Skip to main content

Todo mundo gostaria de ter um sorriso bonito e perfeito e para isso recorrem aos mais variados métodos. Um desses métodos é o uso de aparelho ortodôntico. 

O uso desse método para corrigir os dentes, pode ser mais antigo do que imaginamos. Arqueólogos encontram uma múmia egípcia com uma estrutura metálica presa aos seus dentes tortos e daí presumiram que aquela estrutura estava ali com o objetivo de corrigir os dentes do indivíduo enquanto ele estava vivo há milhares de anos.

Além disso, foram encontradas algumas anotações do pai da medicina, Hipócrates, que externava a sua preocupação de desenvolver um método para correção dental.

Os anos se passaram e houveram épocas em que essa preocupação diminuiu, até que em 1728 um cirurgião dentista projetou um aparelho ortodôntico que foi reconhecido pela comunidade odontológica e passou a ser usado como padrão para outros dentistas. 

Com o tempo esse modelo arcaico foi sendo aprimorado por outros ortodontistas, até que em 1928 desenvolveram os aparelhos com bráquetes que hoje o conhecemos de forma mais aprimorada. 

Daí em diante, à medida que outras áreas da tecnologia iam se expandindo, os aparelhos ortodônticos foram sendo aprimorados e até hoje têm surgido novas tecnologias neste campo. 

Neste artigo vamos ver alguns dos tipos de aparelhos que estão a disposição para tratamento hoje em dia e os cuidados com o aparelho ortodôntico que quem faz uso precisa ter.

Aparelho ortodôntico fixo

A função do aparelho ortodôntico vai além de alinhar os dentes para ter um sorriso bonito. O aparelho serve principalmente para alinhar a mastigação e até mesmo para melhorar a respiração de alguns pacientes que são afetados por isso pela má formação da arcada dentária. 

No caso do aparelho fixo ele é colocado nos dentes com o objetivo principal de alinhar a mordida, e esse alinhamento pode ser por razões estéticas ou para resolver problemas de saúde.

Os bráquetes que é a parte de metal do aparelho fixo, podem ser confeccionados em alguns tipos de materiais, como por exemplo o níquel titânio, aço inoxidável e o titânio molibdênio que são materiais resistentes ao meio ácido que a boca promove, e não oxidam ou enferrujam. 

Outra parte importante que compõem o aparelho fixo são os fios ou elásticos que promovem a pressão sobre os bráquetes para ocorrer a movimentação e consequentemente o alinhamento dental.

Para que o aparelho seja instalado, não só o fixo mais qualquer outro tipo de aparelho ortodôntico é necessário fazer exames como o raio x para saber a situação da arcada dentária de um modo geral, pois é importante analisar como os dentes estão posicionados desde a raiz e os ossos que essas raízes estão fixadas. Também é importante fazer o raio x para verificar se ainda tem algum dente por nascer, como o siso.

Depois do raio x feito vem a etapa do molde que é feito com uma massa que pode ser feita de materiais como o alginato, a godiva e o silicone, esses materiais são maleáveis a princípio permitem que ao serem aplicados, formem um molde perfeito dos seus dentes. Depois de um tempo na boca essa massa endurece para que seja preservado o formato dos dentes e não se altere quando for retirada. 

Depois que o molde endurece, e isso leva cerca de 2 minutos, ele é retirado da boca e o ortodontista aplica gesso dentro desse molde, para que saia uma réplica perfeita da sua arcada dentária. 

Algumas fotos também são tiradas pelo profissional, para que ele tenha todas as informações necessárias para posicionar o aparelho da forma mais exata possível de acordo com a necessidade de cada paciente.

Depois de todas essas informações recolhidas, é hora de instalar o aparelho ortodôntico.

Para colocar o aparelho nos dentes, é necessário antes de tudo instalar alguns anéis de metal nos últimos dentes do fundo da boca que vão dar sustentação ao aparelho. Esses anéis que são chamados de bandas precisam de espaço para serem instalados, e alguns pacientes possuem os dentes muito unidos, nesses casos é necessário usar outro objeto chamado espaçador que são borrachas que vão no espaço entre os dentes com o objetivo de separá-los para que as bandas sejam instaladas. 

Depois das bandas instaladas é hora de aplicar os bráquetes. Para os bráquetes serem fixados nos dentes é necessário fazer uma preparação diretamente nos dentes. 

Essa preparação consiste em aplicar um ácido na região em que os bráquetes serão fixados, esse ácido irá criar micro retenções que deixará o dente áspero para melhor aderir a um adesivo fixado diretamente nos dentes e em seguida é colocada uma cola e depois da cola os bráquetes são colocados. 

Depois da fixação dos bráquetes e hora de instalar os fios de metal inoxidável, que podem ser o níquel e o titânio. Esses fios são instalados em pequenas aberturas que existem nos bráquetes.

Logo em seguida da instalação do fio, são colocados os pequenos elásticos que muitas vezes são coloridos para manter o fio fixado aos bráquetes.

Todos esses processos e objetos são utilizados com o objetivo de exercerem pressão sobre os dentes para que eles se alinhem na posição correta estabelecida pelo dentista. 

Quanto mais cedo, ou seja, quanto mais jovem o paciente for, mais rápido e menos doloroso será o tratamento, mas isso não quer dizer que adultos não possam usar o aparelho ortodôntico fixo. Muito pelo contrário, provavelmente é na fase adulta que os problemas relacionados a má formação da arcada dentária costumam se agravar.

No início do tratamento é provável que você sinta algumas dores e incômodos, o que é normal, pois a sua arcada dentária vai estar se movimentando por causa da pressão exercida pelo aparelho ortodôntico, e é justamente essa movimentação que vai fazer com que os seus dentes fiquem alinhados.

aparelho ortodontico

Aparelho ortodôntico estético

Muitas pessoas que precisam fazer uso do aparelho ortodôntico acabam deixando essa necessidade de lado por conta da aparência do aparelho ortodôntico de metal.

Mas existe uma opção mais discreta e com o mesmo nível de eficácia do aparelho fixo de metal, que são os aparelhos ortodônticos estéticos. 

O aparelho ortodôntico estético foi criado com o objetivo de atender a adultos que precisam fazer uso do aparelho para a correção dentária , mas não querem ficar com o sorriso metálico.

O aparelho ortodôntico estético é instalado da mesma forma que o metálico, o que muda é o material em que cada um é confeccionado. 

Os profissionais ortodontistas dizem que o aparelho de metal entrega resultados mais rápido, que o estético, justamente porque o metal é um material que faz com que a arcada dentária tenha uma maior movimentação em um menor espaço de tempo.

Ainda assim o aparelho ortodôntico estético não deixa de ser eficiente, ele apenas vai fazer com que o tratamento se estenda por um período de tempo maior.

Existem alguns tipos diferentes de aparelhos ortodônticos estéticos e o objetivo de todos eles é a discrição. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um.

Aparelho ortodôntico de porcelana

Esse tipo de aparelho estético é um dos mais comuns. A sua aplicação é praticamente a mesma do aparelho fixo de metal. A diferença são os materiais usados em cada tipo de aparelho.

Os bráquetes desse aparelho ortodôntico são feitos de porcelana, um material discreto que quando colocado fica quase da cor dos dentes.

Os fios usados são de metal, mas pode ser escolhida pelo paciente uma variação do fio de metal coberto com uma resina epóxica que melhora a estética do aparelho, deixando-o mais discreto que o fio de metal.

Aparelho ortodôntico de safira

O aparelho ortodôntico de safira também é considerado um aparelho fixo, mas na linha dos estéticos, pois a sua aparência é bem discreta. 

Os bráquetes do aparelho ortodôntico de safira também são feitos de porcelana, porém é um tipo de porcelana monocristalina que faz com que eles sejam translúcidos, quase que transparentes. 

Nesse tipo de aparelho também é usado o fio metálico, mas pode ser escolhida a opção do fio metálico revestido de resina epóxi para deixá-lo em um tom mais claro e discreto.

Outra vantagem do aparelho de safira é que os bráquetes são mais finos e menores e isso faz com que eles machuquem menos a região interna dos lábios. 

Os bráquetes de safira também são mais resistentes e por isso dificilmente se quebram ou se deslocam da região fixada.

O aparelho ortodôntico de safira também é mais resistente à pigmentação, ou seja, dificilmente vão amarelar ou mudar de cor.

O problema nessa questão de mudança de cor são as borrachinhas usadas para segurar o fio. Se os cuidados necessários não forem tomados, elas podem amarelar facilmente no intervalo das manutenções, onde essas borrachas são trocadas.

Outra desvantagem do aparelho ortodôntico de safira é a remoção do aparelho no término do tratamento. A remoção precisa ser feita com extrema atenção e cuidado por um profissional capacitado, pois pode causar danos ao esmalte do dente.

Isso fica de alerta para quem já usou o aparelho fixo tradicional e tirava os bráquetes sozinho em casa embora também não seja recomendado pois também pode causar danos, mas no caso do aparelho de safira os cuidados precisam ser ainda maiores.

Aparelho ortodôntico transparente

No final do século XX foi desenvolvido por um americano o primeiro aparelho ortodôntico transparente, esse aparelho era feito com placas de um material chamado acetato, a partir dessas placas era confeccionado um aparelho que possuía o molde perfeito de cada dente.

Com o tempo, esses métodos foram sendo atualizados e novas tecnologias foram criadas no campo de aparelhos ortodonticos transparentes. Um exemplo disso são os aparelhos de porcelana e safira.

Embora os aparelhos estéticos citados anteriormente sejam considerados transparentes, existem outros tipos de materiais como o plástico e o policarbonato, porém esses materiais são bem fáceis de amarelar e exigem um cuidado maior de quem usa, principalmente no que diz respeito ao consumo de alimentos com pigmentações fortes.

Aparelho ortodôntico autoligado

O aparelho ortodôntico autoligado é uma nova tecnologia que afeta os aparelhos ortodonticos fixos, pois essa tecnologia acaba com o uso das borrachas que fixam os fios nas bráquetes. 

As bráquetes do aparelho autoligado possuem uma pequena abertura que funciona como uma espécie de porta que o profissional abre, insere o fio e em seguida fecha 

Existem muitas vantagens no uso desse tipo de aparelho. Os fios usados são mais resistentes, portanto não exige a troca e manutenção constante, por isso o espaço entre as manutenções aumenta bastante, sendo necessário fazê-las em média a cada 9 semanas.

Há também uma agilidade no tratamento com o aparelho autoligado, o tempo de tratamento pode reduzir em até 40% em comparação ao tratamento com o aparelho fixo tradicional.

Além disso, os bráquetes desse aparelho são menores que o tradicional e isso faz com que o aparelho não machuque tanto a parte interna dos lábios. 

Aparelho ortodôntico móvel 

O aparelho ortodôntico móvel geralmente é usado na fase da infância, para corrigir expandir a arcada dentária e abrir espaço para os dentes permanentes à medida que forem se desenvolvendo. 

Se esse aparelho for usado da forma correta pode diminuir o uso do aparelho fixo em outra fase do jovem ou até mesmo evitar o seu uso. Pois em alguns casos a arcada dentária fica torta e mal desenvolvida pela falta de espaço para o desenvolvimento dos dentes permanentes, e como o aparelho móvel vai facilitar a criação de espaço para esses dentes, esse problema pode ser tratado apenas com o aparelho móvel.

Outra função para o aparelho móvel é a contenção dos dentes no fim do tratamento com o aparelho fixo. 

Depois que o aparelho fixo é retirado no fim do tratamento, o ortodontista recomenda a maioria das vezes o uso do aparelho móvel com o objetivo de manter a estabilidade dos dentes após o tratamento.

Essa estabilidade é necessária pois a arcada dentária ainda corre o risco de se movimentar depois de muito tempo de uso do aparelho fixo, devido a pressão exercida durante esse tempo sobre ela. 

O uso do aparelho móvel é extremamente importante para quem já utilizou o aparelho fixo, pois se não for utilizado, ou mesmo que utilizado, o paciente não siga exatamente as recomendações dadas pelo dentista, ele corre o risco de desalinhar novamente os dentes e ter que colocar novamente o aparelho fixo. 

Aparelho ortodôntico externo 

O aparelho ortodôntico externo, que é também chamado de extra bucal e de outros apelidos que são um pouco desnecessários, é um aparelho que traumatizou muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes que precisavam e precisam usá-lo.

Embora seja desconfortável esse aparelho tem a função que dificilmente o aparelho fixo interno vai ter, pois ele ajuda a corrigir o crescimento excessivo da arcada dental tanto superior como inferior, evitando problemas futuros que só podem ser corrigidos por meio de cirurgias.

Com o desenvolvimento da ortodontia e com a criação de novas tecnologias, o uso desse aparelho diminuiu, porém alguns profissionais ainda indicam o uso do aparelho ortodôntico externo em alguns pacientes, a fim de evitar problemas posteriores.

Cuidados com o aparelho ortodôntico

Aparelho ortodontico

Agora que você já conhece os tipos de aparelhos ortodônticos, vamos ver os cuidados necessários que os que usam algum tipo de aparelho ortodôntico precisam ter.

Colocar aparelhos ortodônticos e cuidar deles adequadamente significa que você terá que ajustar algumas de suas rotinas regulares de higiene oral, bem como, possivelmente, alterar alguns de seus hábitos alimentares. Embora essa transição possa ser difícil no início, com o tempo ela começará a se tornar parte da sua rotina normal.

As recomendações comuns de higiene oral recomendam escovar os dentes duas vezes ao dia; uma de manhã e outra à noite. Para pessoas com aparelho ortodôntico, eles devem escovar pelo menos o dobro dessa quantidade. Como os bráquetes e fios do aparelho podem reter alimentos, é essencial para a saúde dos dentes que você escove os dentes e passe fio dental após cada refeição e lanche

Para escovar os dentes da maneira correta siga os seguintes passos:

  • Comece enxaguando a boca com água. Isso ajudará a soltar um pouco de comida presa entre os aparelhos.
  • Se o aparelho tiver componentes removíveis, remova-os antes de começar a escovar.
  • Segurando uma escova de dentes de cerdas macias em um ângulo de 45 graus, comece a limpar ao redor dos fios e bráquetes do aparelho, começando de cima e descendo. 
  • Em seguida, limpe cada dente individualmente em um movimento circular, aplicando uma leve pressão.
  • Se houver espaços entre os dentes ou se você precisar limpar entre os fios, sugerimos o uso de uma escova interdental.

Uma dica importante é levar sempre com você um kit de higiene oral para onde quer que vá. Além disso, se você trabalha fora de casa, mantenha um kit com fio dental, sua escova de dentes, pasta de dente e enxaguante bucal em seu kit para estar sempre preparado.

Além de ficar atento a higiene bucal é de extrema importância seguir as orientações do ortodontista, principalmente no que diz respeito às manutenções regulares que fazem parte dos cuidados com o aparelho ortodôntico. Se essas manutenções não forem realizadas no período de tempo estabelecido pelo profissional, isso vai acabar prejudicando muito o seu tratamento.

Alimentos que devem ser evitados

Como o aparelho é mais delicado do que os dentes, alguns alimentos devem ser evitados durante o uso do aparelho. Quando você coloca o aparelho ortodôntico pela primeira vez, seu ortodontista lhe dá uma lista de alimentos e tipos de alimentos que devem ser evitados. 

Os alimentos comuns que você encontrará nesta lista incluem: 

  • Nozes
  • Pipoca
  • Gelo
  • Milho na espiga
  • Chiclete
  • Caramelo
  • Carne seca
  • Maçãs
  • Cenouras

Basicamente, você precisa ficar longe de alimentos que possam ser considerados em borracha, crocantes, duros ou pegajosos. Além de evitar determinados alimentos, é fundamental para a duração do aparelho que você evite hábitos como mastigar canetas, unhas, canudos ou qualquer coisa que não seja um alimento em si. 

No caso de quem faz uso dos aparelhos ortodônticos considerados transparentes que são de plástico ou mesmo sendo de outro material, mas usem as borrachas nos bráquetes, além dos alimentos listados acima precisam evitar alimentos com corante ou cores fortes, como vinho, refrigerante, café e outros alimentos com alta pigmentação, pois esses alimentos podem acabar deixando as borrachas manchadas ou manchar os bráquetes caso sejam feitos de plástico ou policarbonato.

Nos bráquetes de porcelana ou safira a preocupação de manchas é apenas com as borrachinhas que normalmente são trocadas nas manutenções regulares. 

Além dos métodos mencionados acima, é recomendado proteger os aparelhos contra danos externos. É aconselhável deixar de praticar atividades que envolvam violência interpessoal, como lutas esportivas. Para atletas e outros desportistas, é aconselhável o uso de protetor bucal durante o jogo. Além disso, o acompanhamento regular com o dentista garante a limpeza profissional e os cuidados mais adequados.

Benefícios do aparelho ortodôntico

Quando pensamos em benefícios do aparelho odontológico, a primeira coisa que nos vem à mente é o benefício estético de ter os dentes alinhados. Mas há muitos outros benefícios em usar o aparelho ortodôntico. Vamos conhecer alguns desses benefícios.

Harmonização facial

Apesar deste também ser um benefício estético, o tratamento odontológico feito com o aparelho, não só deixa os dentes mais bonitos, mas também promove a beleza do rosto inteiro, pois o uso do aparelho ortodôntico corrige também possíveis defeitos no maxilar e quando esses defeitos são corrigidos, a aparência total do rosto melhora.

Diminuição de dores de cabeça causada por má formação dos dentes

Uma das causas de dores de cabeça é a má formação da arcada dentária. Se a pessoa possui problemas nos dentes, ela vai exercer uma pressão maior na mastigação e isso pode causar dores de cabeça. O aparelho pode corrigir a arcada dentária, melhorando a mastigação e consequentemente diminuindo as dores de cabeça causadas por esse motivo.

Melhora os problemas de oclusão

A oclusão nada mais é do que a mastigação da forma certa. Quando mastigamos da forma correta evita uma série de outros problemas, como problemas estomacais, dores de cabeça, quebra e perda dos dentes.

Melhora na fala

Alguns problemas na dicção se devem a má formação dos dentes. A má formação dos dentes pode impedir que a língua exerça sua função na fala de forma correta. Isso pode causar problemas na forma da pessoa falar. O uso do aparelho vai melhorar isso, deixando os dentes nos seus devidos lugares e abrindo espaço para que a língua exerça o seu papel na fala da maneira que deve acontecer, sem interferência negativa dos dentes.

Higienização

Dentes tortos acabam dificultando a limpeza da boca e dos dentes, fazendo com que alimentos se acumulem entre eles e esse acúmulo de alimentos acaba causando uma maior proliferação de bactérias e microorganismos como a cárie, podendo até mesmo levar a perda dos dentes.

Evita problemas no sistema gástrico

Para que ocorra uma mastigação correta, triturando os alimentos por completo é necessário que os dentes estejam todos no seu devido lugar. Caso contrário a mastigação inadequada pode causar problemas gástricos pois o alimento vai ser ingerido sem a trituração correta, causando esses problemas. O tratamento com aparelhos ortodônticos vai ajudar a alinhar os dentes, proporcionando uma mastigação perfeita.

Aumenta a autoestima 

O sorriso bonito, a harmonização facial e outros benefícios que o tratamento ortodôntico proporciona, levam o paciente a melhora da autoestima, pois ele ou ela vai se sentir mais confiante para sorrir e para se relacionar com outros em todos os sentidos e principalmente, vai se sentir melhor com si mesmo.

Perguntas:

Agora você já conhece os principais tipos de aparelhos que existem disponíveis e sabe também os cuidados com o aparelho ortodôntico que são necessários para manter em dia a higiene e evitar manchas, vamos ver algumas das dúvidas mais comuns desse universo de aparelhos ortodônticos.

Só crianças e adolescentes devem usar o aparelho ortodôntico?

O recomendado pelos profissionais da área de ortodontia é que o tratamento ortodôntico comece o mais cedo possível, pois a má formação da arcada dentária pode trazer prejuízos à saúde à medida que o tempo for passando. 

Mas isso não significa que se você é adulto não pode fazer o tratamento, muito pelo contrário, ele deve ser feito sem demora, pois provavelmente você já deve estar colhendo os prejuízos que os dentes tortos podem causar.

Colocar aparelho ortodôntico dói?

A princípio sim, pois é exercida uma pressão na arcada dentária para que ela se movimente e os dentes tomem os seus devidos lugares, mas com o tempo essa dor e desconforto diminui ao longo do tratamento. Além disso, os benefícios que vão ser alcançados com o tratamento, superam as dores causadas por ele.

Por quanto tempo vou precisar usar o aparelho?

Isso depende bastante da necessidade e grau de defeito na arcada dentária. Mas em média, o tratamento com o aparelho ortodôntico fixo dura em torno de 2 a 4 anos.

Quanto custa o aparelho ortodôntico? 

O ideal é fazer uma avaliação com o profissional ortodontista para saber o valor exato que você vai ter que desembolsar, e isso varia de acordo com o tipo de aparelho que você escolher ou de acordo com a sua necessidade.

O que podemos adiantar para você é que os aparelhos fixos tradicionais de metal costumam ser mais baratos do que os transparentes de porcelana ou safira.

Qual o melhor aparelho ortodôntico?

Bem, isso vai depender da sua necessidade. Mas podemos dizer que a ortodontia vem se inovando e criando cada vez mais tecnologias e métodos para apresentar sempre o melhor para o paciente. É interessante destacar que mesmo que você escolha o aparelho mais inovador do mercado, e mais importante se atentar ao profissional, priorize por escolher um profissional habilitado e experiente e isso vai trazer ainda mais benefícios para você. 

Posso mascar chiclete com aparelho? 

mascar chiclete não é indicado para quem faz uso de aparelho ortodôntico, pois essa ação pode acabar trazendo danos ao tratamento, como por exemplo danificar o fio e bráquetes do aparelho. 

Como o aparelho desentorta os dentes?

Por conta da pressão mantida na região dos dentes, o aparelho faz com que a raiz dos dentes e a arcada dentária se movam para lugares específicos com o objetivo de alinhar os dentes e até mesmo os ossos depois de um certo tempo.

Posso tomar anti inflamatório para dor causada pelo aparelho?

A primeira coisa a dizer é que todo medicamento deve ser ingerido apenas com orientação médica. Além disso, o anti inflamatório atrapalha o movimento dos dentes, pois para que esse movimento aconteça o osso precisa estar em um processo de inflamação, sendo assim se você tomar anti inflamatório vai retardar o seu tratamento com o aparelho ortodôntico, já que o objetivo dele é justamente movimentar os dentes para que se alinhem.

Onde colocar aparelho ortodôntico?

Primeiro você precisa ter a indicação do seu dentista, de que você precisa fazer uso de aparelho ortodôntico. Daí você vai procurar um profissional ortodontista, que é diferente do dentista, para que ele faça a avaliação e de os outros passos necessários para que o aparelho ortodôntico seja instalado.

Vale a pena destacar que esse procedimento deve ser feito apenas no consultório com um profissional habilitado, pois caso contrário pode trazer ainda mais danos para a sua arcada dentária e para toda a sua saúde.

Aparelho ortodontico

Onde encontrar produtos para os cuidados com o aparelho ortodôntico

Vimos neste artigo vários tipos de aparelhos ortodônticos, além disso vimos também a necessidade de procurar por um profissional da ortodontia habilitado para fazer o procedimento de instalação do aparelho, bem como as manutenções que são essenciais para o sucesso do tratamento.

Outra coisa importante que vimos foram os cuidados de higiene bucal que são necessários para o desenvolvimento do tratamento e também para a prevenção de problemas como o aparecimento de cáries.

No buscador de preços da Cliquefarma você vai encontrar muitos produtos que vão te auxiliar nos cuidados com o aparelho ortodôntico. 

Se você fizer uma busca agora mesmo vai encontrar os melhores produtos com os melhores preços.

Tem alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe nos comentários que responderemos com prazer.

Ficaremos felizes se você curtir esse artigo e compartilhar com outros.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<