Gel Pós Barba – Cuidado depois do barbear

21/01/2021 0 Por cliquefarma

Como você tem visto na nossa série de artigos sobre barba, o pincel de barba e o creme de barbear são itens muito úteis e indispensáveis para o barbear perfeito, é claro! Mas não podemos esquecer de um item fundamental que muitas vezes passa despercebido por ser utilizado apenas após o processo todo já finalizado – o gel pós barba.

Hoje vamos falar do gel pós barba e como ele ajuda o rosto do homem a sofrer menos com o barbear. Primeiro, vamos entender o que é o gel pós barba. Depois vamos mostrar as diferenças entre gel, bálsamo, creme e loção pós barba, assim como mencionar alguns aspectos a se considerar antes de decidir qual o melhor deles para você e é claro, como sempre, vamos te mostrar onde você pode encontrar pelo melhor preço. Quer ficar por dentro de tudo isso e não perder nada? Então confira agora mesmo! 

O que é gel pós barba?

Trata-se de um produto composto por diversos itens que tem como principal função refrescar e acalmar a pele logo depois de utilizar o aparelho de barbear. Visto que a pele sofre agressões enquanto o homem se barbeia, é comum que apareça vermelhidão, inchaço e irritações sempre que ela passa por esses pequenos traumas. 

O gel pós barba tem se tornado cada vez mais uma opção utilizada no final do processo, pois as marcas têm investido em produtos com agentes como a aloe vera, por exemplo, e outros calmantes naturais e se o homem decidir fazer uso regular deste artigo. Ainda garante diversos benefícios, veja quais:

  • Melhora na aparência geral da pele;
  • Melhor cicatrização de pequenos cortes que podem ter sido feitos durante o barbear;
  • Melhora da oleosidade da pele;
  • Irritação diminuída na pele logo depois do barbear;
  • Evita a pele do rosto ficar ressecada;

Como usar gel pós barba?

É bem importante acrescentá-lo na sua rotina de cuidados com a pele e higiene pessoal porque o gel pós barba vai ajudar a deixar sua cútis saudável e hidratada.

Além de praticamente todas as marcas possuírem um aroma agradável, eles também contam com ingredientes calmantes, o que vai ajudar tanto a suavizar possíveis irritações causadas pelas lâminas quanto esterilizar cortes e arranhões que possam vir a acontecer acidentalmente.

É bom você escolher uma das versões sem álcool, que seja adequado ao seu tipo de pele e sempre que for aplicar, massagear suavemente o produto no rosto para que sinta a sensação refrescante que o produto proporciona. Mas fique tranquilo, vamos falar mais detalhadamente sobre isso logo à frente!

Como posso escolher um gel ou loção pós barba?

O primeiro passo é procurar por ingredientes naturais, como hamamélis, óleo de melaleuca, aloe vera, camomila e lavanda. A hamamélis é um adstringente que suaviza e limpa a pele, já o óleo de melaleuca costuma ser usado para o controle da produção da oleosidade; aloe vera é um ótimo anti-inflamatório e cicatrizante; a camomila tem efeito calmante, hidratante e tonificante e por último a lavanda, com propriedades hidratantes e calmantes. 

Todos esses ingredientes naturais podem ser encontrados tanto em géis, quanto em bálsamos e loções pós barba e são muito recomendados também para quem tem a pele sensível.

O próximo passo é evitar ao máximo os produtos que contenham álcool. Até pouco tempo atrás, o álcool era um ingrediente importante nos géis pós barba e principalmente nas loções, mas o problema é que ele tende a ressecar a pele. A recomendação é que se evite produtos com essa substância para que não fique com a tez seca, escamosa e irritada, mais uma vantagem em escolher os ingredientes mais naturais citados anteriormente.

Se a sua pele for muito seca ou se você mora em clima frio, deve-se optar por um bálsamo Por quê? Os bálsamos pós barba costumam ser mais espessos e isso faz com que prendam a umidade na pele. É por isso que, se você se encaixa nessas características, o bálsamo ajudará a deixar seu rosto mais hidratado. Só lembrando que:

  • Se a sua pele for oleosa, evite os bálsamos, pois eles são muito mais pesados e mais oleosos do que outros tipos de loção, e podem favorecer cravos e espinhas no seu caso.
  • Se for praticar alguma atividade física intensa, ir à praia ou mesmo morar em um local muito quente, enfim, situações em que façam transpirar demais, não use um bálsamo. O suor fica impedido de passar devido à consistência muito espessa do produto.

Caso sua pele for oleosa, o gel pós barba realmente é a melhor indicação para você por causa da consistência mais líquida. Em sua composição, esses itens geralmente adicionam um tônico ou adstringente que facilitam a remoção de sujeira e controle de oleosidade. Ideal para quem além da pele oleosa, mora em clima mais quente. Só lembrando que:

  • De todas as variações de pós barba que temos, os géis costumam ser mais leves e contêm mais água do que as outras.

Caso você sempre fique com a pele ardendo e irritada após o barbear, escolha a opção em gel de pós barba também. Como ele é facilmente absorvido pela pele, se torna o melhor para quem vai suar muito ou que mora em locais úmidos e muito quentes. São hidratantes e leves, dando uma sensação de frescor. Só lembrando que:

  • Opção mais recomendada para peles normais ou oleosas.

O tônico costuma ser a melhor opção para quem se corta com facilidade ao se barbear. Isso porque ele conta com antissépticos entre seus ingredientes que ajudam a limpar e desinfetar as feridas, prevenindo possíveis infecções. Só não se esqueça que é bem possível que nessas opções pode haver álcool e você corre o risco de ressecar bastante sua pele. Procure sempre por opções que contenham ingredientes naturais se sua pele for sensível ou seca. Só lembrando que:

  • Você pode passar um bom hidratante para o rosto assim que utilizar o tônico, assim consegue evitar que ele fique ressecado.

Independente do tipo de pele que você apresente, sempre será a melhor opção evitar as versões com álcool para não favorecer o ressecamento. Encontrar gel pós barba, loção ou bálsamo com ingredientes naturais vai ajudar a proteger e manter qualquer tipo de pele hidratada.

Pode ser que você tenha sorte e sua pele seja absolutamente normal e você possa experimentar e se dar bem com  qualquer tipo de pós barba. Só não se esqueça que os mais recomendados para pele normal ainda são os líquidos, apesar dos géis, loções e bálsamos também serem ótimas opções!

Aplicando gel pós-barba

  1. Para fechar os poros: Lave o rosto com água fria após se barbear. 

É importante fechar os poros para que a sujeira não os bloqueie, por isso deve-se lavar o rosto com água fria pura, que eliminará também o excesso do creme de barbear e os pelos. Logo após a lavagem, retire o excesso de água do rosto passando uma toalha macia gentilmente. Não precisa secá-lo completamente. Pode deixá-lo levemente úmido.

  1. Esfregue algumas gotas do gel ou loção nas mãos. 

Coloque algumas gotinhas do produto nas mãos e esfregue-as espalhando por toda a palma.

  • Fica mais fácil espalhar se a mão estiver levemente umedecida, tanto para a loção quanto para o gel.
  1. Passe uma quantidade suficiente em toda a extensão que se barbeou o rosto. 

Além de desperdiçar produto, deixar o rosto todo lambuzado de gel pós barba é desnecessário porque sua pele não conseguiria absorver e não resolveria o problema. Por isso, é indicado que passe o suficiente apenas para hidratar e tratar adequadamente sua pele. Se estiver em dúvida quanto à quantidade, comece com pouco e depois adicione mais.

  1. Espere a loção ser absorvida no rosto. 

A menos que as instruções da embalagem estejam te orientando a realizar o enxágue do gel pós barba, normalmente, o produto é indicado para hidratar e ser absorvido pela pele. Após a massagem no rosto, não faça mais nada. A imensa maioria é para ser sem enxágue mesmo.

Contraindicações do gel pós barba

Você não deve usar nem gel pós barba e nem algum outro tipo de pós barba caso tenha uma pele extremamente sensível ou se for alérgico aos ingredientes contidos no produto, mesmo os naturais podem causar efeitos colaterais muito sérios. Se tiver dúvidas, procure um médico.

Quais as diferenças entre gel pós barba, bálsamo, creme e loção? 

O pós barba também deve ser importante para o homem, pois ele vai garantir uma pele mais saudável, viçosa, hidratada e até mesmo, mais bonita. Muitas vezes depois de se barbear, eles se queixam de pele sensível, mais propensa a alergias e até exibindo outras complicações.

Vamos ver quais os tipos de pós barba que o homem pode escolher:

Gel pós barba

O gel tem uma textura mais leve e dá uma sensação refrescante. Ele é indicado para peles oleosas, pois é absorvido rapidamente e tem ativos que controlam a oleosidade.

Bálsamo pós barba

Se o que você precisa é de ação anti-inflamatória, antisséptica, hidratante e cicatrizante, o bálsamo pode ser a opção ideal! Os especialistas sugerem que ele trata e amacia as peles sensíveis. Indicado para pele muito seca e climas frios porque ele é bastante pesado e pode ser comedogênico em peles oleosas.

Creme pós barba

O creme pós barba também pode ser uma boa opção, pois têm-se observado que ele é extremamente eficaz na cicatrização e redução das irritações, secando rapidamente e sem oleosidade. Além disso, ele costuma diminuir a sensação de coceira por conta dos pelos arrancados e hidrata a pele. 

Loção pós barba

Um dos pós barba mais usados, além de refrescar a pele, se a loção for livre de álcool, vai ajudar a prevenir irritações, pois ela também combate as bactérias. Insistimos em escolher a versão sem álcool porque essa substância causa desconforto se entrar em contato com a pele que foi lesionada logo após o barbear, por exemplo. Sem contar que ela favorece muito o ressecamento!

Independente de qualquer coisa, sempre tome cuidado com a pele antes, durante e depois de se barbear. Use sempre os produtos adequados e que estejam de acordo com o seu tipo de pele e necessidade. O próximo tópico vai te ajudar a escolher o melhor pós barba para você.

Como escolher o melhor pós barba

Procure considerar os seguintes detalhes importantes na hora de comprar seu pós barba, se todas essas dicas forem seguidas, dificilmente você irá errar na escolha. Veja só:

Qual textura você prefere?

Como mencionamos acima, atualmente, existem alguns tipos de pós barba diferentes. As opções são gel, loção, creme ou bálsamo. Pesquise a fundo como funciona cada um e veja se o seu favorito dá certo para o seu tipo de pele.

Gel pós barba sem álcool e para pele sensível é indicado para quem tem tendência a irritações

Você sente irritação, ardência, vermelhidão, coceira e às vezes fica com pelos encravados e foliculites praticamente todas as vezes em que faz a barba? Se a resposta for sim, provavelmente é porque você tem a pele sensível e esses desconfortos podem ser amenizados com a escolha do gel pós barba correta.

Vale lembrar que se você sempre passa por isso, ressaltamos para passar longe das versões que contenham álcool tanto para evitar o ressecamento da pele, quanto para prevenir ainda mais desconfortos. Uma dica que pode te ajudar é que quando for escolher, procure por produtos indicados como “para peles sensíveis” nas embalagens.

Óleos naturais: Excelentes ativos hidratantes!

Fora aqueles compostos naturais que citamos brevemente acima, existem mais alguns que você pode encontrar nas fórmulas do pós barba que podem te ajudar na questão da hidratação da pele. Se eles tiverem ação calmante, hidratante e que evitam infecções, são a opção ideal para você escolher. Veja mais alguns exemplos:

  • Aloe Vera: Mencionamos brevemente que ele tem ação cicatrizante, mas também tem mais um monte de benefícios, como ajudar a fortalecer a pele, garantir uma sensação de refrescância maior, dar mais suavidade, bem como ajudar a prevenir acnes e evitar coceiras. 
  • Alantoína: Ideal para peles secas, que ficam com aquela sensação áspera logo após o barbear, essa substância ajuda também com lesões porque acelera a recuperação da pele e evita irritações, proporcionando uma sensação de pele macia. 
  • Extrato de alecrim: Além das propriedades antifúngicas e antimicrobianas que protegem contra infecções, o alecrim tem ação antioxidante, o que confere à pele proteção contra ações poluentes do ar e da flacidez.
  • Extrato de camomila: Também já comentado antes, além da ação hidratante, a camomila tem poder calmante e ajuda muito a diminuir a sensação de coceira ou de irritação na pele recém barbeada. 
  • Óleos essenciais em geral: Normalmente, os óleos essenciais têm ações benéficas poderosas como hidratação, antisséptica para evitar infecções, calmante e até sebo-reguladoras, por serem extratos naturais de plantas, também são ótimas opções de ingredientes agregados nos produtos pós barba.  

Ainda outros ativos naturais hidratantes que podemos encontrar são o extrato de aveia, a vitamina E e o óleo de rícino, todos eles enriquecidos com cicatrizantes, calmantes e anti-inflamatórios, que garante a saúde de uma pele bem cuidada no pós barba.

Tamanho da embalagem x Frequência do barbear

É claro que além de texturas e agentes hidratantes, a quantidade de produto nas embalagens também precisa ser um fator determinante dependendo da frequência com que você se barbeia. Afinal, se você faz a barba diariamente, às vezes não compensa pela praticidade comprar um produto muito pequeno que não dure nem mesmo uma semana. E o contrário também é verdadeiro. Se caso você seja um pouco mais tranquilo e faça a barba apenas ocasionalmente, talvez investir em um gel pós barba com embalagem grande faz com que o produto perca a validade antes mesmo de você terminar de usá-lo.

Onde comprar?

Você pode comprar gel pós barba ou loção, bálsamo, balm e creme em uma das farmácias ou drogarias disponíveis em sua região. Aqui no Cliquefarma, nós buscamos e comparamos o melhor preço e condição de entrega do seu produto. Muito mais vantajoso e no conforto do seu lar! Comente abaixo o que achou do uso do melhor pós barba, sua opinião é importante para nós!