Desumidificador – Proteção para males invisíveis

07/08/2012 0 Por cliquefarma

Hoje vamos falar de um aparelho que é o salvador da pátria em muitas casas. Problemas alérgicos e respiratórios que são causados por fungos tem como origem principal o excesso da umidade no ar e por conta disso diversos microrganismos que causam esses problemas vem em ambientes com excesso de umidade um local perfeito para a proliferação, por isso hoje vamos falar sobre o desumidificador e como ele pode ajudar a manter sua casa livre desses problemas.

A umidade do ar pode ser medida através de um aparelho chamado higrômetro e a partir de uma escala podemos determinar a quantidade de água presente no ar e saber se ela está adequada ou não, conheça a escala:

  • Abaixo de 45% o ar está muito seco;
  • Entre 50% e 60%, o ar está com a umidade normal;
  • Acima de 60%, o ar está muito úmido e é aqui que o desumidificador entra em ação.

Utilizando uma tecnologia capaz de “esquentar” o ar, o desumidificador age retirando as gotículas de água do ar deixando a umidade do ar no estado normal. O ar úmido em si não traz problemas a saúde, o problema é o que acontece no mundo invisível dos microrganismos.

Com o ar úmido, fungos e ácaros tem um ambiente propicio para se reproduzir e com isso o aparecimento de problemas relacionados ao sistema respiratório acabam sendo inevitáveis. No caso dos fungos, com o ar úmido eles começam a se desenvolver muito rapidamente e como seu ciclo de vida é muito curto, em pouco tempo estão lançando no ar os esporos responsáveis pela sua reprodução e são justamente esses esporos que causam reações alérgicas em seres humanos. Os ácaros também se reproduzem de forma mais rápida e como se instalam em locais como a cama, por exemplo, é comum que comecem a acarretar problemas também. Outro maleficio do ar muito úmido é o aparecimento de mofos nas roupas e paredes, devido a facilidade e velocidade que esses fungos se reproduzem.

desumidificador

Utilizando o desumidificador de ar, é possível combater esses problemas e ganhar mais qualidade de vida. Seu funcionamento é muito simples, ele trabalha como uma espécie de compressor associado a um condensador. Com a ajuda de um ventilador, o desumidificador suga o ar para dentro dele e utilizando uma serpentina de metal quente, o ar se choca com a temperatura alta (choque térmico) e o excesso de água cai em um tipo de reservatório que posteriormente é esvaziado.

Existem diversas opções de desumidificadores no mercado e seus preços podem variar bastante. Na hora de comprar o seu verifique dois pontos importantes, o local onde ele irá ficar e principalmente a altura. Caso queria utilizar um desumidificador pequeno em um local muito grande você poderá ter problemas quanto ao funcionamento e resultado final.

Agora que você conhece um pouco mais, que tal pesquisa por preço de desumidificador aqui no Cliquefarma? É só clicar no link ao lado, comparar e economizar.