Cuidados com as unhas: conheça mais.

23/08/2021 0 Por cliquefarma

Cuidados com as unhas: as unhas são geralmente a primeira coisa que as pessoas reparam em outras. Elas servem para proteger as pontas sensíveis dos nossos dedos e possuem outras utilidades importantes, como por exemplo, pegar objetos pequenos, coçar alguma parte do corpo ou desfazer um nó.

Todos os dias expomos nossas mãos a germes que podem nos fazer mal. Se não fosse a proteção que as unhas e as cutículas fornecem para as pontas dos dedos, nosso corpo estaria ainda mais exposto a bactérias e microrganismos que lidamos sem nem perceber no nosso dia a dia.

Imagine também como seria difícil pegar uma agulha ou coçar determinado lugar sem a ajuda das unhas. No mínimo seria uma situação bem irritante.

Além dessas utilidades mecânicas, muitas pessoas usam as unhas para adornar as mãos, deixando-as crescer e pintando-as com esmaltes disponíveis em diversas cores.

Mesmo que o seu objeto não seja deixar as unhas grandes ou pintadas, é necessário manter o mínimo de cuidado com elas, pois a falta de cuidado pode até mesmo transparecer falta de higiene. Além disso, alguns problemas podem afetar as unhas caso elas não sejam cuidadas da forma correta.

Há muitos benefícios em manter as unhas bem cuidadas. Um deles é te deixar mais confiante e com a autoestima mais elevada. Uma unha bem cuidada pode até mesmo fazer você se sair melhor naquela entrevista de emprego.

É muito importante manter o cuidado regular com as unhas, pois elas nos protegem no nosso dia a dia, nos ajudam a cumprir tarefas e melhoram a aparência das nossas mãos aumentando a nossa autoestima.

Os cuidados com as unhas podem ser feitos em casa de forma bem simples, mas se você não tiver muito tempo para manter esses cuidados, existem profissionais que podem te ajudar nesse sentido.

As profissionais que cuidam das unhas são chamadas de manicures e você pode encontrá-las em quase todos os lugares.

Essas profissionais podem cobrar diferentes valores para cuidar das suas unhas, então se você está tentando economizar, você pode cuidar das suas unhas em casa sem muito esforço.

Para te ajudar com isso, desenvolvemos esse artigo que vai te dar dicas de cuidados com as unhas. Vamos te ajudar a saber tudo sobre esse universo para que você possa cuidar das suas unhas da melhor forma possível.

Por que as unhas enfraquecem?

Se alguns cuidados não forem tomados e algumas coisas não forem evitadas, as suas unhas podem ficar fracas e quebradiças.

Os dermatologistas dizem que as unhas podem revelar muitas coisas sobre a nossa saúde, visto que o crescimento das unhas acontece de dentro para fora.

As nossas unhas são compostas de queratina, uma proteína que forma algumas estruturas do corpo, como as unhas, a camada externa da pele e o cabelo.

Visto que o crescimento das unhas e dessas outras estruturas ocorrem de dentro para fora, quando as estruturas de queratina apresentam quebra, ressecamento e fragilidade, algo pode estar acontecendo no nosso corpo.

Veja a seguir algumas coisas que podem causar o enfraquecimento das unhas, para que você possa dar atenção a isso e suas unhas possam crescer fortes e saudáveis.

Roer as unhas constantemente

Embora isso seja algo que ocorre na parte externa do seu corpo, roer as unhas pode prejudicar bastante a estrutura das unhas.

A nossa saliva contém enzimas digestivas que corroem a estrutura das unhas, deixando-as vulneráveis a bactérias, fungos e outros microrganismos que podem ser prejudiciais.

Muitas pessoas roem as unhas por causa de ansiedade, nervosismo ou até mesmo por conta do tédio. Mas isso é algo que não só afeta a aparência das suas. Isso pode afetar também a sua saúde por remover a proteção natural da pele, deixando o caminho livre para infecções.

Se você possui esse hábito, pode tentar manter as unhas sempre cortadas bem curtas, pois assim vai deixá-las mais difíceis de roer. Além disso, existem produtos que ajudam a parar de roer as unhas, como esmaltes que deixam um gosto amargo nas unhas.

Se nenhuma das soluções acima derem certo, você pode tentar lidar com o motivo da ansiedade que faz você roer as unhas por procurar ajuda profissional.

Baixo consumo de ferro

Se as suas unhas possuem o formato parecido com a de uma colher atrofiada, isso pode ser um sinal de falta de ferro ou até mesmo anemia.

O ferro ajuda a formar a hemoglobina, a hemoglobina por sua vez ajuda a transportar oxigênio para as unhas. Quando o corpo entende que não há ferro suficiente, ele prioriza outras partes do corpo mais essenciais que precisam de oxigênio, deixando as unhas e outras partes não tão essenciais em segundo plano, fazendo com as unhas fiquem atrofiadas.

Se você perceber que as suas unhas estão côncavas e atrofiadas seria apropriado procurar cuidados médicos para que você possa fazer exames que possam medir os níveis de ferro no sangue.

Falta de vitaminas do complexo B

Todas as vitaminas do complexo B são importantes para o bom funcionamento do corpo e consequentemente para o crescimento saudável de estruturas de queratina como as unhas.

Mas uma vitamina em especial conhecida como Biotina, é amplamente recomendada por especialistas para o crescimento saudável das unhas e dos cabelos.

Se as suas unhas estiverem descascando nas pontas ou apresentando outros sinais de quebra, você pode estar precisando de mais biotina. Um suplemento desta vitamina pode ser muito útil para o fortalecimento das unhas.

Mas é importante lembrar que os resultados não são imediatos, podem ser necessários vários meses para que você comece a perceber o crescimento saudável das suas unhas ao tomar um suplemento. De qualquer forma, em caso de dúvidas procure o seu médico.

Danos causados por digitação

Por incrível que pareça, digitar ou teclar com as unhas pode também ser a causa de unhas fracas. O contato direto e constante com a tela do celular ou o teclado nas unhas podem fazer as unhas racharem ou desfiar nas bordas.

Para que isso não aconteça deixe as unhas sempre bem aparadas, para que o contato na tela ou no teclado seja com as pontas dos dedos e não com as unhas.

Cuidados com as unhas

Exagerar no desinfetante para as mãos

Lavar as mãos com muita frequência pode deixar as unhas quebradiças. Além disso, usar álcool em gel em excesso para desinfetar as mãos também pode deixar as unhas mais fracas.

Em tempos de pandemia pode ser um pouco difícil e não é recomendado deixar de manter as mãos sempre limpas. Mas para que as suas unhas não fiquem quebradiças e fracas por conta disso, você pode usar um hidratante para as mãos sempre que precisar lavar e desinfetar as mãos.

Deixar o esmalte por muito tempo nas unhas

A maioria dos esmaltes possuem produtos químicos que o ajudam a secar de forma mais rápida. Esses produtos além de promover a secagem rápida do esmalte nas unhas, também podem ressecar as unhas e torná-las quebradiças.

O pior de tudo é que esse efeito secante não para depois que o esmalte seca. Sendo assim, as suas unhas continuam ressecando enquanto o esmalte estiver nela.

O ideal é deixar o esmalte nas unhas por no máximo 5 dias. Esse é o tempo geralmente que o esmalte começa a descascar e a sua beleza já se perdeu. Sendo assim, retire o esmalte completamente depois desse tempo e deixe as unhas descansarem por uns dias até a próxima aplicação de esmalte.

Quais são os cuidados necessários com as unhas

Muitas pessoas acham que para ter unhas saudáveis e bonitas precisam investir muito dinheiro com os cuidados dessa parte do corpo. Mas na verdade você precisa investir mais tempo do que dinheiro no que diz respeito aos cuidados com as unhas.

Você não precisa de coisas caras para deixar as suas unhas longas e fortes. Hábitos saudáveis e cuidados diários podem te ajudar a fazer isso de forma bem simples.

Para te ajudar a entender os cuidados necessários que você precisa ter com as suas unhas, te apresentaremos algumas dicas que podem te auxiliar muito nesse sentido.

Mantenha as unhas hidratadas

Costumamos nos preocupar com hidratação da pele e do cabelo, mas dificilmente nos lembramos da hidratação das unhas, sendo que a mesma proteína compõe as estruturas de todas essas partes do corpo.

Unhas fracas podem ser o sinal de muitas coisas como vimos anteriormente, mas a falta de hidratação também pode deixar as unhas fracas.

Sendo assim, é muito importante ter uma rotina de cuidados que leve em consideração a hidratação das unhas. Se você usa um creme ou uma loção hidratante para as mãos, dê atenção também para as unhas quando estiver aplicando o produto nas mãos.

Além disso, existem produtos hidratantes de cuidados específicos para as unhas que podem te ajudar a mantê-las sempre hidratadas.

Esqueça um pouco das cutículas

A maioria das pessoas acham que remover as cutículas faz parte dos cuidados com as unhas. Mas na verdade, para ter unhas saudáveis, é necessário deixar a cutícula no lugar dela.

As cutículas são camadas protetoras das unhas e removê-las pode causar mais mal do que bem as unhas. Mesmo que essa remoção seja feita por um profissional experiente, se você quer manter as suas unhas saudáveis, evite mexer nas cutículas.

Remover as cutículas pode deixar a unha exposta a infecções. Além disso, a remoção das cutículas afeta o leito ungueal desestimulando o crescimento das unhas.

Reduza o tempo que as suas unhas passam na água

Assim como deixar o cabelo molhado pode enfraquecer os fios, deixar as unhas molhadas por muito tempo pode enfraquecer a estrutura das unhas.

É claro que você não vai deixar de lavar as mãos, para evitar que a sua unha fique molhada. O que você deve fazer é secar bem as unhas sempre que elas entrarem em contato com a água.

Além disso, seria apropriado usar luvas quando você for realizar uma atividade que deixe a sua unha exposta por muito tempo a água, como lavar a louça por exemplo.

A exposição excessiva à água pode exercer pressão sobre as células delicadas das unhas, deixando-as frágeis, quebradiças e vulneráveis.

Seja gentil

Um dos cuidados mais importantes que você precisa ter com as suas unhas é ser gentil com elas. As pessoas costumam lixar por baixo das unhas para remover sujeiras e dar a elas formatos desejados.

Fazer isso pode prejudicar a estrutura das unhas e do leito ungueal, deixando você vulnerável a infecções por essas vias.

Além disso, evite usar as unhas como ferramentas. Existem muitas coisas que podem ser usadas para abrir uma lata de refrigerante e sua unha não deve ser a sua principal escolha.

Se você usa unhas de acrílico ou gel precisa também ficar atenta a remoção adequada desse tipo de unha. Evite fazer a remoção em casa, procure a profissional que fez a aplicação para que ela também possa fazer a remoção.

Ao tentar remover unhas de acrílico ou gel em casa, você vai descascar a estrutura das unhas, abalando o leito ungueal. Isso por sua vez, vai prejudicar o crescimento forte das suas unhas.

Cuide das suas unhas como você cuida do seu cabelo

As unhas e os cabelos são compostos de queratina, a mesma proteína. Sendo assim, muitas regras que você usa para cuidar do seu cabelo, também pode se aplicar aos cuidados com as unhas. 

As unhas e os cabelos podem ficar danificados e desidratados por causa de produtos que você usa ou de ferramentas que são usadas para mudar a aparência de ambos.

Assim como a hidratação pode ajudar a cuidar dos danos no cabelo, a hidratação também pode ajudar a reparar os danos causados nas unhas.

Sendo assim, se você possui uma rotina de lavagem, condicionamento e hidratação do seu cabelo, mantenha também uma rotina de cuidados com as suas unhas, pois dessa forma elas vão crescer fortes e saudáveis.

Observe o clima

Os invernos principalmente podem deixar o cabelo e a pele com o aspecto ressecado. Como as unhas possuem a mesma estrutura dessas outras partes do corpo, o clima seco e o tempo frio também podem afetar a hidratação das unhas.

Além disso, a mudança repentina de temperatura que pode ocorrer de um ambiente para outro, pode causar danos extras às suas unhas. Isso pode fazer com que as células das unhas se contraiam e se expandam repetidamente, resultando em um enfraquecimento entre as células, levando à ruptura.

Repense seus produtos

Alguns produtos que usamos nas unhas, também podem afetar a saúde delas. Por isso, durante os cuidados diários é importante usar produtos que não danifiquem as unhas.

Um dos produtos que é usado a muito tempo, mas que deve ser substituído é a lixa comum feita de papelão. Esse tipo de lixa pode criar rasgos minúsculos nas unhas causando descamação e quebra. Para evitar esse tipo de coisa troque essa lixa pela lixa de cristal ou de vidro.

Outro produto que você deve substituir é o removedor de esmalte. A melhor coisa na verdade seria abolir de uma vez o uso de qualquer removedor de esmaltes. Mas muitas pessoas não conseguem ficar sem pintar as unhas, consequentemente precisam dos removedores. Nesses casos evite usar removedores com acetona e opte por removedores com ingredientes hidratantes naturais.

Seja paciente

Se você já roeu as unhas de forma compulsiva, sabe o quanto é gratificante conseguir deixar as unhas crescerem. Uma rotina de cuidados e paciência também pode resultar em benefícios para as unhas. 

O foco principal na sua rotina de cuidados deve ser o fortalecimento das unhas e não receitas malucas para fazerem as unhas crescerem de forma milagrosa.

Se você se concentrar em deixar as unhas fortes, elas podem resultar em unhas maiores como o tempo e com a manutenção da sua rotina de cuidados.

Que cuidados devemos ter em relação às mãos e unhas

Não adianta ter unhas bonitas se as suas mãos não estiverem bem cuidadas. É necessário cuidar das mãos e das unhas em conjunto para que você consiga o aspecto desejado.

As nossas mãos são uma parte do nosso corpo que está em constante exposição, mas que nem sempre lembramos de cuidar. É muito importante não esquecer dos cuidados com as mãos, pois a falta de cuidados pode resultar em consequências desagradáveis para as nossas mãos e unhas.

Para te ajudar, vamos te mostrar alguns cuidados básicos que você pode ter com as suas mãos, para que elas fiquem sempre bonitas e com um aspecto saudável.

Hidrate regularmente

É muito importante manter as mãos sempre hidratadas, principalmente quando o tempo está seco. Além disso, usar produtos desinfetantes como álcool em gel ou lavar as mãos com muita frequência, pode aumentar o ressecamento das mãos e das cutículas.

Para que você possa manter as suas mãos sempre bem hidratadas, mantenha com você um hidratante para passar nas mãos ao longo do dia. Depois de um tempo mantendo essa rotina, você vai ver como a sua mão vai ficar mais macia e com um aspecto saudável.

Evite temperaturas muito quente ou muito fria

A água quente torna a pele seca ao remover o sebo. Já o frio pode causar uma constrição e, em seguida, uma dilatação dos vasos capilares, levando à vermelhidão. Diante disso, evite expor as suas mãos a água muito fria ou muito quente.

Esfolie regularmente

Nossas mãos talvez seja a parte do corpo que mais usamos no dia a dia e por isso elas ficam expostas constantemente a desgaste.

Para diminuir os danos que esse desgaste diário pode causar à pele das suas mãos, esfolie as mãos duas vezes na semana para ajudar a manter a pele dessa região lisa e macia.

Você pode usar um esfoliante caseiro feito com mel e açúcar para fazer essa esfoliação semanal.

Use óleo de cutícula

As cutículas também podem sofrer danos diários que causam ressecamento dessa determinada parte. Se você quiser manter as suas cutículas sempre hidratadas e com o aspecto saudável, experimente usar óleo de cutículas todos os dias para cuidar das cutículas secas.

Use luvas na cozinha

Depois de passar tempo cuidando das suas mãos e das suas unhas, você não vai querer estragá-las lavando a louça. Sendo assim, sempre use luvas na cozinha quando for fazer essa tarefa em especial.

Além de ajudar a não estragar a sua rotina de cuidados, usar luvas vai te ajudar a evitar o contato com água quente ou fria que também pode prejudicar os cuidados com as suas mãos. 

Proteja com filtro solar

As pessoas geralmente se preocupam em passar protetor solar na pele do rosto para não ficar com manchas e evitar rugas causadas pela luz solar. As mãos geralmente são esquecidas quando se trata do uso de filtro solar, mas essa parte do corpo também pode ser afetada pelo sol, que por sua vez, causa manchas e rugas nas mãos.

Diante disso, acrescente o protetor solar a sua rotina de cuidados com as suas mãos, se você quer manter a sua pele sempre macia e saudável.

Cuidados com as unhas

O que não fazer com as unhas

Até agora já vimos muitas coisas que você deve fazer para deixar as suas unhas sempre bonitas e saudáveis. Mas existem algumas coisas que você não deve fazer com as unhas, pois podem gerar danos. 

Roer

Isso pode parecer óbvio e até já falamos por aqui que você não deve roer as unhas, mas é importante reforçar isso sempre. Roer as unhas não só causa danos à sua própria unha, mas também pode prejudicar o seu corpo todo.

Isso porque bactérias e germes podem ficar armazenados nas unhas e quando você leva as unhas à boca para roê-las esses microrganismos que podem ser prejudiciais entram no seu corpo e alguns deles podem causar doenças.

Além disso, roer as unhas enfraquece as suas unhas e prejudica o crescimento saudável delas.

Lixar para trás e para frente

Lixar as unhas para trás e para frente pode causar pequenos rasgos que por sua vez, causam a quebra da unha. Sendo assim é muito importante lixar as unhas em um sentido consistente para que esses rasgos sejam evitados.

Descascar o esmalte com a própria unha

Sempre que você descasca o esmalte das suas unhas com a própria unha, alguns danos podem ser causados por essa ação. Ao descascar o esmalte dessa forma você também está descascando camadas do leito ungueal e isso pode deixar sua unha áspera.

Além disso, a unha que você está usando para descascar as outras pode sofrer danos também, como por exemplo quebrar ou lascar.

Para evitar isso, mantenha com você removedor de esmalte e algodão, pois assim você pode retirar o esmalte da forma correta, sem causar muitos danos as suas unhas.

Retirar as cutículas

As cutículas servem como proteção contra os germes que podem entrar no seu corpo pelas laterais das unhas. Ao remover as cutículas, consequentemente você estará removendo essa proteção, deixando a região exposta a microrganismos.

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão de remover as cutículas, opte por apenas empurrá-las em vez de cortá-las.

Usá-la como ferramenta

Constantemente usamos nossas unhas como ferramentas para abrir coisas. Mas isso pode causar desgaste, enfraquecimento e até mesmo fazer a unha quebrar. Sendo assim, procure outras coisas para usar como ferramenta e deixe a sua unha em paz.

Cuidados com as unhas dos pés

Se algumas pessoas negligenciam os cuidados com as unhas das mãos, isso acontece ainda mais com as unhas dos pés. Na verdade, os cuidados com os pés em geral são frequentemente esquecidos.

Assim como precisamos manter uma rotina de cuidados com as mãos e as unhas das mãos, também é muito importante manter uma rotina de cuidados com os pés e as unhas dos pés.

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas de cuidados com os pés e as unhas dos pés.

Esfolie e hidrate os pés

Os pés são a parte do corpo que mais sofrem com calos, rachaduras e ressecamento. Diante disso, a primeira coisa que você deve acrescentar a sua rotina de cuidados com os pés é a esfoliação e logo em seguida a hidratação.

A esfoliação vai ajudar a remover a pele morta que está acumulada em seus pés, abrindo espaço para uma boa hidratação que vai proporcionar maciez para os seus pés.

Ao aplicar o creme hidratante, não se esqueça de passá-lo também nas cutículas e nas unhas. 

Cuidado com os fungos

Fungos podem ser prejudiciais para a saúde das unhas e dos pés. Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar contrair fungos nas unhas e nos pés.

Uma das coisas que você pode fazer é sempre usar sandálias em áreas públicas que possuem umidade constante, como em piscinas e banheiros coletivos.

Além disso, mantenha uma boa higiene dos pés, lavando e secando entre os dedos. Se você deixar os seus pés, seus dedos e as suas unhas úmidas após a lavagem, as chances de fungos proliferarem aumentam bastante.

Lembre-se sempre das unhas dos pés

Se você costuma cuidar das suas unhas dos pés com a pedicure, ela vai saber o jeito certo de cortá-las para evitar que encravem.

Mas se você cuida das suas unhas em casa, use um cortador de unha que tenha uma ponta curva para acompanhar o formato das unhas.

Além disso, em casa ou na pedicure evite cortar as cutículas das unhas dos pés, prefira empurrá-las. 

Cuidados especiais com as unhas dos idosos

Assim como outras partes do corpo, as unhas também passam por mudanças à medida que envelhecemos. Elas podem ficar mais duras e grossas, além de amareladas e opacas com a idade.

Além disso, idosos são mais propensos a desenvolver infecções fúngicas, o que exige um cuidado maior com as unhas. Alguns idosos também podem ter diabetes, o que pede cuidados especiais principalmente ao cortar as unhas.

O mais adequado para pessoas idosas seria visitar um podólogo para realizar os cuidados necessários da maneira correta nas unhas dos idosos, visto que tentativas de cuidados inadequados podem resultar em prejuízos desagradáveis.

Se não for possível a ida a um podólogo, é necessário tomar os mesmos cuidados que apresentamos nesse artigo, porém com uma atenção muito maior e com mais regularidade. 

Alimentos com vitaminas que fazem bem para as unhas

Para manter unhas fortes e saudáveis, além de manter os cuidados externos, é necessário manter o cuidado de dentro para fora. Diante disso, alguns alimentos podem ajudar a fortalecer as unhas, bem como o cabelo e a pele que também possuem a estrutura de queratina.

Carnes magras

Visto que o que compõe as unhas é uma espécie de proteína, nada mais justo do que consumir proteínas para que a unha se desenvolva de forma saudável.

Carnes magras como peixe, frango, peru e alguns cortes bovinos, podem ajudar o corpo a deixar as unhas cada vez mais fortes e saudáveis.

Morangos e bananas

Acrescentar frutas a sua dieta pode proporcionar muitos benefícios para o corpo inteiro, visto que esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais.

Alimentos com vitamina A, vitamina C, vitamina B6 são especialmente importantes para proporcionar um crescimento forte das unhas. Entre as frutas com esses nutrientes estão as bananas e os morangos.

Folhas verdes escuras

Vegetais como couve, espinafre e rúcula são grandes fontes de ferro. Como já vimos, o ferro é essencial para proporcionar a oxigenação das unhas e consequentemente proporcionar o crescimento saudável delas.

Nozes e sementes

Nozes e sementes são fontes naturais de proteínas e magnésio. Ambos nutrientes ajudam as unhas a se manterem fortes e mais grossas, além de crescerem saudáveis.

Onde encontrar produtos para cuidados com as unhas

Neste artigo você viu como é importante manter uma rotina de cuidados adequados com as unhas. Seguindo essas dicas você vai sempre ter unhas limpas, fortes e saudáveis.

Mas é necessário ter alguns produtos e ferramentas para auxiliar nesses cuidados. Para encontrar produtos de forma prática e com preços acessíveis experimente usar a ferramenta comparativa de preços da cliquefarma.

Com essa ferramenta você encontra tudo o que precisa de forma muito fácil e com preços que cabem no seu bolso!

Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!