Skip to main content
Avalie esse post

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória grave que geralmente se desenvolve nos pulmões de alguém que fumava cigarros há muitos anos. A doença faz com que a elasticidade dos pulmões diminua, destruindo progressivamente os alvéolos e causando sintomas como respiração rápida, tosse, dificuldade para respirar.

Além do uso excessivo de cigarros, o enfisema também pode ser causado por uma deficiência da enzima alfa-1 antitripsina ou por outras doenças, como bronquite crônica, asma, fibrose cística.

Embora o enfisema não tenha cura, seus sintomas podem ser aliviados e até evitados com o uso de alguns medicamentos e a alteração de alguns hábitos da vida.

Causas

A troca de oxigênio do ar pelo dióxido de carbono do sangue ocorre nos alvéolos pulmonares. As paredes dos sacos aéreos são finas e frágeis, portanto as lesões que ocorrem nesses sacos são irreversíveis.

A principal razão que causa o enfisema é a fumaça do tabaco, razão pela qual os especialistas insistem na importância de que os fumantes abandonem esse hábito. Outras causas são emanações da poluição.

Em geral, o enfisema progride gradualmente e geralmente aparece após anos de exposição à fumaça e ao tabaco. Em muitos casos, o paciente vai ao médico porque ele começou a sentir falta de ar quando está ativo ou está se exercitando fisicamente. Este sintoma pode ser por si só indicativo de enfisema. Conforme a doença progride, uma curta caminhada pode ser suficiente para dificultar a respiração do paciente.

Sintomas

As principais manifestações clínicas do enfisema são dificuldade respiratória que pode ser acompanhada de tosse crônica (com ou sem esputo), diminuição da capacidade pulmonar no momento da realização de qualquer atividade física ou presença de sibilância.

Além disso, os pacientes podem sentir fadiga, ansiedade, pernas e tornozelos inchados e perda de peso involuntária.

Prevenção

A única maneira de prevenir a doença é não se expor aos fatores de risco que a causam: tabaco e ambientes contaminados.

Portanto, é essencial não fumar. Também é muito importante manter uma boa saúde geral, fazer exercícios e seguir uma dieta saudável para aumentar a resistência do organismo a infecções. A importância dos exercícios, seja no hospital ou em casa, é que eles contribuem para aumentar a independência e a qualidade de vida dos afetados. Além disso, reduzem a frequência e o tempo de internação do paciente.

A filosofia da prática de exercícios é esta: pacientes que sofrem de enfisema precisam de energia extra para poder respirar. Se essa energia for usada com mais eficácia para respirar, o paciente terá mais energia restante para realizar suas ações diárias e participar de novas atividades.

Melhorias na respiração podem ser alcançadas, em grande parte, pela prática de esportes, mas é muito importante que os exercícios sejam feitos sob supervisão médica e com o aconselhamento de especialistas. Exercício, em todos os níveis, melhora a utilização de oxigênio, capacidade de trabalho e mentalidade dos pacientes que sofrem da doença. Atividades de baixo esforço são mais fáceis de praticar para esses pacientes do que atividades de alta intensidade.

Entre outros, especialistas recomendam atividades que reforcem:

  • Parte inferior do corpo: Atividades como a bicicleta ergométrica, subir escadas, caminhar, etc. Esses exercícios fortalecem as pernas e aumentam o tônus ​​muscular e a flexibilidade, favorecendo a capacidade de movimentação do paciente.
  • Parte superior do corpo: Exercícios que envolvem o uso da parte superior do corpo são projetados para melhorar a força dos músculos respiratórios, músculos do braço e ombros.
  • Fortalecê-los é importante porque são os responsáveis ​​por manter as costelas, melhorar a respiração e facilitar a execução das atividades diárias, como carregar malas, arrumar a cama ou levantar objetos.
  • Um exercício útil é, por exemplo, levantar pesos. Levando em conta que a forma física é rapidamente perdida quando a pessoa interrompe o programa de exercícios, é essencial que o paciente estabeleça metas que possam alcançá-las e aumentá-las progressivamente.

Além dos exercícios, recomenda-se que o paciente:

  • Acompanhe os exercícios com uma dieta saudável, como a dieta mediterrânea.
  • Aqueça antes dos exercícios.
  • Escolha esportes variados para evitar o tédio e desista, como natação, caminhada, musculação, aeróbica de baixa intensidade.
  • Pratique atividades esportivas coletivas para torná-lo mais agradável.
  • Não tente fazer esforços excessivos.
    Pare as atividades para qualquer desconforto e consulte um médico.

Quais são os principais complicações da doença?

Naturalmente, as principais complicações envolvem a respiração, ou seja, surge a necessidade de descansar por mais períodos durante o dia, manter um ritmo mais lento, sentar-se para fazer tarefas simples, como, por exemplo, aplicar maquiagem. Além disso, o enfisema pode aumentar as chances da pneumonia aparecer.

Como não tem cura, a vida do paciente em que essa doença ocorre, dependendo do caso, muda bastante, já que para amenizar seus sintomas, o cuidado com o ritmo de vida deve ser bem maior. Em casos em que ela já está muito avançada, torna-se difícil até mesmo levantar da cama.

Normalmente, para o controle da doença, são necessários medicamentos como broncodilatadores, sessões de fisioterapia respiratória e em alguns casos, existe a possibilidade da realização de cirurgias, porém, tudo depende do seu quadro clínico.

Tipos

O enfisema pode ser classificado em dois tipos:

  1. Enfisema centroacinar: A causa que causa o enfisema centroacinar é o tabaco. Neste caso, a destruição do tecido ocorre principalmente nos bronquíolos, de modo que o enfisema está localizado na maioria dos casos na parte superior do pulmão.
  2. Enfisema panacinar: A destruição dos tecidos ocorre em todos os locais onde há trocas gasosas. O enfisema localiza-se principalmente na parte inferior dos pulmões. Neste caso, a causa do enfisema é um baixo nível de alfa-1 antitripsina, uma substância que está presente nos pulmões e que é responsável pela proteção dos alvéolos.

enfisema4

Diagnóstico

Quando o paciente começa a detectar que ele tem dificuldade para respirar, ele geralmente vai ao especialista. O primeiro passo para estabelecer o diagnóstico é realizar um exame físico, onde o médico pode checar a sibilância ou se os sons respiratórios desceram.

O especialista pode então solicitar a realização de exames para confirmação do diagnóstico, como espirometria, radiografia de tórax, gasometria arterial ou tomografia computadorizada.

Tratamento do enfisema pulmonar

Enfisema pulmonar é uma condição que é caracterizada pela deterioração progressiva dos pulmões e com isso um aumento na dificuldade de respirar. Pertence a um grupo de doenças conhecidas como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

À medida que fica pior, as paredes internas dos alvéolos se rompem, tornando-se ineficientes para as trocas gasosas. Isso leva a uma diminuição do oxigênio que chega à corrente sanguínea. O enfisema também destrói as fibras elásticas que mantêm as vias aéreas que levam ao alvéolo aberto. Isso faz com que essas passagens colapsem quando expiradas, para que o ar não possa sair dos pulmões e não haja espaço para ar fresco, rico em oxigênio.

Tratamentos médicos para enfisema

O tratamento para enfisema depende de sua gravidade. O médico pode optar por aconselhar medidas preventivas a fim de minimizar a progressão da doença; Concentre-se no tratamento sintomático ou até recorra à cirurgia.

Deixe de fumar

Embora não seja estritamente um tratamento, a maioria dos médicos recomenda aos pacientes com problemas pulmonares. Parar de fumar pode parar a progressão da doença e deve melhorar a função dos pulmões em certa medida.

enfisemna1

Livrar-se deste hábito pode retornar aos pulmões as condições necessárias para que funcionem corretamente novamente. Um médico pode ajudá-lo a parar de fumar, prescrevendo alguns medicamentos destinados a tratar vícios ou até mesmo recomendar grupos de apoio.

Medicamentos broncodilatadores

Essas drogas visam dilatar as vias aéreas para facilitar a troca de gases. Eles são geralmente os primeiros que o médico irá prescrever em caso de enfisema pulmonar. Em casos mais leves, recomenda-se usar o broncodilatador somente quando necessário. Alguns exemplos de broncodilatadores são:

  1. Albuterol: É o broncodilatador mais comum em casos leves. Ele age rapidamente e uma dose geralmente proporciona alívio por 4-6 horas.
  2. Brometo de ipratrópio: Também é usado em casos menos graves. É semelhante ao albuterol e está disponível nas versões inalador e nebulizador. A diferença em relação à anterior é que esta droga é geralmente administrada em intervalos programados, ao contrário do albuterol, que é usado apenas quando necessário.
  3. Tiotrópio: É uma forma de ação prolongada de ipratrópio. Esta droga tem dado resultados muito bons, diminuindo a frequência de hospitalizações em pacientes com DPOC.

Medicamentos esteroides

Eles são drogas destinadas a reduzir a inflamação em casos de enfisema mais grave. Eles podem ser administrados por via oral ou através de um inalador. Eles evitam a hiperativação do sistema imunológico em áreas afetadas pelo enfisema, mas devem ser prescritos combinados com outros medicamentos que facilitam o processo respiratório. Além disso, nem todas as pessoas responderão à terapia com esteróides.

Antibióticos

Esses medicamentos são frequentemente prescritos para pessoas com maior dificuldade para respirar, mesmo quando não há evidência de infecção no pulmão. Pessoas tratadas com antibióticos tendem a ter crises respiratórias mais curtas.

Suspeita-se que as infecções podem desempenhar um papel sério em um ataque agudo de enfisema, mesmo antes de se agravarem a pneumonia ou bronquite crônica. Até agora, os dados sugerem que quando os pacientes com DPOC têm um súbito agravamento dos sintomas de tosse e dificuldade para respirar o uso curto e imediata de esteróides e antibióticos pode reduzir hospitalizações.

Oxigênio

Se você tiver dificuldade para respirar e for a uma sala de emergência do hospital, provavelmente receberá oxigênio. Nos casos mais graves, é provável que o paciente precise ser intubado. Além disso, alguns médicos prescrevem máquinas de oxigênio para o paciente ter em sua própria casa e usá-lo quando vai dormir ou quando eles têm uma crise respiratória

enfisema3

Cirurgia de redução do volume pulmonar

Embora não pareça fazer muito sentido, reduzir o tamanho do pulmão pode facilitar a respiração. É importante lembrar que o enfisema provoca uma expansão anormal da parede torácica, o que diminui a eficiência da respiração.

Esta cirurgia só é eficaz se ambos os lobos superiores dos pulmões estiverem envolvidos. A extração do lobo envolvido permite uma melhor expansão da porção inferior dos pulmões, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do paciente.

Transplante de pulmão

enfisema2

Esta opção é apenas considerável nos casos mais graves e avançados. O transplante de um ou de ambos os pulmões pode fazer com que a doença desapareça quase completamente, no entanto, envolve uma série de contras a serem consideradas.

As pessoas que se submetem a um transplante devem tomar medicamentos imunossupressores durante toda a vida para evitar a rejeição do transplante. Além disso, nem todos os pacientes são válidos para um transplante, e aqueles que são limitados pela escassez de órgãos disponíveis.

Reabilitação Pulmonar

A reabilitação pulmonar é provavelmente a terapia mais eficaz para pacientes com DPOC com enfisema. O exercício físico gradual, técnicas respiratórias adequadas e informação e educação do paciente sobre sua doença melhoram a qualidade de vida e reduzem as hospitalizações.

Prognóstico da doença

Semelhante a muitas doenças crônicas, o prognóstico é afetado por muitas variáveis. Não há cura, mas existem métodos eficazes de tratamento que podem retardar a progressão da doença e permitir uma vida normal. O diagnóstico de enfisema não é uma sentença de morte. Parar de fumar é o primeiro passo que o paciente deve dar. Visitas regulares ao seu médico, seguir seus conselhos e tomar medicamentos prescritos também são de vital importância.

Outros dados

Pacientes com enfisema podem encontrar alívio em seus problemas respiratórios usando um inalador. Para usá-lo, os seguintes passos devem ser seguidos:

  • Agite o inalador.
  • Expire por 1 ou 2 segundos.
  • Coloque o inalador na boca e aspire devagar.
  • Pressione o final do inalador enquanto você começa a inalar.
  • Inspire lentamente até os pulmões estarem cheios (a operação inteira deve durar entre 5 e 6 segundos).
  • Dieta saudável para pacientes com enfisema
  • A principal razão para a nutrição adequada, neste caso, é que um corpo bem nutrido ajuda a fortalecer o indivíduo contra possíveis infecções e prevenir doenças que só iria complicar enfisema, favorecendo o aumento das hospitalizações.

Além disso, alimentos fornecem a energia necessária para executar até mesmo o simples ato de respirar, de fato, uma pessoa com enfisema dez vezes mais calorias necessárias para torná-lo um que é saudável.

Algumas regras e conselhos sobre nutrição adequada para pacientes com enfisema, sem esquecer que o mais adequado para dar as indicações certas para cada indivíduo em particular é o médico especialista, são:

  • Coma alimentos de todos os grupos: frutas, legumes, laticínios, cereais, fibras, proteínas.
  • Limite a ingestão de sal e bebidas com cafeína
  • Evite alimentos que causem gases ou sensação de peso.
  • A refeição principal do dia deve ser feita cedo para fornecer energia ao corpo.
  • Opte por refeições fáceis de preparar.
  • Não coma produtos de baixo valor nutricional.
  • Se você usar oxigênio, não pare de fazê-lo enquanto come ou imediatamente depois: ele supõe uma contribuição de energia para realizar o processo digestivo.
  • É importante que as refeições sejam feitas em um ambiente descontraído.

Vivendo com a doença

Muitos pacientes com enfisema apresentam ansiedade, depressão e isolamento social devido às limitações impostas pela patologia.

A percepção de seu corpo muda, eles se sentem mais sozinhos, cria-se um conceito negativo da pessoa e, em muitos casos, diminui a auto-estima. Muitas vezes, até muda o relacionamento do paciente com a família e os amigos.

A reabilitação pulmonar tem como objetivo o combate, tanto quanto possível os efeitos negativos resultantes da COPD, combinando exercícios de treinamento e programas de educação comportamentais para melhorar a vida do paciente a cada dia. Além de melhorar a atividade diária, a reabilitação visa tornar o paciente independente. Um bom plano de saúde para qualquer pessoa com enfisema deve incluir, além do exercício físico, as seguintes regras básicas:

  • Vá ao médico antes de qualquer começo de frio ou infecção do trato respiratório.
  • O paciente deve perguntar ao especialista as possíveis vacinas que ele possa precisar.
  • Seguir hábitos saudáveis: manter uma dieta nutritiva e equilibrada, tentar manter o peso correto, não fumar, fazer exercícios.
  • Participar de programas educacionais, que consistem em aprender os detalhes sobre a doença, as possibilidades de tratamento ou suas consequências, a fim de lidar melhor com eles. Essas aulas também incluem informações variadas sobre como o pulmão funciona, quais medicamentos são usados ​​para tratar a doença, em que consiste a oxigenoterapia e como os inaladores funcionam, entre outros aspectos.
  • Receba apoio psicológico, seja através de programas educacionais individuais ou tratamentos em grupo.

enfisemapulmonar

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<