Os efeitos Nocivos do Sol

08/05/2013 0 Por cliquefarma

O astro rei é sem dúvida a maior atração do verão, seja na praia ou no campo. Até mesmo no inverno ele tem sua importância já que nos dias frios todo mundo quer arrumar um cantinho com ele para se esquentar, não é mesmo? Só que ao mesmo tempo que ele é o herói ele também pode se tornar o vilão. A exposição demasiada ao sol pode trazer problemas e por isso hoje vamos falar sobre os efeitos nocivos do sol e como você pode preveni-los.

O sol em si não traz nenhum malefício,  o grande prolema são os raios que ele emite. Os tipos de raios emitidos pelo sol causam diversas reações na nossa pele e por isso proteger-se deles é muito importante. Confira abaixo os tipos de raios e quais os efeitos nocivos que eles causam:

  • Raios Infravermelhos: Desidratam a pele e causam sensação de dor;
  • Raios UVC:  Podem causar câncer e queimaduras sérias, mas graças a camada de ozônio raramente atingem a Terra. Por isso a importância de se preserva-la.
  • Raios UVB:  Esses raios atingem a camada mais profunda da pele e por conta disso efeitos como o envelhecimento precoce e o câncer de pele podem ocorrer;
  • Raios UVA: Esse é o raio mais comum quando o assunto é bronzeamento, por conta disso é comum a população abusar dele na exposição. O excesso de raios UVA pode causar envelhecimento precoce já que ele destrói as fibras de colágeno e elastina na pele.

Nossa saúde depende da exposição ao sol, muitas reações em nosso organismo dependem dele para ocorrer. O grande problema é o exagero, quem se expõe o sol da forma correta só aproveita o que ele tem de melhor, por isso utilize sempre o protetor solar, mesmo no inverno, e respeite os horários de exposição no verão que é antes das 10 da manhã e após as 4 da tarde.

exposição ao sol

Curta o sol da melhor maneira possível, assim você evita problemas e consegue usufruir o que de melhor ele pode oferecer.