Skip to main content
Avalie esse post

Hipotensão é a situação de pressão arterial abaixo do normal (inferior a 105 mmHg e/ou a diastólica inferior a 60 mmHg). Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos a todos os tecidos é algo fundamental. A hipotensão pode ser uma manifestação de enfermidades graves, no entanto, em alguns casos a mesma pode não significar uma doença; somente um médico pode responder essas questões. Todavia, em raros casos, a hipotensão pode ser o sintoma de uma doença ou uma afecção grave, como um estado de choque ou uma crise cardíaca. Nesses casos trata-se de uma urgência médica.

Causas

A hipotensão pode ser causada por problemas cardíacos ou então por realizar movimentos bruscos, como se abaixar ou levantar rapidamente. Algumas causas possíveis são:

  • Calor.
  • Desidratação.
  • Gravidez.
  • Anemia pela falta de ácido fólico e de vitamina.
  • Problemas cardíacos.
  • Problemas endócrinos.
  • Reações alérgicas graves (anafilaxia).
  • Permanecer deitado ou em pé por muito tempo.
  • Medicamentos que podem causar a hipotensão (bloqueadores, betabloqueadores, diuréticos, antidepressivos são
  • alguns deles).
  • Diminuição do volume de sangue.
  • Choque séptico.
  • Ficar em pé, sentado ou deitado por um longo tempo.

Além disso, há algumas doenças que podem causar o problema, como, hipotiroidismo, doenças cardíacas, acamamento por um longo tempo, falta de sal no corpo, doença de Addison e insuficiência do lobo anterior da hipófise.

Fatores de risco

Doenças cardiovasculares, Parkinson e diabetes podem influenciar e se tornar um risco aos pacientes com hipotensão.

O principal fator de risco da hipotensão é o uso de alguns medicamentos específicos que serão citados abaixo.

A idade é outro fator que pode trazer riscos, quanto mais novo for o hipotenso, mais chance ele possui de ter hipotensão neural mediada, diferentemente da hipotensão ortostática que afeta principalmente as pessoas que possuem mais idade.

Sintomas

Apesar de haver diversos tipos de hipotensão, os sintomas costumam ser quase sempre os mesmos. Os principais e mais comuns são:

Dias muito quentes que provocam excesso de transpiração podem causar deficiência no volume dos fluidos e também a desidratação, causando o cansaço, tontura e até mesmo desmaios.

A tontura é muito comum em pacientes com hipotensão ortostática (o ato de levantar ou sentar muito rápido após permanecer muito tempo na mesma posição), além de causar esses sintomas, pode ocorrer, vertigem, cefaleia, desmaios e perda repentina da consciência.

Para evitar o problema, o corpo cria medidas para evitar que a pressão arterial caia, e os sintomas mais comuns são: pele gelada, palidez, mãos frias, batimento cardíaco rápido ou irregular.

Tratamento de Hipotensão

Você provavelmente vai receber tratamento para pressão arterial baixa só se está causando sintomas ou se a sua pressão arterial cai de repente. O tratamento irá depender do tipo de hipotensão e quais são os sintomas. No entanto, de forma geral, o médico ou médica pode recomendar:

  • Adicionar mais sal à dieta
  • Ingerir mais água ou obter fluidos por via intravenosa (IV), se você está muito desidratado
  • Alterar ou interromper medicamentos que baixam a pressão arterial
  • Usar meias de compressão

Tomar medicamentos para tratar o problema que está causando a pressão arterial baixa. Por exemplo, você pode precisar de antibióticos para tratar a infecção ou medicamentos para parar o vômito ou diarreia.Certifique-se de conversar com seu médico ou médica antes de adicionar mais sal à sua dieta ou fazer qualquer alteração em seus medicamentos.

Prevenção

Não é possível prevenir a hipotensão, uma vez que ela é causada por outros problemas de saúde. No entanto, você pode prevenir os sintomas decorrente da pressão baixa com tratamento adequado.

Fonte: minhavida.com.br

hipotensao

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<