Hidratante Corporal – Deixe sua pele saudável e bonita sempre.

21/09/2021 Off Por cliquefarma

A maioria das pessoas se preocupam bastante em cuidar da pele do rosto. Elas usam vários cremes, loções e produtos antienvelhecimento que tem como objetivo manter a pele sempre bonita e saudável. Mas muitas vezes as pessoas esquecem dos cuidados que devemos ter com a pele do corpo e, nem ao menos usam um hidratante corporal.

É verdade que a pele do nosso rosto pode ser mais sensível e, por isso, acabamos protegendo essa parte de forma mais efetiva. No entanto, a pele do corpo também precisa de cuidados, até porque a pele do corpo é muito exposta a várias coisas que podem acabar danificando-a.

Além disso, alguns problemas podem surgir no nosso corpo se não cuidarmos da pele da melhor forma possível. Muitos desses problemas são um terror para as mulheres, como celulite e estrias. Mas em algumas situações esses problemas podem ser evitados apenas com o uso de um bom hidratante corporal.

Neste artigo vamos te ajudar a entender a importância de usar o hidratante corporal para manter a pele do seu corpo sempre macia e saudável. Além disso, vamos te mostrar algumas dicas de como escolher um bom hidratante natural e, como você pode usar produtos naturais para hidratar a pele do seu corpo.

Mas antes de tudo isso, veja alguns fatores que podem acabar afetando de forma negativa a saúde da sua pele.

Fatores que podem afetar negativamente sua pele

Todos os dias nos expomos a diversas coisas que podem afetar de forma negativa a pele do nosso rosto e também do nosso corpo. Por isso é importante estar atento a esses fatores para que possamos evitá-los no que for possível, a fim de manter a saúde da nossa pele.

Inverno

O clima frio do inverno costuma causar ressecamento na pele de muitos. Você pode notar que seus lábios estão rachados ou que sua pele fica escamosa e coçando durante o inverno. A exposição ao vento cortante geralmente drena a umidade da pele e isso pode agravar as doenças existentes da pele, como a psoríase. Ao se aventurar ao ar livre em um dia frio e ventoso, faça o possível para cobrir-se para que sua pele não fique exposta.

Lembre-se de se manter hidratado durante o inverno, bebendo bastante água. Outra coisa que pode ajudar é usar um hidratante no rosto e também um hidratante corporal

Embora você possa ficar tentado a se aquecer tomando um banho quente em um dia frio de inverno, use água morna. Os banhos quentes podem secar e irritar ainda mais a pele.

Exposição à poeira e poluentes

Se você trabalhar em um ambiente empoeirado, sua pele pode ser atingida diretamente. A exposição à poeira, poluentes e produtos químicos pode obstruir os poros e fazer sua pele parecer opaca. A melhor maneira de neutralizar os efeitos ambientais na pele é por meio de um regime de cuidados com a pele inteligente.

É importante cuidar tanto da pele do rosto, como também cuidar da pele do corpo, mesmo que a sua exposição nesses ambientes seja cobrindo algumas partes do corpo, pois partículas podem adentrar na roupa e afetar a pele do seu corpo.

Dieta pobre

Uma dieta pobre não é saudável em nenhum aspecto, e suas escolhas alimentares podem estar afetando sua pele. Sua pele precisa de frutas e vegetais saudáveis ​​que contenham antioxidantes para combater os radicais livres que podem envelhecer sua pele. Além disso, muitos doces e carboidratos podem contribuir para a acne, portanto, limite-os em sua dieta.

Considere adicionar nozes e frutas vermelhas à sua dieta. Algumas nozes e frutas vermelhas são ricas em zinco e podem ajudar a reduzir a inflamação. Além disso, reduza o consumo de cafeína e sódio em sua dieta, pois ambos podem aumentar o risco de rugas.

Falta de sono

Se você não consegue dormir, pode notar que sua pele parece opaca ou mais propensa ao ressecamento. A falta de sono pode fazer com que seu corpo produza níveis elevados de cortisol. O cortisol é um hormônio do estresse e, em níveis elevados, o corpo e a pele estão sujeitos à inflamação.

Você pode notar que a privação de sono também tende a causar olheiras. A aparência escura é causada por vasos sanguíneos dilatados que geralmente ocorrem quando você não dorme o suficiente. Faça um grande favor à sua pele e durma o suficiente todas as noites.

Mudanças hormonais 

Sua pele costuma responder a mudanças e flutuações hormonais. As mulheres podem notar erupções de acne durante o ciclo menstrual. A pele seca pode ser mais provável à medida que você envelhece e se aproxima da menopausa. Durante vários estágios de sua vida, as alterações hormonais podem contribuir para problemas de pele.

Lembre-se de ser proativo em sua rotina de cuidados com a pele. Limpar, hidratar e manter uma dieta saudável podem ajudar a manter a pele equilibrada durante as mudanças hormonais.

Exposição ao sol

Não é novidade para ninguém que a exposição ao sol sem a proteção adequada, é prejudicial para a pele do rosto e do corpo. A exposição à luz ultravioleta pode causar danos graves à pele, causando danos de curto prazo e alterações de longo prazo na textura e aparência da pele.

Quando expomos a nossa pele ao sol, sem proteção adequada, as células da nossa pele são danificadas de forma significativa, causando danos que às vezes podem ser até mesmo irreversíveis.

Mesmo com a proteção necessária, a nossa pele pode ressecar quando exposta ao sol, por isso é muito importante sempre usar um hidratante corporal todos os dias, principalmente quando formos expostos a luz ultravioleta.

Qual a importância de passar hidratante na pele

Independentemente do seu tipo de pele, o hidratante corporal é um excelente produto para acrescentar a sua rotina de cuidados diários. Devido aos fatores que vimos anteriormente, a pele é bombardeada diariamente com coisas que podem afetá-la e os cuidados diários podem ajudá-la a se recuperar.

O hidratante pode ajudar a manter a pele hidratada e renovada. À medida que envelhecemos, as glândulas sebáceas que mantêm a pele saudável começam a perder sua força, chegando a um ponto em que criam menos oleosidade. A hidratação diária faz com que as glândulas não tenham que trabalhar tanto para manter sua pele saudável por toda a vida.

Veja a seguir alguns benefícios que você pode obter por usar um hidratante corporal todos os dias.

Benefícios de usar hidratante corporal

A principal razão por trás do uso de um hidratante é bloquear a umidade e fornecer nutrição para a pele, mas os hidratantes beneficiam nossa pele de várias maneiras.

Mantém a pele jovem e saudável

A pele está sujeita a alterações ambientais que podem causar danos, rugas e outros problemas. A umidade é essencial para reparar todos os danos, ajudar na regeneração celular e nutrir o crescimento de células cutâneas mais jovens.

Os hidratantes são aplicados na pele e massageados em movimentos suaves, o que aumenta o fluxo sanguíneo que, por sua vez, adiciona um brilho e faz sua pele parecer jovem. A hidratação serve para dar à pele sensível o impulso de que necessita para se reparar e manter-se saudável.

Ajuda a reduzir problemas de pele

Incluir hidratante em sua rotina diária ajuda a nutrir e hidratar a pele. A pele hidratada é mais saudável e pode ajudar a reduzir a inflamação causada por secura ou oleosidade extrema.

Alguns hidratantes têm FPS, o que pode ajudar a combater os efeitos nocivos dos raios solares e várias doenças por eles causadas. Se você tem pele oleosa, tente incorporar loções em vez de cremes. Por outro lado, se você tem pele seca, procure cremes com alto teor de óleo.

Ajuda a combater os sinais de envelhecimento

Usar hidratantes com retinol e antioxidantes ajuda a impulsionar a produção de colágeno e aumenta a elasticidade da pele que por sua vez reduz o aparecimento de rugas e linhas finas.

Ajuda a esconder manchas

Manchas são resíduos de ferimentos leves. Um hidratante pode fornecer nutrição para sua pele e, a longo prazo, ajudar a reduzir sua aparência.

Ajuda a repor a hidratação perdida

A hidratação ajuda a reter a umidade da pele, criando uma barreira que evita a perda de umidade. Também fornece à pele micronutrientes essenciais que ajudam a manter uma pele saudável.

Como os hidratantes funcionam?

Existem três camadas diferentes da pele: a camada externa (epiderme), a camada média (derme) e a camada inferior (hipoderme ou camada de gordura).

A umidade chega à pele através dos vasos sanguíneos, mas eles fornecem umidade apenas para a camada intermediária da pele, a derme. A partir daí, a água viaja para cima e para fora através da epiderme antes de evaporar na atmosfera.

Essa evaporação causa rachaduras e lascas na pele. Esse processo ocorre constantemente, mas a pele nem sempre fica seca. Isso porque quanto mais seco o ar, mais umidade ele puxará de sua pele.

Os hidratantes atuam de duas maneiras principais: ou retêm a umidade da pele para evitar que ela escape, ou restauram a umidade da camada externa da pele que já foi perdida.

Conheça os tipos de hidratantes

Com o excesso de loções e cremes no mercado, pode ser fácil se perder no mar de marcas. No nível mais básico, entretanto, existem três tipos de hidratantes. Cada um funciona de maneira ligeiramente diferente, mas a maioria dos produtos combina os três.

Oclusivos

Os hidratantes oclusivos são chamados de hidratantes da “primeira geração”. Eles lembram a vaselina. Essa classe de ceras, óleos e silicones funcionam de uma maneira muito simples: eles criam uma barreira sobre a pele, retendo a água nas camadas da pele e interrompendo a evaporação.

As moléculas desses hidratantes contêm longas cadeias de átomos de carbono que repelem a água. Embora os oclusivos sejam supereficazes em minimizar o ressecamento reduzindo a perda de água pela pele em impressionantes 98%, eles podem ser pegajosos, bagunçados e não muito atraentes cosmeticamente.

Emolientes 

Essa classe de hidratante, que existe na forma de cremes, pomadas, loções e géis, geralmente é preferida aos oclusivos porque são menos pegajosos. Enquanto os oclusivos revestem a pele, os emolientes penetram, tornando a pele macia e flexível.

Os produtos emolientes são feitos com uma variedade de produtos químicos, mas seus blocos de construção básicos são os mesmos dos oclusivos – longas cadeias de átomos de carbono que repelem a água. Os emolientes funcionam um pouco diferente dos oclusivos.

Pense na camada externa da pele como uma estrutura de tijolo e argamassa: as células mortas da pele são os tijolos e a matriz circundante de gorduras e proteínas é a argamassa. Proteínas especiais unem as células mortas, formando uma barreira entre o interior do corpo e as bactérias e produtos químicos externos.

Quando o ar fica seco, ele seca essa matriz, e as ligações entre as proteínas e as células da pele se rompem e se quebram. Os emolientes são como o cimento nessas lacunas, restaurando a umidade e mantendo a pele lisa.

Umectantes

Os umectantes atuam atraindo a umidade para a pele e mantendo-a lá. Isso é basicamente o oposto de oclusivos e emolientes, que não gostam de água. Os umectantes penetram na camada externa da pele, atraem água para ela e retêm a umidade.

Isso acontece porque os umectantes possuem grupos hidroxila em sua estrutura química (um átomo de oxigênio e um de hidrogênio), que ama a água. Os umectantes também estimulam a produção de ceramidas, moléculas cerosas naturais do nosso corpo que desempenham um papel importante na estrutura da pele.

Mas cuidado, em condições secas, os umectantes podem extrair umidade das células mais jovens e úmidas nas camadas inferiores da pele, em vez de extrair a umidade do ar. Com o tempo, isso pode acabar deixando a pele ainda mais seca. Minimize isso combinando um umectante com um oclusivo, que sela a umidade.

Hidratante Corporal

Hidratação para cada tipo de pele. Todas precisam?

Muitas pessoas acham que apenas a pele seca precisa de cuidados com a hidratação. Mas isso não é um fato! Todos os tipos de pele precisam de algum tipo de hidratação para se manterem saudáveis e jovens por mais tempo.

No entanto, cada tipo de pele deve ser levado em conta na hora de hidratar para que os cuidados específicos sejam tomados. A seguir veja as dicas de hidratação para cada tipo de pele.

Pele sensível

A pele sensível é facilmente afetada e pode reagir a mudanças ambientais ou ingredientes específicos. Isso pode resultar na vermelhidão da pele. Pessoas com pele sensível geralmente experimentam uma textura irregular com manchas secas ou uma rigidez geral.

A camada superior da pele atua como uma barreira natural, protegendo das influências externas e ajudando a manter níveis de hidratação suficientes. Em pessoas com pele sensível, essa barreira tende a ser mais fina e desequilibrada, o que é um motivo de menor proteção contra a perda de umidade.

Menos proteção também deixa a pele mais vulnerável aos elementos externos. A barreira da pele também pode se tornar menos eficaz com a idade, o que pode contribuir ainda mais para o ressecamento da pele.

Se você tem a pele sensível deve usar um hidratante que suavize, hidrate e proteja a sua pele. Existem muitos hidratantes específicos para pele sensível que podem proporcionar exatamente o que a sua pele precisa.

Pele oleosa

A pele oleosa é causada por uma superprodução de sebo e excesso de oleosidade, que geralmente criam uma superfície brilhante. Além disso, as pessoas com pele oleosa costumam apresentar poros dilatados, cravos e erupções ao redor da testa, nariz e queixo (zona T).

A oleosidade é um sinal de desequilíbrio da pele, resultado do excesso de sebo e produção de óleo. Um erro comum é lavar demais para se livrar do óleo. No entanto, isso pode ter o efeito imediato de ressecar a pele e desencadear ainda mais a produção de óleo em excesso. Para sair deste círculo vicioso, adicionar produtos com propriedades balanceadoras e hidratantes é o caminho correto a seguir.

Para esse tipo de pele você precisa usar produtos matificantes com texturas leves que evitam a oleosidade, ao mesmo tempo que proporcionam uma hidratação equilibrada. Isto é – para direcionar os problemas visíveis enquanto recupera um melhor equilíbrio. Nesse caso, loções hidratantes podem ser uma boa opção para a sua pele.

Pele seca

A pele seca geralmente é igual a uma pele opaca, propensa a vermelhidão, com pequenos poros e linhas visíveis. Pessoas com pele seca também podem sentir rigidez ou tensão geral em áreas específicas.

A secura da pele depende muito da capacidade da camada externa da pele, a epiderme, em manter níveis de hidratação estáveis. Isso geralmente é afetado pela idade ou pelo clima. A produção de sebo diminui à medida que envelhecemos, o que pode levar ao aumento da perda de água da pele. Além disso, climas mais frios e quedas de temperatura durante o inverno tornam o ar mais seco e, como resultado, a pele também fica mais seca.

Para a pele seca você precisa usar produtos reconfortantes e nutritivos que possam deixar a pele profundamente hidratada. Hidratantes em forma de creme e ricos em óleos naturais podem ser uma ótima opção para hidratar a pele seca.

Pele mista

A pele mista pode ser difícil de identificar e lidar, pois apresenta dois ou mais tipos de pele ao mesmo tempo. Normalmente, as pessoas com pele mista apresentam excesso de oleosidade em algumas partes, enquanto em outras partes geralmente possuem a pele seca.

A pele mista pode apresentar ressecamento incomum em certas épocas do ano devido às mudanças climáticas. A produção de sebo frequentemente aumenta em climas mais quentes e diminui em temperaturas mais frias. As mudanças hormonais também podem ter um grande impacto. É importante manter o equilíbrio e não tentar lutar contra as zonas oleosas negligenciando a conclusão de sua rotina diária de hidratação da pele.

Devido à mistura de diferentes tipos de pele, você não quer usar produtos que atendam apenas às necessidades de uma área facial. Você quer usar produtos que melhorem e mantenham a hidratação e o brilho da pele, ao mesmo tempo que equilibra o excesso de brilho. 

Qual é o melhor hidratante para a pele do corpo?

Assim como todos os produtos que existem disponíveis no mercado, também há opções intermináveis de hidratantes. Tantas opções podem ampliar o nosso poder de escolha, mas também podem nos confundir em algumas situações a respeito do melhor produto.

Para facilitar a escolha, sempre verifique o rótulo dos ingredientes antes de fazer as compras, para escolher aqueles com componentes mais benéficos, que podem ajudar a nutrir e restaurar a pele a longo prazo.

Você encontrará um hidratante melhor do que o outro, então procure por algo que seja mais adequado para o seu tipo de pele, que tenha os componentes certos para lidar com seus problemas de pele.

Procure um hidratante que não seja oleoso demais, a menos que você tenha a pele seca, pois os oleosos podem deixar sua pele oleosa e pegajosa. Escolha uma loção que seja rica em vitaminas e contenha FPS para proteger sua pele dos raios solares prejudiciais que podem causar várias doenças de pele.

Selecione hidratantes com vitamina A e vitamina B5, eles aumentam os níveis de hidratação da pele, além de aumentar a firmeza. Antioxidantes como vitamina E e vitamina C protegem sua pele do sol e de fatores ambientais e ajudam a reduzir os danos causados.

Por que devemos usar produtos diferentes no corpo e no rosto?

Embora todos desejemos um produto para a pele que atenda a vários propósitos, nem todos os produtos podem ser usados ​​assim. Um desses produtos para a pele é o hidratante corporal.

Como já vimos, a pele de todo o nosso corpo é composta por três camadas: derme, epiderme e hipoderme. Apesar da estrutura da pele do rosto e do corpo ser a mesma, cada camada das duas regiões podem se diferenciar em alguns aspectos.

A camada da derme do corpo contém menos vasos sanguíneos do que a pele do rosto. Possui grandes glândulas sebáceas por todo o corpo. Essas glândulas são ainda maiores nas suas costas. Já a pele do rosto possui mais vasos sanguíneos do que o corpo. Embora seu rosto tenha glândulas sebáceas, elas são menores.

A camada de epiderme da pele do corpo é espessa e tem grandes poros cutâneos. A camada da epiderme facial é mais fina e tem poros cutâneos menores.

A camada mais espessa da hipoderme em um corpo feminino é encontrada nas coxas e nos quadris. Para os homens, é o abdômen e as coxas. No rosto, a hipoderme é a mais espessa nas bochechas de ambos os sexos.

Muitas pessoas costumam usar o hidratante corporal no rosto quando acabam a loção facial. Poucos nem compram um hidratante para o rosto e continuam usando um hidratante corporal para os dois fins. Mas é hora de pensar sobre por que eles foram designados para dois propósitos diferentes e interromper a prática.

Como vimos, a pele do corpo e a pele do rosto possuem algumas diferenças que devem ser levadas em conta como um motivo para não usar o mesmo produto nas duas regiões.

Além disso, os ingredientes usados ​​em um hidratante corporal e um creme facial não são semelhantes. A maioria dos hidratantes corporais contém fragrâncias artificiais que podem não se adequar à sua pele facial. Fragrâncias artificiais podem causar uma reação alérgica.

Também a densidade do emoliente usado nos cremes faciais e nos hidratantes corporais é diferente. As loções e cremes faciais são leves e não gordurosos, enquanto os hidratantes corporais tendem a ser densos e gordurosos.

Se você aplicar a loção corporal gordurosa espessa no rosto, os poros da pele ficarão obstruídos com óleo, o que levará ao aparecimento de acne. Além disso, a textura da pele oleosa fará com que sua pele pareça extremamente opaca.

No entanto, existem alguns produtos que podem ser usados ​​tanto para o corpo como para o rosto. Esses produtos são formulados especificamente e isso é frequentemente mencionado no próprio produto.

Como hidratar a pele de forma natural – Dicas de produtos naturais que funcionam como hidratante corporal

Algumas pessoas resistem em usar produtos encontrados em farmácias por causa da sua composição e preferem usar produtos naturais que podem ser encontrados em casa. 

Mesmo que você não seja esse tipo de pessoa, é importante conhecer algumas formas de hidratar a pele do corpo com coisas que podem estar na sua geladeira ou no seu armário, para os momentos de emergência, caso o seu hidratante corporal cabe antes do previsto.

Óleo de coco

O óleo de coco é um produto natural que está na moda. As pessoas usam esse produto no cabelo, nos lábios e até mesmo na comida. Além disso, o óleo de coco também funciona como um ótimo hidratante corporal natural.

O óleo é rico em ácidos graxos, o que lhe confere propriedades antibacterianas, ajuda a pele a aumentar a produção de colágeno e pode ajudar a melhorar os níveis de hidratação e a função de barreira.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é rico em vitamina E, um antioxidante solúvel em óleo que é frequentemente usado em produtos antienvelhecimento. Quando aplicado topicamente, pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo na pele e no cabelo. A vitamina E também o torna incrivelmente anti-inflamatória para a pele que sofre danos dos radicais livres devido à exposição ao sol, de acordo com um estudo.

Manteiga de karité 

Rica em triglicerídeos, a manteiga de karité é um excelente emoliente e pode ajudar a pele a reduzir a perda de umidade. O extrato de manteiga de karité também demonstrou ser anti-inflamatório, e um estudo até sugere que tem efeitos tópicos semelhantes aos das ceramidas, um ingrediente frequentemente usado em produtos de luxo para a pele.

Abacate

Esse alimento essencial também é um salvador do cuidado da pele graças à abundância de ceras, minerais, proteínas e vitaminas, com estudos sugerindo que pode ser um tratamento antioxidante nutritivo para a pele.

Óleo de amêndoas

Este é um ótimo hidratante corporal, pois o emoliente demonstrou em um estudo ajudar a reduzir o aparecimento e a formação de estrias. Foi demonstrado que também tem efeitos fotoprotetores na pele, pois pode ajudar a reduzir os danos do fotoenvelhecimento.

Hidratante Corporal

O que é bom para hidratar a pele do corpo? Veja algumas dicas de dieta com alimentos que podem auxiliar na hidratação corporal!

Além de usar produtos tópicos para benefício da pele, devemos lembrar que a nossa alimentação também reflete na nossa pele. Sendo assim, existem alguns alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável, hidratada e com um bom aspecto.

Abacate

Além de usar o abacate como um hidratante natural para passar na sua pele, você também pode comer a fruta para uma hidratação ainda mais potente. Os abacates contêm uma abundância de vitamina E e gorduras monoinsaturadas, especificamente gorduras ômega 6, que mantêm a pele úmida e evitam o envelhecimento da pele.

Tangerina

Como muitas frutas cítricas, as tangerinas são embaladas com vitaminas A e C, bem como com betacaroteno, o que ajuda a manter a umidade da pele e pode até ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2.

Água

Sua pele é um dos maiores órgãos de limpeza e precisa de hidratação contínua. Você não precisa de um suco caro para limpar o corpo das toxinas, mas precisa se manter hidratado para que sua pele possa fazer seu trabalho como uma barreira bacteriana e remover as toxinas da pele.

Nozes e sementes

Repletas de fibras e repletas de vitamina E e ácidos graxos ômega 3, nozes e sementes são um lanche ideal para sua pele. As nozes e a linhaça são especialmente ricas em ácidos graxos ômega 3 que combatem o envelhecimento precoce da pele.

Onde encontrar hidratante corporal com preços acessíveis?

Sem dúvidas o hidratante corporal deve ser um item indispensável na sua rotina de cuidados diários se você quiser manter a sua pele sempre macia e saudável! Se você tiver dificuldade para escolher um produto adequado para a sua pele, peça a ajuda de um dermatologista, esse é o profissional certo para te ajudar na sua escolha.

Para encontrar o melhor hidratante corporal com o melhor preço, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da cliquefarma. Essa ferramenta pode te ajudar a encontrar tudo o que você precisa de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!