condicionador infantil

Condicionador Infantil: maciez e cuidados para o cabelos das crianças

04/01/2022 Off Por cliquefarma

A chegada de um bebê gera grandes expectativas para a mamãe, para o papai e para toda a família. Os pais ficam preocupados em oferecer os melhores cuidados para os filhos e, por isso, sempre optam pelos melhores produtos para as crianças. Alguns desses produtos são: shampoo, condicionador infantil, fraldas, pomadas contra assaduras e muitos outros itens de cuidados infantis.

Se você é mãe ou pai de primeira viagem, deve ficar em dúvida a respeito dos cuidados que precisa ter com seu filho. Algumas pessoas mais experientes talvez deem a sua opinião a respeito dos cuidados com o bebê. Pode ser também que você procure opinião médica, aliás, essa é a alternativa mais recomendada.

Logo no nascimento do bebê, não existe a necessidade da utilização de muitos produtos infantis, até porque, a pele do bebê é sensível e frágil, o que limita bastante o uso de alguns produtos.

Mas à medida que o bebê cresce, é necessário analisar a necessidade de introduzir outros produtos para os cuidados infantis, de acordo com a idade da criança. Pedir a ajuda de um profissional é muito importante também na hora de começar a usar novos produtos na criança.

Além disso, optar por produtos de qualidade também é essencial para realizar da forma adequada os cuidados infantis com o seu filho.

Para te ajudar a entender mais sobre os produtos de higiene infantil, preparamos esse artigo que vai abordar mais detalhes sobre o condicionador infantil e outros produtos essenciais para a higiene do seu filho. Fique com a gente e acompanhe o nosso artigo!

Para que serve o condicionador?

A maioria dos adultos usam o shampoo e o condicionador para cuidar dos fios. Essa dupla é praticamente inseparável quando se trata de cuidados com o cabelo. No entanto, algumas pessoas acabam deixando de lado o uso do condicionador na hora de lavar os cabelos, pois acham que esse produto é dispensável.

As funções do shampoo são diferentes das funções do condicionador. Mas podemos dizer que um completa o outro. No caso do shampoo, ele tem a função de limpeza. O shampoo promove a limpeza dos fios, agindo como um desengordurante.

No entanto, se o shampoo for usado sem o condicionador, ele pode acabar causando ressecamento nos fios e outros problemas que podem deixar o cabelo com um aspecto desagradável.

Mas quando o condicionador é usado em conjunto com o shampoo, ele pode proporcionar vários benefícios para os fios. Veja a seguir, as principais funções que o condicionador tem e os benefícios que esse produto pode proporcionar para as suas madeixas.

Evita o ressecamento dos fios

Como mencionamos anteriormente, o shampoo tem a função de desengordurante. Sendo assim, ele pode acabar tirando a oleosidade natural dos fios, causando o ressecamento do cabelo.

Mas o condicionador serve para proporcionar hidratação e nutrição para o cabelo que passou pela lavagem, evitando assim o ressecamento dos fios.

Se o seu cabelo estiver ressecado, nem sempre é necessário partir para um tratamento mais profundo. Incluir o condicionador na sua rotina de cuidados pode ser a solução contra o ressecamento do cabelo.

Evita as pontas duplas

Um problema que a maioria das pessoas enfrentam, é um cabelo com pontas duplas. Várias coisas podem causar pontas duplas nos fios, como por exemplo, tratamentos químicos e uso de ferramentas quentes de modelagem.

Além disso, a falta de nutrição também é um dos principais responsáveis pelas pontas duplas e como vimos, a nutrição deve fazer parte da sua rotina, usando o condicionador de cabelos.

Promove o fechamento das cutículas do cabelo

Para proporcionar uma limpeza mais profunda, muitos shampoos abrem as cutículas capilares, para que o produto seja mais eficaz no que diz respeito à limpeza dos fios. Mas essas cutículas não podem ficar abertas após a lavagem, pois isso pode fazer mal para os fios.

O condicionador é um produto que também possui a função de fechar as cutículas capilares que são abertas pelo shampoo, proporcionando uma lavagem mais saudável para os fios.

Equilibra os fios capilares

Algumas pessoas que possuem o cabelo oleoso, ficam com receio de usar o condicionador na sua rotina de cuidados, pois acham que o produto vai intensificar ainda mais a oleosidade natural que o cabelo já possui.

No entanto, o condicionador não promove a oleosidade excessiva dos fios. Na verdade, o condicionador promove um equilíbrio da raiz até as pontas de hidratação ideal para o cabelo, sem deixá-lo ressecado e nem oleoso demais.

Para que serve o condicionador infantil?

 Vimos que o condicionador tem várias funções no cabelo de um adulto, mas esse produto é realmente necessário para as crianças?

À medida que o cabelo do seu filho cresce, pode ser necessário introduzir alguns produtos na rotina de cuidados diários como o condicionador infantil.

No cabelo de uma criança o condicionador também pode desempenhar algumas funções importantes. Mas vale lembrar que antes de introduzir qualquer produto na rotina de cuidados com o seu filho, é válido pedir orientação médica.

A seguir vamos te apresentar algumas funções que o condicionador infantil pode desempenhar no cabelo do seu filho.

Promove a maciez

Embora o cabelo de uma criança pequena possa sofrer pouco com alguns agentes externos, isso ainda pode ser um problema dependendo da rotina do seu filho.

Se você lava o cabelo do seu filho diariamente, ou se ele tem contato constante com piscina ou praia, isso pode acabar afetando a maciez do cabelo da criança e deixá-lo com um aspecto desagradável.

Ajuda a desembaraçar

Pode ser bem difícil desembaraçar o cabelo das crianças, visto que elas não param quietas por muito tempo. Então, quanto mais você puder facilitar o processo de desembaraçar os fios do seu filho, melhor vai ser para ele e para você.

O condicionador infantil é um grande aliado no que diz respeito a desembaraçar os cabelos. Ele ajuda a soltar os nós e ainda deixa o cabelo mais macio, como vimos no tópico anterior.

Mantém hidratado

O cabelo de uma criança também pode sofrer com o ressecamento dos fios. Por isso, é importante usar o condicionador com o objetivo de proporcionar nutrição e hidratação para os cabelos dos pequenos.

Condicionador infantil ideal para cada tipo de cabelo

Assim como os adultos devem escolher os produtos ideais de acordo com o seu tipo de cabelo, os pais não devem fazer isso de forma diferente com os seus filhos.

Se a criança começar a usar os produtos certos desde cedo, ela vai crescer com o cabelo saudável, que com certeza vai ser mais fácil de gerenciar no futuro.

Condicionador para todo tipo de cabelo

Existem alguns condicionadores para crianças que são ideais para todos os tipos de cabelos. Eles proporcionam nutrição e hidratação na medida certa, sem danificar os cabelos dos pequenos.

Quando se trata de produtos para adultos, a maioria das pessoas escolhem de acordo com os ingredientes que o produto possui. No que diz respeito a produtos infantis, os pais precisam se concentrar nos ingredientes que os produtos não possuem, a fim de garantir que o produto utilizado seja totalmente seguro para a criança.

Alguns dos produtos que os pais precisam ficar atentos na hora de escolher um item adequado para os seus filhos são: silicones, parabenos, fragrâncias sintéticas, doadores de formaldeído e ftalatos. Todos esses produtos são de origem sintética que podem fazer mal não só para os cabelos, mas também para a saúde dos seus filhos.

Se concentre em produtos que sejam feitos com substâncias naturais, que sejam antialérgicos e que tenham o selo de teste dermatológico.

Condicionador para cabelos cacheados

Os pais de crianças que possuem os cabelos cacheados precisam ficar atentos a outros aspectos, mas sem deixar de lado as informações anteriores sobre o condicionador infantil ideal para todos os tipos de cabelos.

Diferente do que algumas pessoas pensam, o cabelo cacheado é consideravelmente mais sensível, e por isso, exige um cuidado mais especial. Ao escolher um condicionador infantil para cabelo cacheado, opte por produtos a base de óleos e frutas. Isso vai deixar o cabelo do seu filho hidratado e nutrido.

Condicionador para cabelos finos

Crianças que possuem o cabelo fino também precisam de uma atenção especial, pois esse tipo de cabelo também pode ser muito fácil de embaraçar e quebrar.

Para esse tipo de cabelo é ideal que seja usado um condicionador que também seja desembaraçante e que proporcione nutrição aos fios.

Condicionador para cabelos danificados

Infelizmente algumas coisas podem causar danos aos cabelos dos pequenos, como praia e piscina. Nesses casos é ideal que os pais usem condicionadores com substâncias de reconstrução.

Lembrando que essas substâncias devem ser naturais, como por exemplo, o abacate, a manteiga de karité e o azeite de oliva.

condicionador infantil

Quando o bebê pode usar condicionador infantil

Existem algumas divergências em relação a idade ideal da criança começar a usar alguns produtos. Isso porque, algumas crianças podem ser mais resistentes a determinados produtos de cuidados infantis, enquanto outras crianças são mais sensíveis a desenvolver alergias e, por isso, o uso de alguns produtos devem ser adiados.

Sendo assim, a consideração do uso de produtos de higiene infantil deve ser individualizada e as necessidades do seu bebê devem ser abordadas pelo pediatra dele.

Mas de uma forma geral, a maioria dos médicos orientam que alguns produtos, como o condicionador infantil só devem ser usados após o primeiro ano de vida da criança, pois esse é um período em que a criança está mais resistente e a probabilidade de se desenvolver alergias é menor.

Ainda assim, mesmo depois do primeiro ano, é importante ter cautela ao usar produtos no seu filho. Antes de usar qualquer produto na criança, você pode fazer um pequeno teste de pele, com o objetivo de detectar possíveis alergias no seu filho.

Esse teste é bem simples e fácil de fazer. Ao comprar um novo produto, basta pegar um pouco do produto e passar na parte inferior do pulso da criança e deixar ali por alguns minutos. Depois, retire o produto e observe se ocorre vermelhidão, ou coceira na região em que o produto foi aplicado.

Se nada acontecer, é provável que o seu filho não tenha alergia a nenhuma substância presente no produto que você testou.

Mesmo que seu filho não possua alergias, é muito importante que o condicionador infantil não seja usado antes do primeiro ano de vida, pois nesse período o seu filho pode desenvolver uma condição chamada de dermatite seborreica. Segundo a sociedade brasileira de pediatria, essa condição pode causar vermelhidão e descamação em várias regiões do rosto do bebê.

Como usar condicionador infantil da forma correta?

Até mesmo os adultos têm dificuldade em aplicar alguns produtos da forma correta. O condicionador é um dos produtos que causam confusão na hora da aplicação, principalmente se ele for usado em conjunto com o shampoo e máscara de hidratação, no caso do uso em adultos.

Se você também tem dúvidas em relação a esse assunto, é importante ressaltar que no caso do uso do condicionador em conjunto com apenas o shampoo, ele deve ser usado após a aplicação do shampoo. Mas se você for usar alguma máscara de hidratação, primeiro você deve usar o shampoo, depois a máscara e então, o condicionador, para fechar as cutículas capilares.

No caso das crianças, máscaras de hidratação não devem ser usadas. Sendo assim, o condicionador deve sempre ser usado após o uso do shampoo. Para que fique ainda mais claro, veja a seguir o passo a passo para lavar o cabelo do seu filho da forma correta:

  1. Molhe o cabelo da criança com água;
  2. Aplique um pouco de shampoo nas mãos e depois espalhe no cabelo da criança;
  3. Faça movimentos circulares e suaves com a ponta dos dedos;
  4. Enxágue o cabelo da criança com água;
  5. Aplique um pouco de condicionador nas mãos e em seguida espalhe no cabelo;
  6. Faça movimentos suaves, massageando o couro cabeludo e os fios do cabelo;
  7. Enxágue o cabelo da criança com água.

Algumas pessoas também têm dúvidas em relação a quantidade ideal de shampoo e condicionador infantil que deve ser aplicado no cabelo da criança. Essa quantidade vai depender muito do tamanho do cabelo que a criança possui, mas vale ressaltar que você não deve aplicar uma quantidade muito grande do produto.

Na maioria das vezes, um padrão de quantidade, do tamanho de uma moeda na palma das mãos, é o ideal para realizar a lavagem e o condicionamento dos fios dos pequenos.

Pode usar condicionador de adulto em crianças?

Muitos adultos se dão muito bem com produtos infantis, visto que esses produtos são geralmente feitos com mais atenção e são hipoalergênicos. E os dermatologistas afirmam que não há problema algum em adultos usarem cremes, shampoos e condicionadores infantis. Mas será que o contrário também é verdadeiro?

Em termos simples, crianças não devem usar produtos para adultos, pois esses produtos podem causar danos à pele das crianças. Apenas a partir dos 12 anos de idade, produtos para adultos podem ser introduzidos na rotina de cuidados com a higiene infantil.

Alguns produtos para adultos possuem até mesmo uma recomendação de uso no produto, não indicando o uso em crianças menores que 12 anos.

Essas orientações também se aplicam ao condicionador. Dessa forma, crianças não devem usar condicionador de adulto na sua higiene pessoal.

De fato, não há a necessidade de crianças usarem produtos de adultos, pois existem muitas linhas infantis, com preços acessíveis que você pode usar em seu filho.

O uso de produtos destinados para adultos em crianças, pode causar problemas de pele, como por exemplo, dermatite e até mesmo alergias.

condicionador infantil

Qual a melhor linha de condicionador infantil para cabelos cacheados

O mercado para produtos destinados a cabelos cacheados vem crescendo constantemente nos últimos anos. isso é muito bom, visto que até a algum tempo atrás, os produtos específicos para cabelos cacheados eram muito difíceis de encontrar.

Hoje podemos observar uma variedade de produtos para cabelos de todos os tipos de cachos e inclusive para cachos infantis. Isso faz com que os produtos fiquem mais baratos e também aumenta o nosso leque de opções.

No entanto, com tantos produtos disponíveis no mercado, algumas pessoas ficam com dúvidas na hora de escolher a melhor linha infantil para cabelos cacheados.

Adultos que possuem o cabelo cacheado, sabem que para escolher um bom produto para o seu cabelo, é necessário testar alguns produtos e decidir qual produto foi mais benéfico para os seus cachos. Com os produtos infantis não é diferente.

Os pais precisam fazer alguns testes com produtos de linha infantil para verificar qual produto é o melhor para os cachos do seu filho.

No entanto, podemos observar que alguns produtos possuem uma melhor avaliação, no que diz respeito a cabelos cacheados e você pode começar por esses produtos para ter mais chances de acerto.

A Salon Line, por exemplo, possui uma linha de produtos específicos para cabelos cacheados das crianças. A linha “Tô de cachinho” faz sucesso entre muitas crianças de cabelo cacheado. Essa linha possui Shampoos, condicionadores, Cremes de cabelo e outros produtos destinados aos cachinhos das crianças.

A fabricante Dove também possui bons produtos para os cachos infantis. A linha Baby Dove, possui shampoos, condicionadores e outros produtos que ajudam na hidratação e proporcionam maciez para os fios dos pequenos.

A linha Infantil Johnson’s Baby Cachos, também agrada muito as mamães que têm filhos com o cabelo cacheado. Assim como as outras linhas citadas aqui, essa linha de produtos Johnson’s, não possuem aditivos químicos e ajudam a manter os cachinhos lindos e saudáveis.

Dicas de cuidados com o cabelo das crianças

Usar um bom condicionador infantil não é a única coisa que você precisa fazer para cuidar bem dos cabelos dos seus filhos. Existem algumas dicas que podem te ajudar a manter uma boa rotina de cuidados com o cabelo das crianças.

Entenda os produtos infantis

Para usar um produto que não faça mal ao cabelo e muito menos a pele do seu filho, você precisa aprender a entender os produtos infantis. Para isso, ler os rótulos é o primeiro passo.

Nos rótulos dos produtos infantis você vai encontrar todas as informações que você precisa sobre o produto que você deseja comprar. Você vai encontrar a faixa etária que o produto se destina, os ingredientes que o produto possui, os objetivos do produto para o cabelo do seu filho e outras informações importantes.

Lembre-se que quanto menos substâncias químicas o produto tiver, melhor ele vai ser para o seu filho. 

Escolha um shampoo que limpe o cabelo

O shampoo ideal é aquele que limpa profundamente, sem irritar a pele da criança. Algumas pessoas com o objetivo de economizar, acabam misturando o shampoo com água. Fazer isso não vai te ajudar, pois você vai ter que utilizar uma quantidade maior de shampoo para conseguir atingir o resultado, e o que você imaginou que iria economizar, vai sair ainda mais caro.

Aprenda a desembaraçar o cabelo

O cabelo das crianças geralmente é bem fino nos primeiros anos de vida e isso pode facilitar ainda mais o embaraçamento dos fios. Mas não precisa se desesperar se isso acontece mais do que você gostaria.

A primeira coisa a ser observada na hora de desembaraçar o cabelo do seu filho, é o tipo de pente que você vai usar. Escolha pentes grandes, com dentes espaçados, pois isso pode ajudar a desembaraçar melhor e também evita que a criança sinta dor ao pentear o cabelo.

Outra dica que pode ajudar é desembaraçar os fios no banho, enquanto o cabelo estiver molhado. Alguns condicionadores infantis que são desembaraçantes, podem ajudar ainda mais nesse momento.

A forma ideal de desembaraçar o cabelo das crianças é começando pelas pontas e depois, aos poucos, subir para a raiz. Esse processo vai tirar os nós com mais facilidade e evitar a dor de desembaraçar os cabelos.

Além disso, você pode dividir o cabelo em mechas e fazer o processo de desembaraçar começando das pontas até a raiz.

Evite perfumes no cabelo ou couro cabeludo

Embora muitos pediatras desencorajam o uso de perfumes em qualquer parte do corpo, algumas mães optam por usar perfumes nas crianças desde muito pequenos.

Se você optou por usar perfume em seus filhos, evite de passar esse produto no cabelo ou no couro cabeludo das crianças, pois os perfumes possuem álcool na sua composição, e isso pode levar ao ressecamento do cabelo.

É por isso que você também deve evitar produtos infantis destinados ao cabelo que contenham álcool, pois podem causar danos aos fios.

Escove o cabelo do seu filho todos os dias

Se o seu filho possui o cabelo comprido, escovar os fios pelo menos duas vezes ao dia é muito importante para evitar o embaraçamento.

Nosso cabelo e também o das crianças, perdem os fios todos os dias. Esses fios que caem, podem ficar emaranhados e causar nós no cabelo que ainda está preso ao couro cabeludo. Sendo assim, tente sempre escovar o cabelo das crianças, pela manhã e à noite.

Sempre prenda o cabelo do seu filho antes de ir para a cama

Deixar o cabelo do seu filho solto antes de dormir, pode causar um problemão durante a manhã. Os fios podem embaraçar com muita facilidade se estiverem soltos durante a noite.

O ideal é fazer tranças no seu filho antes de dormir. Também, é ideal evitar grampos e outros acessórios que podem danificar os fios e até mesmo a pele da criança.

Cuide da dieta deles

Se você quer que o seu filho tenha cabelos bonitos, saudáveis e fortes, não basta usar bons produtos capilares. Na maioria das vezes, os nutrientes para um cabelo saudável vêm de dentro para fora e não de fora para dentro.

Uma dieta baseada em frutas e vegetais pode deixar o cabelo do seu filho muito forte, bonito e brilhante. Além disso, ingerir água suficiente, vai ajudar a manter o corpo e também o cabelo hidratado.

Dicas de cuidados com o cabelo do bebê

Existem muitas dúvidas em relação aos cuidados que devem ser feitos com o cabelo de um bebê antes do seu primeiro ano de vida. Pois essa é uma fase em que a pele do bebê ainda é bastante sensível e poucos produtos podem ser utilizados nesse período.

Em relação ao cabelo do bebê, apenas a lavagem deve ser feita. Você pode optar por um shampoo para bebês, ou um produto que pode ser usado dos pés à cabeça.

Para lavar o cabelo do bebê basta aplicar uma quantidade bem pequena do produto que você escolher no cabelo molhado da criança e massagear suavemente com as pontas dos dedos.

Essa massagem além de limpar os fios e o couro cabeludo, também vai estimular os vasos sanguíneos no couro cabeludo, proporcionando o crescimento saudável dos fios.

Outra coisa importante a ser levada em consideração é a frequência com que se deve lavar o cabelo dos bebês. Os especialistas recomendam que a lavagem não precisa ser feita todos os dias. O ideal é que se lave o cabelo dos bebês 3 vezes na semana.

Lembre-se também que por mais que o seu bebê tenha pouco cabelo, você deve pentear os fios. Isso deve ser feito com delicadeza, para não machucar o couro cabeludo sensível do bebê.

Até o primeiro ano de vida, use produtos destinados para bebês e que sejam hipoalergênicos. Isso pode ajudar a evitar o desenvolvimento de problemas de pele no seu filho.

Perguntas

Ao ler esse artigo você viu muitas informações a respeito do condicionador infantil e outros produtos para os cuidados dos cabelos dos pequenos. Mas talvez você ainda tenha algumas dúvidas sobre esse assunto, por isso, separamos algumas perguntas e suas respectivas respostas sobre isso.

Pode usar condicionador infantil em Recém-nascido?

Os médicos recomendam que alguns produtos, como o condicionador, sejam usados depois do primeiro ano de vida de uma criança. Ainda assim, mesmo depois desse período, os pais precisam ter atenção e usar apenas produtos infantis, em crianças de até 12 anos de idade. 

Qual a maneira correta de lavar os cabelos do bebê?

A maneira correta de lavar o cabelo dos bebês, até um ano de idade, é apenas com shampoo ou produtos destinados a serem usados da cabeça aos pés. Apenas uma gota de qualquer um desses produtos deve ser aplicada no cabelo do bebê. Depois de um ano de idade, a lavagem pode ser feita com um condicionador infantil.

Além disso, os pais devem ficar atentos para escolher produtos hipoalergênicos e que não irritem os olhos da criança.

O condicionador infantil ajuda a prevenir piolhos?

Na fase escolar é natural que as crianças peguem piolhos de seus colegas. Mas o condicionado não vai prevenir esse problema. Se acontecer de seu filho pegar piolho, você deve cuidar com produtos indicados por médicos e também com a remoção manual dos piolhos.

Onde encontrar condicionador infantil com os melhores preços?

É importante lembrar que as informações apresentadas neste artigo, não substituem o conselho de um médico pediatra e de nenhum outro profissional da saúde.

Se você tiver dúvidas sobre o uso de algum dos produtos citados aqui, peça a ajuda de um médico ou farmacêutico.

Sem dúvidas, o uso correto do condicionador infantil pode ajudar a manter o cabelo do seu filho saudável e hidratado. Mas também não se esqueça de colocar em prática as outras dicas que mostramos aqui, como por exemplo, ajudar seu filho a manter uma dieta saudável e escovar o cabelo do seu filho pelo menos duas vezes por dia.

Sabemos que produtos infantis podem ser mais caros, devido ao cuidado maior que as indústrias precisam ter na fabricação desses produtos. Mas vamos te dar uma dica de ouro para encontrar os melhores produtos, com os melhores preços.

A Cliquefarma possui uma ferramenta comparativa de preços que pode te ajudar a encontrar todos os produtos e medicamentos que você precisa, de forma rápida, segura e com preços que cabem no seu bolso.

Experimente agora mesmo o buscador de preços da Cliquefarma e encontre o condicionador infantil ideal para o seu filho, com um preço que você vai gostar!

Se você gostou do nosso artigo, curta, comente e compartilhe essas informações com outras pessoas!