Skip to main content

Todo mundo pelo menos uma vez na vida já precisou usar antitérmicos. Esses remédios são bem comuns e você pode comprá-los sem a necessidade de uma receita médica. Mas é importante ficar atento ao uso excessivo de antitérmicos sem prescrição.  

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais a respeito dos antitérmicos, vai saber para que eles servem e a forma correta de tomá-los. Mas antes vamos entender um pouco mais como a febre funciona e como o antitérmico age para combatê-la.

O que é a febre? 

A febre é um aumento da temperatura do seu corpo para uma faixa acima do normal. A temperatura normal do corpo pode mudar alguns graus ao longo do dia. Vários fatores podem aumentar sua temperatura corporal. Algumas causas comuns são infecção, alimentação, atividade física, medicamentos, temperatura ambiente (ambiente ou externa) ou uma forte resposta emocional. 

Uma temperatura oral de 37,5° em uma criança e acima de 37,5° em adultos é considerada febre. As causas da febre incluem doenças benignas, como resfriado, e doenças graves, como gripe e meningite. Dentição infantil, imunização recente, doenças autoimunes e inflamatórias e alguns tipos de câncer também podem causar febre.

Uma febre extremamente alta pode causar convulsões (chamadas de convulsão febril) em crianças. Essas convulsões geralmente não causam danos permanentes, mas você deve visitar seu médico se seu filho tiver uma convulsão. Procure atendimento de emergência se a convulsão durar mais de alguns minutos. 

Se sua febre durar mais de 48 horas, ocorrer com outros sinais alarmantes ou causar preocupação, procure atendimento médico imediatamente. A febre em bebês e crianças muito pequenas pode se tornar séria rapidamente, portanto, tenha cuidado se seu bebê desenvolver febre. Procure atendimento médico imediatamente se você, ou alguém com quem estiver, tiver febre e dificuldade para respirar, torcicolo ou confusão mental. Esses são sinais potenciais de uma doença séria ou com risco de vida que precisa de avaliação imediata em um ambiente de emergência.

antitermico febre

Causas da febre

A presença de proteínas naturais chamadas citocinas ajudam a controlar a temperatura corporal. Uma inundação de citocinas específicas (pirogênios) dentro da circulação irá gerar febre. Vários tipos de infecções, distúrbios inflamatórios e condições podem causar febre.

As infecções mais comuns incluem gripe (influenza), pneumonia, apendicite e infecções do trato urinário. A artrite reumatóide e outras condições inflamatórias do tecido conjuntivo também podem estar presentes com febre. Seu bebê pode até ter febre durante a dentição. Como existem tantas possibilidades, é importante entrar em contato com seu médico para esclarecer suas dúvidas e responder às suas perguntas.

Complicações potenciais da febre

O aumento da temperatura é a maneira natural do corpo de matar o agente infeccioso ou prevenir sua propagação. A febre é um sinal de um processo infeccioso ou inflamatório, muitos dos quais podem ser tratados sem dificuldades graves. 

Na maioria dos casos, as complicações se devem ao problema subjacente, não à febre em si. No entanto, existem complicações potenciais de febre não tratada ou mal controlada, algumas das quais podem ser graves e até mesmo fatais, incluindo:

  • Danos cerebrais causados ​​por febre extremamente alta
  • Desidratação devido à diminuição do desejo de beber líquidos
  • Desidratação devido a vômitos ou diarreia
  • Deficiência física de longo prazo

Tratamentos para a febre

O tratamento da febre depende da causa da febre e do seu conforto. Febres baixas podem realmente ser úteis no combate a algumas infecções. No entanto, febre alta pode deixá-lo desconfortável e dificultar o cuidado de si mesmo.

Para baixar a febre, as opções de medicamentos antitérmicos incluem paracetamol e ibuprofeno. Siga as instruções de dosagem no frasco ou contacte o seu médico ou farmacêutico para aconselhamento. Evite dar aspirina a crianças com febre devido ao risco de síndrome de Reye, que pode ser fatal. 

Se uma infecção estiver causando sua febre, medicamentos adicionais podem ser necessários. Os antibióticos podem tratar infecções bacterianas, como faringite estreptocócica ou infecção do trato urinário. No entanto, os antibióticos não funcionam para infecções virais.

Existem alguns medicamentos antivirais que podem tratar certas doenças, como a gripe. Mas o melhor tratamento para infecções virais é geralmente repouso e ingestão de líquidos para prevenir a desidratação.

Em recém-nascidos, a febre pode ser especialmente perigosa. Em alguns casos, os médicos podem recomendar hospitalização por segurança.

Para que servem os antitérmicos

Como vimos anteriormente a febre alta apesar de ser um mecanismo de defesa e um sinal de alerta do corpo, a temperatura muito elevada pode acabar levando a complicações severas. 

Os antitérmicos agem para baixar a temperatura corporal para que a febre não cause danos como convulsões e desidratação.  

Os antitérmicos funcionam inibindo um tipo de hormônio corporal termorregulador que ao perceber infecções e inflamações no corpo, eleva a temperatura corporal com o objetivo de eliminar esses problemas.

Quando tomamos o antitérmico, as substâncias do remédio vão para a corrente sanguínea até chegar na região cerebral que esse hormônio se encontra e o ajuda a diminuir a temperatura. 

É importante lembrar que o antitérmico não age na raiz do problema eliminando a causa da febre, ele apenas diminui a temperatura evitando que a temperatura corporal elevada cause danos ao corpo.

Por isso, sempre que tiver febre, é importante buscar tratamento médico para verificar as causas do aumento de temperatura, junto com outros sintomas que você pode estar sentindo.

Antitérmicos mais comuns

Existem vários tipos de antitérmicos, com diferentes princípios ativos e diferentes marcas. Mas as substâncias mais comuns usadas para diminuir a temperatura são: ibuprofeno, paracetamol e dipirona. 

Com certeza você deve ter um desses remédios na gaveta do seu armário. Esses antitérmicos são bem comuns e são usados tanto em casa por via oral, sem a necessidade de ter uma receita médica, como também são usados em hospitais com o mesmo objetivo, mas geralmente por meio intravenoso para ter uma ação mais rápida.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses antitérmicos mais comuns.

Ibuprofeno

O ibuprofeno pertence a um grupo de medicamentos denominados analgésicos e antitérmicos. É amplamente utilizado por seus efeitos analgésicos e antitérmicos(ANVISA). 

Está disponível sem receita na forma de comprimidos ou cápsulas em doses de 200 a 400 mg e pode ser tomado até três vezes ao dia após as refeições. Alguns comprimidos são projetados para liberar a droga lentamente ao longo de um período de tempo, e algumas pessoas consideram isso útil para o alívio da dor noturna.

Doses mais altas de ibuprofeno estão disponíveis mediante receita e podem ser usadas se você tiver artrite reumatoide ou outro tipo de artrite inflamatória. 

O ibuprofeno também está disponível em cápsulas moles à base de lipídios. Podem ser comprados em farmácias e são tão eficazes quanto o ibuprofeno prescrito no alívio de dores intensas nas articulações e febres.

Efeitos colaterais e riscos

Tal como acontece com outros analgésicos e antitérmicos o ibuprofeno pode causar efeitos secundários relacionados com o estômago, por isso deve falar com o seu médico se tiver tendência para ter problemas como azia ou indigestão. Seu médico pode sugerir um tipo diferente de antitérmicos ou prescrever outro medicamento para ajudar a proteger o estômago. 

O uso prolongado de antitérmicos e analgésicos, incluindo ibuprofeno, também pode aumentar o risco de problemas cardíacos ou circulatórios – especialmente se você tiver outros fatores de risco para essas condições. 

Portanto, você não deve tomar ibuprofeno para alívio da dor em longo prazo sem consultar seu médico primeiro, e você não deve tomar ibuprofeno se também estiver sendo prescrito outro tipo de comprimido antitérmico.

Perguntas respondidas sobre o Ibuprofeno

O ibuprofeno é adequado para mim?

Você não deve tomar ibuprofeno se: 

  • É alérgico ao ibuprofeno
  • Teve piora da asma, erupção cutânea, coriza ou inchaço da face, lábios ou garganta após tomar ibuprofeno
  • Tiver, ou já teve, úlcera estomacal
  • Tiver insuficiência cardíaca grave
  • Tem doença hepática grave
  • Está tomando aspirina em uma dose diária de mais de 75 mg ou outros medicamentos antitérmicos e analgésicos

Posso tomar ibuprofeno se tiver coronavírus?

Você pode usar ibuprofeno para tratar os sintomas do coronavírus – como dor de cabeça ou temperatura alta – em casa, se estes forem adequados para você.

Leia o folheto de informações do paciente primeiro e siga as instruções. Recentemente, houve algumas sugestões de que o ibuprofeno pode piorar os sintomas do coronavírus (COVID-19) ou torná-lo mais propenso a contrair o vírus. No entanto, um Grupo de Trabalho de Especialistas concluiu que não há evidências suficientes para estabelecer esse vínculo.

Posso tomar ibuprofeno se estiver grávida ou amamentando?

Se você estiver grávida, o ibuprofeno não é recomendado, a menos que seu médico sugira ou prescreva. Se você estiver amamentando, é melhor conversar com seu médico ou farmacêutico antes de usar o ibuprofeno.

Posso dar ibuprofeno ao meu bebê ou criança?

Os medicamentos de ibuprofeno especialmente formulados para crianças podem ser administrados a bebês com mais de três meses, desde que pesem pelo menos 5 kg. Lembre-se que a dose para crianças varia de acordo com seu peso e idade.

O folheto de informações do paciente, que está incluído na caixa, contém orientações detalhadas sobre a quantidade de medicamentos a administrar. Existem algumas condições para as quais você deve evitar tomar ibuprofeno, incluindo a varicela. Se você não tiver certeza, peça conselho ao seu farmacêutico ou ao seu médico.

O que devo fazer se tomar muito ibuprofeno?

Overdoses de ibuprofeno podem ser perigosas. Se você acha que ingeriu muito, vá imediatamente à emergência mais próxima.

Paracetamol

O paracetamol é um medicamento usado para dois propósitos principais. O primeiro é como um analgésico não opióide para dores leves a moderadas. O segundo é como um antitérmico para baixar a febre.

 Como o paracetamol funciona não é totalmente compreendido, mas os pesquisadores suspeitam que tem um efeito sobre os hormônios chamados prostaglandinas, que causam dor e inflamação, bem como aumentam a temperatura corporal ao afetar o hipotálamo no cérebro.

O paracetamol vem como um produto de ingrediente único ou como um dos vários ingredientes em medicamentos projetados para tratar vários sintomas, como preparações para resfriado e sinusite e fórmulas combinadas para dor. É vendido genericamente como um produto de marca de drogaria e sob várias marcas, sendo a mais comum Tylenol.

Ele pode ser comprado ao balcão em uma variedade de dosagens relativamente baixas ou prescrito por um médico em dosagens mais altas e vem em muitas formas – comprimidos (para engolir ou mastigar), comprimidos de liberação prolongada, cápsulas e comprimidos ovais, tabletes e cápsulas de gel, e como um líquido. O paracetamol também pode ser tomado como supositório.

 O paracetamol geralmente é o primeiro tratamento de escolha para dores musculares leves a moderadas e dor de cabeça e desconforto ou febre causada por resfriados. Mas é importante que você tome exatamente como indicado para evitar efeitos colaterais indesejáveis ​​ou mesmo potencialmente fatais.

Efeitos colaterais e riscos

Tal como acontece com a maioria dos medicamentos, o paracetamol carrega o potencial de efeitos colaterais que variam de relativamente pequenos a graves e até mesmo fatais.

 Dois efeitos colaterais comuns do paracetamol que geralmente não requerem atenção médica são: 

  • Dor de cabeça 
  • Náusea

 As reações adversas mais graves associadas ao paracetamol incluem: 

  • Reação alérgica, como erupção na pele, coceira, urticária no rosto, lábios ou língua inchados
  • Dor de garganta com febre, dor de cabeça, náusea, erupção na pele ou vômito
  • Inchaço
  • Rouquidão
  • Dificuldade ao respirar
  • Dificuldade em engolir
  • Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica – reações cutâneas potencialmente fatais que geralmente requerem hospitalização.
  • Pustulose exantemática generalizada aguda, uma reação cutânea menos grave que geralmente remite dentro de duas semanas após a interrupção do medicamento.

Chame seu médico imediatamente ou vá a uma emergência se sentir algum desses efeitos colaterais.

Perguntas respondidas sobre o paracetamol

O paracetamol é adequado para mim?

Você não deve tomar paracetamol se: 

  • For alérgico ao paracetamol
  • É fumante e alcoólatra
  • Tiver, ou já teve, úlcera estomacal
  • Tiver problemas renais graves

 Posso tomar paracetamol se tiver coronavírus?

Você pode usar paracetamol para tratar os sintomas do coronavírus – como dor de cabeça ou temperatura alta – em casa, se estes forem adequados para você. Sempre leia o folheto de informações ao paciente antes de tomar qualquer medicamento.

Posso tomar paracetamol se estiver grávida ou amamentando?

Sim, você pode tomar paracetamol se estiver grávida, mas deve esperar que o seu médico prescreva o medicamento para você. A mesma orientação serve para lactantes.

Posso dar paracetamol ao meu bebê ou criança?

Os medicamentos de paracetamol especialmente formulados para crianças podem ser administrados a bebês com mais de três meses, desde que pesem pelo menos 5 kg. Lembre-se que a dose para crianças varia de acordo com seu peso e idade. Antes de dar qualquer medicamento a criança é importante consultar o médico para maiores informações.

O que acontece se eu tomar muito Paracetamol?

Estudos descobriram que a overdose de paracetamol é a principal causa de insuficiência hepática aguda (súbita) em alguns lugares. O risco é maior quando grandes doses de paracetamol são tomadas ou o medicamento é usado com frequência por um longo período de tempo.

Tomar paracetamol com álcool ou certos medicamentos associados a danos no fígado, como o tratamento contra o câncer e o medicamento para tuberculose (isoniazida), também pode aumentar o risco de insuficiência hepática aguda.

Dipirona

A dipirona tem propriedades analgésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias. Reduz a síntese de prostaglandinas para diminuir a febre. Também estimula a secreção de endorfinas pelo hipotálamo, reduz o nível de pirogênios endógenos e afeta o centro de termorregulação no hipotálamo.

A dipirona talvez seja um dos antitérmicos mais usados no Brasil, porém em alguns lugares do mundo essa substância é proibida, como é o caso dos Estados Unidos, pois eles alegam que a dipirona causa mais choques anafiláticos que os outros antitérmicos, porém não há pesquisas que comprovem essa alegação. Se utilizada da maneira correta, a dipirona cumpre o que promete sem causar maiores danos.

Efeitos colaterais e riscos

Assim como acontece com qualquer outro medicamento, a dipirona possui alguns efeitos colaterais e estes incluem:

  • Problemas no sangue e sistema linfático
  • Dor no peito e arritmias
  • Dor abdominal, náuseas e vômito
  • Inflamação da mucosa.
  • Erupções na pele e coceira
  • Tontura.
  • Insuficiência renal
  • Dor de garganta e falta de ar

Perguntas respondidas sobre a dipirona

A dipirona é adequada para mim?

Você não deve tomar dipirona se: 

  • For alérgico a dipirona
  • Possui anemia aplástica 
  • Tiver, ou já teve, úlcera estomacal 
  • Tiver problemas hepáticos graves

Posso tomar dipirona se tiver coronavírus?

Você pode usar a dipirona para tratar os sintomas do coronavírus – como dor de cabeça ou temperatura alta – em casa, se estes forem adequados para você. Sempre leia o folheto de informações ao paciente antes de tomar qualquer medicamento.

Posso tomar dipirona se estiver grávida ou amamentando?

Se você estiver grávida, a dipirona não é recomendada, a menos que seu médico sugira ou prescreva. Se você estiver amamentando, é melhor conversar com seu médico ou farmacêutico antes de usar a dipirona.

Posso dar dipirona ao meu bebê ou criança?

Os medicamentos com dipirona especialmente formulados para crianças podem ser administrados a bebês com mais de três meses, desde que pesem pelo menos 5 kg. Lembre-se que a dose para crianças varia de acordo com seu peso e idade. Sempre consulte um pediatra em caso de dúvidas.

O que devo fazer se tomar muita dipirona?

Overdoses de dipirona podem ser perigosas. Se você acha que ingeriu muito, vá imediatamente à emergência mais próxima.

Antitérmicos naturais

Qualquer pessoa que já teve febre sabe como pode ser ruim é preocupante, principalmente quando lida com crianças pequenas. A febre é um sinal comum de doença e uma resposta necessária para estimular o sistema imunológico e afastar invasores indesejados que prosperam na temperatura normal do corpo.

Na verdade, a febre é um bom indicador de que o sistema imunológico está funcionando corretamente. As febres desempenham um papel vital no combate às doenças e devem ser combatidas, e não contra. Mas eles são desconfortáveis ​​e deixam o paciente se sentindo muito mal.

Mas quando se trata de febres, muitas vezes nos apressamos em pegar o frasco de remédio. Em relação ao resfriado comum, gripe ou infecção viral, pode ser contraprodutivo suprimir a febre usando tratamentos convencionais de venda livre, como o paracetamol. 

 Pode fornecer algum alívio temporário, mas pode tornar mais difícil para o sistema imunológico realizar seu trabalho. Uma pesquisa significativa sugere que uma febre leve a moderada deve seguir seu curso e, ao fazer isso, pode encurtar a duração da doença e reduzir a chance de espalhar a doença para outras pessoas.

Então, o que você faz se surgir uma febre? Na maioria das febres, seu objetivo deve ser o conforto. Essas dez dicas podem ajudá-lo a tratar naturalmente a febre e fazer com que você se sinta melhor e se recupere mais rápido.

Mantenha-se hidratado

A regra nº 1 é manter-se devidamente hidratado. A desidratação pode acontecer facilmente, principalmente em bebês e crianças pequenas. Frequentemente, você não terá apetite por comida com febre, pois seu corpo está ocupado usando sua energia para lutar contra a doença e não quer gastá-la para digerir os alimentos.

Não há necessidade de forçar o corpo a comer se não tiver apetite, mas acompanhe os líquidos. Experimente comer vegetais cozidos no vapor, sopas e caldos, se possível, para se manter nutrido. Beba muita água e chás de ervas. A água de coco é uma boa escolha para adicionar eletrólitos ao seu sistema. Se você estiver muito doente para comer ou beber, tente chupar pedaços de gelo ou picolés.

Descanse um pouco

O sono é o método natural mais poderoso do corpo para a recuperação de doenças. Na verdade, a falta de sono pode até deixá-lo doente. Durma bem para permitir que seu corpo use a energia de que dispõe para lutar contra a doença. Este é o momento perfeito para usar os dias de licença médica e manter seus filhos em casa. O sono extra irá garantir uma recuperação mais rápida, ao mesmo tempo que evita que algo se espalhe se acontecer de você ser contagioso.

Beba chás de ervas

Os chás de ervas são uma ótima escolha para ajudar a tratar a febre. Eles não apenas ajudam a mantê-lo hidratado, mas também podem produzir transpiração, ao mesmo tempo que fortalecem o sistema imunológico para ajudá-lo a melhorar mais rapidamente.  

Sabugueiro, erva-dos-gatos, mil-folhas, casca de salgueiro branco, equinácea e erva-cidreira são todos conhecidos por auxiliar no tratamento de febres. Suco de limão e mel cru podem ser adicionados ao chá para um reforço extra de vitamina C (mas nunca dê mel a uma criança com menos de um ano de idade).

Aumente sua imunidade

Ajude seu corpo a lutar contra a doença: equinacea, xarope de sabugueiro e vitamina C são boas opções para ter à mão para ajudar seu sistema imunológico. 

Experimente um banho de sal epsom 

O sal epsom fornece hidratação e magnésio ao corpo, ao mesmo tempo que retira toxinas do corpo. Adicione 2 xícaras de sais de epsom a um banho morno (não frio) e fique de molho (10-15 minutos para crianças e 20-30 minutos para adultos).

Vinagre de maçã para a recuperação

O vinagre de maçã é outro remédio antigo usado para ajudar a “aliviar” a febre. Mergulhe algumas toalhas em vinagre de maçã diluído (1 parte de vinagre para 2 partes de água) e coloque-as na testa e na barriga ou enrole-as na planta dos pés. Como alternativa, você pode adicionar uma xícara de vinagre de maçã a um banho quente.

Recorra aos óleos essenciais

Deixe suar com óleo de hortelã, óleo de gengibre e óleo de casca de canela, que podem ajudar a aquecer o sistema circulatório e causar suor. Lavanda, tomilho, alecrim, eucalipto e óleos de sálvia também ajudam a fornecer conforto calmante no tratamento da febre. 

Experimente aplicar algumas gotas de óleo de lavanda em água fria e molhe uma toalha na mistura. Coloque-o na testa para um efeito refrescante e relaxante. Como alternativa, misture algumas gotas de óleo de hortelã com óleo de coco e esfregue na planta dos pés e na nuca.

Beba caldo de ossos

A vovó estava certa – canja de galinha faz bem mais do que apenas a alma, e caldo de ossos aumenta a velocidade da cura. O caldo de osso contém gelatina e cartilagem que suportam a função imunológica saudável.

Beba um copo na próxima vez que tiver febre para dar um impulso ao sistema imunológico, com o benefício adicional de mantê-lo hidratado. Caldo de osso caseiro, usando ossos e vegetais saudáveis ​​e orgânicos, é sempre preferido, no entanto, existem muitas variedades compradas em lojas também disponíveis.

Experimente a homeopatia

homeopatia é a crença de que o corpo tem a capacidade de se curar, e os remédios homeopáticos são formas naturais de apoiar seu corpo durante uma febre. Remédios homeopáticos são remédios à base de plantas e produtos naturais. Diz-se que estimulam a capacidade natural do corpo de auto cura, encurtando a duração da doença e o tempo de recuperação. Esses remédios podem ser encontrados na maioria das lojas de alimentos saudáveis, drogarias ou podem ser encomendados online.

Tratamento com meia molhada

O tratamento com meia molhada pode parecer estranho, mas muitas pessoas acreditam que esse remédio natural ajuda a estimular o sistema imunológico e aumentar a circulação sanguínea. É melhor usar essa técnica no primeiro dia da febre e por algumas noites seguidas para obter o máximo de eficácia.

Primeiro, você precisa aquecer os pés em uma banheira ou chuveiro quente. Seque-os completamente. Em seguida, antes de ir para a cama, molhe um par de meias finas de algodão em água fria, torça-as e calce-as. Cubra com um par de meias de lã seca. As meias molhadas devem estar quentes e secas pela manhã. Se você acordar no meio da noite e as meias já estiverem secas, repita antes de voltar a dormir.

Remédios populares para reduzir a febre

Além dessas ideias, existem outros remédios populares para reduzir a febre.

Garra do diabo

A tribo africana Kalahari usa a raiz da garra do diabo contra as altas temperaturas. Eles consomem chá ou um pó feito dessa planta. Além de baixar a temperatura, a garra do diabo tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar contra infecções bacterianas.

Chocolate

Você sabia que o chocolate tem propriedades curativas? Tradicionalmente, o cacau tem sido usado como remédio para febre alta, depressão e doenças renais e hepáticas.

Romã

O povo de Israel cultiva a romã há mais de 5.000 anos. Muitas partes da fruta são usadas para fins médicos. Por exemplo, a casca da romã pode ser usada como remédio contra a febre.

Tamarindo

Os médicos árabes há muito estudam as propriedades medicinais do tamarindo. É sabido que o tamarindo diminui a febre.

As propriedades curativas do tamarindo também eram usadas pelos índios que usavam essa planta para fazer uma poção especial para tratar a febre.

Pimenta

Os povos do México, Índia, China e Tailândia sabem que a comida quente não só é deliciosa, mas também ajuda a reduzir a temperatura corporal. Alimentos contendo pimenta malagueta ou pimenta caiena promovem a transpiração – o mecanismo natural de resfriamento do corpo.

Bebida indígena

Os índios fazem bebidas agridoces com pimenta caiena e laranjas para o tratamento da febre. Pimenta caiena é embebida em água quente e, em seguida, adiciona-se açúcar e suco de laranja azedo. Essa poção, além de reduzir a temperatura, promove a sudorese e fornece vitamina C. 

Eucalipto

A madeira de eucalipto produz óleo perfumado, que supostamente ajuda a combater a febre.

Framboesa, amora e espinheiro

Os residentes da Rússia fazem uma bebida quente feita de framboesa, amora ou espinheiro.

Esmague uma xícara de framboesa ou amora ou espinheiro com uma colher de pau e esprema o suco.

Despeje 1 litro de água sobre o restante da fruta e ferva a mistura. Deixe esfriar um pouco; adicione o suco espremido e algumas colheres de sopa de mel. Beba enquanto morno, um copo a cada 30-40 minutos.

É importante destacar que apesar desses métodos naturais possuírem algum efeito, se você tentar usá-lo e a febre não diminuir, não insista neles, pois isso pode ser prejudicial.

Em caso de febre alta opte pelo antitérmico farmacêutico ou procure atendimento médico urgente.

Onde comprar antitérmicos

Visto que nunca se sabe quando uma febre pode surgir, é muito importante ter antitérmicos em casa para as urgências. 

Com o buscador de preços da Cliquefarma você vai encontrar o antitérmico que precisa, de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<