Creme de Barbear – Por que usar?

20/01/2021 0 Por cliquefarma

Com o artigo de ontem sobre o pincel de barba, você já deve ter percebido que o assunto barba é importante para nós, não é mesmo? E hoje, vamos falar do Creme de Barbear, você sabe o que é e por que deve usá-lo? Qual a diferença entre o Gel, a Espuma e o Creme de Barbear? Quais as marcas disponíveis? Como escolher e onde comprar? Então não saia daí e confira esse post até o final que vamos te contar tudinho! Confira! 

O que é creme de barbear?

O creme de barbear é um produto composto por substâncias que hidratam a pele e que deixam a barba mais macia. Utilizando-o da forma correta você tem um barbear mais tranquilo e o aparelho de barbear acaba deslizando de forma mais fácil na pele o que facilita o corte e evita lesões no rosto, além de hidratar a pele do rosto enquanto se barbeia. É comum encontrá-lo de diversas formas, desde latas até em forma de tubos de pasta de dentes.

Por que é preciso usar creme de barbear?

Se você é aquele homem que sempre aplica devidamente o creme de barbear antes de começar a barbear-se, ou olha atentamente seu barbeiro de confiança realizando esse processo toda a vez que frequenta o local, talvez se pergunte por que é que o faz?

 

Afinal, qual é o interesse de utilizar creme de barbear antes de fazer a barba?

A resposta está relacionada com a sua pele e os seus pelos.

 

Os pelos da sua barba são duros e rígidos. É só você esfregar a mão na sua barba de três dias para perceber o quão rígidos esses pelos podem ser. Por outro lado, a pele do rosto é macia e tem propriedades de movimento e textura semelhantes às de um gel.

 

Esses pelos comparáveis a fios de cobre podem ser difíceis de lidar. Estima-se que corte cerca de 25.000 pelos de cada vez que faz a barba. O corte rente de cada um desses pelos representa por si só um verdadeiro desafio. Agora imagine fazê-lo sem danificar a pele! É por isso que precisamos de cuidados protetores e de um bom creme de barbear.

O creme de barbear desempenha quatro funções

  1. Hidratar: o creme de barbear ajuda a manter os pelos da barba hidratados e a torná-los mais macios e fáceis de cortar. Quando o corte de um pelo exige menos força, o barbear torna-se mais confortável.
  2. Lubrificar: o creme de barbear cria uma fina camada protetora entre a lâmina e a pele, garantindo menos fricção e reduzindo o risco de vermelhidão, inflamação e irritação causados pelo barbear, além de também diminuir o número de cortes e arranhões.
  3. Orientar: fá-lo de forma tão intuitiva que pode nem sequer dar por ela, mas o fato de remover o creme de barbear à medida que avança na sua tarefa permite-lhe saber por onde a lâmina já passou. Isto irá permitir-lhe não deixar nenhum pelo para trás.
  4. Acalmar e refrescar: a utilização de um creme de barbear deixa na sua pele uma sensação de alívio e frescor após o barbear.

 

É a combinação destas quatro ações que tornam a utilização do creme de barbear tão importante. 

Diferença entre espuma, gel e creme de barbear

O aumento de adeptos pelo cuidado diário com a barba, fez com que houvesse evoluções em seus produtos. Desde variados tipos de lâminas de barbear, espumas e gel. Porém, poucos homens sabem realmente a diferença entre os produtos e o que eles fazem respectivamente. Dentre essas dúvidas, uma delas vem crescendo entre a comunidade: a diferença entre gel e espuma. Ambos são muito parecidos e proporcionam um barbear perfeito, contudo, cada um tem maior benefício para determinado tipo de pele e pelos.

Gel de Barbear

 

O gel de barbear chegou recentemente ao mercado, tendo uma coloração mais transparente, o material permite melhor visualização do processo. Além disso, sua composição faz com que seja indicado para pessoas com pele oleosa, de maneira que, absorve melhor a oleosidade da pele, não estimula a produção de sebo e contém ativos com base de menta que dão sensação de frescor.

Espuma de Barbear

 

A espuma já é mais oportuna para quem apresenta barba cerrada e pele seca ou sensível. A espuma de barbear apresenta estimulantes que amolecem os fios. Outra vantagem das espumas é que geralmente ela possui em sua fórmula substâncias cicatrizantes, além de acalmar a pele.

 

Creme de Barbear

 

Para remover os pelos, é necessário um pincel úmido para transformar o creme em espuma, através de movimentos circulares. E, caso você queira uma experiência completa pra valer, aquela canequinha de cerâmica para preparar a espuma vai completar o barbear com estilo. Se tornando assim o método mais nostálgico do que propriamente o mais eficaz entre os produtos.

Gel, espuma ou creme de barbear? Qual a melhor opção?

Aí bate algumas dúvidas: Qual o melhor creme de barbear? Devo usar espuma ou gel para barbear? O que usar no lugar do creme de barbear?

A escolha de cada um deles é bastante particular, depende mesmo do que se adapta melhor ao gosto do freguês.

Falando nisso, você é daqueles que vai num barber shop ou se vira em casa mesmo?

Independente da sua escolha, saiba que é importante obter uma espuma consistente, de preferência em temperatura quente ou, no máximo, ambiente, por isso, fique de olho no profissional que você escolher ou então, utilize essa técnica se for se barbear sozinho em casa. Isso ajuda a ter os poros mais abertos, diminuindo a resistência do pelo no momento da retirada.

 

Agora podemos citar também algumas particularidades de cada um desses produtos, para que você já tenha algumas informações de antemão na hora de escolher qual gel, espuma ou creme de barbear usar. Veja só:

Espuma de barbear

A espuma de barbear é um produto extremamente prático, pois basta aplicar diretamente na pele. Além da praticidade, muitos homens que têm pele sensível ou seca, preferem esse tipo de produto. Mas, por quê?

 

Como já vimos logo acima, por se tratar de uma espuma mais densa que as demais, ela facilita o processo do barbear, deixando os pelos amolecidos de maneira mais fácil. Desse jeito, não machuca tanto a pele.

Como usar?

Para usar a espuma de barbear, basta passar o produto no rosto, esperar aproximadamente 3 minutos e logo em seguida utilizar a lâmina. Bem simples e fácil! Mas você deve estar se perguntando qual a melhor espuma de barbear para pele sensível?

 

Opte por uma que contenha ingredientes emolientes e refrescantes em sua fórmula e dessa forma, proporcione um barbear muito mais confortável. Além disso, ela ainda pode ser usada para depilar outras partes do corpo.

Gel

Apesar do gel ser mais novo no mercado, ele já conquistou seu espaço no dia a dia de muitos homens. Você sabe qual a diferença entre o gel ou espuma de barbear?

 

Entre as vantagens, o gel é capaz de proporcionar um barbear bastante rente, e, por ser mais translúcido, acaba tornando mais fácil saber o que você está fazendo e os limites das linhas da barba. No entanto, por sua consistência, o produto em gel pode grudar nas lâminas, o que atrapalha o barbear e obriga você a parar para limpá-las.

 

Lembrando que quem tem pele oleosa, pode optar pelo gel ou espuma de barbear em gel, que absorve melhor o excesso de oleosidade do rosto.

Como usar?

Diferentemente da espuma, o gel deve ser colocado nas mãos e, com movimentos circulares feitos com os dedos, espalhar o produto até formar uma espuma e então aplicar no rosto.

Um fato interessante é que, em geral, os géis costumam ter rendimento superior aos demais produtos. Mas, afinal, qual o melhor gel para barbear? Opte por um gel que tenha as propriedades já comentadas acima e que ainda auxilie na cicatrização durante o processo de barbear.

Creme de barbear

Depois de falarmos um pouco sobre o uso de gel ou espuma de barbear, agora vamos falar do antigo creme de barbear!

 

Fazer a barba com creme de barbear, muito mais do que um simples passo da rotina de cuidados masculinos, é uma experiência que deve trazer algumas memórias.

 

Quem não se lembra do pai ou do avô com pincel em punho na frente do espelho? Ou mesmo brincando de fazer a barba com eles? É um método mais antigo, mas tão eficiente quanto qualquer outro. 

Mas, aí vem a pergunta: como usar o creme de barbear?

Para remover os pelos, é necessário um pincel úmido para transformar o creme em espuma, através de movimentos circulares.

 

E, caso você queira uma experiência completa, vale usar aquela canequinha de cerâmica para preparar a espuma e completar o barbear com estilo. 

Qual o melhor creme de barbear?

Existe uma infinidade de cremes de barbear e outros produtos para barba para você experimentar e ver qual se encaixa melhor no seu estilo de barbear!

Algumas marcas de creme de barbear

Cia da Barba Comfort Shaving – Creme de Barbear 100g

Creme de barbear para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis. Cia da Barba Comfort Shaving Creme de Barbear facilita o deslizar da lâmina enquanto previne irritações. Sua fórmula proporciona um barbear rente, descomplicado e menos agressivo.

 

Cia da Barba Comfort Shaving Creme de Barbear amolece os fios, o que facilita o corte e impede com que eles encravem. Possui ativos hidratantes e antioxidantes que previnem o ressecamento e o envelhecimento precoce. Não forma espuma, dispensa o enxágue e possui uma fragrância extremamente confortável. Ou seja, traz vários benefícios para o seu barbear.

Ação

Vitamina E: um antioxidante que ajuda no retardo do envelhecimento.

 

Alpha Bisabolol: ativo extraído da Camomila, acalma e reduz a inflamação.

 

Agentes Condicionantes Naturais: hidratam e amaciam o pelo e a pele.

 

NIVEA Men Sensitive 2 em 1

Creme de barbear 2 em 1 para peles sensíveis. NIVEA Men Sensitive Creme de Barbear  2 em 1 facilita o deslize da lâmina e previne irritações ou incômodo. Permite que você tenha um barbear rente, seguro e confortável.

 

NIVEA Men Sensitive Creme de Barbear  2 em 1 foi desenvolvido especialmente para os homens que costumam sofrer vermelhidão, coceira e incômodo depois de fazer a barba. Com uma fórmula livre de álcool, é delicada com a pele e também conta com tecnologia específica que protege o rosto de qualquer irritação.

Ação

Active Comfort System: proporciona uma proteção à pele para que ela não fique ressecada, irritadiça ou vermelha depois de passar a lâmina.

 

Fórmula sem álcool.

 

Shiseido Men Shaving Cream

Creme de barbear. Uma rica textura que adere bem à pele e assegura um barbear suave, mesmo com uma barba densa ou pele seca.

 

Shiseido Men Shaving Cream ajuda a evitar o ardor provocado pela lâmina e sai facilmente com água. Proporciona um barbear saudável e sem desconfortos.

Ação

Seu principal ativo é o Damage Defense Complex, um complexo de defesa contra agressões da pele que podem causar imperfeições, desequilíbrio de oleosidade e o envelhecimento cutâneo.

 

Experimente SHISEIDO MEN SHAVING CREAM – CREME DE BARBEAR 100ml e comprove os resultados.

 

1922 By J. M. Keune Superior Shaving

Creme de barbear para todos os tipos de pele. 1922 By J. M. Keune Superior Shaving hidrata o rosto e assegura um barbear suave, mesmo nas peles mais secas e sensíveis. 

 

Creme de Barbear 1922 By J. M. Keune Superior Shaving facilita o deslizar da lâmina, acelera o processo de cicatrização e acalma. Além disso, ele também proporciona sensação de maciez e conforto. 

Ação

Cânhamo: hidrata e tonifica. 

 

Glicerina: além de hidratar a pele, confere proteção, maciez e preserva a elasticidade.

 

American Crew Shaving Skincare Moisturizing

Creme de barbear para peles normais a secas. American Crew Shaving Skincare Moisturizing Shave Cream torna o barbear mais rente, confortável e fácil de fazer. É ideal para barbas normais à grossas.

 

O Creme de Barbear Shaving Skincare Moisturizing American Crew traz ativos hidratantes que protegem a pele do ressecamento. Ele também acalma o rosto e evita irritações causadas pelo barbear.

Ação

Extrato de Aloe e Abacate: hidrata a pele, alivia, reforça a barreira cutânea e protege das agressões externas.

 

NIVEA Original Protect

Creme de barbear 2 em 1 para todos os tipos de pele. NIVEA Men Creme de Barbear Original Protect garante o deslize fácil da lâmina enquanto hidrata a pele.

 

NIVEA Men Creme de Barbear Original Protect é formulado com minerais e vitamina E que garantem a maciez e manutenção da umidade da pele, mesmo depois do barbear. Assim, ajuda a evitar desconfortos e protege contra irritações ou vermelhidão.

Ação

Tecnologia Hidratante NIVEA: une minerais e vitamina E para atrair e reter a umidade da pele, impedindo que ela resseque e, consequentemente, fique irritadiça e desconfortável.

 

Creme de Barbear Bozzano Pele Sensível

Creme de Barbear Bozzano Pele Sensível, sua textura é firme e fácil de espalhar faz com que a lâmina deslize suavemente pelo rosto, evitando ressecamento e irritação. Além disso, o produto hidrata a pele por até 24 horas.

Ação

Para um barbear mais suave, o Creme de Barbear Bozzano Pele Sensível é uma excelente escolha. Com tecnologia Comfort Repair, o creme barbeador atua nas três etapas do procedimento: amolece os pelos e prepara a pele; evita cortes e aumenta o deslize das lâminas; estimula a regeneração da epiderme facial. 

Onde comprar?

Você pode comprar creme de barbear nas farmácias e drogarias da sua região. É possível comparar o preço de alguns deles sem sair da sua casa! Para isso, acesse nosso buscador Cliquefarma de maneira prática e rápida, sem sair de casa! 

 

Você faz uso de creme de barbear? Conte-nos suas experiências nos comentários abaixo. Sua opinião é importante para nós.