Skip to main content

Imagine que você é convidado para uma festa muito especial e glamorosa. Depois de receber o convite você escolhe o seu melhor vestido ou o melhor terno, lembra daquele sapato que você só usa em ocasiões especiais e faz aquele penteado digno de uma estrela. Mas no meio da festa, seu cabelo simplesmente desmorona e fica totalmente o oposto do que você imaginou para aquele dia. A situação descrita anteriormente pode ser bem desagradável, não acha? É justamente para evitar situações assim que existem os fixadores de cabelo.

Mesmo que você não tenha uma festa elegante para ir, os produtos fixadores de cabelo podem ser seus aliados no dia a dia, mantendo o seu penteado no lugar durante o dia inteiro, para que você não precise se preocupar em arrumar o cabelo várias vezes durante um longo dia de trabalho.

Os fixadores de cabelo não são uma nova tendência, mas há muito tempo tem ajudado homens e mulheres a manterem as suas madeixas no lugar.

Em 1948, os humanos inventaram o spray para cabelo. A primeira lata de aerossol comercial (construída para matar insetos) foi adotada pela indústria da beleza durante a Segunda Guerra Mundial. O poderoso bico usado para detonar as pragas revelou-se o recipiente perfeito para domar o cabelo. 

Vinte anos depois, o spray para cabelo ganhou o título de produto mais vendido na indústria da beleza. Depois de sofrer uma pequena queda nas vendas durante a moda hippie que não se importava muito em deixar o cabelo no lugar na década de 1970, as vendas de spray de cabelo dispararam mais uma vez na década seguinte.

A beleza na década de 1980 tinha tudo a ver com mais: mais cor, mais drama e mais cabelo. Durante esta época, os fixadores de cabelo conquistaram o seu lugar graças ao punk rock, pois os cabelos tinham que resistir a muitas jogadas de cabeça.

Hoje em dia, muitas outras marcas, tipos e fórmulas de fixadores de cabelo estão se tornando realidade. Com tanta variedade, pode ser um pouco confuso descobrir qual fixador é mais adequado para você.

Mas não se preocupe com isso, desenvolvemos esse artigo para ser um guia completo de fixadores de cabelo! Esse guia vai te ajudar a escolher o melhor fixador, para que você sempre mantenha os seus fios no lugar.

Mas antes de vermos mais a respeito dos fixadores, é necessário que você saiba qual o seu tipo de cabelo, para que assim você consiga escolher o melhor fixador para você! 

Tipos de cabelo

Para identificar o melhor fixador de cabelo, primeiro é necessário identificar qual o seu tipo de cabelo, para que o fixador mais apropriado seja usado de acordo com o seu tipo de cabelo.

Todo mundo costuma pegar dicas de produtos de cabelos com os amigos ou as amigas, mas se o seu amigo ou sua amiga tem o tipo de cabelo diferente do seu, é provável que essa dica não funcione.

Diante disso, a sua escolha deve ser pessoal, de acordo com o seu tipo de cabelo e também de acordo com a ocasião e o efeito que você deseja dar ao seu cabelo. Isso não vale apenas para fixadores, mas vale para qualquer outro produto que você queira usar no seu cabelo ou até mesmo na sua pele.

Sendo assim, veja a seguir se você consegue identificar o seu cabelo na lista com os tipos de cabelos mais comuns e veja qual o fixador mais apropriado para o seu tipo de cabelo.

Cabelos lisos

Os cabelos lisos geralmente são muito brilhantes. É também o cabelo mais resistente de todos os tipos de cabelo. É difícil de danificar e quase impossível ondular essa textura de cabelo. Como o sebo (óleo natural produzido nas glândulas sebáceas do couro cabeludo) percorre suavemente seu caminho do couro cabeludo até as pontas, sem a interferência de cachos ou dobras, é a textura de cabelo mais oleosa de todas.

Esses fios não seguram bem os cachos e podem ser difíceis de pentear. Para evitar cabelos flácidos e oleosos, use bons shampoos que limpem os cabelos, mas não os deixe secos e evite condicionadores espessos. Em vez disso, opte por leave-ins leves que darão ao cabelo a hidratação necessária, sem pesar.

No caso de um bom fixador para esse tipo de cabelo, podemos sugerir um fixador spray, pois ele pode segurar o penteado melhor em um cabelo liso e escorregadio sem deixar os fios pesados demais.

Cabelos ondulados

O cabelo ondulado situa-se em algum lugar entre o cabelo liso e encaracolado. Também possui brilho, mais do que o cabelo cacheado, mas menos do que o cabelo liso. Quanto mais abaixo no espectro ondulado você for, menos brilho o cabelo dará.

O cabelo tipo 2 é mais sujeito a frizz, fixadores de proteção anti-frizz / umidade são essenciais para criar e manter ondas lindas. Além disso, mantenha os dedos longe do cabelo ondulado, quanto mais você despenteia, mais crespo o cabelo pode ficar.

Visto que esse tipo de cabelo não é tão pesado como o cabelo liso, você pode usar fixadores anti-frizz em forma de spray, mas também pode usar na forma de gel e de cera.

Mas ainda assim, tenha cuidado com a quantidade que você vai aplicar em seu cabelo, pois os cabelos ondulados possuem uma certa oleosidade que pode acabar pesando o cabelo dependendo da quantidade de fixador aplicado.

Cabelos cacheados

O cabelo tipo 3 é cacheado. Se você puxar uma mecha de um cabelo cacheado, notará que ela tem um formato de S definido. Concedido, o S pode ser um s minúsculo ou S maiúsculo, ou pode até mesmo se parecer com um Z em algumas ocasiões, no entanto, há um padrão de ondulação definido no lugar, com ou sem produtos.

Este tipo de cabelo é encorpado, pode mudar de acordo com a umidade do ar e está sujeito a danos. A falta de cuidados adequados torna os cachos opacos.

Cabelo cacheado é o tipo de cabelo mais temperamental! Se você aplicar muito produto fixador ou modelador, pode deixar os cachos pesados e oleosos, se você aplicar pouco produto fixador ou modelador, o efeito também não vai ser dos melhores.

A chave para garantir cachos sem esforço e sem frizz é a aplicação adequada do produto fixador de cabelo.

Nesse tipo de cabelo você pode usar também todos os tipos de fixadores, desde que acerte na quantidade adequada, para manter o cabelo com o aspecto saudável e não oleoso.

Cabelos crespos

Apesar de muitos conceitos errôneos, esse cabelo fortemente cacheado é muito fino e frágil. É resistente e delicado por natureza. Cada fio geralmente tem um padrão de ziguezague.

O cabelo crespo é o tipo de cabelo mais seco, portanto, é mais sujeito a quebras e requer um toque suave. Existe outro equívoco de que esse tipo de cabelo não cresce. O cabelo crespo cresce na mesma proporção que qualquer outra textura, no entanto, se não for tratado adequadamente, ele quebra mais do que outras texturas.

Trate esse tipo de cabelo como uma blusa de seda fina, limpe e desembarace suavemente e evite produtos químicos agressivos.

Como o cabelo crespo é seco por natureza e, portanto, quebra facilmente, ele precisa de mais umidade diariamente. O cabelo seco quebra, mas o cabelo bem hidratado é flexível e tem elasticidade.

A chave para manter esses cabelos naturais saudáveis, brilhantes e bonitos é hidratar cada etapa do processo. Comece com um creme de limpeza hidratante sem sulfato, siga o exemplo com um condicionador super hidratante, prepare com um hidratante rico e penteie com um creme rico, cheio de óleos naturais e manteigas ricas.

Procure umectantes hidratantes, agentes de condicionamento naturais e extratos exóticos para adicionar umidade a essas mechas. Evite óleo mineral, petrolato e ceras pesadas.

Uma boa opção de fixador para cabelos crespos são os fixadores em forma de géis. O gel pode definir ainda mais o cabelo crespo e ao mesmo tempo levar a umidade que ele precisa para se manter saudável.

O que é fixador de cabelo

O fixador de cabelo é um produto capilar que ajuda a controlar as propriedades e o comportamento dos cabelos para que possam ser mantidos de forma controlada e desejável. Isso pode incluir géis, sprays, ceras mousses e cremes.

Os produtos fixadores de cabelo geralmente possuem secagem rápida borrifados no cabelo para que possa manter a modelagem feita no cabelo no lugar desejado. Eles contêm ingredientes que se prendem ao cabelo e o mantêm no lugar por um certo período de tempo.

A segurança dos fixadores de cabelo é estabelecida pela seleção de ingredientes seguros e adequados para essa finalidade. Além disso, os fixadores de cabelo são avaliados quanto ao potencial de causar irritação no couro cabeludo e nos olhos.

A segurança do produto também é estabelecida por meio da estrita observância dos princípios de Garantia de Qualidade e boas práticas de fabricação. Isso inclui testar a compatibilidade do produto com a embalagem, bem como a estabilidade do prazo de validade.

Quem regulamenta o uso desses produtos é a Agência nacional de vigilância sanitária, mais conhecida como ANVISA. Essa agência supervisiona a segurança desses produtos e caso esteja tudo dentro dos padrões estabelecidos por ela mesmo, esses produtos são liberados para venda.

O que usar para fixar o cabelo

A maneira como você penteia seu cabelo define quem você é, sua personalidade. Assim como grandes personalidades diferem individualmente, o mesmo ocorre com ótimos penteados.

Os estilos de cabelo nem sempre dependem das tendências, mas evoluem conforme as tendências vêm e vão. Um problema que muitos de nós enfrentamos é escolher qual estilo é mais adequado para nós e qual produto é mais eficiente e eficaz. 

O mercado está crescendo com tantos produtos para o cabelo que tendem a confundir algumas pessoas que estão simplesmente procurando algo para arrumar o cabelo e fixá-lo no lugar. 

Para te ajudar diante de tantas opções, vamos te apresentar os quatro principais tipos de fixadores de cabelo e a sua utilidade.

Mousse

Existem muitos tipos de mousse no mercado. É melhor usado para realçar cachos ou ondas. Adiciona volume ao cabelo e torna-o mais fácil de modelar. Não deixa o cabelo com uma camada mais grossa como o gel normal, tornando-o mais confortável.

O mousse, porém, não é muito econômico, especialmente se você estiver procurando por algo de boa qualidade. Porém, ele não oferece tanta aderência, então se você está procurando algo com um pouco mais de aderência, este pode não ser o produto para você.

Gel

Se está com pressa e procura uma solução rápida para o seu cabelo, então o gel é a sua aposta mais segura! É extremamente eficiente e fácil de usar. Basta pegar gel em uma quantidade suficiente e esfregar nas mãos, aplique generosamente no cabelo. Finalmente, molde na forma desejada.

Não coloque muito, pois isso provavelmente o deixará desconfortável. O gel é uma forma excelente e barata de fixar o cabelo. Ele fornece o máximo de retenção e permanecerá ativo o dia todo. A melhor coisa sobre o gel é sua facilidade de uso diário. A única desvantagem é provavelmente a sensação pegajosa que deixa em suas mãos após o penteado.

Cera

A cera é uma ótima alternativa para o gel. Também é uma solução eficaz para aqueles momentos em que você parece não ter tempo! A cera porém é um pouco mais complicada de escolher do que o gel, isso porque há muito mais variedade de produtos de cera no mercado do que géis. Existem diferentes tipos para diferentes estilos. É também um bom produto para uso diário.

Normalmente as pessoas procuram fixadores de cabelo para manter o penteado desejado ao longo do dia, sem a necessidade de reaplicar ou refazer. A cera dependendo do seu tipo de cabelo, faz esse trabalho melhor do que sua contraparte em gel.

No entanto, a cera não é tão fácil de remover como o gel e usá-la todos os dias não é algo recomendado por especialistas em cabelo. Se a aplicação diária for necessária, é importante lavar o cabelo todos os dias antes de dormir, para que a aplicação seja feita no cabelo limpo no dia seguinte.

Spray

Na vida de cada pessoa chegará uma ocasião em que seu cabelo simplesmente não deve se mover. Talvez seja naquela festa especial e glamourosa ou no dia do seu casamento. São nessas horas que o spray fixador de cabelo é a melhor opção.

Se restringir o movimento do cabelo é o objetivo, então este é provavelmente o único produto à altura. O spray de cabelo realmente vai deixar seu cabelo imóvel, mantendo o penteado que você demorou tanto para fazer no devido lugar.

Qual é o melhor fixador de cabelo

Você viu acima que existem pelo menos quatro tipos de fixadores de cabelo. Mas como você pode determinar qual o melhor fixador de cabelo?

Bem, para determinar qual o melhor fixador de cabelo, você precisa levar em conta alguns fatores.

Uma das coisas que você precisa levar em consideração é a ocasião ou a frequência que você pretende usar o fixador de cabelo. Pergunte-se: pretendo usar o fixador apenas em uma ocasião especial ou o uso do fixador vai ser diário? Se você pretende usar o fixador apenas em uma ocasião especial que seja necessário manter o cabelo no lugar, você pode usar o spray fixador.

Mas se você pretende incluir o fixador na sua rotina de cuidados diários, o fixador spray talvez não seja uma opção muito boa, a não ser que você possua um determinado tipo de cabelo, como veremos logo à frente.

Caso o seu objetivo seja usar um fixador de cabelo diariamente para aumentar a praticidade do seu dia a dia, mantendo o seu cabelo no lugar durante um dia de trabalho e talvez outros eventos durante o dia, um gel fixador ou um mousse pode ser a melhor opção para você.

Outra coisa que você precisa levar em conta para decidir qual o melhor fixador de cabelo, é o tipo do seu cabelo. Embora o spray fixador não seja indicado para usar no dia a dia, pessoas com o cabelo muito liso só conseguem deixar o cabelo no lugar com um spray fixador. Mas é importante lavar o cabelo sempre no final do dia caso você opte por usar o spray fixador.

Pessoas com o cabelo ondulado podem se beneficiar da cera, do gel, do mousse e até mesmo do spray em ocasiões especiais. Já as pessoas que possuem o cabelo cacheado, se beneficiam muito do mousse e do gel fixador.

As com o cabelo crespo, podem aproveitar o gel fixador de cabelo para definir ainda mais os seus cachos e deixar o cabelo maravilhosamente definido e no lugar por mais tempo.

Como usar o fixador de cabelo

O fixador em forma de gel, mousse ou cera, podem ser bem fáceis de usar intuitivos, até porque são produtos mais comuns no nosso dia a dia ou são parecidos com outros produtos que costumamos usar, como o creme para pentear.

Mas talvez o desafio aqui seja usar o spray fixador de cabelo, por isso preparamos um passo a passo especial para te ensinar a usar o spray fixador de cabelo para obter os melhores resultados com esse produto.

Passo 1: Deixe os cabelos limpos

Para obter os melhores resultados, certifique-se de que seu cabelo esteja limpo de acúmulos de produto ou oleosidade e impurezas. Portanto, limpe bem essas madeixas com um shampoo que seja suave.

Um shampoo suave e de qualidade vai te ajudar a conseguir os melhores resultados. Para lavar o cabelo da forma certa, aplique uma quantidade do tamanho de uma moeda (mais conforme necessário) no cabelo úmido e faça espuma.

Sinta o cheiro delicioso enquanto faz uma pequena massagem na cabeça e enxágue! Em seguida aplique o condicionador, de preferência da mesma linha do shampoo para potencializar os efeitos dos produtos utilizados, trabalhado em todos os comprimentos dos cabelos, para remover os emaranhados e deixar os cabelos limpos, e prontos para pentear.

Passo 2: Certifique-se de que seu cabelo esteja seco

Se você aplicar spray de cabelo em cabelos úmidos, poderá não obter os resultados desejados. O spray para cabelo é melhor usado quando seu penteado está pronto para ser fixado.

Quando o cabelo está úmido ou molhado, o efeito geral ainda vai mudar, então aplicar no cabelo seco significa que você vai deixar o cabelo onde ele deve estar.

Quando secar o cabelo, evite bagunçar com a toalha e seque antes de usar um secador de cabelo. Quanto mais gentil você for com a toalha, melhor!

Passo 3: Escolha o spray de cabelo certo

Dependendo da aparência que você procura, existem diferentes sprays para cabelos para se adequar. Se você deseja mais brilho,escolha um spray de cabelo que te proporciona isso. Para aumentar o volume, use um spray de cabelo que ofereça esse benefício na embalagem. Ambos farão com que seu cabelo não se mova com a brisa, mas proporcionarão benefícios extras.

Passo 4: mantenha distância

Segure o bocal a 15 cm de distância do cabelo para obter uma camada uniforme e apenas o suficiente. Se você segurar o bico para prender os fios e borrifar, o produto não se aplicará de maneira uniforme e acumulará muito no mesmo lugar.

Passo 5: pulverize uniformemente

Não passe o spray sobre uma área por muito tempo, caso contrário, você obterá uma aplicação irregular que pode levá-lo direto de volta ao primeiro passo. Tente cobrir toda a cabeça uniformemente.

Qual o melhor fixador de cabelo masculino

Não existem dois tipos de cabelo idênticos. Mas dois homens com cabelos semelhantes podem ter uma aparência totalmente diferente se alguém dedicar um tempo para modelá-los adequadamente com o produto certo para o cabelo.

Ou seja, como um homem estiliza seu cabelo e qual gel, pomada, spray, mousse, óleo ou cera ele escolhe faz toda a diferença. É por isso que é crucial, então, saber os melhores fixadores de cabelo para homens.

Gel fixador de cabelo masculino

O gel de cabelo é provavelmente mais lembrado como o produto que faz seus cabelos ficarem com uma camada dura. Isso porque a maioria dos géis de tempos atrás apresentava o álcool como ingrediente principal. Isso sugava a umidade do cabelo, o resto dos ingredientes o mantinham no lugar e faziam as mechas espetadas ou alisadas nas costas parecerem menos com penteados e mais com mecanismos de defesa.

Hoje, no entanto, os melhores géis para cabelo masculino são mais leves, contêm menos álcool e fornecem estabilidade e brilho ao cabelo sem torná-lo semelhante a um capacete. Eles são ideais para cabelos grossos ou cacheados, bem como para alisar fios soltos.

Pomada fixadora para cabelo masculino

A pomada existe desde o início do século 20 e por um bom motivo: a pessoa certa pode pegar um penteado comum e torná-lo ótimo, dando-lhe fixação e alto brilho. A pomada tradicional era feita de ceras e óleos naturais.

Apesar dessas pomadas ainda estarem por aí, as pomadas masculinas mais modernas são feitas de creme e fibra e também estão amplamente disponíveis. Depende do que você quer. Mas se você tiver apenas um produto de estilo para fixar o seu penteado, pomada é uma ótima opção completa para ter à mão.

Cera fixadora para cabelo masculino

A cera de cabelo é uma ótima opção para garotos que querem um look mais descontraído. Dá-lhe uma fixação média, mas ainda permite remodelar o cabelo à medida que o dia passa. A maioria das ceras para cabelo não contém álcool na lista de ingredientes, então seu cabelo ficará macio e bem hidratado.

Como deixar o cabelo com fixador com aspecto natural

Muitas pessoas evitam usar fixadores de cabelo, com medo do aspecto que ele pode proporcionar. Há alguns anos atrás, esses produtos realmente deixavam os cabelos bem desagradáveis e era fácil perceber que alguém estava usando um fixador.

Diante disso, muitas pessoas hoje ainda têm um certo preconceito com os fixadores de cabelo por medo de serem facilmente identificadas como usuárias de fixadores de cabelo.

Mas é importante lembrar que à medida que o tempo passa, produtos de beleza vão sendo inovados para que pareçam sempre o mais natural possível. Com os fixadores de cabelo não seria diferente.

As fórmulas atuais desses produtos contribuem para deixar o cabelo com o aspecto natural após a sua aplicação.

Mesmo assim, alguns cuidados precisam ser tomados para que esse aspecto natural seja ainda melhor. O principal cuidado é em relação a quantidade de produto que é aplicado nos fios. Esse cuidado vale para qualquer tipo de fixador.

Diante disso, seja equilibrado na hora de realizar a aplicação do produto e evite usar uma quantidade exagerada de fixador. Use apenas o necessário para manter o seu cabelo no lugar.

Outro cuidado que você deve tomar é ao escolher o fixador. É muito importante escolher um produto de qualidade, pois esses produtos possuem fórmulas que ajudam a deixar o cabelo com o aspecto natural.

Quais as diferenças entre gel, mousse e spray fixador de cabelo?

Mousse é uma espuma de secagem rápida e leve que adiciona sustentação e plenitude e pode ser usada em cabelos molhados ou secos. Sprays geralmente usados ​​em cabelos secos ou úmidos para modelar ou controlar ondas ou cachos. Aplique perto da área da raiz para adicionar plenitude e levantar.

Géis são líquidos espessos usados ​​em cabelos molhados ou secos para esculpir looks molhados, para acentuar cachos ou controlar cabelos grossos e ondulados.

Qual a melhor forma de remover o spray fixador de cabelo?

O spray fixador pode ser o seu salvador em algumas situações, mas o problema desse produto é que ele deixa um resíduo no couro cabeludo e no cabelo. Se não for limpo, ele se acumula, sufocando os folículos capilares e causando coceira e queda de cabelo. Pode ainda causar embotamento, oleosidade e peso aos fios, tornando-o sujeito a quebras.

Nem sempre o shampoo é suficiente para remover completamente o spray fixador, mas não se preocupe, separamos algumas formas de remover o spray fixador de cabelo, para que você não deixe de usar esse produto maravilhoso.

Sabonete

Não se surpreenda ao ver este produto no topo da lista. Os sabonetes têm detergentes e podem facilmente remover o acúmulo de spray. Use um sabonete líquido normal com uma fórmula suave. Passe no cabelo com um pente. Deixe agir por pelo menos 15 minutos e depois enxágue o cabelo.

Bicarbonato de sódio

Seu shampoo regular sozinho pode não remover o acúmulo de spray de cabelo. Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e misture bem. Espalhe a mistura no cabelo e deixe agir por um tempo antes de enxaguar. Você também pode esfregar o bicarbonato de sódio diretamente no cabelo e couro cabeludo molhados e enxaguar com um shampoo.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é popularmente usado como enxágue pós-shampoo para manter a saúde do cabelo. Também ajuda a remover qualquer acúmulo ou resíduo do produto. Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã a um copo de água e use como enxágue final. Você pode ajustar a quantidade de acordo com o comprimento do cabelo. O vinagre de maçã também torna o cabelo macio e brilhante.

Quanto custa e onde comprar um spray fixador de cabelo?

Tanto o spray fixador, como os outros tipos de fixadores podem variar de preços de acordo com a marca do produto e a quantidade na embalagem. Além disso, os preços variam de uma loja para outra.

Você pode encontrar esses produtos em farmácias e lojas especializadas em venda de cosméticos e produtos de beleza. Mas como falamos anteriormente, os preços podem variar bastante.

Se você está em busca do menor preço de fixadores de cabelo, será necessário pesquisar um pouco para encontrar um preço acessível. 

Mas não se preocupe, essa busca não precisa ser difícil! Para facilitar a sua busca pelos melhores preços, a cliquefarma desenvolveu uma ferramenta comparativa de preços que pode tornar as suas pesquisas bem mais práticas e rápidas.

Experimente hoje mesmo essa ferramenta, pois com ela você encontra tudo o que precisa de forma, prática, rápida e com preços que cabem no seu bolso!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<