveis e causar um desequilíbrio de outras funcionalidades do organismo, o que causa a queda da imunidade e torna o corpo mais suscetível a doenças como raquitismo, osteoporose e problemas na tireoide;
  • Aumenta a imunidade: por absorver os nutrientes necessários e repelir aqueles que fazem mal ao organismo, acaba por aumentar a imunidade e proteção do corpo, sendo um preventivo de diversas doenças.
Alimentos que contém vitamina D

Quais alimentos possuem vitamina D:

  • Tipo D2: presente em alimentos de origem vegetal como leguminosas, cogumelos e tofu.
  • Tipo D3: presente em alimentos de origem animal, como frutos do mar, ovos, laticínios e carne;

Além de ser encontrada em alimentos, está presente em uma ação diária muito importante para o organismo: tomar sol.

A luz solar é um fator fundamental para o corpo absorver cálcio e nutrientes, para dar mais resistência e ajudar no crescimento dos ossos. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de obter a vitamina sem prejudicar a pele.

Cuidados na hora de tomar sol

A primeira coisa é usar protetor solar todos os dias, com fator que seja elevado ao nível 30,que seja de acordo com a sua pele, para ter mais eficiência na proteção e também para evitar manchas e câncer de pele.

Nada de ficar muito tempo em exposição ao sol, pois ele transmite os raios UVB e UVA que, em excesso, são prejudiciais à saúde. O ideal varia de 15 minutos a 30 minutos, dependendo do tom e tipo de pele, para não gerar insolação ou pequenas queimaduras.

Segundo especialistas, o melhor horário para tomar sol é antes das 10h da manhã e após às 15h, e o período de maior intensidade da luz solar é de 12h a 14h e este deve ser evitado.

O que acontece com a falta de vitamina D?

Para quem consome poucos alimentos ricos em fontes de vitamina D, e também não se expõe muito ao sol, pode haver a indicação médica do uso diário de suplementos para repor esse nutriente no organismo. É possível encontrar esse produto nas versões em pó, cápsulas ou em comprimidos.

Mas lembre-se, procurar ajuda médica e mudar pequenos hábitos, como tomar sol nos períodos certos e se alimentar seguindo uma dieta equilibrada, são os primeiros passos para garantir ossos e pele mais saudáveis. Sem contar que a vitamina D previne diversos problemas de saúde, entre eles:

  • Doença autoimune: causada por mau funcionamento no sistema imunológico, que leva o organismo se auto atacar;
  • Fraqueza muscular: quando os músculos ficam mais fracos, aumentam as chances de quebras dos ossos;
  • Deficiência de vitamina D: pode ser identificada em exames e se o resultado for menor que 20 ng/ml (nanogramas por mililitro), significa que a vitamina D está em níveis baixos e menor que 10 ng/ml já é considerado grave;
  • Osteoporose: se apresenta quando há perda de massa óssea, o que torna os ossos enfraquecidos e  mais suscetíveis a fraturas. Há tratamento para ajudar no fortalecimento;
  • Osteomalácia: doença causada pela baixa mineralização presente no organismo, tornando os ossos mais fracos e amolecidos;
  • Dores musculares: causa desconforto seguido de dores nos ossos;
  • Redução de cálcio e fósforo: além de causar enfraquecimento dos ossos e da absorção de nutrientes, também causa danos ao intestino.

Para saber se o seu nível de vitamina D está abaixo do esperado ou se o organismo está produzindo de maneira adequada, consulte o seu médico e faça exames regularmente. Se precisar de algum medicamento ou outros produtos de saúde, compre online com a ajuda do Cliquefarma, que compara os menores preços para você e apresenta as melhores ofertas de farmácias confiáveis de todo o Brasil.

Para mais dicas de saúde, acompanhe o Blog do Cliquefarma

Leia também: Vitamina C: funções e importância

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<