Cuidados com a lente de contato

13/04/2021 0 Por cliquefarma

Com certeza você usa ou conhece alguém que usa lente de contato, não é mesmo? Pois é, esses acessórios são muito conhecidos pelas pessoas que precisam de óculos e muito procurados, principalmente por sua praticidade e comodidade, que, depois do período de adaptação, a pessoa nem percebe que está usando. Entretanto, há alguns cuidados necessários que você precisa ficar atento, bem como sempre seguir a orientação do oftalmologista. Acompanhe esse texto, pois vamos explicar tudo sobre os benefícios da lente de contato. 

O que é

A lente de contato é um aparelho que, da mesma forma que os óculos, servem para corrigir algum problema de visão, que é muito comum na vida das pessoas. Ela serve para substituir o óculos por sua praticidade no dia a dia, mas é recomendado pelo médico oftalmologista ter um óculos de apoio para, de vez em quando, descansar os olhos da lente. 

Esse acessório requer alguns cuidados para que não causem prejuízo, como a limpeza correta e não dormir ou tomar banho e entrar na piscina com ela, pois, no primeiro caso, elas podem secar e, no último, podem causar alguma infecção ou irritação nos olhos. 

Elas podem ser de diversos tipos, entre eles: de descarte anual, semanal, colorida, com grau, multifocal, bifocal, de vidro, entre outros. Elas vêm dentro de um estojo que também exige cuidados de limpeza diariamente. Geralmente, elas vêm acompanhadas de um produto próprio para limpeza e você deve estar sempre com as mãos limpas para manusear a lente, seja para colocar ou para tirar.

Esse produto é muito conhecido e procurado pelas pessoas, pela sua praticidade e por serem confortáveis, além de quase não serem percebidas, aumentando a autoestima das pessoas que não gostam de usar óculos. 

É muito importante saber que as lentes de contato são de uso individual e que de maneira alguma deve ter seu uso compartilhado com outra pessoa e que deve ser respeitado a sua data de validade, porque, depois desse tempo, ela passa a não ter mais serventia, além de que pode prejudicar a saúde dos seus olhos. 

Pra que serve

A lente de contato serve para corrigir algum problema de visão que atinge a grande parte da população, seja de grau pequeno, médio ou grande, eles precisam ser tratados para que a pessoa não force muito a vista e acabe piorando o problema, dessa forma, do mesmo jeito que os óculos,  lente de contato ajuda a descansar os olhos e permitir que a pessoa enxergue melhor. No mais, as lentes podem ser para uso diário, ampliado ou descartável, coloridas. 

Alguns desses problemas são: hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A primeira acontece quando a pessoa enxerga muito bem de longe, mas de perto sente muita dificuldade, dessa forma, as lentes para essa hipótese são mais espessas no seu centro e mais finas nas bordas e são conhecidas como convexas. No astigmatismo, a visão fica distorcida pelo fato de que a luz que entra é focalizada em vários pontos e essas lentes são esféricas ou tóricas. E na última hipótese, há uma limitação no foco de perto para o de longe, sendo que essas lentes terão que ser bifocais ou multifocais. 

Desse modo, elas servem para fazer a correção de algum problema de visão e para oferecer praticidade no dia a dia, possibilitando fazer atividades que com o óculos era mais complicado, como o caso de esportes, por exemplo. E também para fins estéticos, pois muitas pessoas não se sentem bem usando óculos. 

Benefícios

As pessoas que possuem algum problema de visão, como a miopia, hipermetropia e o astigmatismo, elas precisam usar óculos diariamente e, para muitas pessoas, esse acessório pode ser um problema, principalmente para a autoestima.

Porém, para resolver isso, existem as lentes de contato que, quase imperceptíveis, fazem parecer que a pessoa não está usando nada, além de trazer maior praticidade para o dia a dia. 

Quando o médico oftalmologista verifica as suas necessidades, ele pode recomendar o uso desses acessórios, sempre com a indicação de tempo de uso e o melhor tipo para seu caso. 

Nesse sentido, alguns dos benefícios das lentes de contato são: 

  • corrigem algum problema da visão;
  • Oferecem praticidade e comodidade para as atividades do dia a dia; 
  • Não ficam molhadas ou embaçadas;
  • Não deixam reflexos ou distorções na imagem;
  • Não pesam ou escorregam;
  • Facilitam a prática de atividades física e eliminam o risco de quebrar, como acontece com os óculos;
  • São imperceptíveis

Apesar de seus muitos benefícios, as lentes de contato não devem ser indicadas para: pessoas que têm um histórico de infecções na córnea, que trabalham em uma indústria em que estão expostas a fumaças químicas, pó ou sujeira, com alergias aos produtos de higiene da lente, são diabéticas, crianças e porque quem não se acostumar de jeito nenhum com esse produto. 

Qual a melhor

Para saber qual a melhor lente de contato para você, é necessário avaliar alguns pontos, como por exemplo, se elas são corretivas, cosméticas ou terapêuticas. As lentes de contato corretivas são para corrigir alguns problemas de visão, as cosméticas são para fins estéticos quando a pessoa quer ficar mudando a cor dos olhos temporariamente ou para alguma caracterização, como fantasias.  Já as terapêuticas são usadas para um tratamento temporário e para fins de ajudar depois de alguma cirurgia. 

Sabendo qual a finalidade dela, você precisa saber que elas são rígidas ou gelatinosas. As rígidas são maiores e devem ser usadas por quem já tem experiência com esse acessório, pois as gelatinosas são mais fácil de se adaptar, além de serem mais baratas. Também será preciso saber qual será o tempo de uso das lentes e quais os seus hábitos diários, para saber quando e onde você pode usá-las.   

Depois de analisar esses pontos principais, será mais fácil de saber qual a melhor de contato para você, mas, de qualquer forma, seu médico oftalmologista irá recomendar e indicar a melhor, bem como a que tem melhor custo-benefício e, caso você não se acostume com uma, é só conversar com ele para que seja indicada outra, até que você se adapte perfeitamente.  

Lentes de contato colorida

Com certeza você já viu alguém que muda a cor dos olhos, seja no dia a dia ou para alguma fantasia, né? Na maioria das vezes eles ficam brancos, vermelhos, pretos e azuis ou verdes para fins estéticos e a resposta para essa alteração é a lente de contato.  Elas permitem essa mudança da cor dos olhos para fins estéticos e podem ser com ou sem grau, a depender das necessidades das pessoas. 

Mas antes de fazer essa brincadeira, o recomendado é que seja consultado um oftalmologista para que ele indique qual a melhor para você e se não te trará nenhum problema, isso porque se você comprar uma marca ou um tipo com o qual você não consiga se adaptar, seu olho pode ficar machucado e infeccionado, causando vários problemas.  

Lentes de contato com grau

As lentes de contato com grau existem para substituir os óculos para ou ser intercalada com ele, com a finalidade de corrigir algum problema de visão como a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia identificado pelo oftalmologista. Algumas pessoas precisam usar óculos desde pequenas e, muitas vezes, pelo resto da vida. Já outras, conseguem corrigir o problema com o uso por determinado tempo.

De qualquer forma, alguns pacientes não gostam de usar óculos, por acharem que atrapalha ou por não se sentirem bem com eles, afetando sua autoestima, por isso, existem as lentes de contato que serão feitas com o seu grau e que serão usadas no lugar do óculos, entretanto, como elas não podem ser usadas 24h por dia, os médicos recomendam que mesmo assim se tenham os óculos para pode intercalar e não causar nenhum problema. 

Lentes de contato anual

Esses tipos de lente são feitas para serem usadas durante 12 meses, ou seja, um ano, por isso anual, e depois descartadas. Entretanto, elas precisam de muitos cuidados, principalmente os de limpeza, já que serão usadas por mais tempo e uma má condição de higienização e de armazenamento por ser muito ruim, pois há maior chance de infectar os olhos e machucá-los. 

Para saber se esse tipo de lente é o ideal para você, será necessário conversar com seu oftalmologista, já que ele, sabendo do seu caso, prescreverá a melhor opção para o seu problema. Além disso, seu custo geralmente é mais em conta do que as outras lentes e você não terá que se preocupar com isso durante um ano, a não ser que você não tenha os cuidados necessários. 

Lentes de contato multifocal

Lentes de contato multifocal possuem diversas graduações para que seja possível o paciente focar em várias distâncias, ou seja, de perto, de longe e de média distância.  Esses tipos de lente são indicados para pessoas que possuem presbiopia, ou seja, tem problema de foco ao mudar de uma distância para outra. Elas podem ser feitas com material rígido ou gelatinoso, de forma simultânea, alternada ou híbrida. 

As vantagens de usar essas lentes são: melhor facilidade visual para diferentes distâncias, mudança de graduação menos brusca e capacidade de resolver o problema da mesma forma que os óculos com essa finalidade possuem. Em qualquer caso, é necessário que seja seguida a indicação médica para não fazer o uso inadequado desse acessório. 

Lentes de contato tórica

As lentes de contato tórica são usadas para o tratamento do astigmatismo, um problema decorrente da má formação da córnea, isto é, a sua curvatura apresenta irregularidades e causa um embaçamento da visão, deixando a vista cansada e causando dores de cabeça. 

Para solucionar esse problema de visão, as lentes de contato tórica possuem uma curvatura irregular e são capazes de aumentar ou reduzir progressivamente, de acordo com os movimentos da pessoa, além de acabar com a vista embaçada, já que ajuda no foco da visão.

Essas lentes podem ser de material gelatinoso, feitas com hidrogel, são flexíveis e finas, oferecendo maior conforto para o paciente e pelo seu material, permite que a região do globo ocular fique hidratada. É importante lembrar que qualquer tipo de lente só pode ser usada sob recomendação do médico oftalmologista. 

Colírio para lente de contato

Quem usa lente de contato sabe que, às vezes, o olho fica seco e a lubrificação natural não é suficiente, por isso é necessário recorrer ao uso de colírios específicos para resolver esse problema. 

Importante destacar que não é qualquer colírio que se pode aplicar nos olhos quando se usa lente de contato, pois alguns deles podem conter medicamentos que podem danificar a lente e agredir os olhos, devendo haver sempre a indicação médica para esses casos. 

Centes de contato bifocal

As lentes de contato bifocal possuem dois campos de visão, um para perto e um para longe, sendo este na parte de cima e aquele na parte de baixo da lente. Esse tipo de lente é indicada para quem tem dificuldade de focar quando está olhando para perto e precisa enxergar algo longe e vice e versa. 

Essas lentes tem uma linha que divide os dois focos, o que se diferencia da lente multifocal, que possui diversos campos de visão e sua necessidade de uso vai ser avaliada depois que seu oftalmologista fizer os exames e constatar o problema que deve ser corrigido. 

Lentes de contato permanentes

Embora possa parecer que esses tipo de lentes são colocadas uma vez e deixadas para sempre, não é isso que acontece, isso porque, mesmo que seu uso seja prolongado, é necessário que elas sejam retiradas e trocadas em certo período de tempo para não causar infecções e problemas ainda maiores na visão.

Esse tipo de lente é indicado para pessoas que não conseguem manter uma rotina diária de cuidados com esse acessório e não tem tempo de ficar se preocupando com isso, como os médicos, enfermeiros, militares, quem viaja muito, entre outros. Entretanto, seu médico oftalmologista é quem irá prescrever esse modelo de acordo com suas necessidades, pois ele é o mais comum de causar alergias e infecções. 

Soro para lente de contato

Muita gente acha que usar soro fisiológico para limpar as lentes de contato é uma boa escolha, mas não é, isso porque esse tipo de substância não faz a higienização completa,  que acaba aumentando o risco infecção por bactérias e impurezas e é por esse motivo que existe uma solução própria para fazer essa higienização e não danificar a lente e nem prejudicar seus olhos. 

A solução específica de limpeza das lentes contém os produtos adequados que eliminam qualquer substância que possa causar alergia ou irritar seus olhos. Lembrando que é muito importante lavar bem as mãos com água e sabão neutro antes de manuseá-las e nunca limpá-las com a saliva ou água da torneira. 

Lente de contato de descarte diário

Esse tipo de lente é aquele que a pessoa usa durante o dia e faz o seu descarte após o uso diariamente e elas são recomendadas pelos médicos oftalmologista pois são mais práticas, já que não precisa ter a rotina de cuidados necessária e também por que não há o acúmulo de substâncias prejudiciais à saúde dos olhos. 

A lente de contato de descarte diário é feita com material de silicone hidrogel, tornando-as macias e que com maior circulação de oxigênio, além de serem finas e flexíveis. Elas servem para corrigir os problemas de visão da mesma forma que as de descarte mensal ou anual fazem.  

Porta lente de contato

Porta lente de contato é um acessório utilizado para fazer o armazenamento das lentes, mantendo-as protegidas e longe das impurezas que podem danificá-las. Eles são vendidos em diversos tamanhos e modelos e muitas vezes são personalizados. 

Mas antes de tudo, é preciso saber que esses estojos porta lente devem receber os mesmos cuidados de higienização das lentes, devendo ser limpos com solução própria. Eles também vem com a indicação do lado, direito ou esquerdo, para você guardar as lentes no lugar certo e não se confundir na hora de colocar. 

Lente de contato escleral

A lente de contato escleral é o tipo que se apoia da parte branco do olho, ou seja, a esclera e são maiores do que as lentes que se apoiam na córnea. Por sua posição, esse tipo de lente é muito mais confortável e feita com material que facilita a passagem de oxigênio, pois são preenchidas com soro fisiológico, além de que elas não se movimentam, conferindo maior estabilidade para a visão. 

Essa lente é indicada para quem possui graus elevados e para quem não se acostumou com os outros tipos de lente e também para os praticantes de esporte, pois conferem maior segurança e estabilidade. 

Kit para lente de contato

O kit para lente de contato é uma combinação de todos os acessórios que quem utiliza precisa e tem um preço mais em conta do que quando são vendidos separadamente. Ele vem com o estojo de armazenamento, a solução própria para limpeza, colírio e a pinça para lente de contato. 

Esses kits são pequenos e compactos, facilitando o transporte para onde você for. Também existe o kit de lente de contato colorida, oferecendo várias opções de cor para os pares, dessa forma você pode variar o uso delas. 

Lembrando que é essencial que se siga as orientações médicas para que não ocorra nenhum problema e se perceber qualquer incômodo ou alergia, retire-as imediatamente e consulte seu oftalmologista. 

Pinça para lente de contato

Esse objeto é usado para ajudar a colocar e a tirar a lente de contato, facilitando o seu manuseio e diminuindo as chances de ela cair e se contaminar ou estragar. Elas também servem para segurar as pálpebras, evitando que a pessoa pisque durante o procedimento 

Antes de fazer o processo de retirar ou colocar a lente de contato, é necessário lavar bem as mãos com água e sabão neutro e separamos o passo a passo de como usar a pinça/espátula, acompanhe: 

  • Com o objeto em mãos, pegue a lente de contato;
  • Transfira delicadamente a lente de contato da espátula para o aplicador da pinça;
  • Abra seu olho com a outra mão e insira lentamente a lente de contato, tomando cuidado para não piscar;
  • Para remover suas lentes de contato, abaixe o queixo e olhe para cima. Puxe a pálpebra inferior para baixo com a outra mão e remova a lente de contato com a pinça.
  • Faça a higienização completa dos acessórios e guarde-os corretamente. 

Lentes de contato de vidro

Antigamente, as lentes de contato eram feitas de vidro, sendo muito desconfortáveis para seus usuários, entretanto, com o avanço da tecnologia, novos materiais foram surgindo e deixando-as mais confortáveis e flexíveis.  

Hoje em dia, elas são feitas com material rígido ou gelatinoso. As primeiras podem ser acrílicas, com gás permeável ou híbrida. As gelatinosas são feitas com um plástico composto com água e hidrogel ou silicone hidrogel, deixando as finas e flexíveis, possibilitando o encaixe perfeito nos olhos.  

O que não fazer com a lente de contato

Para que sua lente de contato dure e não se danifique e para que não cause problemas mais graves para você, é necessário que não seja feito algumas coisas, quais sejam: 

  • Não use sem a recomendação médica. 
  • Não emprestar sua lente de contato para ninguém e nem usar a de outra pessoa
  • Não dormir com ela 
  • Não tomar banho de chuveiro, de piscina ou de mar 
  • Não usar saliva, soro fisiológico para limpá-la
  • Não use depois do prazo de validade 

Cuidados com a lente de contato

Perguntas:

Quanto tempo posso usar lentes de contato?

O uso das lentes de contato, quando usado de maneira correta e de acordo com a recomendação médica, não traz nenhum prejuízo para a saúde dos olhos, entretanto, o indicado é usá-las durante um período de 8 a 12 horas por dia. Em qualquer caso, o ideal é conversar com seu oftalmologista para ele indicar o tempo correto de uso das mesmas e seguir as instruções do produto. 

Quanto custa lente de contato?

O preço de uma lente de contato varia de acordo com sua marca, material e se ela é de descarte anual ou semanal. As primeiras chegam a custar cerca de R $300,00 (trezentos reais) e as últimas podem custar em torno de R $50,00 (cinquenta reais) a R$70,00 (setenta reais). Dessa forma, pesquise e compare preços para que você consiga adquirir a que melhor tenha custo-benefício e que se encaixe no seu orçamento.

Como tirar a lente de contato?

O momento de tirar a lente de contato é de muita aflição para algumas pessoas, mas se fizer de maneira correta, será um procedimento tranquilo. Primeiro de tudo, faça uma boa limpeza das suas mãos e fique em pé em frente de um espelho bem iluminado e olhe para cima. 

Com a sua mão não dominante e utilizando o dedo indicador levante a pálpebra superior afastando-a do olho e com a mão dominante, use o seu dedo médio para puxar para baixo a pálpebra inferior. 

Depois, com as pontas do indicador e do polegar, aperte suavemente a lente para puxá-la para baixo e afastá-la do olho. Não dobre nem puxe com muita força. Por último, coloque a lente na palma da outra mão e faça o mesmo procedimento com o outro olho. 

Quem não consegue tirar a lente facilmente com as mãos ou tem medo do momento de colocar o dedo dentro do olho, pode se valer do uso das pinças para lente de contato, pois elas oferecem maior segurança, tanto para retirar, quanto para colocar. 

Posso dormir com lente de contato?

Não, porque a lente de contato precisa de lubrificação e isso é proporcionado quando a gente pisca e, quando estamos dormindo, isso não acontece, podendo fazer com que fique muito seco e a lente grude no olho e também porque ela não tem nenhuma função nesse momento e é imprescindível dar esse descanso aos olhos. Mas caso você pegue no sono com a lente de vez em quando, não se preocupe, os riscos são apenas se esse hábito for muito frequente. 

Como limpar lente de contato?

A limpeza da lente de contato é fundamental para o uso adequado desse acessório e para não infectar os olhos. Para isso, geralmente, as lentes de contato já vem com a solução própria com aprovação da ANVISA para essa higienização desse acessório e do seu estojo de armazenamento. Antes de fazer esse procedimento, lave bem as mãos para retirá-las dos olhos e aplicar a solução, repetindo esse processo diariamente. 

E, em nenhuma hipótese, utilize a saliva, a água da torneira e algum outro produto, pois além de não eliminarem toda a sujeira e bactérias, podem danificar a lente e causar alguma alergia ou vermelhidão no seu olho. Caso tenha alguma irritação, retire as lentes imediatamente e procure seu médico. 

O que fazer quando o olho fica irritado?

Os desconfortos causados pelo uso da lente de contato são muito frequentes, por isso, quando acontecer do seu olho ficar irritado, vermelho ou inchado, retire imediatamente a sua lente e consulte seu médico, pois ele irá recomendar algum remédio para eliminar o problema e indicar outro tipo de lente de contato, ou, se for o caso, suspender o uso delas e recomendar um óculos até que o problema seja resolvido. 

Porque minha lente de contato sai do lugar quando pisco?

Quando a lente de contato acaba saindo do lugar pelo movimento do piscar dos olhos, pode ser sinal de que ela não tenha se adaptado e se encaixa perfeitamente nos seus olhos. Desse modo, é necessário procurar o seu oftalmologista para ele avaliar o problema e, se for o caso, fazer a troca das lentes, isso porque a lente de contato deve ficar super estabilizada no seu olho, para dar segurança e para não causar nenhum tipo de irritação do mesmo.  

Quanto tempo a lente de contato fica no estojo?

Da mesma forma que a lente de contato deve ser higienizada diariamente com solução própria, o estojo dela também deve ser limpado e trocado a cada um a três meses, dependendo da marca e dos cuidados que recebe, de qualquer forma, essas instruções vem sempre acompanhada do produto. 

Pode tomar banho com lente de contato?

Não, isso porque a água do chuveiro, principalmente quando muito quente, pode apresentar substâncias e impurezas que podem danificar as lentes e, consequentemente, irritar os seus olhos. Da mesma forma, deve ser evitado se molhar na piscina, no mar com a lente de contato. Mas, se você tiver dúvidas sobre esse hábito, converse com seu médico para melhores recomendações. 

Desvantagens do uso das lentes de contato?

Embora esses acessórios possam trazer muitos benefícios e praticidade para o dia a dia de quem precisa de grau e não quer usar óculos, elas também apresentam algumas desvantagens, quais sejam: podem estragar rapidamente, caso não receba os cuidados necessários; precisa ser higienizada diariamente; pode causar infecções e deixas os olhos irritados; além de ser muito mais cara que os óculos, pois precisam ser trocadas com mais frequência.

Onde comprar lentes de contato

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos modelos e tipos de lentes de contato para você adquirir a sua  e se beneficiar das vantagens deste produto.  Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Já quer adquirir as suas lentes de contato? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares! Também busque por mais informações sobre esse acessório para fazer o uso correto! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!