Skip to main content

Há um fato universal que diversos cientistas da atualidade trazem diretamente para as pessoas e que, ainda mais nos dias de hoje, está impossível de ser negado até mesmo pelos mais céticos. E esse fato é: o sol está trazendo raios solares ainda mais quentes para a terra e a camada de ozônio está sendo gradativamente danificada, fazendo com que os raios solares atinjam a pele do ser humano de uma maneira ainda mais nociva e muito perigosa para a sua saúde.

A verdade é que, ainda mais na estação do ano do verão, todo o cuidado com o sol é pouco e deve ser tomado pelas pessoas nos mínimos detalhes.

A incidência excessiva de raios solares na pele pode fazer com que as pessoas fiquem com as suas peles muito prejudicadas, levando as mesmas até mesmo, a desenvolverem sérios problemas de saúde.

Pensando nesse tema que é de extrema importância para todas as pessoas vivas, no artigo de hoje, falaremos sobre os perigos da exposição ao sol ser feita de maneira indiscriminada e sem os devidos cuidados, e falaremos também sobre a marca de produtos da Coppertone, que é uma marca de protetor solar muito forte no mercado e que ajuda a proteger a pele das pessoas dos efeitos negativos do sol.

As pessoas irão poder conhecer com mais detalhes os produtos dessa famosa marca, como também poderão analisar qual é o mais indicado para o seu uso próprio.

Agora, sem mais delongas, vamos aos tópicos a seguir analisar os pontos mais interessantes a respeito dos raios solares e da proteção necessária para eles. 

Índice:

O que a exposição excessiva ao sol sem o uso do Coppertone pode causar de malefícios para a pele dos seres humanos? 

De modo geral, quando há uma exposição ao sol por um período superior a uma hora no período das 10h da manhã às 16h da tarde, as pessoas podem sentir surgir diversos problemas em sua pele, que vão desde queimaduras mais leves, até mesmo casos de desidratação no corpo e a incidência da ocorrência de câncer de pele. 

Esse perigo se dá porque o sol irradia muitos raios IV e UV, que quando são recebidos em excesso na pele, podem causar o aquecimento dela, trazendo diversos danos colaterais nas suas diversas camadas externas e internas. 

Os principais efeitos nocivos decorrentes do excesso de exposição ao sol na pele são:

  • Risco de câncer na pele: pode ser local ou mesmo maligno (exemplo: melanoma);
  • Risco de queimaduras pela pele: que são consequência do aquecimento da pele. A pele queimada pode ficar vermelha, irritada ou mesmo com ferimentos;
  • Envelhecimento da pele: esse envelhecimento é causado por essa exposição excessiva aos raios UV irradiados pelo sol, costumam aparecer após longos períodos ao sol que ocorreram por muitos anos;
  • Manchas em toda a pele: essas manchas podem até mesmo ser mais escuras, ou em forma de sardas e caroços. As cicatrizes que a pessoa possuir pelo corpo também podem piorar dado esse excesso de sol na pele;
  • Reduz a imunidade do corpo: a imunidade do corpo sofre com o excesso de sol, ainda mais quando o sol é tomado por muitas horas e sem nenhuma proteção. Essa redução na imunidade torna a pessoa mais suscetível a ter gripes e resfriados durante o ano;
  • Alergias: após um longo período no sol, por muitos dias seguidos durante anos, a pessoa pode mais facilmente desenvolver as famosas reações alérgicas, como as urticárias ou mesmo uma reação de alergia a algum produto usado normalmente durante o dia a dia. Esse produto pode ser um cosmético ou mesmo um perfume, que com esse excesso de sol, pode causar vermelhidão ou mesmo uma irritação no local;
  • Danos nos olhos: o excesso de sol pode causar irritação nos olhos ou mesmo uma doença mais séria, como a catarata. Essas lesões são causadas nos olhos também pela exposição solar em excesso nos mesmos;
  • Desidratação: a desidratação é causada no corpo devido a perda de água resultante de um calor excessivo;
  • Reação medicamentosa: diversas manchas escuras na pele podem ser formadas devido a interação entre a fórmula do remédio tomado com o sol;
  • Perigo por conta do vírus da herpes: a incidência dos raios solares pode até mesmo  reativar o vírus da herpes no organismo da pessoa (no caso das pessoas que já têm essa doença). Isso se dá devido às alterações na imunidade da mesma, que ficará mais baixa pela incidência dos raios solares. 

Vale lembrar que tomar sol da maneira correta faz muito bem para a saúde de todas as pessoas, desde os bebês até as pessoas mais idosas. O sol ajuda no aumento da vitamina D no organismo, melhorando o humor e a qualidade de vida das mesmas.

Os problemas que foram relacionados na listagem acima se dão devido a uma exposição excessiva ao sol, em horários que ele esteja mais intenso e sem nenhum tipo de proteção, seja de um bom protetor solar da Coppertone, ou mesmo com o uso de óculos de sol, bonés ou chapéus. 

Como se proteger corretamente da incidência de raios solares nocivos para o corpo humano com a ajuda do protetor solar Coppertone? 

Para evitar que o sol cause qualquer malefício no organismo, as pessoas devem seguir algumas recomendações específicas, que são:

  • O melhor horário para tomar sol cedo é antes das 10h da manhã;
  • O melhor horário para tomar sol a tarde é depois das 16h da tarde;
  • As pessoas não devem tomar mais do que meia hora de sol se tiverem a pele mais clara ou mais de uma hora de sol se tiverem uma pele mais escura;
  • Elas devem passar protetor solar por todo o corpo e rosto, protetor solar esse que deve possuir (no mínimo) um FPS 15, cerca de 15 ou 30 minutos antes de irem se expor ao sol;
  • O protetor solar deve ser repassado a cada 2 horas ou após o contato com a água da piscina ou do mar;
  • Nos horários de pico do sol (principalmente perto da hora do almoço), as pessoas devem preferir ficar em locais cobertos. Se estiverem no mar ou na piscina, podem ficar debaixo do guarda-sol, pois isso irá ajudar a diminuir a exposição da pele delas no sol;
  • O uso de bonés e chapéus são perfeitos para evitar o contato do couro cabeludo e da pele do rosto (que são muito mais sensíveis) com o sol;
  • O uso de um bom óculos de sol com qualidade é essencial para proteger a região dos olhos da pessoa contra os raios UV.

Com todos os cuidados acima mencionados, muitas doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol podem facilmente ser evitadas pelas pessoas, garantindo assim, uma maior saúde para a sua pele. 

Como escolher o FPS do protetor solar Coppertone?

De uma forma generalizada, o fator de proteção solar escolhido deve ser, isso de preferência e para quase todos os casos e tipos de pele, de fator FPS 50. É verdade que as pessoas que possuem uma pele mais morena podem sim, usar um índice menor de FPS. Isso se dá porque a pele mais escura proporciona uma proteção mais natural para a pele, muito maior do que as peles mais claras.

Em suma, quanto mais clara for a pele da pessoa, maiores os cuidados que ela deverá tomar com a sua boa manutenção. Então, como regra geral, quanto mais clara a pele, maior o fator de proteção FPS do protetor solar.

Para as pessoas e crianças com a pele albina, um médico dermatologista deve ser consultado antes da exposição ao sol, para que o melhor tipo de cuidados seja passado, visando cuidar da melhor forma da pele dessa pessoa.

Como garantir a proteção da pele com a ajuda do protetor solar Coppertone?

Para garantir uma verdadeira proteção da pele com a ajuda do protetor solar contra a incidência dos raios ultravioletas, é muito importante que as pessoas apliquem o filtro solar por todo o corpo corretamente. Esse produto deve ser passado como uma camada uniforme, que deve ser reposta de duas em duas horas (no máximo), ou mesmo após a pessoa ou criança sair do mar ou mesmo da piscina. 

Para ajudar na boa proteção e hidratação da pele, muito além do protetor solar, as pessoas podem ingerir um protetor solar líquido ou mesmo podem tomar suplementos que contenham carotenóides e antioxidantes. Esse tipo de ingredientes ajudam, juntamente com o uso do protetor solar, as pessoas a protegerem a sua pele dos danos que são causados pelo excesso de sol.

Um ponto importante a ser ressaltado é que, apesar da sua eficácia de proteção da pele contra os efeitos ruins do sol, o uso do protetor solar possui um ponto negativo, que é o de diminuir a capacidade da produção da vitamina D pelo corpo. 

Dessa maneira, para garantir que a vitamina D seja devidamente produzida pelo corpo humano, é aconselhado por especialistas e médicos dermatologistas que as pessoas tomem sol, por no máximo quinze minutos, antes das 10h da manhã ou mesmo depois das 16h da tarde se o uso do protetor solar.

Mas fora desse momento e em qualquer outra ocasião, o uso correto do protetor solar jamais deve ser abandonado, ainda mais em locais com piscina e/ou mar.

Mesmo em dias nublados, mesmo invisíveis a olho nu, os raios solares nocivos podem machucar a pele, por isso o uso do protetor solar também deve ser feito em dias mais nublados ou mesmo nos dias mais chuvosos. 

Mas afinal, qual fator de protetor solar Coppertone escolher para uso?

Como vimos no tópico anterior, o mais recomendado é que o protetor solar que seja utilizado pelas pessoas conte com o fator de FPS 50. Mas como também foi visto, as peles mais escuras podem contar com uma proteção de um índice mais baixo. Na tabela a seguir, iremos analisar com mais detalhes acerca da indicaçoes de proteção solar:  

O fator do protetor solar indicado:O tipo de pele da pessoa:A descrição do tipo de pele da pessoa:




Protetor solar de Fator de FPS 50 (o mais indicado de uma maneira geral)

É mais indicado para os adultos com a pele mais clara e também mais sensível ao sol. Indicado também para as crianças pequenas e para os bebês.
Essas pessoas normalmente podem ter sardas no seu rosto, a sua pele normalmente queima-se muito facilmente no sol e nunca fica completamente bronzeada, ficando sempre toda avermelhada após a exposição ao sol.



Protetor solar de Fator de FPS 30


É mais indicado para os adultos com peles mais morenas.
Essas pessoas possuem a sua pele com uma cor mais morena clara, o cabelo costuma ser castanho escuro ou mesmo preto. Essas pessoas até costumam se queimar, porém, também se bronzeiam um pouco.



Protetor solar de Fator de FPS 20


É mais indicado para os adultos com as peles negras.
Essas pessoas possuem a pele muito escura, raramente se queimam e se bronzeiam muito facilmente, mesmo que o bronzeado não seja muito visível a olho nu pelas demais pessoas.

Outro ponto importante que deve ser observado está no rótulo do protetor solar, que diz respeito à proteção dos raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB), dado que elas são diferentes.

A proteção UVB protege a pele contra as queimaduras do sol. Já a proteção UVA protege a pele contra o seu envelhecimento precoce ou mesmo contra o perigo de câncer de pele. 

Conhecendo os produtos da marca Coppertone

Como visto nos tópicos anteriores, o uso de um bom protetor solar é fundamental para garantir a boa saúde da pele de todas as pessoas, sejam essas peles mais claras ou mesmo mais escuras.

A empresa da marca Coppertone entende essa importância, por isso ela disponibiliza no mercado diversos protetores solares para o uso diário das pessoas, cada qual com as suas próprias características e atributos para uso. A marca da Coppertone é a líder do seu segmento nos Estados Unidos, sendo ela a pioneira em inovação no que diz respeito à proteção solar. 

Essa famosa e mundialmente conhecida marca chegou no Brasil em meados de 1960, trazendo para os brasileiros a fórmula dos seus produtos que possuem diversos ingredientes que são antioxidantes e hidratantes (além da proteção ao sol). 

O lema proposto por essa gigante marca é: Liberdade para todas as suas aventuras. Segurança para a sua pele em todos os momentos. 

Abaixo, seguem os protetores solar disponibilizados pela marca Coppertone no mercado brasileiro:

  • COPPERTONE® KIDS LOÇÃO FPS 50 125ML ou 200ML;
  • COPPERTONE BABY LOÇÃO FPS 50 (Loção família);
  • COPPERTONE® TATTOO LOÇÃO FPS 50.

Nos tópicos a seguir, falaremos com mais detalhes acerca de cada um deles:

Protetor solar COPPERTONE® KIDS LOÇÃO FPS 50 125ML ou 200ML

O uso do COPPERTONE® KIDS LOÇÃO FPS 50 125ML ou 200ML traz diversos benefícios para a pele das crianças, que são: 

  • Protege de maneira efetiva a pele das crianças;
  • Possui uma fórmula hipoalergênica, que é dermatologicamente testada por especialistas;
  • Não possui corantes ou fragrâncias;
  • Possui sua fórmula oil free;
  • É muito resistente à entrada e saída da água da piscina ou do mar.

Modo de uso do Protetor solar COPPERTONE® KIDS LOÇÃO FPS 50 125ML ou 200ML

O produto COPPERTONE® KIDS LOÇÃO FPS 50 125ML ou 200ML deve ser aplicado de maneira abundante na criança antes dela ser exposta ao sol.  

Ele deve ser reaplicado a cada duas horas ou após suor intenso. Se a criança entrar para nadar ou mesmo para tomar banho, o produto também deve ser reaplicado.

Composição do produto COPPERTONE® KIDS LOÇÃO FPS 50 125ML ou 200ML

O produto possui em sua fórmula os ingredientes: Propylene Glycol, Methylparaben, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Aqua, Cyclopentasiloxane, Ethylhexyl Palmitate, Diazolidinyl Urea, Zinc Oxide, Propylparaben, C12-15 Alkyl Benzoate, Triethoxycaprylylsilane, Ethylhexyl Salicylate, Sodium Chloride, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Cetyl PEG/PPG-10/1 Dimethicone, Neopentyl Glycol Diheptanoate e PEG-12 Dimethicone Crosspolymer.

Protetor solar COPPERTONE BABY LOÇÃO FPS 50 (Loção família)

O produto COPPERTONE BABY LOÇÃO FPS 50 (Loção família) possui as mesmas características do COPPERTONE® KIDS LOÇÃO FPS 50 125ML ou 200ML, mas essa opção é destinada para os bebês pequenos.

Protetor solar COPPERTONE® TATTOO LOÇÃO FPS 50

O uso do produto COPPERTONE® TATTOO LOÇÃO FPS 50 é indicado para as pessoas que possuem tatuagens em seus corpos e que desejam tomar sol com as suas tattoos à mostra e em contato com a incidência dos raios solares.

O cuidado com as tatuagens expostas ao sol é fundamental para que as pessoas não fiquem com uma aparência desgastada com o tempo.

As pessoas com tatuagem podem sim pegar sol, mas precisam necessariamente fazer isso com muito mais cuidado do que as demais pessoas. Elas devem tomar sol apenas com muita proteção e contando com um pouco mais de moderação.

A pele tatuada precisa de uma proteção específica contra a exposição solar, dado que os raios UV agridem os pigmentos que são depositados no desenho.

Com o passar do tempo e com a exposição indevida ao sol, as tatuagens acabam ficando desbotadas, perdendo a sua nitidez e forma original de maneira muito rápida. 

O uso do COPPERTONE® TATTOO LOÇÃO FPS 50 traz diversos benefícios para a pele tatuada, que são: 

  • Possui a sua fórmula hipoalergênica;
  • A sua fórmula possui características hidratantes e resistente à água;
  • Possui sua fórmula oil free;
  • Evita de maneira efetiva o desbotamento da tatuagem.

Modo de uso do Protetor solar COPPERTONE® TATTOO LOÇÃO FPS 50

O produto COPPERTONE® TATTOO LOÇÃO FPS 50 deve ser aplicado abundantemente nas tatuagens antes da exposição ao sol.

Ele deve ser reaplicado a todo momento, após suor intenso, após o nado da pessoa e também após a pessoa tomar banho. 

Composição do produto COPPERTONE® TATTOO LOÇÃO FPS 50

O produto possui em sua fórmula os ingredientes: Triethoxycaprylylsilane, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Zinc Oxide, Sodium Chloride, Ethylhexyl Palmitate, Aqua, Cetyl PEG/PPG-10/1 Dimethicone, Propylene Glycol, Propylparaben, Neopentyl Glycol Diheptanoate, Methylparaben, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Cyclopentasiloxane, Diazolidinyl Urea, Ethylhexyl Salicylate, PEG-12 Dimethicone Crosspolymer e C12-15 Alkyl Benzoate.

Qual a diferença entre o protetor solar da Coppertone, o bloqueador solar e o bronzeador solar?

De modo geral, a diferença desses três produtos se dá pelo seu número de FPS, ou seja, o tempo que cada um age protegendo a pele da pessoa.

Os bronzeadores costumam apresentar um FPS de -15. Já os protetores apresentam um FPS entre 15 e 20 e os bloqueadores apresentam os maiores, que são acima de 20. 

Os bronzeadores com 2 ou 4 FPS possuem uma proteção mínima, deixando com que a pele seja bronzeada (eles absorvem apenas de 50 a 75% dos raios UVB).

Os protetores com 15 FPS possuem uma proteção um pouco maior, que atua prevenindo as queimaduras, reduzindo o envelhecimento da pele e permitindo que haja um pouco de bronzeamento na pele (eles absorvem cerca de 87 a 93% dos raios UVB).

Já os bloqueadores com 30 a 50 FPS possuem a máxima proteção, bloqueando a passagem dos raios solares para a pele (eles absorvem cerca de 95 a 98% dos raios UVB).

Vale ressaltar que nenhum produto deste segmento consegue proteger a pele contra 100% dos raios solares.

Como aplicar o protetor solar da Coppertone na pele da maneira correta?

Muito além de apenas passar o protetor solar, as pessoas devem também se preocupar com a maneira correta do protetor solar ser passado pelo corpo.

Para que esse uso seja feito da maneira correta, alguns cuidados devem ser tomados, que são:

  • O protetor solar deve ser passado diariamente, mesmo nos dias nublados e que não estejam tão quentes;
  • O protetor solar deve ser passado na pele da pessoa ainda seca, cerca de até 15 minutos antes da mesma ser exposta ao sol;
  • O protetor solar deve ser repassado de duas em duas horas;
  • Ele deve ser escolhido com base no tom de pele de cada pessoa, conforme visto na tabela acima. Mas em caso de dúvidas, a pessoa pode optar pelo protetor solar com FPS 50, que é o mais indicado;
  • É importante que, além do protetor solar, a pessoa também use um protetor labial para a região da boca e dos lábios;
  • O protetor solar também deve ser usado na região do rosto;
  • O protetor solar deve ser passado por todo o corpo de uma maneira uniforme, cobrindo também a região das orelhas e dos pés.

Outro ponto importante é que, antes de passar o protetor solar pela primeira vez, a pessoa deve fazer o famoso teste de alergia.

Para isso, basta que seja passada uma pequena quantidade do protetor solar atrás da orelha da pessoa. O produto deve ser deixado na região por cerca de 12 horas, para que seja visto como a pele irá reagir ao produto.

Se, depois de passada as 12 horas, não houver nenhuma reação, o produto pode ser aplicado sem nenhum receio por todo o resto do corpo. 

O protetor labial solar ajuda a proteger os lábios contra os raios nocivos do sol?

Sim, vale lembrar que a proteção solar na região dos lábios e da boca não deve ser feita apenas pensando no quesito estético e de beleza. A saúde da boca e dos lábios sempre deve ser considerada pensando na saúde como um todo, mesmo quando não houver uma exposição ao sol tão intensa durante o dia, esse cuidado deve ser feito de maneira diária, mesmo em dias mais chuvosos e nublados.

Os lábios são uma região muito sensível e que podem ser acometidas por diversos problemas se forem indevidamente expostos aos raios solares mais intensos. 

Quais são os cuidados necessários para a região da boca e dos lábios quando as mesmas são expostas ao sol excessivo? 

Para que a região dos lábios e da boca fique sempre protegida da incidência dos raios solares, é fundamental que os homens e mulheres passem o protetor solar labial diariamente nesta região para proteger a boca.

Na hora da escolha de um bom protetor solar labial, é muito importante que as pessoas optem pelas opções que possuem proteção contra os raios UVA e UVB e que tenham um fator FPS sempre acima de 30. 

O produto deve ser reaplicado pelo menos três vezes ao dia, se a pessoa estiver em alguma situação em que esteja mais exposta ao sol ou mesmo fazendo alguma atividade física em que esteja suando muito, o uso do protetor solar labial deve ser feito de duas em duas horas (assim como ocorre com o protetor solar para o rosto e para o corpo). 

Qual a diferença do uso do hidratante labial e do uso do protetor labial?

A principal diferença entre o uso do hidratante labial para o protetor solar labial é de que:

  • O protetor solar labial é mais indicado para ser usado durante a exposição ao sol de maneira mais intensa ou mesmo diária, principalmente em trabalhos abertos que são feitos embaixo do sol.
  • O hidratante labial já é mais indicado para o uso durante o dia a dia no escritório ou mesmo em um passeio mais leve e também para os dias mais frios do ano.

A pessoa pode aplicar o protetor solar da Coppertone apenas quando chegar à praia, à piscina ou ao clube ou a aplicação pode ser feita antes?

Os especialistas recomendam que não, o ideal é que o protetor solar seja sempre aplicado de maneira uniforme em todo o corpo cerca de 15 minutos antes da pessoa ser exposta ao sol. Esse cuidado deve ser tomado com ainda mais cautela nas crianças, que quando chegarem perto da piscina ou do mar, irão ficar muito ansiosas para entrar o quanto antes na água.

O protetor solar sempre deve ser aplicado com a pele devidamente limpa e seca, para que a pele consiga absorver corretamente todo o produto. 

Considerações finais sobre a marca de protetor solar Coppertone

O uso do protetor solar para as crianças, e mesmo para os adultos, é fundamental de ser feito e aplicado de maneira diária, muito além do uso para ir à praia, à piscina ou mesmo para fazer atividades físicas mais intensas no sol. 

O cuidado com a pele, como foi visto nos tópicos anteriores, garante que a pessoa não tenha o risco de ser acometida por problemas de saúde maiores, como queimaduras ou mesmo um câncer de pele.

A aquisição de bons produtos voltados para a proteção solar é um verdadeiro investimento na saúde de todas as pessoas, principalmente para a saúde das crianças, que são mais sensíveis aos raios solares do que os adultos.

Todas as pessoas devem cuidar da pele, que é o maior órgão do corpo humano, assim como cuidam do cabelo ou de qualquer outro ponto importante do corpo.

O investimento nos produtos da marca Coppertone são essenciais para que esse cuidado seja mais do que garantido, visando a boa saúde como um todo.

Com os cuidados devidamente tomados, as pessoas devem sim, usar e abusar das delícias que são trazidas pelo sol! Afinal, nada como um dia ensolarado de verão para curtir um mar e uma piscina com os amigos e familiares, não é mesmo? 

Com os cuidados certos e com a proteção correta, o céu e o sol são o limite! Ou, como diria o próprio lema da Coppertone (com uma pequena alteração benéfica):  A vida acontece sob o sol!

Acesse o site da Clique Farma, veja os melhores produtos e os melhores preços. Ele foi criado para facilitar seu trabalho, agrupando todos os remédios em um só local.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<