Skip to main content

Com o artigo de ontem sobre o pincel de barba, você já deve ter percebido que o assunto barba é importante para nós, não é mesmo? E hoje, vamos falar do Creme de Barbear, você sabe o que é e por que deve usá-lo? Qual a diferença entre o gel, a espuma e o creme de barbear? Quais as marcas disponíveis? Como escolher e onde comprar? Então não saia daí e confira esse post até o final que vamos te contar tudinho! Confira!

O que é creme de barbear?

Trata-se de um produto desenvolvido especialmente para fazer a barba, que possui em sua fórmula compostos amaciantes que tornam o deslizar tanto do aparelho de barbear quanto da lâmina mais fácil e simples. Além disso, o creme de barbear ainda ajuda a hidratar a pele do rosto ao evitar cortes e lesões e pode ser encontrado em várias versões diferentes, como spray, latas e até embalagens parecidas com tubos de creme dental.

Por que devo usar creme de barbear?

Pode ser que você já faça esse processo ou que veja outros fazendo há anos todas as vezes que vai se barbear e sempre se pergunta: “Por que é importante usar creme de barbear?” “E se eu ainda não uso, qual o interesse deveria ter de começar a fazê-lo?” Simples. Isso vai influenciar diretamente na sua pele e nos seus pelos.

A questão é proteção para a sua pele, que dificilmente fica protegida e sem sair danificada cada vez que você faz a barba. Isso porque os pelos dela são extremamente grossos e rígidos, podendo até mesmo ser comparados a fios de cobre! Então você imagina a dificuldade de lidar, cortando aproximadamente cerca de 25.000 deles em cada procedimento, praticamente impossível a pele sair sem nenhum dano!

É por isso que você precisa utilizar o creme de barbear, que tem o papel de desempenhar certas missões, por exemplo:

  1. Função de hidratação: Este produto vai tornar seus pelos mais macios por meio da hidratação, fazendo assim com que fiquem mais fáceis de cortar. Dessa forma, o barbear se torna até mais confortável, pois exige muito menos esforço para ser feito. 
  2. Função de lubrificação: O creme de barbear também lubrifica os pelos da barba como que criando uma camada fina de proteção entre os pelos e a lâmina, evitando a possibilidade de arranhões, cortes, riscos de inflamação, vermelhidão e irritação que o barbear causa.
  3. Função de orientar: Ele facilita muito você saber onde já passou a lâmina ou o aparelho de barbear, pois conforme vai retirando o creme, pode nem perceber, mas intuitivamente, é um lugar que não voltará a passar novamente, o que além de ajudar a não deixar nenhum pelo para trás, previne irritações e risco de cortes por raspar várias vezes a pele no mesmo local.
  4. Função de acalmar e até refrescar: ele contém substâncias em sua fórmula que além de hidratar, trazem sensação de frescor agradável e seus ativos calmantes não permitem que a pele fique avermelhada, inchada e irritada quando termina. benefícios do

Por isso, apostando em um creme de barbear de qualidade, você poderá aproveitar muito dessas funções e objetivos dele! 

Principais diferenças entre espuma, gel e creme de barbear

Atualmente, vemos um mercado bastante competitivo em produtos para barba, tanto cremes de barbear quanto espumas, géis, pincéis, lâminas dos mais diversos tipos, enfim, tudo diferenciado para atender uma demanda que vem crescendo com a popularização de “barbearias gourmet” e isso é ótimo! Mas também, com o aumento da variedade de produtos, crescem também algumas dúvidas, tais como as diferenças entre espuma, gel e creme de barbear e suas principais funções. Vamos esclarecer para você conseguir escolher da melhor maneira! Confira:

Espuma de Barbear

Ideal para peles secas e sensíveis, propensas à foliculite, por exemplo. Se você tiver a barba cerrada, os estimulantes da fórmula da espuma de barbear podem ajudar a amolecê-los. Muitas delas ainda possuem substâncias cicatrizantes que ajudam a acalmar em caso de cortes ou arranhões.

Gel de Barbear

Este produto é relativamente novo e a indicação já é para pessoas com pele oleosa, pois ele ajuda as glândulas sebáceas a controlarem a produção do sebo. Sua composição também apresenta coloração mais transparente, o que permite visualizar melhor o barbear ocorrendo e os ativos com base de menta dão frescor e refrescância para a pele.

Creme de Barbear

É parecido com a espuma, mas para começar o barbear, precisa-se de um pincel úmido que vai transformá-lo para poder aplicar na barba em movimentos circulares. Você pode adquirir todo o kit com a caneca de cerâmica junto ao pincel, assim transforma o creme já no estilo das barbearias em sua própria casa, o que ao mesmo tempo que relembra as barbearias de antigamente, nos remetendo ao vintage, também tem a pegada das barber shop atuais que vem ganhando mercado a cada dia!

Espuma, gel ou creme de barbear? Qual devo escolher?

Depois de ver cada um dos principais agentes emolientes para barbear e suas funções, bate aquela dúvida sobre qual escolher ou se algum dos três é, de fato, o melhor. Mas saiba que isso se trata de uma escolha bastante particular e tudo vai depender não só do seu gosto pessoal como das necessidades da sua pele. Por isso, atente-se a alguns pequenos aspectos que talvez façam diferença para você na hora da escolha e defina agora mesmo qual vai decidir. Confira!

Independentemente de se barbear em casa ou na barbearia, a espuma formada precisa estar em temperatura amena ou quente e consistente. Por isso, fique atento a esses pequenos detalhes tanto na hora de fazer em casa quanto ao observar o profissional preparando ela no estabelecimento. O motivo para isso é que vai ajudar a abrir seus poros, ajudando na retirada dos pelos.

Confira a seguir mais alguns detalhes de cada produto específico para reunir informações e se decidir melhor qual o produto mais indicado no seu caso. Veja só:

Espuma

Já entendemos até o momento que a espuma pode ser um produto prático, pois pode ser aplicada diretamente na pele, além disso é mais densa e hidrata as peles secas e sensíveis, amolecendo os pelos de maneira prática e rápida. O que evita cortes e lesões. Por isso, muitos homens com esse tipo de pele optam direto por ela.

Modo de usar

O modo de usar a espuma de barbear também é simples. Você deve aplicá-la no rosto e esperar 3 minutos, aproximadamente e então começar a usar a lâmina, navalha ou aparelho de barbear. E pronto. Fácil e prático, não é mesmo?! Se você quiser saber qual a melhor espuma de barbear para pele sensível, também podemos falar um pouco a respeito disso.

Procure por um produto que possa ser usado para depilar outras partes do corpo além da barba, assim você pode aproveitar seus benefícios de maneira geral. E para encontrar a melhor espuma de barbear para pele sensível, é importante buscar por formulações com ingredientes refrescantes e emolientes para que o barbear (e a depilação em geral depois disso) se torne mais agradável e confortável.

Gel

Como mencionado acima, o gel de barbear é relativamente mais novo no mercado, porém, já tem conquistado vários adeptos e possui sim suas diferenças com a espuma. A primeira que podemos citar é na consistência e aparência, afinal, o gel é viscoso e transparente, o que facilita a visão da depilação da barba e permite ver com mais facilidade onde está o limite. Então para quem realiza o procedimento sozinho em casa, talvez essa seja a melhor opção.

Uma pequena desvantagem é o fato da consistência dele poder grudar na lâmina e acabar atrapalhando o restante da raspagem dos pelos, obrigando você a parar o processo para que limpe e recomece.

Tanto o gel quanto a espuma são muito bons e indicados para quem tem pele oleosa pois ambos absorvem muito bem o excesso de sebo.

Modo de usar

Ao contrário da espuma, que é aplicada diretamente no rosto, o gel deve ser colocado nas mãos primeiro e com a ajuda dos dedos, você deve misturá-lo na palma delas até que vá se formando uma espuma e só então deve-se aplicá-la no rosto.

Outra vantagem desse produto específico é que ele costuma render bem mais do que os outros produtos. E para escolher o melhor gel para barbear, procure por um com propriedades já mencionadas e que também traga em sua fórmula, produtos que auxiliem na cicatrização.

Creme de barbear

O creme de barbear, protagonista do nosso artigo de hoje, provavelmente é o mais antigo dos produtos utilizados para fazer a barba. Ele resgata memórias nostálgicas, provavelmente do pai ou avô com o pincel nas mãos em frente ao espelho e você lá, um menininho curioso e provavelmente ansioso se perguntando quando seria a sua vez de utilizar aqueles produtos também, não é mesmo?

Ele pode até ser antigo, mas continua em alta até hoje e com as fórmulas atuais, repletas de extratos hidratantes e emolientes, sem dúvidas até mais eficiente do que na época dos seus antepassados!

E qual é o modo de usar do creme de barbear?

Ele pode dar um pouquinho mais de trabalho que os outros dois métodos, porque para utilizá-lo, você vai precisar de um pincel úmido para transformar aquele creme consistente em uma espuma cremosa por meio de movimentos circulares.

Não se esqueça de adquirir aquele pequeno recipiente de cerâmica combinando com seu pincel para preparar a espuma e completar o barbear com estilo e um toque de barber shop dentro da sua casa! 

Qual creme de barbear comprar?

Você pode ir testando entre os diversos tipos de creme de barbear disponíveis no mercado atualmente e experimentar variações para descobrir qual melhor se adapta à sua pele e preferências, assim como o jeito de se barbear.

Veja algumas marcas de creme de barbear

Cia da Barba Comfort Shaving  

Este creme foi formulado para deslizar mais facilmente, prevenindo irritações e vermelhidão. É indicado para todos os tipos de pele. As mais sensíveis podem usar tranquilamente, pois sua composição promete um barbear menos agressivo, bem rente e descomplicado.

A fórmula do creme de barbear da Cia da Barba Comfort Shaving não forma espuma, mas também dispensa o enxágue, o que é muito prático e também possui ativos hidratantes, além de oxidantes, que previnem o ressecamento e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, possui uma fragrância agradável e não enjoativa. Somente benefícios para o homem moderno!

Componentes da fórmula

Vitamina E: um antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

Alpha Bisabolol: ativo extraído da Camomila, o que acalma e reduz a inflamação.

Já o que faz hidratar e amaciar o pelo e a pele são os extratos de agentes naturais.

NIVEA Men Sensitive 2 em 1

Esse creme de barbear NIVEA Men Sensitive 2 em 1 para peles sensíveis é ideal para homens que sofrem com o barbear constantemente, sempre desenvolvendo coceira, incômodo, vermelhidão e até foliculite após fazer a barba. Com ele, você pode deslizar a lâmina com mais facilidade prevenindo estes incômodos.

O NIVEA Men Sensitive Creme de Barbear 2 em 1 tem sua composição livre de álcool, o que previne o ressecamento da pele, protegendo o rosto de irritação, sendo delicada, permite que o barbear seja confortável, rente e seguro.

Componentes da fórmula

Pele irritadiça, ressecada e vermelha nunca mais com a tecnologia de Active Comfort System, um ativo que proporciona proteção à pele contra esses efeitos que a lâmina pode causar em peles mais sensíveis.

Fórmula sem álcool.

Shiseido Men Shaving Cream

O creme da Shiseido Men Shaving Cream promete um barbear saudável e prevenindo qualquer tipo de desconforto. Tem uma textura rica que adere bem à pele e assegura um barbear suave até para quem tem a pele seca com a barba densa.

Também ajuda a evitar ardor causado por possíveis cortes e arranhões da lâmina e você consegue retirar facilmente com água.

Compostos da fórmula

Um complexo de defesa contra agressões da pele, que podem causar oleosidade, imperfeições, envelhecimento cutâneo e desequilíbrio chamado Damage Defense Complex é seu principal ativo.

O Shiseido Men Shaving Cream é um creme de barbear ideal para se experimentar e comprovar resultados excelentes! Confira!

1922 By J. M. Keune Superior Shaving

O 1922 By J. M. Keune Superior Shaving é indicado principalmente para peles mais secas e sensíveis por acelerar processo de cicatrização, caso ocorra cortes e arranhões pela lâmina, ele ajuda a curar com mais rapidez. Porém, ele hidrata e garante um barbear mais rente e suave, por meio de um deslizar fácil da lâmina.

Também pode ser utilizado por outros tipos de pele, pois proporciona para todos conforto e maciez.

Compostos da fórmula

Cânhamo: responsável por hidratar e tonificar. 

Glicerina: tem a função hidratar a pele, mas vai além e ainda consegue conferir proteção, maciez e preservar a elasticidade.

American Crew Shaving Skincare Moisturizing

Este é o creme de barbear mais indicado para peles normais e secas. American Crew Shaving Skincare Moisturizing Shave Cream propõe acalmar o rosto, tornar o barbear mais rente, acalmar o rosto e evitar irritações causadas pela lâmina. 

Ajuda a amolecer os pelos tornando-os confortáveis, fáceis de fazer e por isso, muito indicados para barbas normais e grossas. Você também pode aproveitar os ativos hidratantes que agem protegendo a pele do ressecamento.

Compostos da fórmula

Possui extrato de aloe vera e abacate o que pretende hidratar a pele, aliviar e reforçar a barreira cutânea e proteger das agressões externas.

NIVEA Original Protect 2 em 1

O NIVEA Original Protect 2 em 1 protege contra irritações e vermelhidão. Porém, pode ser usado por todos os tipos de pele. Garante umidade e maciez da pele, apostando na manutenção da mesma deslizando fácil a lâmina enquanto barbeia.

Isso se dá graças aos minerais de vitamina E que impede que a pele resseque e fique sem nenhum tipo de cuidado.

Ação

Nivea possui uma tecnologia hidratante inovadora que reúne a vitamina E com outros minerais o que impede a umidade de sair da pele e ficar irritadiça

Creme de Barbear Bozzano Pele Sensível

Este é indicado principalmente para pele sensível, porque sua textura ajuda a lâmina  a deslizar facilmente e de modo suave pelo rosto, tudo o que você precisa para evitar irritação e ressecamento. Com ação tão potente que promete hidratar sua pele por até 24 horas.

Componentes da fórmula

Creme de Barbear Bozzano Pele Sensível conta com uma tecnologia em sua fórmula chamada Comfort Repair que ajuda a deslizar a lâmina com facilidade, amolecer os pelos, preparar a pele, evitar lesões como cortes e arranhões e estimular a regeneração da pele do rosto.

Onde comprar?

Você pode comprar creme de barbear nas farmácias e drogarias da sua região. É possível comparar o preço de alguns deles sem sair da sua casa! Para isso, acesse nosso buscador Cliquefarma de maneira prática e rápida, sem sair de casa! 

Você faz uso de creme de barbear? Conte-nos suas experiências nos comentários abaixo que gostaríamos de saber.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<