Skip to main content
Avalie esse post

Seja para atender a padrões estéticos ou para aumentar a autoestima, a busca por dentes brancos e perfeitos tem sido cada vez mais intensa. 

Muitos recorrem a tratamentos comuns no dentista e outros que possuem um maior poder aquisitivo acabam recorrendo a tratamentos estéticos com o objetivo de clarear e mudar até mesmo o formato dos dentes, para deixá-los com um contorno alinhado.

As técnicas para deixar os dentes brancos são muitas, e podemos dizer isso tanto das técnicas feitas por profissionais, como também das técnicas caseiras.

Os profissionais da área de odontologia cada vez mais se aprimoram para oferecerem tratamentos eficazes e ao mesmo tempo práticos no que diz respeito ao clareamento dental. Mas os tratamentos com o objetivo de deixar os dentes brancos já existem a muito tempo.

Os povos antigos como os romanos já possuíam algumas técnicas, que podemos dizer que eram um pouco estranhas, para clarear os dentes. Uma dessas técnicas era o uso da urina de pessoas e de animais para clarear os dentes. O interessante é que parece que essa técnica funcionava, pois foi usada por muito tempo e até hoje é usado o peróxido de carbamida que é um agente químico que pode ser encontrado na ureia e tem como função deixar os dentes brancos. Já os gregos da antiguidade, usavam produtos corrosivos juntamente com vinagre para deixar os dentes brancos. 

Nos tempos modernos também foram difundidas muitas técnicas, como o uso do hipoclorito de cálcio, que hoje é usado para tratamento de água e alvejante por ter uma alta concentração de cloro. Um tempo depois também começou a ser usado o peróxido de hidrogênio, que é mais conhecido como água oxigenada e até hoje é usado em tratamentos dentários para clarear os dentes e também é usado como um dos componentes dos famosos enxaguantes bucais.

Com o tempo essas técnicas foram sendo aprimoradas por profissionais dentistas e também novos métodos foram surgindo. 

Hoje em dia existem muitas formas de clarear os dentes, tanto no consultório odontológico, como em casa usando métodos bem simples.

Nesse artigo vamos ver alguns tratamentos odontológicos inovadores para deixar os dentes brancos e também vamos ver formas mais acessíveis e eficazes de clarear os dentes em casa, bem como alguns hábitos que devemos evitar que dificultam o clareamento e até mancham os dentes.

Alimentos e alguns hábitos que mancham os dentes

Além de nos preocupar com o clareamento dental, há coisas que podemos fazer para prevenir o amarelamento e as manchas nos dentes. Vamos ver alguns alimentos e alguns hábitos, como o uso de cigarro, podem prejudicar os esforços de deixar os dentes brancos.

Alimentos

A proteção externa dos dentes, chamada de esmalte, é uma capa porosa, e não é impermeável como alguns pensam, por isso o consumo constante de alguns alimentos pode acabar causando manchas ou deixando os dentes amarelados.

Os alimentos que podem fazer isso são os de cores escuras e fortes como por exemplo: vinho tinto, molho shoyo, café, refrigerante de cola, açaí, catchup, e outras coisas com tons de pigmentação parecidos com esses.

Outro tipo de alimento que pode acabar desgastando o esmalte do dente e causando escurecimento e manchas, são os alimentos com grau elevado de acidez, como por exemplo: frutas ácidas, bebidas que contenham álcool, refrigerante, e qualquer outro tipo de alimento ou bebida que tenha alto nível de acidez na sua composição.

É importante destacar que apenas o consumo excessivo desses alimentos e a falta de cuidado depois de ingerir esses alimentos e que podem causar o escurecimento e as manchas. Por isso vamos ver alguns cuidados que precisamos ter após o uso desses alimentos e bebidas.

Talvez você pense que o cuidado que devemos ter após ingerir esses alimentos é escovar imediatamente os dentes, mas a verdade é que se escovar os dentes logo após fazer uso desses alimentos, vai acabar desgastando ainda mais o esmalte e tirando a proteção natural, fazendo com que esses alimentos penetrem ainda mais nos dentes, causando danos maiores.

O correto a fazer imediatamente depois da ingestão desses alimentos é realizar um enxágue na boca apenas com água para tirar qualquer resto de alimento que tenha ficado na boca. Em seguida, aguarde uns 30 minutinhos e escove os dentes normalmente.

Cigarro

Embora seja um hábito difícil de ser abandonado, fumar pode trazer várias consequências ruins para o corpo inteiro, e inclusive para a boca. O uso do cigarro pode até mesmo causar câncer de boca.

Além de causar até mesmo câncer de boca, o cigarro é um grande inimigo para quem deseja ter os dentes brancos, pois na sua composição existem substâncias como a nicotina e o alcatrão que causam manchas e escurecimento dos dentes em pouquíssimo tempo. 

Pesquisadores afirmam que apenas um trago no cigarro já é o suficiente para causar danos na saúde dental, imagine então o uso diário dessas substâncias.

Embora existam alguns cremes dentais que são específicos para fumantes, com a promessa de não deixar os dentes escuros, esses produtos não são eficazes o suficiente se a pessoa continuar fumando.

Muitos fumantes também procuram ajuda em tratamentos estéticos a fim de melhorar a aparência dos dentes, mas esses tratamentos dificilmente irão trazer resultados satisfatórios a curto e longo prazo se a pessoa não estiver disposta a parar de fumar.

O melhor então para quem deseja ter os dentes brancos, mas faz uso do cigarro é procurar primeiramente um profissional que o ajude a parar de fumar, pois se não parar, o esforço de clarear os dentes vai ser em vão e ainda vai trazer consequências piores para o seu organismo inteiro.

Como ter dentes brancos

Muitos se perguntam o que podem fazer para ter dentes brancos e se focam nos métodos corretivos de manchas e amarelamento dos dentes, e acabam esquecendo dos métodos preventivos de problemas como esse. 

A prevenção de manchas e escurecimento é um dos aliados mais importantes para quem quer ter dentes brancos, pois é o cuidado preventivo que vai evitar a formação de placas bacterianas que é uma das causas do escurecimento e outros problemas dentários como cáries, podendo levar até mesmo a perda dos dentes.

A placa é uma película macia e pegajosa que se acumula na parte externa dos dentes e ao longo da linha da gengiva. Muitas vezes, uma pessoa pode prevenir e tratar o acúmulo de placa em casa. Se uma pessoa não tiver uma boa higiene dental, a placa bacteriana pode se transformar em uma substância dura marrom-amarelada chamada tártaro.

Quando comemos, as bactérias na boca decompõem os carboidratos dos alimentos que se transformam em ácidos, juntamente com a saliva e outras partículas de alimentos que formam as placas.

A escovação e o uso do fio dental costumam evitar a formação da placa bacteriana e do tártaro. No entanto, o tártaro pode ser mais difícil de remover e às vezes é necessária uma visita ao consultório do dentista para uma limpeza profissional.

Os dentistas examinam toda a boca, procurando sinais de cáries e doenças na gengiva. Eles também removem qualquer placa que esteja causando o amarelamento dos dentes ou tártaro na superfície dos dentes e em locais de difícil acesso. Os profissionais dentistas também podem tratar os dentes com flúor para ajudar a prevenir a cárie dentária.

Mas há coisas que podemos fazer em casa, que são de extrema importância, para prevenir o aparecimento de placas bacterianas que causam manchas e o amarelamento dos dentes, coisas que podemos fazer com o básico que é passar o fio dental e escovar os dentes da maneira correta.

O uso do fio dental primeiro removerá pedaços de comida e a placa bacteriana entre os dentes e áreas difíceis de alcançar. Após o uso do fio dental, a escova de dentes removerá a placa bacteriana na superfície dos dentes.

Para escovar os dentes da maneira correta e com eficácia, a pessoa pode fazer o seguinte:

  •  Comece na parte de trás da boca com os molares superiores
  • Realize a escovação de forma curta e circular 
  • Escove as superfícies da frente e atrás de todos os dentes superiores
  • Repita essas etapas nos dentes inferiores

Podemos obter ótimos resultados usando escovas de dente manuais. No entanto, uma pesquisa do século XXI descobriu que escovas de dente elétricas, especialmente aquelas com cabeça oscilante, são mais eficazes na remoção de placa bacteriana e na redução da gengivite.

Depois de passar o fio dental e escovar os dentes, enxague a boca com enxaguante bucal. Existem muitos enxaguantes bucais de qualidade a venda nos mercados que contém substâncias que ajudam na remoção da placa bacteriana e no clareamento dental

 Pessoas com gengivite podem necessitar de um tipo mais forte de enxaguante bucal. Um dentista ou outro profissional de saúde pode prescrever anti sépticos bucais mais potentes do que os disponíveis em mercados.

Clareamento dental

Existem pelo menos duas formas de fazer o clareamento dental. O clareamento dental caseiro e o clareamento dental no consultório do dentista.

Vamos ver um pouco sobre cada um.

Clareamento dental no consultório 

O clareamento dental feito no consultório odontológico, tende ser mais eficaz e entrega os resultados desejados de forma mais rápida, pois são usados métodos e produtos mais agressivos para deixar os dentes brancos.

Lembrando que esses produtos e métodos são mais agressivos, mas são usados de forma controlada por profissionais que sabem manusear e a forma correta de usar cada método e produto para o clareamento dental.

O clareamento dentário no consultório mais comum é a técnica que faz uso do gel clareador, este gel possui um nível elevado de substâncias altamente concentradas que corroem as placas que causam o escurecimento dos dentes. 

O profissional dentista coloca uma proteção na área da gengiva para que o gel não entre em contato com a mesma e acabe machucando a região.

Cada sessão de tratamento dura cerca de uma hora que é o tempo de ação do gel. Os resultados são perceptíveis na 3ª ou 4ª sessão do procedimento, e o número total de sessões varia de acordo com a necessidade de cada paciente.

Clareamento dental a laser

O Clareamento a laser também precisa do uso do gel para que ocorra o clareamento. Esse gel é a base de hidrogênio ou peróxido de carbamida, substâncias usadas desde os primórdios do clareamento dental.

O laser potencializa a penetração do gel no esmalte do dente e torna mais eficaz o método de clareamento.

Dependendo do nível de pigmentação dos dentes, o problema pode ser resolvido em até 3 sessões de 40 minutos cada e o clareamento pode durar até 3 anos se o paciente tiver os cuidados necessários.

Clareamento com luz ultravioleta

O clareamento com luz ultravioleta é bem parecido com o clareamento a laser, a diferença é que a luz ultravioleta pode ter a mesma eficácia sem o uso do gel.

O clareamento apenas com a luz ultravioleta pode ser considerado até mesmo mais eficaz que o uso do gel, pois o gel causa sensibilidade aos dentes, pelo fato de se tratar de um produto que funciona à base de substâncias químicas, já a luz ultravioleta quebra de forma física as partículas de sujeira que causam o escurecimento dental sem causar danos ao esmalte do dente.

Outro benefício desse clareamento é o tempo de duração das sessões de tratamento, elas duram cerca de 25 minutos, e os resultados já podem ser percebidos na segunda sessão.

Lembrando que esse tempo pode diferir de um paciente para outro e vai depender do nível de pigmentação nos dentes.

Clareamento caseiro

Esse tipo de clareamento é chamado de caseiro, mas possui supervisão do profissional dentista, pois são usadas substâncias químicas que precisam de orientação profissional

Nesse tratamento é usado o gel de clareamento dental, porém com uma concentração menor de ativos, do que a usada no consultório. Junto com o gel é usado um objeto chamado moldeira, esse objeto possui o molde ou a forma dos dentes do paciente para evitar que o gel de clareamento entre em contato com a gengiva e outras partes da boca.

O profissional dentista vai orientar o tempo de uso do gel e da moldeira, bem como a duração do tratamento. Geralmente o clareamento caseiro dura em torno de 2 a 4 semanas, dependendo do nível de pigmentação dos dentes.

Lentes de contato para deixar os dentes brancos

As lentes de contato para os dentes tem feito muito sucesso nos últimos anos, principalmente no mundo dos famosos.

Esse tipo de lente de contato nada mais é do que uma lâmina super fina feita geralmente de cerâmica, que tem o objetivo de esconder problemas dentários como, má formação dos dentes, dentes separados, e dentes amarelados ou escuros.

Quem deseja fazer esse tipo de procedimento, precisa ter dentes fortes, pois o processo de aplicação pode causar danos aos dentes fracos.

Antes de aplicar as lentes é feito um molde computadorizado que cria as lentes harmonizadas com o rosto e a estrutura bucal do paciente.

Depois do molde pronto é feita a aplicação com a ajuda de um ácido que faz uma pequena corrosão na região a ser aplicada a fim de facilitar a união da peça ao dente. 

As lentes de contato para os dentes podem durar até 15 anos com os devidos cuidados. Um desses cuidados é evitar comer alimentos de textura rígida e ir ao dentista de 6 em 6 meses.

Clareamento dental com água oxigenada

O clareamento dental tem se tornado cada vez mais popular ultimamente. Existem muitos produtos disponíveis no mercado, mas muitos desses produtos podem ser bastante caros, levando as pessoas a procurarem soluções mais baratas.

A maneira mais acessível de clarear os dentes é o ingrediente principal da maioria dos produtos de clareamento dental: o peróxido de hidrogênio.

Sim! o peróxido de hidrogênio usado há muito tempo como clareamento dental, e é usado até hoje como substância principal do gel de clareamento dental usado em consultórios odontológicos e a mesma coisa que a água oxigenada.

A maioria dos frascos de água oxigenada que compramos em uma farmácia ou supermercado são diluídos em cerca de 3%. A quantidade de água oxigenada nos tratamentos de clareamento comercial varia e pode chegar a 10% em alguns produtos.

Mas estudos científicos sugerem que a diluição é uma coisa boa quando se trata de usar água oxigenada para o clareamento dental; concentrações muito fortes podem danificar o esmalte dos dentes.

Como usar a água oxigenada para deixar os dentes brancos

Existem basicamente duas maneiras de usar o peróxido de hidrogênio para clarear os dentes. Uma é como o enxaguante bucal e a outra é fazendo uma espécie de pasta. 

Enxaguante bucal 

  • 3 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de água oxigenada 

Misture esses dois ingredientes em um recipiente e em seguida bocheche a mistura na boca por cerca 30 segundos, depois cuspa e tente não engolir nada dessa solução

Pasta de dente

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 5 gotas de água oxigenada

Misture os dois produtos e se necessário adicione mais água oxigenada até formar uma pasta espessa. 

Coloque essa pasta na escova de dentes e use para escovar os dentes fazendo movimentos circulares por dois minutos e em seguida enxague a boca até que retire toda a pasta.

Efeitos colaterais

Se não usar o peróxido de hidrogênio da maneira correta para clarear os dentes, pode ser que acabe desgastando o esmalte do dente, gerando sensibilidade ao ingerir algo gelado ou quente.

 Para evitar esses efeitos colaterais se atente a algumas dicas.

  •  Não use a solução de água oxigenada muito forte.
  •  Não deixe o peróxido de hidrogênio em contato com os dentes por tempo a mais do que foi indicado.
  •  Não faça a aplicação mais de uma vez por dia

A água oxigenada é uma solução barata e de fácil acesso que se usada da maneira indicada e tomando os devidos cuidados pode ser uma ótima opção para deixar os dentes brancos.

Clareamento dental com morango

Além de ser gostoso, rico em vitaminas e fazer bem para a saúde, o morango pode auxiliar no clareamento dental. 

A eficácia do morango para clarear os dentes se deve a uma substância presente no morango chamada de ácido málico.

O ácido málico é uma enzima de origem natural encontrada em frutas como o morango e a maçã. Essa enzima ajuda a quebrar as partículas de sujeira superficiais que causam o pigmento nos dentes, ajudando no clareamento. 

Além do ácido málico, o morango também é rico em vitamina C que ajuda na remoção das placas bacterianas.

Usar o morango como clareamento dental é bem simples, basta amassar um fruto com o garfo até que forme uma pasta , com essa pasta você vai escovar os dentes normalmente e deixar agir por 10 minutos.

Logo após o tempo de ação é só enxaguar a boca com água. 

Como o morango é um elemento de origem natural, não há contra-indicações para o seu uso, a menos que você possua alergia à fruta, o seu uso é livre.

Bicarbonato para clarear dentes

Desde a época do Egito antigo o bicarbonato de sódio era usado para clareamento dental. Eles costumavam retirar a substância de pedras e rios que haviam ao redor do país.

Com o tempo esse produto foi sendo refinado, mas o seu uso ainda é bastante comum nos nossos dias, inclusive é usado por profissionais dentistas no consultório.

A principal ferramenta utilizada para limpeza e clareamento em um consultório, é o jato de bicarbonato de sódio. O jato de bicarbonato de sódio é uma ferramenta que funciona da seguinte forma: Por meio de uma pistola de pressão de ar que no seu interior é adicionado água e bicarbonato de sódio em partículas minúsculas, o profissional dentista jateia essa pistola nos dentes que com a alta pressão de ar e com as partículas de bicarbonato alcançam as regiões mais difíceis e destroem as placas bacterianas e as partículas de pigmentos que deixam os dentes amarelados.

Além disso, o bicarbonato de sódio também protege contra a desmineralização, um processo químico que remove o cálcio do esmalte dos dentes.

Os carboidratos dos alimentos podem reduzir drasticamente o nível de pH na boca, criando um ambiente ácido que causa desmineralização.

Os cientistas medem a acidez de uma substância usando a escala de pH. Quanto mais baixo o pH, mais ácida é a substância.

O limite inferior para o pH do esmalte varia entre 5,1 e 5,5 . Quando o pH cai abaixo dessa faixa, a desmineralização começa a ocorrer.

O bicarbonato de sódio reduz a desmineralização porque tem um pH alto, o que pode ajudar a equilibrar o nível de pH dentro da boca e prevenir a perda do esmalte dentário.

Profissionais da área odontológica recomendam o uso do bicarbonato apenas no consultório médico, porém algumas pessoas arriscam usar o produto em casa.

Se você é dos que gostam de arriscar, segue algumas formas de usar o bicarbonato de sódio para deixar os dentes brancos em casa.

Formas de usar o bicarbonato em casa para clarear os dentes

Se você tiver os devidos cuidados, o bicarbonato pode ser uma solução eficaz e acessível para deixar os dentes brancos.

Veja algumas formas de usar essa substância poderosa.

Bicarbonato de sódio na pasta de dente

Alguns cremes dentais já possuem na sua composição o bicarbonato de sódio, mas se esse não for o caso do seu, você pode potencializar o efeito do creme dental adicionando um pouco de bicarbonato na hora da escovação.

O processo é bem simples, basta colocar o creme dental na escova e em seguida adicione 1 ⁄ 2 colher de chá de bicarbonato de sódio por cima da pasta de dente. 

Escove os dentes normalmente e se certifique de enxaguar bem a boca para que não sobre nenhum resquício do bicarbonato

É importante que esse processo não seja feito mais do que 3 vezes na semana.

Bicarbonato de sódio e morango

Vimos que o morango possui propriedades que ajudam no clareamento dental, e quando a fruta é combinada com o bicarbonato de sódio isso potencializa a sua ação.

Essa mistura é feita de forma bem simples também, misture um morango já amassado com ½ colher de chá de bicarbonato e escove os dentes com essa mistura, tendo o cuidado de enxaguar bem a boca após a escovação.

No caso desse procedimento, a realização só deve ser feita no máximo uma vez por semana.

Creme dental que clareia os dentes

Em meio a tantas formas de deixar os dentes brancos, há aqueles que optam por maneiras mais tradicionais como as pastas de dentes que também prometem o clareamento.

Existem várias marcas de creme dental que clareia os dentes disponíveis em mercados e farmácias. A maioria dessas pastas de dentes são feitas com produtos abrasivos que removem apenas a película superficial de pigmentação dos dentes.

Isso se dá porque a concentração desses produtos é bem pequena, e isso os impossibilita de ter uma ação mais profunda nos dentes.

Mas isso não quer dizer que esses cremes dentais são ineficazes. O uso a longo prazo pode ajudar sim no clareamento dental.

Óleo de coco dentes brancos

Além dos benefícios na alimentação, na pele e nos cabelos, o óleo de coco pode ser um poderoso aliado na saúde bucal.

O óleo de coco contém propriedades que são anti-inflamatórias e bactericidas, além de conter uma enzima chamada de ácido láurico que está presente em grande concentração no óleo de coco, essa enzima ajuda na remoção de placas bacterianas que causam o amarelado dos dentes.

O uso do óleo de coco para clarear os dentes é bem fácil .

O primeiro passo é escolher um óleo de coco vegetal de boa qualidade e extra-virgem, depois é só bochechar a quantidade de 2 colheres de sopa de óleo de coco por 10 minutos.

Perguntas:

Ao longo deste artigo vimos várias formas de tratamento para deixar os dentes brancos, porém talvez você ainda tenha algumas dúvidas sobre esse assunto, por isso seguem algumas perguntas com suas respectivas respostas sobre tratamento para deixar os dentes brancos.

Como fazer clareamento caseiro?

Há várias formas de fazer clareamentos caseiro, se você leu esse artigo inteiro deve ter visto algumas dessas formas, com o uso de água oxigenada, morango, bicarbonato de sódio e óleo de coco. 

Mas é importante destacar que qualquer forma de clareamento deve ser orientada pelo profissional dentista e deve ser feita com produtos autorizados pela Anvisa.

Qual o melhor tratamento de clareamento dos dentes?

Isso vai depender da sua necessidade, do seu objetivo e do nível de pigmentação nos seus dentes.

Esses pontos vão ser analisados pelo profissional dentista e ele vai indicar o melhor tratamento de acordo com a sua necessidade.

Onde posso fazer clareamento dentário?

O clareamento dentário é feito por profissionais da área de odontologia no consultório. Mas se for recomendado pelo seu dentista, você pode fazer o clareamento dental em casa usando uma das técnicas que foram apresentadas neste artigo.

Para que serve clareamento dentário?

O clareamento dentário serve para remover as placas bacterianas e o tártaro que se formam sobre o esmalte do dente causando pigmentação amarelada. Além de possuir finalidade estética o clareamento a ajuda a garantir a manutenção da saúde bucal

Dá pra usar carvão ativado para deixar os dentes brancos?

Sim, entretanto é importante lembrar que o processo de clareamento dental é feito considerando os níveis de pigmentação e a quantidade de placas que se formam sobre o dente. Ou seja, apesar de ser eficaz para clarear os dentes em níveis de pigmentação não tão profundos, em todos os casos é importante procurar ajuda e orientação de um profissional.

Existem chicletes que clareiam os dentes?

Embora existam alguns chicletes que prometem clarear os dentes, sua eficácia não é comprovada pela comunidade odontológica, pois esses produtos não contêm princípios ativos suficientes para realizar o clareamento dental e o seu uso excessivo pode ser nocivo para a saúde bucal.

Onde encontrar produtos que auxiliam no processo de deixar os dentes brancos

Com o buscador de preços da Cliquefarma você pode encontrar os melhores produtos, com o melhor custo-benefício para deixar os seus dentes brancos e bem cuidados. 

Se depois de ler esse artigo ainda restou alguma dúvida, escreva nos comentários que te responderemos com prazer.

Curta e compartilhe esse artigo com sua família e amigos!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<