Cuidados com o bebê no verão

21/11/2016 0 Por cliquefarma

Verão tem tudo a ver com praia, não é mesmo? Só que mesmo esse ambiente tão comum inspira cuidados redobrados no verão, principalmente quando se trata de bebês. Os pais, entretanto, precisam estar vigilantes, pois tanto o sol quanto a água podem oferecer riscos. Tire suas dúvidas sobre como agir para que as crianças se esbaldem sem correr nenhum perigo:

Bebês menores de seis meses não devem tomar banho de mar – isso porque seu sistema imunológico ainda não está 100%, além disso, o bebê não se sente confortável com água fria nessa idade. Isso vale para areia também, evite deixá-lo sentado diretamente no chão.

Respeite os horários do sol – sempre antes das 10 da manhã e depois das 16 horas. Nas cidades com horário de verão esses horários mudam para 09:00 e 17:00 respectivamente.

Protetor solar é essencial –  sempre com FPS 30 para evitar qualquer agressão que o sol possa causar a pele delicada do bebê. O correto é não expôr a criança diretamente ao sol.

Nos dias mais quentes vista seu bebê com roupas leves –  assim como os adultos eles sentem a temperatura na mesma proporção. Só agasalhe-o caso ele esteja com mãos e pés gelados.

Evite as famosas comidas de praia –  toda a alimentação do bebê precisa ser levada de casa. Lembrando que crianças que ainda estão na fase de amamentação precisam dos cuidados e higiene extra da mãe para que não desenvolvam doenças. Muitas vezes um simples resto de areia na parte de cima do biquíni pode ser a chave para a proliferação de fungos na aureola, por isso cuidado redobrado as mamães.

Veja o que levar

  • Balde, pás e brinquedos de areia: Para os bebês que já sentam, é um passatempo que nunca sai de moda. Se você vai para uma praia movimentada, deixe para comprar os brinquedos lá, em vez de entulhar ainda mais o porta-malas do carro.
  • Chapéu ou boné: Indispensável para proteger a cabeça do bebê, mesmo que ele esteja debaixo do guarda-sol e com protetor solar.
  • Fraldas: Não dá para o bebê ficar muito tempo sem, já que a areia e a água podem irritar a delicada pele do bumbum. Mesmo que só vá ficar um pouquinho na praia, leve fraldas extras, porque, se ele fizer xixi ou cocô e não for trocado logo, as chances de assadura no calor são maiores. E, se for entrar no mar, existem fraldas especiais que não desmancham na água como as outras.
  • Frutas: Saudáveis, matam a fome sem que você precise sair correndo na hora do lanche do bebê. Prefira aquelas que são mais resistentes ao calor, como uva sem caroço, maçã e banana, por exemplo. Também tenha cuidado com as que podem causar manchas na pele do bebê ao sol, especialmente as frutas cítricas.
  • Água, suco de frutas ou água de coco: É imprescindível que as crianças bebam líquidos para evitar a desidratação. Também vale a pena levar garrafas com água doce para tirar a areia do bebê ou limpar sujeira de comidinhas. Lembre-se que o suco de frutas cítricas pode causar manchas se cair sobre a pele do sol.
  • Isopor ou sacola térmica: Servem não só para conservar a temperatura de bebidas e alimentos, mas também para evitar que se deteriorem (só lembre de colocar junto um saquinho bem vedado com gelo ou uma forma de gelo em barra própria para isso). O melhor é não misturar itens gelados com quentes, pois tendem a neutralizar a temperatura um do outro.
  • Lenços umedecidos: Um grande aliado das mães nas trocas de fraldas, podem ser usados também para limpar mãos e pés sujos de areia na hora do lanche ou antes de partir para uma soneca.
  • Piscina inflável: Você vai levar o bebê para molhar o pezinho na água do mar de tempos em tempos, só que não tem como protegê-lo do sol. Por isso, a piscina inflável quebra o galho e refresca bastante crianças que já conseguem se sentar.

cuidadoscombebenapraia