Hidratação para a pele no inverno

03/07/2017 0 Por cliquefarma

Hoje, vamos falar sobre hidratação e alguns cuidados que devemos ter com a pele inverno, todos nós sabemos o quanto é importante mantê-la hidratada já que um descuido nesse ponto pode ocasionar ressecamento e posteriormente rachaduras. O inverno é aquela época do ano em que menos sentimos a necessidade de beber água e é quando as pessoas amam abusar dos hidratantes. Mas é importante lembrar que a hidratação é um processo que começa de dentro para fora.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Dicas para manter a pele hidratada

  • Muita gente ainda pensa que só no verão devemos beber muito líquido, mas o fato e que no inverno diversos fatores fazem com que a pele fique mais ressecada, portanto, procure beber, no mínimo, 2 litros de água por dia.
  • Para manter a pele hidratada use filtro solar todos os dias, mesmo se o tempo estiver fechado.
  • É comum se querer ficar embaixo do chuveiro quente nessa época do ano, no entanto, a recomendação é evitar tanto os banhos quentes como os muito demorados, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele.
  • Se você costuma se ensaboar demais, saiba que essa prática contribui para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele, portanto, pegue leve.
  • Uma outra dica importante para manter a pele hidratada é se for tomar mais de um banho por dia, deixar para usar sabonetes em apenas um deles, e no outro, se não tiver suado muito, tipo, feito exercícios físicos ou andado durante um certo tempo, apenas ensaboe as áreas de dobras (axilas, virilhas e nádegas) e pés.
  • Procure sempre aplicar o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – aproveitando o vapor pós-banho, causada pelo aquecimento do chuveiro, pois ele ajuda na penetração do creme.
  • Se sua pele for oleosa, como cútis com acne, evite hidratante comum no rosto, use um oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

Você também pode optar por diversos produtos para manter sua pele hidratada, tudo vai depender do tipo de pele que você tem e principalmente da sua necessidade, conheça agora alguns dos produtos mais comuns:

  • Componentes Oleosos:  Nesse grupo de produtos se enquadram os bastões, manteigas sólidas e cremosas. Na composição desse tipo de hidratante praticamente não existem elementos aquosos, eles são utilizados para reforçar a barreira de proteção da pele, além de promover a hidratação. É muito recomendado para quem possui pele seca.
  • Emulsões: São indicados também para quem tem a pele muito seca já que mesclam componentes aquosos e oleosos, com isso auxiliam no reforço da barreira de proteção da pele e ainda ajudam a manter a água nas células fazendo assim com que ele seja uma opção bem completa.
  • Óleos Corporais: É recomendado para todos os tipos de pele. São muito utilizado após o banho e proporcionam uma sensação de maciez na pele, além de perfumar. Muitos deles promovem hidratação 24 horas, é uma opção prática de hidratação e uma das mais utilizadas.
  • Gel: É um componente mais aquoso que hidrata a pele, é recomendado para quem tem pele oleosa.

Depois de escolher o produto que melhor se adequará a sua pele é hora de utiliza-lo e para isso também temos ótimas dicas, confira a seguir:

  • Sempre utilize  movimentos circulares na hora de passar o produto sob a pele;
  • Espalhe o produto sobre a pele e massageie até que ele seja absorvido totalmente;
  • Evite banhos muito quentes, com o calor excessivo a pele tende a ficar mais seca;
  • O ideal é hidratar a pele duas vezes ao dia, uma de manhã e uma a noite;
  • Beba muita água ao longo do dia, essa atitude ajuda a manter a pele com um aspecto mais saudável.
Manter a pele bem hidrata é uma questão de rotina, esses cuidados são essenciais e precisam ser realizados principalmente por quem mora em cidades com muita poluição como as grandes capitais. Nossa pele sofre todo tipo de agressão externa e por isso esses cuidados são essenciais. Agora, conheça nossa página especial de Hidratantes para pele aqui no Cliquefarma clicando no link ao lado e comece hoje mesmo a cuidar da sua!