Skip to main content

O que é hemorroida, você sabe? O artigo de hoje vai falar sobre essa condição bastante desagradável, mas que tem solução, vamos explorar suas causas, sintomas e quais os melhores tratamentos, assim como, dicas de prevenção. O Cliquefarma tem como objetivo te manter informado, buscar ajuda médica quando necessário e ainda encontrar as melhores ofertas de medicamentos e produtos farmacêuticos pela internet, no conforto do seu lar! Confira até o final.

O que é Hemorroida?

Segundo o Ministério da Saúde, hemorroida são veias inchadas, inflamadas e dolorosas localizadas na parte inferior do reto ou do ânus. Elas podem ser tanto internas, quando ocorrem apenas dentro do ânus ou na parte inicial do reto, quanto externas, quando ocorrem na abertura anal, projetando-se para fora do ânus.

Quais os tipos?

Podemos dividir, de forma simples, a hemorroida em:

 

  • Hemorroida Interna: quando o inchaço das veias ficam apenas dentro do ânus
  • Hemorroida Externa: quando esse inchaço se projeta para fora.

 

No entanto, existe uma classificação mais completa dos graus de hemorroida. Veja a seguir:

 

  • Grau I: Sem prolapso, ou seja, não se exteriorizam
  • Grau II: Há exteriorização, mas há o retorno espontâneo da hemorroida
  • Grau III: Há exteriorização e é necessário o auxílio manual para retorno ao normal
  • Grau IV: Há exteriorização e a hemorroida não retorna ao normal nem com auxílio manual.

Hemorroidas na gravidez

Durante a gravidez o crescimento do útero dificulta o retorno de sangue das partes mais baixas do corpo, e também ocorre uma tendência maior a prisão de ventre, o que pode aumentar o risco de trombose hemorroidária. Cerca de 15% das grávidas são afetadas por esse problema, que pode desaparecer em até três meses após o parto.

 

Para diminuir esse risco o ideal é fazer o pré-natal adequado, mas você também pode seguir essas dicas para evitar as dores:

 

  • Consuma mais fibras: Uma dieta rica desse tipo de alimento consegue regular o funcionamento do intestino, diminuindo a prisão de ventre e reduzindo o esforço para defecar, que pode causar ainda mais dor e piorar o quadro
  • Beba muita água: Isso evita o ressecamento das fezes e ajuda na defecação
  • Faça compressas: Quentes ou frias, elas podem auxiliar a aliviar a dor. Veja qual você mais se adapta.
  • Faça banhos de assento com água morna: Eles ajudam a aliviar os sintomas e funcionam como anti-inflamatórios. Não há necessidade de acrescentar nada na água.
  • Evite ficar sentada: Deite-se de lado sempre que possível. Caso precise ficar sentada, alterne entre sentar-se e caminhar para evitar que a barriga faça ainda mais pressão nas veias e na pélvis.
  • Cuidado com a limpeza: Use água, lencinhos umedecidos para bebês ou próprios para limpeza de hemorroidas. Evite lenços com perfume ou álcool, que podem irritar.
  • Procure um proctologista: Existem medicações que podem ser utilizadas na gestação. Este especialista pode fazer uma avaliação e prescrevê-las.

Quais as causas de hemorroida?

Entendemos que as hemorroidas são muito comuns, principalmente durante a gestação e após o parto. Elas resultam do aumento da pressão nas veias do ânus. A pressão faz com que as veias inchem, tornando-as doloridas, especialmente quando você está sentado.

 

A causa mais comum é o esforço durante as evacuações, mas também podem ser causadas por:

 

  • Resfriado
  • Diarreia crônica
  • Infecções anais
  • Permanecer sentado por longos períodos
  • Dieta pobre em fibras.

Fatores de risco envolvidos

Alguns fatores são considerados agentes facilitadores para o diagnóstico da hemorroida:

 

  • Idade avançada (geralmente acima dos 50 anos)
  • Obesidade
  • Gravidez
  • Praticar sexo anal
  • Histórico familiar.

Sintomas de Hemorroida

Como identificar as hemorroidas?

Os sintomas mais comuns incluem:

 

  • Prurido anal
  • Dor anal, principalmente enquanto se está sentado
  • Sangue vermelho vivo no papel higiênico, nas fezes ou no vaso sanitário
  • Dor ao evacuar
  • Um ou mais nódulos endurecidos sensíveis próximos ao ânus
  • Inchaço ao redor do ânus.

 

Os sintomas, todavia, variam de acordo com a localização da hemorroida. Se ela for interna, você pode nem mesmo senti-la, pois ela não causa desconforto. Mas pode acontecer de as veias inchadas serem projetadas para fora do ânus. Neste caso, especificamente, elas podem ser bastante dolorosas.

Diagnóstico de Hemorroida

Geralmente, o médico faz o diagnóstico a partir da análise da região anal do paciente. Ele procurará por anormalidades no canal anal e no reto.

 

Se necessário, o especialista poderá realizar um exame de sangue oculto nas fezes. Além disso, para ter uma visão mais clara do problema, ele poderá realizar os seguintes exames:

 

  • Sigmoidoscopia
  • Anoscopia

 

Neles, o médico conseguirá analisar minuciosamente a região do reto e do cólon.

 

Ele, ainda, poderá optar também por uma colonoscopia, principalmente se o paciente apresentar alguma doença do trato digestório, tiver risco aumentado para câncer colorretal e estar acima dos 50 anos de idade.

Como funciona o tratamento de hemorroida?

Na maior parte das situações, os cuidados com a hemorroida são caseiros. Mas, em alguns casos mais graves de hemorroida, principalmente a partir do grau II, pode ser que seja necessária uma intervenção cirúrgica ou tratamentos alternativos. Os procedimentos que podem ser feitos são:

Coagulação infravermelha

Esse tratamento não-cirúrgico é rápido e não costuma causar complicações ao paciente. Uma pequena sonda é colocada acima da hemorroida e a luz infravermelha é aplicada, que rapidamente coagula os vasos que levam sangue à região, fazendo com que eles encolham e retrocedam. A diminuição dos tecidos pode levar algumas semanas.

Injeção

Além dele, existe também a opção de tomar uma injeção nas veias inflamadas para diminuí-las. Esse método costuma não causar dor ao paciente, mas também não é tão eficiente quanto os outros.

Tratamentos caseiros para hemorroida

De acordo com Henrique Perobelli Schleinstein, coloproctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os tratamentos caseiros podem ser muito benéficos, desde que sejam indicados por um médico. No entanto, é preciso seguir o tratamento com o coloproctologista da prescrição até o desfecho final, isso porque muitas ervas e plantas podem desencadear eczemas e reações alérgicas cutâneas graves.

 

Além disso, as práticas caseiras para o tratamento das hemorroidas não possuem comprovação científica dentro da medicina, portanto embora contribuam para o alívio dos sintomas, é necessário aprovação do médico antes de usar. Falaremos mais a respeito disso logo à frente.

Cirurgias

Se nenhum desses tipos de tratamentos derem certo, a cirurgia será necessária. Entre os procedimentos que podem ser realizados está ligadura elástica ou hemorroidectomia. Estes geralmente são usados em pacientes com dor ou hemorragia grave que não responderam a outros tratamentos para curar a hemorroida.

 

No caso do primeiro, o médico amarra alguns elásticos na base das veias inflamadas para cortar a circulação. Depois de alguns dias, as hemorroidas caem sozinhas durante a evacuação. Esse tratamento costuma ser eficiente para muitas pessoas.

 

Na hemorroidectomia, o cirurgião retira as veias inflamadas que causam sangramento e dor. Este procedimento é indicado principalmente para pessoas com quadro recorrente.

Remédio caseiro para hemorroida funciona?

Os remédios caseiros para hemorroida mais indicados popularmente e que ajudam a aliviar seus sintomas são:

Banho de assento com castanha da índia

Para ajudar na cicatrização e melhora dos sintomas, é possível fazer o banho de assento apenas com água morna. Porém, algumas pessoas costumam colocar ervas e plantas para fazer o banho de assento, mas é necessário cuidado com reações alérgicas.

 

“Ingredientes como camomila, arnica ou castanha da índia podem ser utilizados, desde que o paciente não apresente alergia local”, indica Henrique Schleinstein.

Pomada de hamamélis

Hamamélis é uma planta comumente usada na fabricação de remédios para a pele. Segundo Henrique, a utilização da planta contribui na microcirculação e melhoria do tônus vascular.

Consumir alimentos que evitam a prisão de ventre

O uso de alimentos que tratam a prisão de ventre tem extrema importância no tratamento também da hemorroida, pois, além de evitar crises, pela diminuição do trauma provocado pelas fezes, melhoram sintomas, tanto das crises de hemorroidas quanto aos provocados pela fissura anal, que é outra doença muito comum da região e com sintomas que se confundem com os de hemorroidas.

Compressa de chá de alecrim ou chá de camomila

Embora não existam comprovações no uso de ervas, em alguns casos é possível notar uma melhora no quadro devido às propriedades presentes nesses elementos, como é o caso do alecrim e da camomila. “A compressa de chá de alecrim ou chá de camomila funcionam como anti-inflamatório local, diminuindo o edema e inchaço local”, afirma o coloproctologista Henrique.

Babosa

Babosa é o nome popular da Aloe vera, planta que possui propriedades regeneradoras e funciona como um antioxidante natural. Além disso, a babosa apresenta uma importante ação antibactericida e anti-inflamatória.

 

No Brasil, seu uso tem autorização somente em produtos cosméticos e em medicamentos fitoterápicos de uso tópico com a função cicatrizante.

Pomada de mirtilo

O mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas. “Sua ação melhora a circulação local e facilita a absorção de coágulos na veia hemorroidária”, considera Henrique Schleinstein.

 

Em suma, entre os remédios caseiros mais populares para aliviar os sintomas da hemorroida estão o banho de assento com:

 

  • castanha da índia
  • babosa
  • pomada de hamamélis

 

ou compressas de chá de camomila e alecrim.

 

 

 

Como cuidar da hemorroida?

Alguns cuidados para reduzir a coceira incluem:

 

  • Use roupas íntimas de algodão
  • Evite papel higiênico com perfume ou colorido (usar lenços perfumados em seu lugar). Prefira realizar lavagem da região, secando com toalha macia
  • Invista em banhos de assento com água morna para ajudar a diminuir o desconforto
  • Ingira muitas fibras e água
  • Faça caminhadas sempre que possível
  • Evite segurar a vontade de evacuar
  • Higienize adequadamente as roupas íntimas
  • Não fume
  • Faça banho de assento
  • Evite coçar a área.

Como evitar a hemorroida?

Algumas medidas podem ajudar na prevenção do quadro, como:

 

  • Adotar uma dieta rica em fibras, como frutas, vegetais e grãos
  • Beber muito líquido
  • Caso seja necessário, tomar suplementos de fibra para complementar a dieta
  • Evitar segurar a vontade de evacuar
  • Exercitar-se para evitar resfriados, para evitar pressão nas veias do reto e para evitar a obesidade
  • Não ficar muito tempo sentado, principalmente no vaso sanitário.

 

Medicamentos para Hemorroida

Os remédios mais usados para o tratamento de hemorroida são:

 

 

Lembrando sempre que, somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, assim como a dosagem correta e a duração do tratamento. Orientamos os leitores a seguir sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedicar.

 

Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Pomadas medicamentosas para hemorroidas

As pomadas que são receitadas pelos médicos e comumente reduzem os sintomas das hemorroidas, como as dores, são:

 

  • Pomadas com corticoides que ajudam a reduzir a dor e o inchaço
  • Pomadas para hemorroidas com lidocaína que ajudam a reduzir a dor
  • Pomada de mirtilo, como citada acima

 

É importante consultar um médico antes de usá-las, pois cada caso apresenta suas particularidades, e pedem medicamentos específicos.

Qual o prognóstico da hemorroida?

Hemorroida tem cura?

Os tratamentos disponíveis para hemorroidas geralmente são eficazes e bem-sucedidos. O tempo de recuperação varia de tratamento para tratamento. A terapia feita à base de medicamentos termina mais rapidamente do que a cirurgia, por exemplo. Todo caso é um caso.

 

É importante ressaltar que o tratamento é extremamente necessário para evitar complicações, assim como a prevenção, essencial para evitar que o problema volte a aparecer.

Dúvidas frequentes a respeito de hemorroida

Sangue nas fezes pode ser sinal de hemorroida?

De acordo com coloproctologista Marcelo Giusti, um dos sinais de hemorroidas é exatamente o sangramento, porém outras doenças do ânus (fissuras e fístulas) e do intestino (diverticulose, pólipos e câncer) também podem causar sangramento. Lembre-se que sangramento nunca é normal, procure atendimento médico.

Hemorroida pode matar?

Não. Hemorroidas em geral causam desconforto e sangramento. Algumas pessoas podem apresentar sangramento volumoso, que pode inclusive levar à anemia e levar a internação hospitalar, mas trata-se de doença benigna, cujo tratamento visa melhora dos sintomas.

Como reduzir a coceira das hemorroidas?

A coceira (prurido) é causada por irritação da pele, normalmente por umidade, secreção (produzida pela mucosa das hemorroidas) ou por restos de fezes (devido a escape ou dificuldade de higiene pelas hemorroidas).

 

A solução é tentar manter a região limpa e seca. Não usar papel higiênico (que causa pequenas fissuras na pele que podem causar ou piorar a coceira), somente lavar a região com água ou sabonete neutro e depois secar.

 

Aplicar alguma solução para proteger a pele ou mantê-la seca: pasta d’água, talco, pastas para assadura (suspender o uso em caso de alergia ou piora de sintomas, e procurar atendimento). Fazer banhos de assento ou ducha de água morna durante o dia.

Após o tratamento das hemorroidas, elas podem voltar?

A cirurgia de hemorroidas retira o tecido hemorroidário da região, aquele tecido não tem como voltar. Pode acontecer de ficarem pregas de pele na região (plicomas) devido ao inchaço causado pela cirurgia, se houver incômodo esse tecido pode ser removido posteriormente em um procedimento muito mais simples.

 

Na cirurgia de hemorroidas temos que tirar o suficiente de tecido para resolver o problema, mas não podemos tirar demais para não causar o fechamento (estenose) do ânus. Pode acontecer de esse tecido que fica após a cirurgia começar a dar sintomas com o tempo, mas isso ocorre muito raramente. A necessidade de operar por hemorroidas mais de uma vez é muito incomum.

Como deve ser a alimentação após cirurgia de hemorroida?

Após a cirurgia de hemorroidas não podemos deixar que o intestino fique preso. O ideal é que ele funcione bem. Ou seja, deve funcionar de forma que as fezes fiquem de consistência pastosa, pra traumatizar o mínimo a região. Não queremos diarreia, nem fezes duras.

 

Para isso o ideal é seguir uma alimentação balanceada. Em alguns casos pode ser necessário usar medicamento como laxantes (sob orientação médica) ou constipantes.

 

Muitas pessoas ingerem somente alimentos líquidos no pós-operatório, isso não é recomendado.

Possíveis complicações de hemorroida

Quais complicações uma hemorroida não tratada pode acarretar? Veja:

 

  • Anemia, causada pela perda de sangue durante a evacuação. Com o sangramento excessivo, a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue fica abaixo do normal. As hemácias que são responsáveis por carregar oxigênio às células.

 

  • Outro problema que pode ser causado é gangrena, provocada pelo estrangulamento das hemorroidas (quando ocorre morte do tecido que reveste a veia, após a interrupção na circulação de sangue).

 

Além disso, existem alimentos que podem piorar a hemorroida e, por isso, devem ser consumidos com muita moderação no dia a dia. Queijos, pimenta vermelha, condimentos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e frituras são alguns deles.

 

Uma alimentação balanceada, sem escassez ou exageros, é responsável pela prevenção de uma série de enfermidades, inclusive do aparecimento ou agravamento das hemorroidas. Aliados a boas práticas, como exercícios físicos e higiene local adequada, alguns alimentos podem facilitar a vida de quem sofre com esse problema.

 

É o caso de uma dieta rica em fibras e água, por exemplo, recomendação número um de coloproctologistas e nutricionistas. Do outro lado, porém, existem os vilões alimentares, que merecem atenção e, acima de tudo, moderação.

 

Prestar atenção ao prato de todo dia e escapar das ciladas alimentares são atitudes que precisam estar no radar de quem tem hemorroida. Veja os alimentos que pedem moderação no dia a dia:

Alimentos que podem piorar a hemorroida

Queijos e outros alimentos muito gordurosos

De acordo com a coloproctologista Sonia Yusuf, do Hospital Santa Cruz, queijos e outros alimentos gordurosos podem irritar o intestino e a região anal, ainda mais em casos de pacientes com intolerância à lactose.

 

Os alimentos ricos em gorduras e carboidratos simples, como lanches e fast-food, podem desequilibrar a flora intestinal, causando prisão de ventre ou até mesmo episódios de diarreia. A inflamação nas hemorroidas externas também pode piorar, já que todo movimento do intestino é afetado pela má alimentação, estimulando evacuações traumáticas e com dor.

Pimenta vermelha

Muita gente acredita que a pimenta vermelha é a grande responsável pelo aparecimento das hemorroidas. De acordo com o coloproctologista Marcelo Aniche, da Clínica Fares, não é bem por aí. Ele explica que não há nenhum estudo que comprove a ligação entre a pimenta vermelha e o desenvolvimento da doença hemorroidária, mas o agravamento do problema pode, sim, ocorrer com a ingestão do alimento.

 

“A capsaicina, principal elemento ativo da pimenta, não é absorvida pelo organismo. Então, a pimenta vermelha pode aumentar o desconforto e a queimação para quem tem fissuras anais, por exemplo, na hora de ir ao banheiro. Se a pessoa tem hemorroida também, vai sofrer um pouco mais. Por isso, recomendamos que os pacientes evitem esse alimento”, pondera.

Condimentos

Como no exemplo da pimenta vermelha, que aumenta a sensação de desconforto e queimação, é preciso cuidado redobrado com alimentos muito condimentados, como molhos, caldos concentrados, mostarda e ketchup.

 

Além de irritar a mucosa da região anal, onde estão presentes as hemorroidas, alimentos com temperos fortes e picantes podem causar um verdadeiro desarranjo na harmonia intestinal, com alteração na consistência das fezes, e dificultar o tratamento adequado da doença hemorroidária.

Bebidas alcoólicas

Se você recebeu o diagnóstico positivo para hemorroidas, é hora de reconsiderar drinks e outras bebidas alcoólicas que fazem parte da rotina. Isso porque o álcool pode aumentar – e muito – o desconforto de quem convive com a dilatação e inflamação das veias hemorroidais, atrasando o tratamento e a recuperação.

 

“Além de diminuir a movimentação do intestino, o que já gera um desequilíbrio no organismo, o álcool pode piorar a inflamação das hemorroidas e ainda ressecar as fezes, o que causa uma evacuação traumática e forçada”, alerta a especialista Sonia Yusuf. Além da dor, o álcool também pode aumentar os sangramentos de hemorroidas internas.

Refrigerantes e bebidas açucaradas

A ingestão de líquidos é muito importante como forma de prevenção e tratamento da dilatação das veias da região anal, mas não é o caso de bebidas artificiais.

 

Marcelo Aniche explica que refrigerantes e sucos de caixinha têm muito açúcar, conservantes e outros elementos químicos que podem atrapalhar o trabalho natural do intestino. Segundo ele, tais ingredientes podem passar por uma fermentação no organismo, levando à constipação. “O ideal é beber água e sucos naturais, apenas”, orienta.

Café

Nada em quantidades absurdas ou exageradas faz bem, como você deve imaginar. Com o café, não é diferente. A bebida que nos mantém ativos e despertos pode atrapalhar as funções do intestino quando ingerida em grandes quantidades, como alerta a coloproctologista Sonia Yusuf.

 

Segundo ela, o cafezinho pode aumentar a desidratação, levando ao ressecamento das fezes armazenadas. O resultado, como sempre, é uma evacuação forçada, com chances de sangramento das hemorroidas.

 

No lugar do café, ela recomenda chás naturais, como o de camomila e erva-doce. Mas lembre-se: chás laxantes não são indicados.

Chocolate

O docinho também precisa entrar na fila dos alimentos que precisam ser consumidos com cuidado. De uma forma geral, a dica é consumir com bastante moderação ou preferir barras com maior porcentagem de cacau no lugar do tradicional “ao leite”.

 

Chocolates com 70% cacau possuem menos açúcar e leite, dois ingredientes que, em excesso, podem alterar o funcionamento do intestino – para pior. A má influência dos chocolates mais gordurosos altera as fezes e também pode piorar o estado das hemorroidas.

Frituras

Coxinhas, batatas e bolinhos fritos são alimentos com lugar cativo no prato de muita gente. O problema está na qualidade nutritiva de cada um deles. Salgadinhos fritos são ricos em gorduras saturada e trans, como aponta o coloproctologista Marcelo Aniche: “quem se alimenta muito com frituras, certamente não come fibras. Isso é um grande problema para quem tem hemorroida”.

Dicas práticas para prevenção das hemorroidas

Cuide bem da higiene anal

Ter atenção com a higiene anal ajuda a prevenir o aparecimento de infecções na região, que é naturalmente sujeita à contaminação. Como as fissuras e os eczemas causados pelas hemorroidas fazem com que os micro-organismos caiam mais facilmente na corrente sanguínea, é importante manter a região sempre bem limpa.

 

É importante ressaltar que o uso do papel higiênico, não é indicado nos casos de hemorroidas com componente externo. A higiene anal deve ser realizada sempre com água e sabonete.

Caminhe ao longo do expediente

Quando se trabalha sentado por muito tempo, o peso do corpo permanece horas concentrado sobre o quadril, o que dificulta a circulação de sangue na região do ânus, aumentando o risco de dilatação das veias locais. Por isso, é indicado que as pessoas reservem alguns minutinhos do dia para caminhar ao longo do expediente, melhorando assim a circulação e ajudando a prevenir o aparecimento ou agravamento das hemorroidas.

Não segure a vontade de evacuar

Quando seguramos por muito tempo a vontade de irmos ao banheiro, o intestino termina absorvendo muita água das fezes armazenadas fazendo com que elas endureçam, o que dificulta sua eliminação.

 

Com isso, o esforço para eliminar as fezes termina sendo maior, o que contribui para a dilatação das veias, aumentando o risco de surgimento de hemorroidas e de traumas e ferimentos anais.

Escolha bem suas roupas íntimas

Para minimizar o desconforto causado pelas hemorroidas é importante usar roupas íntimas confortáveis e folgadas, que não causem atrito com a região afetada e permitem uma boa circulação. Roupas íntimas de tecido sintético retêm a umidade na região anal, contribuindo para o agravamento das hemorroidas. Por isso, é importante usar roupas íntimas de algodão, que ajudam a manter a área seca e arejada.

Parar de fumar

O tabagismo aumenta o risco de dilatação das veias, já que fumar causa a contração dos vasos sanguíneos. Quando associado ao esforço excessivo para evacuar, o tabagismo aumenta consideravelmente incidência de hemorroidas.

Fazer banhos de assento

Banhos de assento feitos com água morna durante 10 a 15 minutos ajudam na higienização do local, além de aliviar o desconforto causado pelas hemorroidas. Invista neles para se sentir melhor ao longo do dia.

 

Você gostou do nosso artigo explicando tudo sobre hemorroidas? Então compartilhe em suas redes sociais e comente no box abaixo sua opinião sobre o assunto, nós queremos saber!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<