Skip to main content

O cabelo é conhecido como um verdadeiro e poderoso talismã de beleza dos homens e também das mulheres de todo mundo. Muito além de cuidar da boa saúde dos seus fios de cabelos, os homens e as mulheres se preocupam verdadeiramente com a beleza dos mesmos, investindo muitos recursos financeiros para que eles estejam sempre saudáveis e devidamente bonitos durante o seu dia a dia. Com a alta da indústria da beleza, que fatura milhões de reais todos os anos em cima dessa preocupação das pessoas com a beleza dos seus cabelos, diversos produtos são lançados anualmente no mercado, e o gel para cabelo é um desses famosos produtos, que garante muita beleza e estilo para todos os fios.

Muitas pessoas até mesmo podem pensar que esse produto é de uso exclusivo dos homens, mas isso de maneira alguma é verdade! As mulheres também podem usar o gel para cabelo para fazer os seus penteados durarem muito mais tempo. 

Agora, pensando nesse grande aliado dos homens e das mulheres que desejam garantir um penteado ainda mais perfeito para o seu dia a dia ou para as ocasiões mais especiais, no artigo de hoje, falaremos com mais detalhes sobre o gel para cabelo, entendo para que serve o gel para cabelo e demais outras curiosidades e questões acerca deste produto.

Para os leitores que utilizam o gel para cabelo, para os que desejam começar a utilizar ou mesmo para aqueles que ficam com dúvidas sobre a maneira correta de utilizar o gel para cabelo nos fios, vem com a gente agora mesmo descobrir mais sobre esse maravilhoso produto de beleza.

Os homens e o uso do gel para cabelo

Da mesma maneira que a grande maioria dos homens gostam de cuidar muito bem da sua barba, os seus fios de cabelo também merecem uma grande atenção e cuidado especial, isso desde o corte regular, até a limpeza diária e o cuidado com a apresentação e beleza dos fios durante o dia a dia. 

Pensando nesse ponto que é muito importante, no artigo de hoje, abrimos esse tópico exclusivamente para os homens porque, na grande maioria dos casos, as mulheres são muito mais cuidadosas e atenciosas quando o assunto é sobre a saúde e a beleza dos seus fios de cabelo (claro que, sempre excluindo diversas exceções, dado que muitos homens podem até mesmo ser mais vaidosos do que as mulheres quando o assunto é sobre a beleza dos fios). 

Para os homens que são mais vaidosos e que se preocupam verdadeiramente com os seus fios de cabelo, existem no mercado produtos excelentes que realizam verdadeiras mudanças e revoluções na cabeleira, sendo um desses produtos o aclamado e mundialmente famoso gel para cabelo. 

Para que serve o gel para cabelo?

O gel para cabelo é um produto que é usado para deixar os fios de cabelos ainda mais estilosos, servindo para fixar de maneira mais ágil qualquer penteado, seja ele mais elaborado ou não, na cabeça dos homens e das mulheres. 

Ele é o produto perfeito para ser utilizado, principalmente, nos cabelos médios e mais curtos. Com o gel de cabelo, os homens conseguem manter o seu visual dos fios combinando com o seu look e também com a sua barba.

O seu uso é muito recomendado em todos os ambientes em que o homem irá ficar se movimentando, como em festivais, baladas ou até mesmo na hora do trabalho ou diversas outras ocasiões formais. 

O gel para cabelo é contraindicado para ser usado em algum caso em específico?

Existe uma observação importante que sim, vai contra o uso contínuo do gel ser feito principalmente para os homens. E essa observação é: o gel para cabelo acaba deixando no homem, a impressão que o seu cabelo está sempre molhado. Esse fato realmente não é muito agradável para o homem, que vai ficar em um mesmo local por algumas horas diretas. 

Mas vale ressaltar que, esse ponto não é assim tão verdadeiro, dado que, atualmente, foram lançados pela indústria da beleza, diversos tipos de gel para o cabelo que contam com álcool na sua composição, permitindo que os cabelos não fiquem com o aspecto de molhados. Então, resumindo esse ponto, temos que:

  • O gel para cabelo que leva álcool na sua formulação não deixará os cabelos dos homens com um aspecto molhado, sendo adequados para serem usados em eventos em que o homem deseje que o seu penteado fique o mais discreto possível;
  • Agora, o gel para cabelo que não conta com álcool na sua composição, realmente irá deixar os cabelos do homem com o aspecto mais molhado durante todo o uso, sendo a escolha ideal para os homens que irão em eventos noturnos específicos ou até mesmo em uma festa mais agitada e compatível com um visual mais marcante e ousado.

O gel para cabelo pode fazer algum mal para a saúde dos fios de cabelo?

Alguns especialistas em fios de cabelo, como os cabeleireiros, fazem algumas observações negativas sobre o uso do gel para cabelo, afirmando que o uso deste produto resseca os bulbos capilares, roubando todos os nutrientes dos fios. Ainda nessa mesma explicação, esse roubo de nutrientes se daria por conta da presença de muito álcool na composição na hora da elaboração do gel para cabelo.

De modo geral e para não esconder os fatos verdadeiros, o gel pode sim, causar problemas nos fios de cabelo dos homens. Mas, como qualquer outro produto voltado para a beleza, esse estrago somente se dará se o gel para cabelo for usado todos os dias sem moderação.

De uma maneira direta, o seu uso não irá causar problemas capilares mais graves, como a queda de cabelo, porém, quando usado de maneira desregulada, o gel para cabelo pode provocar o ressecamento dos fios, o que pode deixá-los mais quebradiços e, posteriormente, fazer com que os fios de cabelo realmente comecem a cair. Essa situação pode ser ainda mais agravada quando o homem tem o costume de dormir com o gel para cabelo nos seus fios, sem o retirar. 

Então, mesmo que o uso do gel para cabelo não cause nenhum prejuízo direto para os fios de cabelo, ele jamais deve ser usado todos os dias e sem moderação, até mesmo não devendo ser usado na hora de dormir, o homem sempre deve tomar um banho e retirar todo o produto antes de ir se deitar. Com esses cuidados sendo tomados, o uso do gel para cabelo não fará mal para os homens dado a maneira que é usado.

Outro ponto importante a ser analisado, é que o gel para cabelo não é um produto que pode ser usado por todos os homens. 

Diversos homens podem apresentar alergia a algum dos componentes do gel para cabelo, principalmente no que diz respeito à substância do álcool. Se essa alergia for apresentada, ela pode seriamente danificar todo o couro cabeludo de uma maneira muito mais séria e altamente perigosa. 

As coceiras e também quando há uma mistura de suor com o gel para cabelo, pode facilmente ocasionar em diversas irritações pelo couro cabeludo do homem. 

Por último e ainda relacionado com o uso diário do gel para cabelo, vale lembrar de um outro problema que é muito comum nos homens, e que muitas das vezes eles podem não relacionar com o uso errado do gel para cabelo, que é o que diz respeito ao aparecimento das caspas. 

A caspa é um problema muito comum de acometer o couro cabeludo masculino, por isso, é muito importante que os homens saibam que o uso sem moderação do gel para cabelo pode aumentar essa incidência, dado que ele aumenta rapidamente a oleosidade dos fios de cabelo. E não podemos nos esquecer de que, se o gel para cabelo influencia no aparecimento das caspas, ele novamente, ainda que de uma maneira indireta, pode ser prejudicial para os fios, dado que os cabelos com caspas apresentam uma maior facilidade de queda durante o dia a dia. 

Como evitar que o gel para cabelo faça algum mal para os fios?

A dica fundamental para evitar que o gel para cabelo faça algum mal para os fios de cabelo do homem é: que o homem evite usar o produto todos os dias e, sempre que usar, faça a retirada total do produto dos fios antes de ir dormir.

Outro ponto importante é que o homem pode até mesmo usar o gel para cabelo mais de uma vez na semana, mas sempre se preocupando em hidratar os seus fios sempre, os mantendo sempre muito bem cuidados diariamente. 

De um modo geral, os cabeleireiros indicam que o gel para cabelo deve ser reservado para as ocasiões mais especiais, como casamentos, eventos mais formais ou até mesmo para transmitir uma boa aparência durante uma reunião mais séria de negócios. O importante é que os fios de cabelo estejam devidamente combinando com o resto do visual do homem. 

Cuidados para retirar o gel para cabelo dos fios

Antes do homem ir se deitar, ele deve tomar um banho e enxaguar muito bem os seus fios de cabelo. Antes de passar o shampoo ou qualquer outro produto nos fios, o homem deve retirar o gel para cabelo somente com a ajuda da água, já em um primeiro momento, retirando uma boa parte do produto dos fios. 

Depois, o homem pode passar um shampoo e começar a hidratar o seu cabelo com algum outro creme ou qualquer produto que seja do seu agrado. Após o gel para cabelo ter sido retirado, e o couro cabeludo estar devidamente limpo e hidratado, é recomendado que o homem seque os seus fios com a ajuda de um secador. 

A ação de secar os fios antes de ir dormir é muito importante porque, dormir com os cabelos molhados aumenta a quantidade de caspas e fungos no couro cabeludo, prejudicando, e muito, a saúde geral dos fios de cabelo. Vale lembrar também de que, caso o homem esteja com o seu cabelo muito fragilizado e até mesmo danificado, ele deve imediatamente suspender o uso do gel para cabelo, buscando uma ajuda profissional para devidamente recuperar internamente os seus fios antes de usar qualquer outro produto voltado para a beleza externa. 

Um outro fator muito importante de ser considerado também pelo homem no uso do gel para cabelo, diz respeito ao seu tipo pessoal de cabelo. 

De modo geral, cabelos masculinos que têm os fios muito secos, devem evitar totalmente de usar o gel para cabelo, dado que a ocorrência de queda dos fios nesse caso é relativamente maior. Já os cabelos mais oleosos têm vantagem, podendo usar o gel para cabelo com todos os cuidados que mencionamos nos tópicos anteriores. 

Qual é o melhor tipo de gel para usar no cabelo?

Existem diferentes tipos de gel para cabelo, que são:

  • Gel fixador: elaborado visando deixar o penteado do homem firme durante o seu dia a dia. Pode ser adquirido na versão de fixação alta, média ou até mesmo baixa. A escolha do produto vai depender do tipo de resultado que o homem esteja esperando para o seu penteado;
  • Gel finalizador: pensado para dar uma melhor forma para os fios de cabelo, deixando os fios um pouco mais duros, mas ainda com movimento;
  • Gel para cabelos cacheados: já esse gel, é focado nos homens com cabelos cacheados que desejam ressaltar da melhor maneira a forma dos seus fios.

Com tantas opções de gel para cabelo no mercado, escolher o gel de cabelo certo para cada caso pode se transformar em uma verdadeira missão para os homens. Então, a primeira dica é: o homem deve pensar em qual visual ele realmente deseja para os seus fios de cabelos. 

As opções são diversas, dado que muitos homens desejam que o seu cabelo fique desarrumado de uma maneira mais leve, podendo nesse caso, optar por um gel para cabelo que seja mais leve, ou mesmo em uma opção de gel com espuma. 

Para os homens mais radicais que querem ver os seus fios de cabelos espetadinhos e brilhantes, o gel para cabelo que conte com uma fixação média é a opção perfeita. Agora, para os homens que vão em uma ocasião especial em que o efeito molhado do gel para cabelo sem álcool deve durar o dia inteiro, então a escolha ideal do produto é o gel para cabelo de alta fixação sem álcool (dado que o componente álcool não deixará os cabelos dos homens com um aspecto molhado). 

A pessoa pode passar gel na raiz do cabelo?

Não, nem o gel para cabelo e nenhum outro produto voltado para a finalização dos fios de cabelo devem ser usados na raiz do couro cabeludo.

Apenas o uso do shampoo para a limpeza do couro é indicado para ser usado diretamente na raiz.

Na grande maioria dos casos, na embalagem dos produtos voltados para os fios de cabelo, já estará descrito se ele deve ou não ser aplicado no couro cabeludo ou apenas no comprimento e pontas dos fios de cabelo.

O que substitui o gel para cabelo?

Para os homens que buscam outras opções, além do uso do gel para cabelo, para ajudar na definição dos seus fios na hora do penteado, as escolhas mais indicadas de produtos são:

As pomadas para os fios de cabelos

Como vimos nos tópicos anteriores, o gel não é muito indicado para os cabelos secos. E, para os homens que possuem os cabelos mais secos e ainda assim querem garantir muita beleza e estilo para o seu penteado, o uso da pomada é o mais indicado. As pomadas não estragam os fios de cabelo, permitindo que o penteado do homem também fique da maneira que ele desejar. 

A cera para os fios de cabelos

A cera para cabelo é muito indicada para os homens que possuem, além de fios de cabelos secos, fios de cabelos que sejam mais longos. A cera ajuda na fixação do penteado ainda por mais tempo, sendo a escolha perfeita de fixação para os homens com fios muito longos e mais difíceis. Para os homens com cabelos mais curtos e até mesmo mais oleosos, ela é uma boa escolha visando uma maior uniformidade nos fios de cabelo.

A pasta modeladora para os fios de cabelos

A pasta modeladora é uma opção muito parecida, mas muito mais leve do que o gel para cabelo. Ela não conta com diversos ingredientes que estão presentes no gel de cabelo, alguns deles que podem até mesmo ser considerados nocivos para os fios. 

A sua aplicação dura um tempo muito menor se comparada com o gel, mas conta com dois pontos muito positivos: o seu uso é indicado para os cabelos que estão em um processo de reconstrução, devido à sua leveza de ingredientes. E, o outro ponto é que, a pasta modeladora é muito mais maleável de ser usada nos fios. 

Os ativadores de cachos para os fios de cabelos cacheados

Os ativadores de cachos são muito diferentes do gel de cabelo, sendo a escolha de produto perfeita para os homens que têm o cabelo mais cacheado e que desejam cuidar da melhor maneira deles. 

Para os homens com cabelos mais cacheados, além de escolher o gel para cabelo, o ativador de cachos certamente será uma excelente opção para ser usada no dia a dia. 

Como usar corretamente o gel para cabelo nos fios? 

O gel para cabelo é a primeira escolha de muitos homens quando o assunto são os fios devidamente bonitos e modelados de uma maneira mais natural e despojada. O seu uso permite que o homem possa optar por diversas opções de estilos, desde um penteado mais clássico com os fios sendo jogados para trás, até um penteado contando com os fios de cabelo mais espetados e descontraídos ou até mesmo uma opção em que os fios fiquem casuais, bagunçados e até mesmo mais sensuais.

Seja qual for a escolha do homem, o gel de cabelo poderá facilmente ajudar, dado que a aplicação desse produto é muito mais fácil e prática do que os homens sequer imaginam. Abaixo, segue um passo a passo mais básico referente à sua aplicação:

Como passar o gel para cabelo nos fios?

A primeira dica é: o homem deve escolher o gel para cabelo que melhor irá atender às suas reais necessidades. No mercado, o homem irá encontrar o produto com uma classificação voltada para a sua consistência e, no mais importante, no seu poder de fixação.

Vale ressaltar que nem a cor e nem o perfume do gel fazem qualquer tipo de diferença quando o assunto é a sua eficácia, então, eles podem ser adquiridos de acordo com o gosto pessoal do homem nesses quesitos. 

De modo geral, as pontas dos dedos são usadas para a aplicação do produto, mas atualmente, diversas marcas disponibilizam as opções de gel para cabelo na versão de spray. 

Quando o homem resolver adquirir o gel para cabelo a versão espumada, ele conseguirá criar um penteado muito mais leve e descontraído, com os seus fios ganhando um realce muito mais natural e não perdendo nem um pouco do seu movimento. 

Já o gel para cabelo consistente de fixação média, vai ser a escolha perfeita para os homens que querem deixar o seu cabelo espetado e mais brilhante de uma única vez. 

Já o gel para cabelos mais grossos, é recomendado de ser usado para as madeixas que necessariamente precisam ficar quietas e para trás em longos períodos de tempo, normalmente em ocasiões como casamentos ou qualquer outro tipo de evento formal. Nessa opção, o homem certamente não irá conseguir passar os dedos dentre as suas mechas, mas o penteado também não terá nenhum perigo de ser desfeito. 

Uma dica importante para que o produto faça realmente o resultado de penteado que promete é de que o homem sempre lave os seus cabelos antes de aplicar o gel, isso porque os fios limpos irão segurar de maneira muito mais efetiva o penteado. O homem deve lavar delicadamente os seus fios com o uso do shampoo e do condicionador como sempre faz e, logo em seguida, deve secar os seus fios com a ajuda de uma toalha seca, para que todo o excesso de água seja devidamente retirado.

Lembrando que, os cabelos que receberão o gel, não devem ser secados com a ajuda do secador e sim, com a ajuda de uma toalha. Isso porque os fios devem estar um pouco úmidos antes da aplicação do gel para cabelo. 

Para os homens que precisam aplicar o gel para cabelo mesmo sem lavar os fios, a dica é improvisar. Os fios podem ser umedecidos com água corrente ou até mesmo com a ajuda de um borrifador, mas é de fundamental importância que sejam umedecidos.

A opção de passar o gel para cabelo nos fios que estejam muito sujos ou até mesmo oleosos não é indicada, dado que o resultado final não ficará o mesmo que o homem está esperando. 

Os fios oleosos e sujos, quando são misturados com o gel, ficam com a aparência de fios duros. Dado isso, é recomendado sempre que os fios sejam devidamente lavados antes da aplicação, mesmo que seja de uma maneira improvisada.

Uma outra dica importante é, para os homens que desejam deixar os seus fios de cabelo com uma aparência mais leve e natural, que seja passado o condicionador leave-in antes da aplicação do gel.

Essa mudança no tipo de condicionador usado pelo homem, irá garantir fios muito mais leves e sedosos durante o dia a dia. 

Pode usar gel no cabelo das crianças?

Sim, o mercado de beleza infantil disponibiliza diversos tipos de gel voltados exclusivamente para o público infantil. 

É de extrema importância que os pais que forem aplicar o gel nas crianças, sempre optem pelas versões infantis disponíveis, nunca as versões de adulto. Isso porque as versões infantis são sempre livres de álcool, sendo elaboradas com produtos químicos mais leves do que o das versões para adultos. 

Os fios de cabelo, principalmente os infantis, são muito mais delicados e, por isso, as substâncias presentes no gel para cabelo adulto podem agredir de maneira prejudicial os fios das crianças. 

Mesmo que o gel para cabelo adulto deixe os fios do homem adulto muito macios e hidratados, na criança esse efeito pode rapidamente ser o contrário, danificando os seus fios e até mesmo causando problemas bem mais graves no couro cabeludo. Para as crianças, em qualquer hipótese ou situação, devem ser escolhidos sempre produtos que sejam devidamente testados e adequados para a sua faixa etária. 

Como escolher o melhor gel de cabelo infantil?

O melhor gel para cabelo infantil será aquele que não possua álcool na sua composição, não possua substâncias nocivas que possam causar alergia nos pequenos e que seja recomendado devidamente para as crianças e para a faixa etária específica de cada uma.

O tipo de cabelo da criança também deve ser levado em consideração, dado que, os cabelos mais secos são mais sensíveis do que os cabelos oleosos, mesmo no caso dos pequenos. 

Os cuidadores também devem sempre optar por adquirir o gel de cabelo que seja dermatologicamente testado, isso para que seja garantida uma maior segurança da criança durante o uso do produto, evitando assim, qualquer perigo de alergias relacionadas ao seu uso. 

Considerações finais sobre o uso do gel para cabelo

Como vimos mais detalhadamente no artigo de hoje, o uso do gel nos cabelo, quando feito da maneira correta e sem exageros, não faz mal nenhum para os fios de cabelo. Se o seu uso puder contar com a limpeza correta dos fios e também com a hidratação sendo feita de maneira constante, melhor ainda! Pois assim não haverá nenhum perigo dos fios de cabelo serem prejudicados. 

A verdade é que, os fios de cabelo devem ser cuidados muito bem todos os dias, com o homem usando ou não, o gel para cabelo. O cabelo e a barba podem facilmente se tornar aliados poderosos do homem quando o assunto é um visual empoderado e dono de si. Mostrar todo o carinho e atenção de cuidados para eles, irá garantir que o homem se sinta muito mais bonito, apresentável e com a sua auto estima muito mais elevada (que todos sabemos que não é um ponto importante apenas para as mulheres).

Todos os dias, o homem precisa se preocupar em lavar os seus fios com um shampoo que conte com muita qualidade e que seja verdadeiramente adequado para o seu tipo de cabelo. Além do shampoo, o condicionador deve acompanhar a mesma linha escolhida no shampoo, sendo de muita qualidade para o fechamento das cutículas dos fios. E se engana quem pensa que os homens não precisam de um bom creme para finalizar o seu cabelo, dado que esse produto é primordial para ser usado nos fios, principalmente nos dias em que o gel não será usado. 

Para ter cabelos ainda mais bonitos e apresentáveis, nada como poder contar com um bom gel para cabelos, não é mesmo?  

Então, que tal o leitor vir com a gente e dar uma olhada agora mesmo no preço do gel para cabelo aqui no CliqueFarma? Basta clicar no link ao lado para saber muito mais. E, caso os leitores de hoje tenham alguma dica, informação, sugestão ou até mesmo crítica sobre o gel para cabelo, já sabe o que fazer, não é mesmo? É só comentar e compartilhar tudo aqui com a gente! Vamos adorar ter mais informações sobre vocês!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<