Fraldas Geriátricas – Compare preços Já

08/01/2021 0 Por cliquefarma

Hoje nós vamos falar um pouquinho a respeito das Fraldas Geriátricas. Você tem dúvidas a respeito dos modelos, melhor forma de vesti-las, qual marca investir e os melhores preços? Nós te contamos tudo isso e muito mais! Confira o artigo completo para não perder nenhum detalhe e saber onde pode comprar com a melhor oferta e condição de entrega aí na sua região! 

Fraldas geriátricas: o que nós precisamos saber?

Em algum estágio na vida do idoso, acometido ou não, por alguma demência, ao atingir um estado de alguma dependência em suas atividades diárias, pode tornar-se necessário o uso de fraldas geriátricas. Isto dará ao idoso boas condições de higiene, importante na manutenção de boa saúde.

 

As fraldas geriátricas, diferente das infantis, deverão ter maior quantidade de material absorvente, dado ao maior volume de urina e fezes que são eliminadas. Existem diferentes modelos, tipos e tamanhos, em função das necessidades funcionais relativas ao grau de incontinência que pode ser leve, moderado ou pesado.

 

Na escolha do modelo adequado, deve-se levar em conta ainda o grau de dependência do idoso em consequência de restrições motoras, déficits cognitivos e demências, assim como, se a incontinência urinária ou intestinal é episódica ou habitual.

 

Considerando que na maioria dos casos, a frequência de troca de fraldas não é definida, ela é feita quando da ocorrência da eliminação urinária e/ou intestinal. É recomendável que a cada troca sejam utilizados produtos complementares como pomadas hidratantes, absorventes e sabonetes líquidos para a limpeza da região perineal,  a fim de se evitar lesões cutâneas, assaduras e outras irritações da pele.

Como convencer o idoso a usar fraldas?

O uso da fralda geriátrica pode trazer ao idoso algum constrangimento, sensação de perda de mais uma capacidade e por isso pode haver alguma resistência. Entretanto, o uso constante, o hábito e o conforto para eliminação urinária ou intestinal, de forma independente, sem estar solicitando auxílio ao cuidador ou familiar, vai acabar com qualquer estranhamento ou preconceito ao uso da mesma.

Cuidados importantes

Com o envelhecimento, a pele dos idosos torna-se frágil e ressecada, muito parecida com a pele do recém-nascido, merecendo cuidados especiais. Recomenda-se fazer aplicações de cremes hidratantes e produtos para limpeza e manutenção da pele com movimentos suaves e o mínimo de atrito e fricção. No caso de sabonetes prefira os neutros para evitar o surgimento de irritações na pele.

Modelos

Há vários modelos disponíveis no mercado, mas é importante que se procure usar fraldas geriátricas com tecido e algodão em espessura e tamanho adequados (evitar fraldas feitas somente de plástico) e com aplicação de boa quantidade de gel. O plástico tende a provocar irritações cutâneas e aquecimento.

 

Os modelos devem variar ainda segundo o grau de independência do idoso. Assim, os que ainda conseguem ter um certo grau de independência, precisam de fraldas do topo para uso  por baixo da roupa; já não sendo o caso dos acamados. As marcas disponíveis no mercado preveem diferentes modelos, de acordo com as diferentes necessidades.

 

*Obs. Foram consideradas algumas marcas disponíveis no mercado.

 

Na aquisição das fraldas geriátricas procure observar algumas características importantes:

 

  • têm barreiras laterais que impedem vazamentos
  • são hipoalérgicas
  • têm formato anatômico
  • vêm com produtos hidratantes
  • têm produtos que neutralizam os odores, retendo-os por horas
  • possuem poder de absorção suficiente (algumas vão até 12 horas, porém são volumosas)
  • para uso por baixo da roupa devem ser discretas, menos volumosas

Fraldas geriátricas Tena

 

A marca Tena, que é uma das líderes nacionais, possui modelos diferenciados para homens e mulheres. Diferencia produtos para uso diário em pessoas ativas, mas também oferta produtos para necessidades especiais de pessoas acamadas. Em seu site oficial ela faz uma apresentação, onde diz estar:

PRESENTE EM 90 PAÍSES

“Com mais de 50 anos de experiência, TENA é líder mundial em produtos e serviços relacionados à incontinência urinária, tanto para cuidado domiciliar como para serviços de saúde.

 

Estamos presentes em 90 países; na Europa, somos o líder consolidado de mercado (com uma fatia de 40%); nos EUA, estamos crescendo cada vez mais; e na América Latina, no Oriente Médio e em outros países em desenvolvimento, estamos expandindo nossa marca.

 

Hoje, estamos na vanguarda do desenvolvimento de produtos que trazem: 1) design pensado no conforto do corpo e na discrição; 2) qualidade com maior absorção e proteção contra vazamento; e 3) variedade, com modelos para todos os níveis de incontinência, gênero e condições especiais.

 

Por isso, somos a marca que mais satisfaz as necessidades de indivíduos, prestadores de cuidados, clínicos e serviços de saúde em todo o mundo.

 

Qualidade de vida é nosso maior objetivo. Além de muito comum, a incontinência urinária pode acometer pessoas de todas as idades e sexo, surgindo muitas vezes em pessoas nas melhores fases de suas vidas. E isso causa mais do que problemas físicos, mas problemas sociais e emocionais.

 

Por isso, o objetivo principal de TENA é mostrar que a incontinência não deve impedir as pessoas de levar uma vida plena. Isto é o ponto central de tudo o que fazemos: queremos desenvolver produtos que ofereçam os melhores cuidados a incontinentes. E ainda mais: queremos apresentar os melhores conselhos, apoio e informações sobre o tema que, infelizmente, ainda é tabu.”

TENA É PROPRIEDADE DA ESSITY.

“A Essity é uma empresa líder mundial em higiene e saúde que desenvolve, produz e vende produtos e soluções de Cuidados Pessoais (cuidados com o bebê, cuidados femininos, produtos para incontinência e soluções médicas), lenços de papel, papéis-toalha e papel higiênico e de Higiene Profissional.

 

Nosso lema é: ‘Dedicados a melhorar o bem-estar por meio de soluções de higiene e saúde’. As vendas são realizadas em cerca de 150 países com muitas marcas fortes, como as líderes mundiais TENA e Tork, e outras marcas como Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Nosotras, Saba, Tempo, Vinda e Zewa.

 

A Essity conta com cerca de 48 mil funcionários e as vendas líquidas em 2016 ascenderam a cerca de 101 milhões de coroas suecas. As operações comerciais são baseadas em um modelo de negócios sustentável, com foco na criação de valor para as pessoas e para a natureza. A empresa tem sua sede em Estocolmo, na Suécia, e está listada na Bolsa de Valores NASDAQ de Estocolmo.”

Fraldas geriátricas Plenitud

 

A marca Plenitud, uma das mais conhecidas no mercado, tem uma divisão em Fraldas para Adultos e Roupa Íntima para Adultos Ativos. Esta última indicada para pessoas que têm problema de incontinência urinária, mas executam atividades diárias normalmente.

 

Outra coisa bem interessante da marca, é que eles possuem um teste rápido no site para que você responda algumas perguntas e descubra qual o produto Plenitud ideal para a sua necessidade!

Fraldas geriátricas BigFral

 

Já a BigFral é uma marca que aparece bastante nas prateleiras. Procura diferenciação no mercado através do preço mais acessível. Em seu site oficial, mostra alguns sinais para perceber a incontinência, também através de um teste rápido. Este fabricante oferece uma calculadora de gastos mensais.

 

Os benefícios das fraldas geriátricas 

De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade Federal Fluminense, os idosos que utilizam as fraldas com frequência estão mais propensos a desenvolver infecções e doenças de pele, por exemplo.

 

Diante dessa dualidade, desenvolvemos este tópico como forma de esclarecer não só o motivo de usar as fraldas em idosos, como também os seus principais benefícios. Confira:

Uso de fraldas em idosos

Como entendemos até o momento, de maneira geral, as fraldas em idosos devem ser usadas como forma de absorver o fluxo urinário ou fecal. Elas são uma excelente alternativa para aquelas pessoas que sofrem com problemas de incontinência urinária ou têm sérios problemas de mobilidade. 

Fraldas geriátricas: Principais benefícios

Agora que você sabe para quem são indicadas as fraldas geriátricas, chegou o momento de descobrir quais são os reais benefícios que elas podem oferecer ao idoso. Isto é, quando usadas após a indicação de um especialista e a avaliação do idoso:

Melhora da higiene pessoal

Sem dúvida, uma das principais vantagens de usar fraldas em idosos é que elas contribuem para a melhora da higiene pessoal deles. Afinal, com o uso desse acessório, você pode ter mais controle sobre o odor e até mesmo absorção de fezes e urina.

 

Isso faz com que os idosos fiquem mais confortáveis e protegidos durante todo o dia. Por isso, é tão importante que sejam usadas fraldas no tamanho adequado para cada pessoa.

Evita o surgimento de assaduras

O uso correto de fraldas geriátricas também é capaz de evitar o surgimento de assaduras, sobretudo devido a boa absorção que ela tem. Ao deixar a pele do idoso sempre seca, ela diminui drasticamente as chances do surgimento de assaduras.

 

Além disso, os idosos poderão se sentir confortáveis durante todo o dia, ainda mais quando eles têm uma rotina mais agitada e precisam sair para consultas, por exemplo.

 

Se a pessoa for mais jovem e apresentar incontinência urinária leve (baixo volume e frequência da perda urinária), podem ser indicados produtos menores, chamados de absorventes urinários, disponíveis nos modelos feminino e masculino. Quando o adulto ou idoso apresenta alguma mobilidade, podem ser indicados os modelos que são vestidos como uma roupa íntima, pois imitam uma calcinha ou uma cueca, facilitando o uso do banheiro, além de diminuir o constrangimento do uso de uma fralda tradicional.

 

No caso de pessoas acamadas, é recomendado o uso dos modelos tradicionais de fralda geriátrica (chamadas também de protetores ajustáveis), pois são mais confortáveis para o usuário e facilitam o cuidado prestado pelo familiar/cuidador.

 

Seja qual for o produto absorvente mais adequado, algumas características devem ser observadas para garantir a qualidade do produto e um melhor uso para o paciente:

 

Performance: boa capacidade e velocidade de absorção. Muito importante avaliar isso para minimizar os riscos de um processo inflamatório chamado de Dermatite Associada à Incontinência (DAI), conhecido popularmente como “assadura”. Essa lesão, além do desconforto e dor para o usuário, pode evoluir e chegar a causar uma infecção local.

 

Muitos produtos são confeccionados com cobertura externa em plástico, que contribui para aumentar a temperatura local. A preocupação com o odor pode resultar em isolamento social e pelo mal-estar causado pelo mesmo.

 

Para saber se o produto escolhido conta com essa característica, leia atentamente as informações:

 

  • Velocidade e capacidade de absorção
  • Cobertura externa em tecido suave
  • Controle de odor

 

Apenas com o uso será possível percebê-las. Uma delas está relacionada às fitas adesivas e ao material onde elas são fixadas. Quando a fita é de boa qualidade, ela pode ser aberta e fechada sem que isso danifique a fralda, permitindo que se busque o ajuste perfeito ao corpo. Outro ponto está relacionado às costuras do elástico da fralda. Quanto mais reto for o corte, menor ajuste ao corpo.

 

Além disso, a maior parte das fraldas descartáveis disponíveis no mercado possui cobertura externa plástica, portanto uma fralda não vazará para a outra. Se o volume de urina for grande ou mesmo a frequência de evacuações, basta procurar um modelo de fralda com dupla camada e gel superabsorvente para garantir a capacidade de absorção, mas jamais usar dois produtos sobrepostos.

Como colocar fraldas em idosos?

Aprender como colocar fraldas em idosos pode ser importante no cuidado com o paciente acamado, afinal ninguém deseja que a pessoa assistida sofra com assaduras capazes de deixar a pele inflamada, que favoreçam micoses (fungos) ou outros problemas decorrentes do uso contínuo de fraldas.

 

Sendo assim, é importante ter em mente os cuidados básicos que devem ser tomados para colocar a fralda corretamente e principalmente os cuidados que devem ser tomados com a pele do idoso. 

 

Certamente uma das maiores dúvidas de cuidadores e familiares é justamente como colocar fraldas em idosos, porque geralmente a pessoa está acamada ou tem muitas limitações de movimento. 

 

Lembrando que esse procedimento deve ser feito com toda atenção, privacidade e respeito, sempre destacando e explicando ao idoso cada etapa que está sendo realizada. 

 

Além de entender como colocar fraldas em idosos, é importante ter um cuidado maior com a pele, visto que pessoas que possuem incontinência urinária possuem risco de desenvolver as “assaduras” ou ainda a própria dermatite associada à incontinência, como já mencionado.

 

A importância da escolha da fralda mais adequada, bem como a sua adequada colocação, são fatores essenciais para controlar vazamentos e proporcionar maior conforto à pessoa assistida (idoso). Abaixo, seguem os motivos que mais geram vazamentos em fraldas geriátricas:

 

  • fralda mal colocada;
  • fralda pequena;
  • fralda pouco absorvente;
  • pessoas com períodos de desorientação;
  • poucas trocas de fralda durante o dia;
  • maior ingestão de líquidos;
  • alguns medicamentos;
  • algumas doenças.

Como colocar a fralda para não vazar? 

Para entender como colocar fraldas em idosos e não deixar que a mesma vaze, é importante tomar cuidado para que não esteja nem folgada ou apertada. Acompanhe a seguir:

Mudar a fralda do idoso passo a passo

Devemos vigiar de 3 em 3 horas para ver se tem urina ou fezes. Além do conforto e o cuidado para prevenir as assaduras, lembre-se que a sensação que uma fralda suja causa é desagradável e pode levar o idoso a quadros de agressividade e desorientação.

 

Acompanhe 8 passos para uma mudança de fraldas segura e assertiva.

Passo 1 – Prepare o material antes de trocar a fralda

  • 2 pares de luvas de procedimentos;
  • 1 saco plástico (para descarte da fralda);
  • algodão ou esponjas descartáveis;
  • recipiente com água (morna de preferência);
  • sabonete;
  • creme emoliente (para hidratação e proteção da pele);

Passo 2 – Remoção da fralda usada

Para remover a fralda deve-se lavar as mãos, colocar as luvas, descolar as travas (velcros), virar a pessoa de lado e retirar a fralda.

Passo 3 – Higiene

Depois de retirada a fralda, retire o excesso de excrementos com o algodão e proceda à lavagem da pele com água e sabonete.

Lembre-se que os movimentos são sempre feitos de frente para trás para prevenir infecções urinárias (particularmente em mulheres).

Passo 4 – Descartar a fralda suja

Depois de retirar a fralda suja, deve-se colocá-la num saco, retirar as luvas e fechar o saco. Este passo é importante para evitar o mau odor. Ao final, as mãos devem ser lavadas novamente.

Passo 5 – Aplicação do creme

No final da higiene pode-se aplicar o creme emoliente para hidratação e proteção da pele.

Passo 6 – Preparar a nova fralda

Depois de calçar outras luvas, deve-se abrir a fralda geriátrica nova, esticá-la bem para que as abas internas se elevem, e dobrá-la de forma a passar por baixo do corpo.

Passo 7 – Colocação da nova fralda

Com a pessoa de lado, colocamos a fralda alinhada ao tronco e à cintura. Vira-se a pessoa, passa-se a fralda entre as virilhas e fixa-se as abas na parte da frente.

Passo 8 – Posicionar o idoso

Depois da fralda trocada, certifique-se de deixar o idoso sempre de na posição em que ele(a) considere mais confortável. Realize a mudança de decúbito a cada duas horas no caso de acamados e cadeirantes.

Qual a melhor fralda geriátrica noturna? 

A melhor fralda geriátrica noturna é aquela que se destaca por possuir uma alta capacidade de absorção, deixando a pele seca por mais tempo sem gerar alergias, custando valores adequados ao bolso da família.

Uma dica: ofereça muita água durante o dia, mas diminua a oferta gradativamente a partir do início da noite para evitar que grandes volumes de urina favoreçam vazamentos.

Onde comprar?

Nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma faz todo o trabalho por você! Você vai poder verificar qual o melhor preço da marca de Fralda Geriátrica que você preferir! E qual a melhor condição de entrega nas farmácias aí da sua região com apenas um clique! Confira agora mesmo e nos conte nos comentários o que achou!