Skip to main content

O banho do bebê é um momento de muita preocupação e muita atenção das mamães e dos papais, principalmente os de primeira viagem e nos primeiros banhos. Isso porque, é necessário muito cuidado e para quem não tem experiência, o nervosismo pode atrapalhar e também porque é necessário usar os produtos corretos e deixar a água na temperatura ideal para não machucar o bebê.

Nessa hora, vale a pena pedir ajuda para pessoas mais experientes, como os avós e as babás, para que nada saia errado.  O momento antes e depois também é muito importante e, se você tem dúvidas sobre os cuidados com o banho do bebê, acompanhe esse texto, pois iremos discorrer sobre várias técnicas e dicas para esse momento! 

Álcool na água de banho do bebê

Com o nascimento de uma criança, principalmente se os pais forem de primeira viagem, muitas dúvidas acabam surgindo e eles não sabem o que fazer e os cuidados com o banho do bebe é um deles. Por necessitarem ajuda de outras pessoas pode surgir a ideia de colocar álcool na água de banho do bebê, que é um método antigo, usado pelas pessoas mais idosas, mas que deve ser evitado. 

Isso porque, deve ser adquirido os produtos certos, deve ser usada a quantidade adequada, a água deve estar em uma temperatura correta e se pode ou não adicionar alguns produtos na água e o álcool é um deles. 

Isso se dá porque a pele do bebê é muito sensível e alguns produtos podem irritar a pele dele e pode absorver o álcool, causando intoxicação alcoólica, dessa forma, o recomendado é que água seja filtrada, mas não necessariamente, desde que ela seja limpa.

Banho de ofurô

O banho de ofurô é um método que utiliza a técnica de colocar a criança em um recipiente, como um balde, fazendo com que se pareça com o ambiente intrauterino, muito usado para dar banho nos recém nascidos para acalmá-los, já que eles não estão acostumados com o novo mundo e as novas experiências e que sentem muita cólica, ficando mais difícil de adormecer, portanto, esse banho vai ajudar o bebê a relaxar e ficar mais calmo. 

As mamães e os papais que não sabem o que fazer com o bebe está chorando muito, talvez devam investir nesse banho de ofurô, que traz os seguintes benefícios: relaxa e acalma o bebê; melhor a qualidade de seu sono; ajuda a aliviar as cólica; ajuda a estimular o sistema nervoso e a ativa a circulação sanguínea do bebê. 

Antes de dar o banho de ofurô, você deve escolher o recipiente certo, que deverá ser usado única e exclusivamente para essa finalidade. Também deve ficar atento na temperatura da água que deve estar entre 36ºC e 37ºC e deve cobrir até os ombros do bebê. 

Outro ponto importante é que o bebê esteja limpo antes de entrar nesse banho e sua duração deve ser de até 20 (vinte) minutos, porque o bebe sente frio muito rápido e ele pode começar a chorar se durar mais que isso.

 Além disso, em hipótese alguma deixe o bebê sozinho, assim, pegue tudo e o que será usado antes de começar o banho. E, caso tenha qualquer dúvida sobre essa técnica, converse com o médico pediatra do bebê.

Separamos o passo a passo desse banho para não ter erro, confira: 

  • Primeiramente, esquente a água do banho até uma temperatura média entre 36,5 e 37,5 graus e encha o balde; 
  • Importante saber que o nível de água deve ficar na altura do ombro do bebê, pois o risco de afogamento é maior quando passado dessa altura;
  • Em seguida, coloque o bebê dentro do balde com perninhas e braços encolhidos, ou seja, na posição fetal. Quando o bebê for muito novinho, é indicado que ele seja enrolado em pano, para que ele se sinta mais seguro;
  • As primeiras vezes desse banho devem ser feitas por duas pessoas, para que uma segure a cabeça do bebê, mas depois que ele estiver mais firme, uma pessoa consegue dar o banho sozinha;
  • O banho não precisa ser demorado, só alguns minutinhos são suficientes para que ele se acalme;
  • Essa técnica pode ser usada desde os primeiros banhos até quando o bebê estiver com uns (seis) meses e nunca, de maneira alguma, deixe o bebê sozinho. 

Dessa forma, esse banho, quando feito da maneira correta, só tem benefícios a oferecer e é um método que vem sendo bastante adotado pelas mamães e papais, já que tem o potencial de tranquilizar o bebê, deixando-o mais confortável e permitindo que  ele durma melhor. 

É importante lembrar que os banhos, principalmente os primeiros, devem ser feitos em um ambiente calmo e tranquilo, para que o bebê não se assuste e, também, é válido o uso de brinquedinhos para ajudar a distraí-lo. E por ser um momentos de afeto e aproximação dos pais com o filho, deve ser feito com muito amor e carinho. 

Almofada para banho do bebe

Tudo o que se possa imaginar de objetos e acessórios para o bebê, para deixá-los mais confortáveis e facilitar o dia dia, existe no mercado para vender, e não seria diferente na hora do banho, não é mesmo? Por isso, existem almofadas que ajudam o bebê a ficar mais confortável na hora do banho. 

Esses objetos têm formato anatômico, permitindo o encaixe perfeito na banheira e deixando o bebe mais confortável e com a cabeça para fora da água. Além de fazer com que os pais se sintam mais seguros para fazer a higienização do bebê.

Depois do banho, é só enxaguar a almofada com água quente e deixá-la secar naturalmente, até que seja usada no próximo banho. Esse produto é seguro e confortável e facilita muito a hora de dar o banho, bem como deixa as mães e os pais com menos dor nas costas. A almofada para banho do bebê é um objeto que vai facilitar o dia a dia dos pais, então, se você acha que compensa investir pelo custo benefício, vale a pena adquirir esse produto.

Cuidados com o banho do bebe

Amido de milho no banho do bebê

Usar ingredientes caseiros como remédio é “coisa de vó”, mas podem ser muito úteis e ajudar de verdade em determinadas. É o que acontece com o amido de milho, popularmente chamado de maizena, ele pode ser usado na água do banho do bebê para tratar assaduras, brotoejas e alergias que podem surgir na pele do bebê. 

Esses problemas podem ocorrer por causa de roupas muito apertadas, banho quentes, lugares úmidos e pelo fato de que alguns bebês acabam ficando muito tempo com a mesma fralda e quando em contato com o calor natural do corpo, acabando deixando a pele irritada e avermelhada, causando coceira. 

Quando o bebê está acometido por esse problema, saiba que o amido de milho pode ajudar, tanto passando diretamente na pele, como colocado na água do banho. Para isso, basta adicionar duas colheres de sopa de maizena na banheira com água e lavar o bebê normalmente. 

Mas caso não desapareçam os sintomas, deve ser consultado o médico pediatra do bebê, para que ele avalie o caso e, se for necessário, recomende os remédios corretos para o devido tratamento. 

Cachaça na água de banho do bebe

Com certeza você já ouviu alguém falando que colocar cachaça na água de banho do bebe pode ajudar a acalmá-lo, né? Mas cuidado, nem tudo que se ouve pode ser confiado, ainda mais nessas técnicas caseiras. Isso porque o bebê é muito sensível e qualquer substância diferente pode ser absorvida por sua pele e acabar fazendo mal, podendo causar uma  intoxicação alcoólica.

Caso você queira usar algum produto natural, como ervas e plantas com ação relaxante na água de banho, experimente, por exemplo, fazer um chá de camomila, de manjericão, pois essas plantas têm propriedades calmantes e vão ajudar a relaxar o bebe sem que faça mal. 

Banho de picão

O picão é uma planta medicinal com vários efeitos e propriedades, que pode ser usada na água de banho do bebê. O picão tem ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante e anti-diabética. Ele pode ser usado para fazer chá, gargarejos, compressas e para dar banho no bebê. 

O banho de picão é muito usado em recém-nascidos para ajudar no tratamento de icterícia, uma doença comum que é causada pelo aumento de bilirrubinas no sangue, fazendo com que a pele e a parte branca do olho fiquem amareladas. 

Para fazer o chá de picão você vai precisar de:

Ingredientes:

  • Água
  • 10 colheres de sopa de picão

Modo de preparo:

  • Para dois litros de água, coloque 10 colheres de sopa de picão.
  • Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e após desligar o fogo, acrescente as folhas de picão.
  • Deixe descansar tampado, por alguns minutos e dê banho no bebê com o chá.
  • Não é necessário enxaguar

Importante lembrar que qualquer substância diferente pode fazer mal para o seu bebê, por isso, converse com o médico pediatra dele para que seja avaliado e recomendado a quantidade e frequência ideal para não fazer nenhum mal. 

Banheira recém nascido

A banheira é o item principal na hora de dar banho no bebê e, por essa razão, ela deve ser prática, segura e eficaz. Além de ser feita com material resistente e deve ser comprada de acordo com a faixa etária do bebê. Existe banheira da mais simples à mais sofisticada, da mais barata à mais cara e, desde que cumpra com sua função, pode ser adquirida qualquer uma. 

Elas precisam ter um suporte e um assento para que o bebê apoie as costas ou as pernas. Também é interessante que ela venha com um indicador de nível de água, para que seja enchido até a altura ideal, ou seja, até os ombros do bebê. Também existe a banheira inflável, podendo ser usada e colocada em qualquer lugar. 

Outro requisito importante, é que ela tenha travas de segurança e com o assento confortável e antiderrapante e, se possível, anatômico, pois deixa o bebe melhor posicionado. Algumas banheiras têm a função de servirem também como um trocador, pois elas têm pé que facilita o dia a dia dos pais. 

Além disso, é válido investir em uma banheira que seja desmontável e dobrável, assim, quando a casa ou apartamento for pequeno e com pouco espaço, ela se adequa perfeitamente ou quando é necessário transportá-la. Elas devem vir acompanhadas de uma mangueira e também deve ser de fácil escoamento da água depois do banho. 

Sabendo disso, é necessário saber o tamanho do espaço que você usa para dar banho no seu bebê, a idade dele e seu peso, para que seja comprada uma segura, confortável e ideal para o tamanho dele. Deve ser adquirida aquela que apresenta o melhor custo benefício, além de dar maior praticidade e fornecer os devidos cuidados com o banho do bebê, além de fazer com que esse momento seja tranquilo e divertido. 

Sabonete neutro para bebe

Conforme já foi dito, o bebê tem a pele muito sensível e precisa de produtos certos e na quantidade adequada para que não faça mal a ele ou cause algum tipo de reação alérgica. Sabendo disso, os fabricantes desses produtos os fazem da maneira mais natural possível, que cumpra a sua finalidade e não prejudique o bebê. Hoje em dia, há várias marcas de sabonete neutro que são comercializadas e a maioria delas são excelentes. Também tem o Ph balanceado, que permite limpar todas as regiões do corpo. 

O sabonete neutro para bebe deve ser composto com elementos não agressivos, que possam limpar, proteger e evitar o ressecamento da pele. Ele deve ser feito sem corantes e com cheiro leve e delicado. Devem ser hipoalergênicos e servir para lavar da cabeça aos pés do bebê, deixando a pele macia e hidratada. 

Alguns podem ser feitos com camomila ou algum outro componente e aditivo natural que tenha propriedades calmantes e relaxantes para deixar o banho ainda mais tranquilo e ajudar o bebê a dormir melhor. 

O sabonete neutro para bebê pode ser encontrado em sua forma líquida ou em barra, mas devido a sua praticidade de uso e de armazenamento, o líquido é mais utilizado, embora os de barro sejam mais acessíveis. De qualquer forma, deve ser lido o rótulo do produto para saber se o seu bebê tenha alergia a algum elemento e deve ser escolhido o que tenha melhor custo benefício e que atenda todas as necessidades do seu filho. 

Termômetro de banheira do bebe

A temperatura da água para dar banho no bebê é uma das principais preocupações dos pais, isso porque, ela deve estar entre 36ºC e 37ºC, ou seja, a água deve estar morna e pode variar de acordo com o clima frio ou calor. O jeito certo de chegar na temperatura correta é adicionar primeiro a água fria e depois ir adicionando a água quente. 

Para fazer essa medição, muitas vezes, a mãe e o pai colocam a mão e braço na água, mas a forma correta é usar um termômetro de banheira. Esse aparelho tem vários formatos, tamanhos e cores e geralmente, acende uma luz ou faz algum barulho na hora que atinge a temperatura ideal e, o recomendado é deixá-lo na banheira durante o banho, dessa forma, se a temperatura diminuir muito, você ficará sabendo e poderá aquecer novamente. 

É um aparelho muito prático e que facilita muito o dia a dia dos papais e mamães, principalmente na hora do banho, até porque todo mundo sabe que a rotina com um bebê é muito corrida e tudo o que pode ajudar é muito bem vindo, né?

Por isso, na hora de escolher esse termômetro, escolha o que seja feito com material seguro e que dê um resultado preciso, até porque, se a água estiver muito quente, pode machucar a pele do bebê. 

bebe tomando banho

Toalhas de banho do bebe

Depois da banheira e do sabonete neutro, as toalhas de banho do bebê são um item muito essencial e que não podem faltar na hora do banho, ou melhor, depois dele. Acontece que os bebês sentem frio mais rápido que os adultos, por isso precisam ser enxugados e aquecidos logo após o banho. 

O ideal é que, ao montar o enxoval do bebê, seja comprada uma toalha normal e uma toalha fralda, porque essa última, embora seja macia e fofa, não consegue absorver toda água do corpo, por isso a necessidade de se ter uma toalha normal e enrolar o bebê nas duas após sair do banho e até que seja feita a troca de roupa. 

As toalhas, normalmente são feitas de algodão, sendo mais macias para não machucar a pele sensível do bebê. É importante que você tenha várias toalhas, já que é sempre indicado que seja usada uma limpa na hora de secá-lo, desta maneira, você terá mais opções na hora de usar. 

Geralmente essas toalhas vem com um capuz, servindo para manter a cabeça do bebê aquecida depois que sair do banho. Para enxugar o bebê, é só fazer movimentos suaves em seu corpo para que a toalha absorva toda a água e o deixe seco. 

Para a limpeza dessas toalhas, é recomendado que ela seja lavada separadamente das outras roupa, já que elas não podem ter nenhuma contaminação, e devem ser lavadas com sabonetes neutros ou de coco e para secar, coloque a toalha em um ambiente que entre luz do sol e não fique diretamente no sol. Isso porque, tudo que é relacionado a um bebê deve ser mais higienizado e melhor cuidados, para que não seja um veículo transmissor de vírus e bactérias. 

O que não pode faltar na bolsa que a mãe carrega com as coisas do bebê

Todo mundo sabe, principalmente quem tem filho, que a bolsa do bebê é super importante quando eles precisam sair, não é mesmo? O bebê requer cuidados especiais e quando estão longe de casa, é necessário ter por perto tudo o que eventualmente possa ser usado, é como se fosse o kit de primeiros socorros do bebê. Separamos alguns desses itens fundamentais, confira:

  • fraldas descartável;
  • lenços umedecidos;
  • pomadas para assadura;
  • saquinhos ou sacolas plásticas;
  • álcool em gel; 
  • paninhos de boca; 
  • babador;
  • trocas de roupa;
  • remédios;
  • absorvente para seios;
  • toalha ou manta;
  • chupeta; 
  • mamadeira

Desse modo, sempre que vocês estiverem fora de casa, se estiver com esses itens por perto, não passará apuros com seu bebê e poderá atender todas as suas necessidades. Dependendo da idade e dos costumes do bebê, alguns itens são mais importantes que outros, mas tendo o básico, você vai conseguir se virar. 

Perguntas:

Qual a melhor hora para dar banho no bebe?

A hora de dar o banho no bebê é um momento de ligação e afeto entre a família, devendo ser feito com muito carinho e amor, estreitando ainda mais a relação dos pais com os filhos. Tem família que prefere dar o banho logo de manhã, outras que são durante à tarde e outras, no período da noite, tudo depende das necessidades do bebê e da disponibilidade dos pais. 

A melhor hora para dar banho do bebê não tem uma regra definida, mas o recomendado é que, se estiver calor, pode ser dado dois banhos, um pela manhã e outro pela noite e quando estiver frio, um único banho é suficiente e deve ser dado quando estiver no momento mais quente do dia, ou seja, no período da tarde. 

Lembrando que a temperatura da água deve estar morna, nem muito quente, nem muito fria e os produtos, como sabonetes e shampoos, devem ser próprios para o bebê e o mais natural possível, porque a pele do bebê é muito sensível e pode ter alguma reação alérgica.

Qual a temperatura ideal para banho do bebe?

A temperatura ideal para banho do bebê é uma dúvida muito frequente dos pais e essa preocupação se dá pelo fato de que a pele só bebê é muito mais sensível do que a de um adulto e pode se queimar com mais facilidade. Desse modo, essa temperatura pode variar entre 36ºC e 37ºC, ou seja, deve estar morna e a variação depende se está frio ou calor.

Geralmente, a pessoa que vai dar o banho, mede a temperatura colocando a mão ou o braço, mas existem termômetros próprios para a aferição da temperatura da água. Para chegar no ponto certo, deve encher a banheira com água fria e depois ir adicionando a água quente. 

Porque bebe chora depois do banho?

Tudo que acontece com o bebê nos primeiros dias de vida é uma experiência muito nova e podem deixá-los assustados e com medo, inclusive o banho. Antes, durante e depois do banho, as mães e os pais devem ter muito cuidado e paciência para lidar com a situação e acalmar o bebê.

 Eles podem chorar depois do banho porque até ser feita a troca de roupa, eles podem sentir frio e porque ainda não estão acostumados com esse momento. Mas é tudo questão de tempo e costume, pois, conforme o tempo passa, eles vão parando de chorar. 

Desse modo, é necessário usar toalhas quentinhas que possam secá-los e deixá-los quentinhos, bem como o ambiente deverá ser calmo e tranquilo para que não seja mais um motivo para o bebe chorar. 

bebe tomando banho

O que fazer para acalmar o bebe na hora do banho?

O bebê pode chorar muito durante o banho, principalmente nos primeiros, isso porque eles ainda não se acostumaram com essa sensação e porque sentem frio mais rapidamente. Para deixá-los mais calmos, os banhos devem ser em um ambiente calmo e o mais rápido possível, o suficiente para limpar tudo.

 Devem ser usados produtos especiais para bebês e em pouca quantidade e assim que acabar, o bebê deve ser enrolado em uma toalha própria para que ele não sinta frio e comece a chorar. 

Também podem ser usados alguns ingredientes naturais que vão acalmar o bebê durante o banho, como por exemplo, a camomila, o manjericão, a aveia, o amido de milho, a sálvia e o hortelã, esses alimentos têm propriedades terapêuticas e calmantes. 

Importante lembrar que tudo que será usado no banho deve ser separado antes e deixado por perto, isso porque, em hipótese alguma, o bebê deve ser deixado sozinho na banheira, já que qualquer segundo de distração pode ser fatal,  

Quanto tempo depois da amamentação posso dar banho no bebe?

Não existe um tempo certo que deve ser esperado para dar banho no bebê depois da amamentação, mas é recomendado que seja esperado, no mínimo 1 (uma) hora. Mas, caso ainda tenha dúvidas, converse com o pediatra do bebê para que ele lhe informe corretamente o momento ideal ou, ainda, prefira sempre dar o banho no bebê antes da amamentação.

Que produtos usar no banho do bebe?

Os cuidados com o banho do bebê requer, principalmente, que sejam comprados os produtos certos. Entre eles estão: a banheira, os sabonetes, as toalhas, pomadas para assadura e alguns brinquedos.

A banheira é o item mais essencial do banho e ela deve ser feita com material resistente e com as medidas certas para que o bebê se encaixe perfeitamente. Os sabonetes devem ser, preferencialmente, neutros e indicados para a faixa etária adequada, isso porque, a pele dos bebês é muito sensível e, quando usado um produto errado, pode causar reações alérgicas. 

As toalhas também são próprias para o bebê e devem ser macias e capazes de absorver toda a água, deixando o bebê quentinho e sem passar frio até que seja colocada uma roupa. As pomadas e produtos semelhantes são usados como um complemento ao banho e para evitar assaduras. E os brinquedos servem para deixar o momento mais divertido e para distrair o bebê.

O que comprar para banho do bebe?

O banho do bebê requer que sejam usados produtos próprios, em pequenas quantidades e que não causem alergias no bebê. Desse modo, devem ser comprados: banheira, sabonetes, cremes e shampoos neutros, toalhas, brinquedos, pomadas, loções, fraldas de banho, almofadas de apoio, saboneteira, esponja macia, escolha e pente, termômetro para banheira e talco.

Se a família tem condições de investir nesses produtos, devem ser adquiridos para facilitar o dia a dia com o bebê, porque a maioria deles são práticos e atendem as necessidades dos pais e dos bebês. Mas caso você não acha que compensa ficar gastando com essas coisas, saiba que só o básico já é suficiente.  

O banho do bebê deve ser um momento de aproximação da mãe e do pai com o filho e deve ser feito em um ambiente calmo e o mais rápido possível para que o bebê não fique assustado e comece a chorar, para que ele vá se acostumando também. 

Qual é o passo a passo na hora de dar o banho no bebê?

Agora que você já sabe de todas as dicas para os cuidados com o banho do bebê, chegou a hora de praticar, siga esse passo a passo:

  • Limpe o rosto do bebê; 
  • Lave a cabeça do bebê;
  • Lave a parte íntima;
  • Lave o resto do corpo do bebê;
  • Seque o corpo do bebê com a toalha;
  • Passe pomada e cremes;
  • Vista o bebê. 

Pronto! Mesmo que assuste no começo, depois de um tempo, você se acostuma e tudo fica mais fácil.  

Onde comprar os produtos para os cuidados com o banho do bebê 

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos produtos para usar durante o banho do bebê. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Não se esqueça de curtir e compartilhar com outras mães e com seus familiares! Também converse com o médico pediatra do seu filho saber exatamente durante esse momento. E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<