Gel Pós Barba – Cuidado depois do barbear

21/01/2021 0 Por cliquefarma

Como você tem visto na nossa série de artigos sobre barba, o pincel de barba e o creme de barbear são itens muito úteis e indispensáveis para o barbear perfeito, é claro! Mas não podemos esquecer de um item fundamental que muitas vezes passa despercebido por ser utilizado apenas após o processo todo já finalizado – o gel pós barba.

Hoje vamos falar do gel pós barba e como ele ajuda o rosto do homem a sofrer menos com o barbear. Primeiro, vamos entender o que é o gel pós barba. Depois vamos mostrar as diferenças entre gel, bálsamo, creme e loção pós barba, assim como citar algumas marcas e indicar onde você pode comprar. Quer ficar por dentro de tudo isso e não perder nada? Então confira agora mesmo! 

O que é gel pós barba?

O produto é composto por diversos itens que tem como principal função refrescar e acalmar a pele logo após a utilização do aparelho de barbear. Como a pele sofre pequenas agressões durante o barbear é comum que ela fique muito irritada quando se finaliza o processo. Com agentes como a aloe vera, por exemplo, e outros calmantes naturais, o gel pós barba se torna uma ótima opção para ajudar a pele a se recompor.

 

Com o uso regular do gel pós barba você aproveita alguns benefícios, sendo eles:

 

  • Melhoria na aparência da pele;
  • Melhor cicatrização de pequenos cortes que podem ter sido causados durante o corte;
  • Controle da oleosidade da pele, deixando-a menos oleosa;
  • Menos irritação na pele logo depois do barbear;
  • Evita o ressecamento da pele do rosto;

 

Como usar gel pós barba?

O gel pós barba é um passo importante na rotina de higiene pessoal para deixar a pele saudável e bem hidratada. O produto é conhecido por ter uma ótima fragrância, mas também contém ingredientes que ajudam a suavizar e restaurar a pele irritada, ao mesmo tempo em que esteriliza qualquer corte ou arranhão que acontecer quando estiver se barbeando. 

 

Na hora de comprar, escolha um sem álcool e que seja adequado para o seu tipo de pele. Massageie o produto no rosto quando for usá-lo e fique com a pele bem fresquinha!

Escolhendo um gel ou loção pós barba

  1. Procure ingredientes naturais, como hamamélis. A hamamélis é um adstringente natural que também suaviza e limpa a pele, tornando-a um ingrediente de primeira em géis, bálsamos e loções pós barba. Outros ingredientes naturais que você pode procurar são óleo de melaleuca, aloe vera, camomila e lavanda.
  • Ingredientes naturais são ainda mais importantes no produto se você tiver uma pele sensível.

 

          2. Evite produtos que contenham álcool. O álcool era um ingrediente proeminente nos géis pós barba e                                principalmente nas loções por muito tempo, mas tende a ressecar a pele. Para evitar ficar com a pele seca,                    escamosa e irritada, não escolha produtos que contenham álcool e opte por ingredientes mais naturais.

 

         3. Escolha um bálsamo se tiver pele seca ou se mora em um clima frio. Os bálsamos pós barba tendem a ser                     espessos e ajudam a prender a umidade na pele. Se mora em um clima frio ou seco ou apenas tende a ter uma               pele mais ressecada, o bálsamo ajudará a deixar seu rosto mais hidratado.

 

  • Como os bálsamos são muito mais pesados e mais oleosos do que outros tipos de loção, é melhor evitá-los caso sua pele seja oleosa.
  • Não use um bálsamo se for suar muito. A espessura do produto, quando aplicado no rosto, evita a passagem do suor.

 

       4. O gel pós barba, por ser um produto mais líquido, é a melhor indicação se tiver a pele oleosa. Esses produtos                  são mais adequados para esses tipos de pele – você não quer uma loção pós barba grossa bloqueando seus                  poros. Geralmente, eles têm um tônico ou adstringente que ajuda a eliminar a sujeira. Se mora em um clima                    mais quente e tem pele oleosa, essa é a melhor opção.

 

  • Os géis são mais leves e contêm mais água do que as outras variações de pós barba.

 

         5. Escolha um gel pós barba também, se normalmente fica com a pele ardendo após se barbear. Se sua pele                       tende a ficar irritada com o barbeador, experimente usar o gel. O produto é absorvido na pele rapidamente,                       tornando-o uma ótima opção se for suar muito ou se mora em um local úmido. Os géis são leves e uma boa                   opção de hidratação.

 

  • Lembrando que, essa opção é mais adequada para peles normais ou oleosas.

 

           6. Use um tônico se tende a se cortar ao se barbear. Se sua pele é facilmente cortada com o barbeador,                               encontre um bom tônico pós barba. O produto tem antissépticos que mantêm os cortes limpos e                                       desinfetados. No entanto, tais antissépticos podem ressecar sua pele se tiverem álcool – procure opções                         naturais se tiver pele sensível ou seca.

 

  • Passe um hidratante seguro para o rosto depois de usar o tônico para evitar que fique ressecado.

 

            7. Experimente diferentes opções para encontrar a sua preferida se tiver a pele normal. Se você tiver sido                             abençoado com uma pele perfeitamente normal, então, poderá experimentar qualquer tipo de loção pós-                         barba que quiser. Os líquidos tendem a ser mais recomendados para a pele normal, mas o gel, loção e                             bálsamo também são boas opções. Ainda é uma boa ideia evitar os produtos que contêm álcool, e                                   ingredientes naturais como hamamélis ou óleo de melaleuca sempre serão melhores.

Passando a loção pós-barba

Lave o rosto com água fria depois de se barbear para fechar os poros. 

Lavar o rosto com água fria pura não apenas eliminará o excesso do creme de barbear ou os pelos, mas também fechará os poros para que a sujeira não os bloqueie. Depois da lavagem, seque o rosto gentilmente com uma toalha – ele não precisa ficar completamente seco, mas não deve ficar pingando

Coloque algumas gotas da loção na palma da mão e esfregue uma mão na outra. 

Coloque uma ou duas gotinhas do produto na mão e uma na outra.

  • Será mais fácil passar o produto com a mão um pouco umedecida.

 

  1. Coloque algumas gotas da loção na palma da mão e esfregue uma mão na outra. 

Coloque uma ou duas gotinhas do produto na mão e uma na outra.

  • Será mais fácil passar o produto com a mão um pouco umedecida.

 

Passe o suficiente para tratar o rosto. 

Não é necessário exagerar e deixar o rosto todo lambuzado de gel pós-barba – seria demais para a sua pele absorver e não ajuda em nada. Passe o suficiente para hidratar e tratar gentilmente a pele. Se não tiver certeza da quantidade, comece com pouco – você sempre pode adicionar mais.

Deixe a loção ser absorvida no rosto. 

O gel pós barba é feito para hidratar e ser absorvida na pele. Depois de massageá-la no rosto, pronto! É só isso! A menos que o produto específico o direcione para enxaguar, geralmente não é necessário. A maioria é feita para ficar no rosto.

Lembrete!

Não use nem loção e nem gel pós barba se tiver uma pele extremamente sensível ou se for alérgico aos ingredientes contidos no produto, como hamamélis ou óleo de melaleuca.

Diferenças entre gel pós barba, bálsamo, creme e loção – Qual o melhor para você? 

Já entendemos até este momento que, tão importante quanto a utilização de produtos que amolecem os pelos e evitam cortes, o instante após o barbear também deve ser importante para todo o homem. Isso porque, muitas vezes, a pele fica sensível e, portanto, mais propensa a alergias e outras complicações.

 

Atualmente, o mercado conta com diversas opções de produtos que fazem com que a agressão causada pelas lâminas de barbear seja suavizada. A seguir, veja mais informações sobre o assunto:

Gel pós barba

Como visto um pouco acima, se você tem uma pele oleosa, utilizar o gel pós barba pode ser uma boa pedida. Esse produto ajuda a refrescar e também a regenerar a pele, funcionando muito bem nos dias mais quentes do ano.

Bálsamo pós barba

O bálsamo pós barba tem uma alta concentração de extratos que promove uma ação anti-inflamatória, hidratante, antisséptica e cicatrizante. Segundo especialistas, esse produto é ideal para peles sensíveis e homens com barba cerrada, pois trata e amacia a pele, trazendo alívio para o desconforto pós-barba.

Creme pós barba

O creme pós barba também pode ser uma ótima opção, visto que ele é extremamente eficaz na cicatrização e redução das irritações, secando rapidamente sem oleosidade. Além disso, o creme pós barba diminui a sensação de coceira por conta dos pelos arrancados e hidrata a pele. Tudo isso sem contar a fragrância perfumada, que faz toda a diferença, não é mesmo?

Loção pós barba

Por fim, temos a loção pós barba que além de refrescar a pele também a deixa livre de bactérias que podem causar irritações. Lembrando mais uma vez que, caso for comprar uma loção pós barba, prefira as que não possuem álcool em sua composição, pois ela pode causar um grande desconforto quando entrar em contato com a pele que acabou de ser barbeada.

 

O que achou dessas dicas? Nossa sugestão é que você sempre tome os cuidados necessários com a pele antes, durante e depois de se barbear. Nada de usar aquele sabonete neutro para o corpo na hora da barba, hein?

 

Tanto o gel pós barba quanto a loção, o creme e o bálsamo pós barba são alternativas eficazes para deixar a pele mais hidratada e livre de irritações. Além disso, os perfumes dão uma sensação ainda mais especial.

Como escolher o melhor pós-barba

Confira algumas dicas que devem ser consideradas na hora de comprar o melhor pós barba. Com elas, você vai conseguir escolher o produto ideal para o seu tipo de pele e outros detalhes importantes.

Escolha o tipo de pós-barba pela sua a textura preferida

Antigamente não havia, mas hoje em dia, vimos que existem algumas opções de textura de pós barba como em gel, em creme, em loção ou em bálsamo. Antes de escolher o seu, é bom entender como funciona cada uma e quais são suas indicações.

Gel Pós Barba: Oferece uma sensação refrescante

O gel pós barba é um produto popular no mercado. Geralmente, é feito com fórmulas que contém pouco óleo, por isso são ótimos para quem tem a pele com aspecto brilhoso, ou até mesmo por homens que têm tendência a ter acnes. 

 

Outra vantagem dessa textura é que ela tem uma temperatura fria, então é muito procurado por quem mora em locais muito quentes ou até mesmo para ser usado durante o verão. Ou simplesmente quem gosta de sentir aquela refrescância na pele depois do barbear. 

Creme Pós Barba: Para sentir a pele mais macia

 

Os cremes pós barba são ricos em substâncias hidratantes que garantem a maciez e saúde da pele e ainda evitam o ressecamento. Isso significa que a pele vai perder mais aquele aspecto mais “endurecido” ou de rachaduras e se tornará mais macia.

 

Os cremes também diminuem aquela sensação de coceira que surge após cortar os pelos com lâminas ou com barbeadores. Além disso, eles oferecem um excelente rendimento, são fáceis de aplicar e alguns têm ótimas fragrâncias.

Loções Pós Barba: Cicatriza e desinfeta a pele

 

As loções pós barba são parecidas com uma colônia que é bastante usada pelos homens. Elas oferecem uma sensação refrescante na pele após você fazer a barba, principalmente porque a maioria delas possuem álcool em sua composição. 

 

O álcool ajuda a desinfetar a região, além de oferecer uma sensação de alívio e um bom aroma. Embora seja recomendada para qualquer tipo de pele, as mais sensíveis podem ficar irritadas após o barbear. Por isso, evite esse produto se a sua pele for sensível. 

Bálsamos: São ótimos hidratantes e cicatrizantes

Alguns homens costumam ficar com a pele irritada após fazer a barba. Para solucionar esse problema, o indicado é usar os bálsamos pós barba que são ricos em substâncias anti-inflamatórias e desenvolvidos para peles sensíveis.

 

Além de diminuir irritações, os bálsamos hidratam a pele e ajudam na cicatrização de pequenos cortes ou áreas avermelhadas. Também são fortemente indicados para homens que costumam ter reação alérgica às lâminas ou até mesmo a outros produtos. Ele é suave e traz sensação de alívio rapidamente.

Balm: Hidrata a pele e reduz coceiras

Alguns bálsamos são apresentados com o nome de Balm e as pessoas ainda se confundem sobre ele ser um pós barba ou não. Isso porque ele também pode ser usado para manter a barba hidratada e evitar coceiras na região.

 

O balm é usado no tratamento pós barba para hidratar a pele, evitar irritações, ajudar na cicatrização e nos fechamentos dos poros, por isso geralmente conta com substâncias refrescantes. Nas indicações eles geralmente contam com instruções para o uso na barba ou no pós barba, é só ficar atento!

Tem tendência a irritações de pele? Prefira produtos sem álcool e para peles sensíveis

Muitos homens têm uma sensação de desconforto ao fazer a barba por ter a pele mais sensível. Os sintomas básicos de quem tem pele sensível são irritação, ardor, vermelhidão, coceira e em alguns casos até pelos encravados. 

 

Se você tem alguma dessas sensações, é importante ficar longe dos produtos pós barba com álcool em sua composição para evitar uma irritação maior e mais desconforto. Uma dica é ficar de olho nas embalagens dos produtos e procurar por aqueles que são indicados para peles sensíveis. 

Prefira pós barbas com ativos hidratantes como óleos naturais

Quando for escolher o seu pós barba, é interessante ficar de olho também em quais são os ativos principais que podem ser encontrados em sua fórmula. Sempre dê preferência para os que garantam uma ação de hidratação, acalme a pele, evite infecções e a deixe mais suave. Confira alguns principais:

 

  • Aloe Vera: Tem ação cicatrizante e ajuda a fortalecer a pele. Também garante uma sensação de refrescância maior e dá mais suavidade à pele. Ajuda a prevenir acnes e evitar coceiras. 
  • Alantoína: Ajuda com lesões por acelerar a recuperação da pele e evita irritações e uma sensação áspera após o barbear, comuns em peles secas. 
  • Extrato glicólico de alecrim: Tem ação antioxidante para proteger a pele da ação nociva de poluentes no ar e até mesmo da flacidez. Além disso, tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas para maior proteção contra infecções. 
  • Extrato glicólico de hamamelis: Ótimo para quem tem pele com aspecto brilhoso e acne, já que tem ação adstringente e antioleosidade, e consequentemente antiacneica.
  • Extrato glicólico de camomila: Tem ação calmante que diminui a sensação de coceira ou de irritação na pele recém barbeada. 
  • Óleos essenciais em geral: Os óleos essenciais são extratos de plantas que podem trazer uma diversidade de ações benéficas como hidratação, antisséptica para evitar infecções, calmante e até sebo-reguladoras. 

 

Esses são apenas alguns dos ativos hidratantes mais comuns, mas também é possível encontrar outros como óleo de rícino, vitamina E e extrato de aveia. Além dos hidratantes, também há produtos enriquecidos com cicatrizantes, calmantes e anti-inflamatórios, tudo para garantir a saúde da pele no pós barba. Confira!

Escolha o tamanho da embalagem de acordo com a frequência que se barbeia

Um aspecto importante na hora da escolha é verificar o tamanho da embalagem do produto. Se você faz a barba ocasionalmente e comprar um frasco grande, o produto pode vencer antes mesmo de você acabar de usar. Caso você se barbeie com frequência, aposte nas embalagens maiores para maior conveniência. 

 

Produtos mais líquidos como bálsamos e loções com tamanho de 30ml podem durar cerca de 4 meses, mesmo usando mais de uma vez por dia. Já cremes e gel podem ter uma duração um pouco menor devido a consistência.

Top 10 Melhores Pós-Barba em 2020 

Até o momento, já ficou bem claro que o pós barba é um produto essencial no cuidado com a pele, pois impede infecções, irritações e ainda hidrata o rosto. Existem pós barbas em gel, creme, bálsamo com diferentes substâncias como aloe vera e camomila que refrescam a pele depois do uso. 

 

Marcas como Bozzano, Urban, Go Man e Nívea se destacam no mercado e oferecem diversas opções. Para que você saiba como escolher o pós barba ideal para o seu tipo de pele, preparamos dicas importantes e ranqueamos os 10 melhores pós-barba disponíveis. Confira e faça a escolha certa!

Pele limpa, fresca e perfumada

A loção pós barba da Bozzano é indicada para todos os tipos de pele. Proporciona uma sensação de frescor por conter álcool em sua fórmula. Além disso, tem uma fragrância agradável para deixar a pele limpa e perfumada por muito mais tempo. 

 

Sua fórmula contém aloe vera, um extrato natural conhecido pelo seu alto poder de hidratação e calmante na pele. Por isso, garante uma pele sem irritações após você fazer a barba. Contudo, não é indicada para pessoas com pele sensível, devido ao álcool. 

 

Textura Loção
Para Pele Sensível Não
Enriquecido com Aloe Vera e óleo de rícino
Quantidade 100 ml

 

Loção Pós Barba com Perfume

A marca Carolina Herrera é famosa no mercado pelos seus perfumes internacionais. Mas ela conta também com uma linha de cuidados pós barba para o homem moderno. A loção pós barba 212 VIP Men é focada principalmente para quem gosta de sentir uma fragrância gostosa na pele após se barbear.

 

Ela garante um toque macio e suave. Seu aroma é uma mistura de lima com menta congelada e pimenta-preta. O pós-barba 212 VIP Men higieniza a pele e tira impurezas, evitando infecções. Contudo, o preço é alto para um frasco de 100 ml.

 

Textura Loção
Para Pele Sensível Não
Enriquecido com
Quantidade 100 ml

 

Refrescante e fácil de aplicar

O gel pós barba Depil Homme é uma opção ideal para quem procura por um produto que traga refrescância na pele após o barbear. Ele consegue restabelecer a epiderme depois do corte dos pelos e acalma a pele já na hora da aplicação.

 

Sua fórmula contém azuleno e vitamina E, que é uma substância hidratante e antioxidante, o que evita até mesmo envelhecimento precoce. Possui ainda mentol em combinação com a aloe vera que traz efeito cicatrizante e refrescante. Ele se destaca pelo ótimo custo-benefício. 

 

Textura Gel
Para Pele Sensível Não
Enriquecido com Azuleno e vitamina E
Quantidade 125 g

 

Fragrância amadeirada e pele hidratada

O balm de barba da linha Terra é indicado tanto para tonificar e revitalizar os fios, como um ótimo pós-barba. Tem propriedades anti-inflamatórias e anti acne que tratam a pele. Também conta com fragrância amadeirada gostosa para deixar o rosto perfumado. 

 

Sua fórmula é completa com extratos como a alantoína, um poderoso cicatrizante. A aloe vera refresca, hidrata e acalma a pele e a salix nigra tem ação analgésica e adstringente que intensifica a renovação celular e impede o ressecamento e rachaduras. O frasco vem com 140 ml. 

 

Textura Balm
Para Pele Sensível Não
Enriquecido com Alantoína, aloe vera e salix nigra
Quantidade 140 ml

 

Hidrata, Restaura e Nutre a Pele

O creme pós barba da Viking foi desenvolvido para homens com pele sensível. Sua composição é de 0% de álcool e rica em ativos como aveia, camu camu e D-pantenol, que hidratam e evitam irritações na pele após você fazer a barba. 

 

É um produto com fragrância suave e refrescante, ideal para quem prefere não ter aromas fortes. Tem 60 ml, por isso oferece um bom rendimento para homens que fazem a barba diariamente. Além disso, oferece um excelente custo-benefício.

 

Textura Creme
Para Pele Sensível Sim
Enriquecido com Extrato de aveia, óleo de camu camu, e D-Pantenol
Quantidade 60 g

 

Produto vegano e com ingredientes naturais

O Balm Light My Fire pode ser usado tanto para hidratar durante o crescimento da barba quanto para os cuidados pós barba. Ele é um produto vegano, feito exclusivamente com ingredientes naturais e todos de origem vegetal, atendendo ao público que segue esse estilo de vida.

 

O balm de barba tem em sua composição substâncias com propriedades calmantes para evitar irritações e vermelhidão na pele, cicatrizantes e anti-inflamatórias para evitar complicações. Além de tudo, também garante uma sensação refrescante e fragrância perfumada. 

 

Textura Balm
Para Pele Sensível Não
Enriquecido com Extrato de algas marinhas e aloe vera, óleo de melaleuca e óleo de andiroba
Quantidade 140 ml

 

Para evitar e tratar irritação e foliculite

O creme pós barba da GoMan é uma ótima escolha para homens com peles mais sensíveis. Sua fórmula contém substâncias anti-inflamatórias e cicatrizantes, que tratam e evitam irritações ou vermelhidões que surgem após o uso das lâminas. 

 

Dermatologicamente testado é um produto que pode ser usado no dia a dia de homens com foliculite. Os resultados surgem rápido após 48 horas de uso. Contudo, ele tem apenas 30 gramas, então é mais indicado para quem faz a barba com pouca frequência.

 

Textura Creme
Para Pele Sensível Sim
Enriquecido com Óleo de girassol, papaína, bromelaína e óleo essencial de café torrado
Quantidade 30 g

 

Poder calmante para Peles Sensíveis

O bálsamo pós barba Sensitive da Nívea é indicado principalmente para homens com a pele sensível. Ele não contém álcool etílico, o que evita a sensação de ardência que pode incomodar e até mesmo deixar o local irritado. Ajuda na renovação da pele e a mantém hidratada.

 

É um produto dermatologicamente testado e que contém em sua fórmula uma combinação da camomila e seu poder calmante e da hamamelis, que é adstringente e remove o excesso de óleo na pele, fecha os poros e ajuda até mesmo a tonificar. 

 

Textura Bálsamo
Para Pele Sensível Sim
Enriquecido com Camomila e hamamelis
Quantidade 100 ml

 

Creme hidratante com ativos naturais

Quem procura por um bom creme hidratante pós barba, esse da GoMan é um clássico. Dermatologicamente testado e famoso no mercado, ele traz a vantagem de ser feito com 95% de ativos totalmente naturais ou vegetais, incluindo a fragrância.

 

Sua fórmula conta com óleos essenciais como alecrim, bergamota e capim-limão, todos com propriedades calmantes e que até ajudam a evitar oleosidade excessiva no seu uso. Ainda assim, por ser um creme é indicado para quem tem pele seca. 

 

Textura Creme
Para Pele Sensível Não
Enriquecido com Óleos essenciais de alecrim, bergamota e capim-limão
Quantidade 70 g

 

Diminui a irritação com fragrância suave

Esse balm pós barba da Urban Men vem ganhando cada vez mais adeptos e é um dos mais vendidos pela sua qualidade. Ele consegue refrescar e hidratar o rosto e é indicado para todos os tipos de peles. Ideal para quem quer conforto depois de se barbear.

 

Sua fórmula contém extrato de lúpulo, cevada, óleo de café e uma substância exclusiva da marca chamada de hydra-phos, que garante a hidratação e a suavidade na pele depois de barbeada. Ele é livre de corantes e a embalagem é de 100g.

 

Textura Balm
Para Pele Sensível Não
Enriquecido com Extratos de lúpulo, cevada, óleo de café e hydra-pho
Quantidade 100 g

 

Agora você já sabe como escolher o pós barba mais indicado para o seu tipo de pele e os que vão ajudar a manter o seu rosto hidratado, confortável e livre de irritações. Lembre-se de ficar de olho nas substâncias e, se não tem álcool na composição, para evitar desconforto no caso de pele sensível.

Onde comprar?

Você pode comprar gel pós barba ou loção, bálsamo, balm e creme em uma das farmácias ou drogarias disponíveis em sua região. Aqui no Cliquefarma, nós buscamos e comparamos o melhor preço e condição de entrega do seu produto. Muito mais vantajoso e no conforto do seu lar! Comente abaixo o que achou do uso do melhor pós barba, sua opinião é importante para nós!