Skip to main content
Avalie esse post

O uso do esfoliante corporal é um passo crucial na rotina de cuidados com a pele. Afinal, ajuda a remover as células mortas, melhorando sua aparência e textura.  

Até mesmo quando usamos esponjas para esfregar a pele, estamos fazendo esfoliação. Esse é um exemplo dos chamados esfoliantes mecânicos, ou seja, quando há mais contato físico com a pele. Mas também há os esfoliantes químicos, geralmente com textura de creme ou gel, que contêm ácidos em sua composição. 

Como existem diferentes tipos de esfoliantes no mercado, com diversas texturas e possibilidades de aplicação, separamos dicas para você entender o que é um produto com ação esfoliante e como comprar o seu. Confira!  

O que é um esfoliante corporal e por que você precisa de um?

O esfoliante corporal é feito à base de ácidos e também pode conter óleos ou agentes hidratantes em sua fórmula. Sua principal função é eliminar as células mortas e o excesso de queratina para dar lugar a uma pele com mais viço, renovada e iluminada.  

Este processo também ajuda a desobstruir os poros e estimula a produção natural de colágeno. Além disso, o esfoliante elimina a primeira barreira da pele, onde se acumulam sujeira e poluição. 

O esfoliante pode ser usado no corpo e em muitas outras áreas, como rosto, pescoço, braços, pernas, mãos e pés e, até mesmo, no couro cabeludo. Você vai entender o quanto a pele fica mais macia, lisa, sem manchas, mais jovem e bem cuidada ao experimentar algumas das variações de esfoliante disponíveis no mercado. 

Como escolher o esfoliante corporal certo para o seu tipo de pele 

O esfoliante pode ser incorporado à rotina de skincare e usado regularmente ou com menos frequência, a depender do tipo de pele e do objetivo desejado. 

Antes de escolher um, entenda como usar e quais características dar mais atenção na embalagem para entender a proposta do produto e se é adequado para o seu uso.

Pode usar todos os dias?

Em peles sensíveis ou secas é melhor escolher esfoliantes suaves, com grânulos mais finos e, de preferência, com ativos hidratantes e calmantes, como óleo de coco ou manteiga de karité. Nesse caso a esfoliação é muito mais física e com objetivo de eliminar impurezas. É recomendado repetir o processo 1 vez por semana ou a cada 15 dias.  

as peles mistas a oleosas podem se beneficiar de uma esfoliação mais profunda, pois aceitam bem os grânulos mais espessos e suportam ativos mais abrasivos. 

Para a pele oleosa, que é mais propensa a acne, a escolha deve ser por esfoliantes com ativos mais ácidos e abrasivos, como o ácido salicílico. Os grânulos podem ser mais finos e menores, semelhante à areia. Podem ser usados até 2 vezes por semana.  

Como usar?

É recomendado aplicar o produto com a pele úmida e massagear levemente a região por alguns minutos, em seguida enxaguar. Logo após a esfoliação, é importante hidratar a pele com seu creme hidratante, sérum ou óleo favorito. 

Lembrando que caso usado em excesso ou com muita pressão, o esfoliante pode irritar a pele ou ressecar a região.

O que observar na embalagem?

Observe se há ingredientes naturais, para evitar irritações, e prefira composições sem parabenos.

Outro ponto importe é a textura. Os esfoliantes do tipo cremoso podem ser comercializados em gel ou mais densos, parecido com uma pasta, inclusive esses são os mais indicados para peles sensíveis ou mais secas. Já os sabonetes podem trazer mais benefícios para as peles mais oleosas a mistas. 

Sem contar que há esfoliantes secos, em barra, líquidos, em sérum (aplicados com ampola) ou na versão espuma de limpeza, bem como as fórmulas associadas a shampoos e cremes hidratantes.

Leia também:
Adstringente: saiba o que é, para que serve e como comprar
Sabonetes para espinhas: conheça 5 opções e mais dicas

Qual o melhor esfoliante corporal?

Agora que você já sabe para que serve o esfoliante e a importância de atender às necessidades do seu tipo de pele antes de definir qual o melhor esfoliante para você, não deixe de considerar também as variações de preços para um mesmo produto. A exemplo do Esfoliante Neutrogena Acne Proofing, que encontramos por R$37,94 até R$58,99 em farmácias online.  

Por isso, recomendamos que acesse o CliqueFarma para comparar as ofertas e encontrar o menor preço de produtos das marcas mais procuradas. Confira algumas opções de esfoliantes corporais, entre outros tipos, disponíveis no site: 

esfoliantes ofertas 1 3

Esfoliante Corporal Océane Body Scrub Sweet Cotton 

Esse esfoliante corporal da Océane possui ingredientes naturais, como a casca de nozes e aloe vera. É uma opção leve para esfoliar a pele e promover a renovação celular, sem deixar de hidratar. Comprar Esfoliante Corporal Océane 

Esfoliante Corporal Seco By Samia 

Uma opção para quem quer testar o uso de esfoliante é a versão seca, como é o caso desse esfoliante corporal da marca By Samia, que tem a vantagem de conter produtos naturais como extrato de cupuaçu e açúcar orgânico. Os grânulos costumam ser maiores e mais abrasivos, indicados principalmente para o corpo. Comprar Esfoliante Corporal Seco By Samia 

Esfoliante Corporal Anticelulite Biomarine 

Esse esfoliante corporal da Biomarine é voltado para uso durante o banho. Contém ingredientes naturais como extrato de pitanga, acerola e laranja, ou seja, fontes de vitamina C. O produto promete esfoliar a pele com intuito de trazer um efeito de drenagem e ainda combate a celulite. Comprar Esfoliante Corporal Anticelulite Biomarine 

esfoliantes ofertas 4 5

Esfoliante Corporal Granado   

A Granado tem várias opções de esfoliantes, entre eles destacamos o esfoliante corporal com óleo natural de castanha do Brasil. Esse produto é indicado para todos os tipos de pele e promove uma esfoliação suave. Na mesma linha, há também de lavanda, chá branco, entre outros. Comprar Esfoliante Corporal Granado 

Gel Esfoliante Neutrogena Acne Proofing   

Aproveite e use também um esfoliante facial. Essa opção da Neutrogena é em gel e indicado para peles acneicas. Foi criado para ajudar a tratar e reduzir espinhas no rosto, além de controlar a oleosidade. Comprar Gel Esfoliante Neutrogena Acne Proofing 

Procure um dermatologista para tirar demais dúvidas ou se for o caso, entender quais produtos podem substituir o esfoliante na sua rotina de skincare. Conte com o CliqueFarma para se informar e pesquisar pelos menores preços de dermocosméticos, acessórios para banho, produtos de beleza e muito mais! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<