IMC – Você sabe o que é?

28/12/2012 Off Por cliquefarma

Você costuma controlar seu peso? Não pode ver uma balança que corre lá pra ver com quantos quilos está? Então hoje esse post é para você! Somente o valor em quilos do seu peso pode não lhe dizer muita coisa e para isso uma outra métrica é utilizada para que você consiga saber se está acima do peso ideal ou de repente abaixo, é o Índice de Massa Corporal também conhecido como IMC.

O IMC é uma métrica utilizada para classificar o peso das pessoas, a partir dela dá pra saber se a pessoa precisa de algum tipo de dieta específica e com isso ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Para calcular o IMC é bem simples, é só pegar o seu peso e dividir por duas vezes a sua altura. Veja a equação abaixo:

imc

A forma de calcúlo é bem simples, não é? O importante mesmo é o resultado, com esse número em mãos você vai classificar seu IMC. A partir dessa classificação que médicos e nutricionistas preparam dietas balanceadas de ganho ou perda de peso. Confira abaixo a classificação:

  • < 18,5: Abaixo do peso
  • 18,6 e 24,9: Peso normal
  • 25 a 29,9: Peso em excesso
  • 30 a 34,9: Obesidade Grau 1
  • 35 a 39,9: Obesidade Grau 2
  • >= 40: Obesidade Grau 3 (Mórbida)

Essa é uma forma simples de controle de peso, mas que em hipótese nenhuma anula um laudo médico. O IMC pode variar de acordo com o tipo de condicionamento de cada pessoa. O IMC de um atleta, por exemplo, pode ser diferente dependendo da sua modalidade, por isso cada caso é avaliado isoladamente. Como primeira referência você pode utilizar essas informações sem problema nenhum, mas caso tenha alguma dúvida deve procurar um médico.

Aqui no Cliquefarma temos uma calculadora de IMC muito didática e que possui diversas informações adicionais de acordo com a classificação, que tal medir seu IMC agora? É só clicar no link ao lado.

Advertisements