Skip to main content

Quando um casal descobre que estão grávidos, com certeza é uma alegria imensa para toda a família e logo começam a se preparar para a chegada do pequeno herdeiro. Os preparativos são muitos: arrumar o quarto, comprar as roupinhas, ir até as consultas médicas e muitas outras coisas.

As expectativas são muitas até o nascimento do bebê. Com certeza a mamãe, o papai e toda a família, desejam conhecer o bebê para saber com quem a criança mais se parece. Mas o que de fato todos querem é que o bebê venha com saúde.

Infelizmente, apesar do desejo de toda a família, existem alguns problemas bem comuns que podem surgir após o nascimento. Um desses problemas bem comuns é o refluxo.

O refluxo pode ser considerado um dos problemas comuns desenvolvido por bebês após as 8 semanas de nascimento. Mas a boa notícia é que esse problema desaparece à medida que o bebê cresce.

No entanto, é necessário que os pais desenvolvam alguns cuidados específicos com o bebê para tratar desse problema enquanto ele afeta o pequeno. Um dos cuidados está relacionado à alimentação do bebê.

Visto que o refluxo em bebês se desenvolve a partir da 8ª semana de nascimento, esse é um período em que o bebê deveria estar se alimentando com leite materno. No entanto, por algumas questões, alguns bebês precisam usar leite artificial. 

Para bebês que têm refluxo e precisam usar leite artificial, é necessário que os pais se atentem para alimentar a criança com um leite anti-refluxo, pois um leite comum pode acabar agravando a condição do bebê.

Para te ajudar a entender mais sobre o refluxo e sobre o leite anti-refluxo para bebês, desenvolvemos esse artigo que vai abordar mais informações sobre essas questões. Então, se você quer saber mais sobre isso, continue com a gente!

Como saber se seu bebê tem Refluxo e o que fazer

O refluxo é a condição onde parte do conteúdo da barriga do bebê volta para a boca. Isso é diferente de vômito, em que os músculos do bebê se contraem com força. O refluxo é comum e pode afetar até 40% dos bebês. Geralmente ocorre porque o tubo de alimentação do bebê (esôfago) ainda está se desenvolvendo.

Geralmente começa por volta das 8 semanas de idade e melhora à medida que envelhecem, porque o anel de músculo na parte inferior do esôfago se desenvolve totalmente. Isso impede que o conteúdo do estômago vaze.

Certamente você já deve ter visto um bebê golfar. Isso é algo muito comum, visto que o sistema digestivo do bebê ainda não está formado completamente. No entanto, se o golfo vier acompanhado de outros sintomas, é importante ficar atento pois pode ser refluxo.

Leite Anti-Refluxo para Bebês

Leia também:
Shampoo Infantil – o que é importante saber
Piolho – Acabe com esse mal pela raiz!

O que é refluxo em bebês?

Então, sabemos que o refluxo é comum, mas o que causa o refluxo em bebês? Como os bebês ainda não têm um esfíncter esofágico inferior totalmente desenvolvido – o músculo na parte inferior do esôfago que se abre e fecha para permitir que o alimento entre no estômago e mantê-lo lá – a comida pode facilmente deslizar de volta para o esôfago.

O refluxo ácido, também conhecido como refluxo gastroesofágico, é o refluxo normal que ocorre entre crianças. Boa parte dos bebês apresentam esse refluxo normal. Como saber se um bebê tem refluxo ácido? Se um bebê está cuspindo leite após as mamadas, há uma boa chance de que ele tenha esse tipo de refluxo. À medida que os bebês amadurecem, o RGE geralmente desaparece por conta própria, sem a necessidade de intervenção. 

 Se um bebê tiver complicações que vão além de apenas cuspir pequenas quantidades de leite – como dificuldade para se alimentar e desconforto – ele pode ter doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Os sintomas da DRGE incluem o seguinte: 

  • Costas arqueadas durante ou depois de comer
  • Chorar mais de três horas por dia sem causa médica
  • Tosse
  • Engasgo ou dificuldade para engolir
  • Irritabilidade após comer
  • Comer mal ou recusar-se a comer
  • Baixo ganho ou perda de peso
  • Problemas respiratórios
  • Vômito forte ou frequente

A DRGE geralmente ocorre quando o músculo do esôfago fica fraco ou relaxa quando não deveria, resultando no ressurgimento do conteúdo do estômago para o esôfago.

Como faço para saber se meu bebê tem refluxo silencioso?

Outro tipo de refluxo é o refluxo silencioso. O refluxo silencioso em bebês, também conhecido como refluxo laringofaríngeo, ocorre quando o conteúdo do estômago do bebê flui de volta para a caixa de voz, para a parte de trás da garganta e para as vias nasais. Esse tipo de refluxo nem sempre causa sintomas externos, por isso é descrito como ‘silencioso’.

É possível que os bebês tenham DRGE e refluxo silencioso ao mesmo tempo, no entanto, os dois apresentam sintomas ligeiramente diferentes. Abaixo estão alguns dos sintomas do refluxo silencioso:

  • Problemas respiratórios
  • Engasgando
  • Tosse crônica
  • Dificuldade de alimentação
  • Cuspindo
  • Baixo ganho de peso ou perda de peso

Agora que descobrimos os sinais de refluxo em bebês, passaremos para o tratamento do refluxo silencioso em bebês e quanto tempo ele dura, bem como como lidar com a DRGE.

Lidando com o refluxo silencioso em bebês durante a amamentação

As mães que amamentam podem querer reconsiderar o que estão comendo se houver sinais de refluxo em seus bebês. Especialistas recomendam que as mães que amamentam removam os ovos e o leite de sua dieta por duas a quatro semanas para ver se os sintomas de refluxo do bebê melhoram ou desaparecem. Também vale a pena remover os alimentos ácidos da dieta.

Na maioria das vezes, o refluxo ácido e o refluxo silencioso irão embora por conta própria. Geralmente, os bebês superam o refluxo silencioso e outros tipos no primeiro ano. Se um bebê parece estar apresentando sintomas persistentes de refluxo silencioso, os pais devem consultar um médico sobre o tratamento.

Se o bebê apresentar vômitos fortes, sangue nas fezes ou qualquer um dos sintomas de DRGE acima, os pais devem entrar em contato com um profissional de saúde.

Entenda a diferença entre refluxo ácido e doença do refluxo gastroesofágico em bebês

Em termos simples, o golfo é o movimento do conteúdo do estômago para o esôfago e, às vezes, através da boca e do nariz. Quando o refluxo está associado a outros sintomas, ou se persiste além da infância, é considerado uma doença e é conhecido como doença do refluxo gastroesofágico ou DRGE.

O refluxo ácido em bebês não é considerado uma doença. Na verdade, o refluxo ácido é considerado normal. Esses bebês são conhecidos como “golfadores felizes”, porque não ficam irritados e não parecem sentir muita dor ao golfar. Na verdade, seu bebê pode se sentir melhor depois de uma boa golfada. Outros sintomas de refluxo ácido incluem problemas leves de alimentação, como alimentação prolongada ocasional ou interrupção da alimentação.

Como evitar o refluxo em bebês?

Seu pediatra será capaz de dizer se os sintomas do seu bebê são normais ao golfar ou se a criança tem uma condição médica crônica que precisa de tratamento. O seu médico poderá aconselhá-lo sobre o melhor tratamento para o seu bebê.

O refluxo pode ocorrer quando o músculo esfíncter na extremidade inferior do esôfago (o tubo que leva o alimento da boca ao estômago) relaxa na hora errada. Isso permite que o ácido do estômago volte para o esôfago. Se o seu bebê está sofrendo de refluxo ácido, as dicas a seguir podem ajudar a reduzir o desconforto do bebê e os episódios de cusparada.

Segure o bebê na posição vertical

Manter os bebês em posição vertical durante a amamentação e por pelo menos 30 minutos depois disso ajudará a reduzir a quantidade de refluxo gástrico. Enquanto segura seu bebê, no entanto, certifique-se de que o abdômen da criança não esteja comprimido, o que pode piorar o refluxo.

Experimente alimentações menores e mais frequentes

A amamentação que ocorre a cada duas a três horas, enquanto o bebê está acordado, geralmente reduzem a ocorrência de refluxo gástrico. A superalimentação pode aumentar a pressão abdominal, o que pode levar ao refluxo gástrico. Se você estiver dando mamadeira, usar bicos com orifícios menores também pode ajudar, reduzindo a quantidade de ar que o bebê inspira e, portanto, o abdômen fica distendido. Um abdômen distendido pode aumentar o refluxo.

Cereais de arroz podem ajudar

Se seu filho começou a comer alimentos sólidos (geralmente recomendados após os 6 meses de idade, e não antes), o cereal de arroz pode ajudar a reduzir a quantidade de regurgitação que o bebê regurgitará. Comece com uma colher de chá de cereal de arroz para cada grama de fórmula. Se o seu bebê for amamentado, tente bombear e adicionar cereais de arroz ao leite materno.

Modificações na dieta para mães que amamentam

Certos alimentos como cafeína, chocolate e alho, podem promover refluxo. Portanto, se você amamentar seu filho, deve considerar cortar esses alimentos de sua dieta. algumas mães que amamentam também descobriram que eliminar o leite ou os ovos de sua dieta também ajuda.

Outros fatores podem contribuir para o golfo em bebês que mamam. Se você tiver um forte fluxo de leite (a resposta hormonal do seu corpo para fornecer leite), seu bebê pode engasgar ao mamar.

Se isso for comum para você, considere bombear por um momento antes de amamentar seu filho. Se você estiver obstruída quando começar a amamentar, seu bebê pode ter dificuldade para pegar e engolir mais ar. Novamente, bombear um pouco antes das mamadas pode ser útil.

Tempo de silêncio e alimentação

Assim como os adultos podem desenvolver azia e refluxo se estiverem ansiosos, os bebês ansiosos ou superestimulados também podem golfar mais. Torne a hora da alimentação mais agradável, eliminando ruídos altos e distrações e diminuindo as luzes. Da mesma forma, evite atividades vigorosas e brincadeiras ativas por até 30 minutos após a alimentação.

Assentos para bebês e carros

A maneira como o bebê é posicionado no carrinho de bebê ou no assento do carro pode causar o aumento da regurgitação. Se o seu filho ficar desleixado, pode ocorrer compressão abdominal, aumentando o risco de refluxo. O uso de suportes simples para manter o bebê na posição vertical evitará isso.

Colocando o bebê para arrotar

Colocar seu bebê para arrotar várias vezes durante a alimentação ajudará a minimizar a pressão gástrica e o refluxo que ela pode causar. Esperar que seu bebê arrote até que ele esteja com o estômago cheio pode aumentar as chances de regurgitação.

Como colocar o bebê que tem refluxo para dormir

Naturalmente, você deseja fazer o que puder para manter seu bebê seguro. E se seu bebê é um dos muitos que sofrem de refluxo, existem muitas informações por aí quando se trata de posições para dormir.

Para saber a melhor forma de colocar o seu bebê para dormir, o mais adequado é perguntar ao pediatra do seu filho sobre isso. No entanto, separamos algumas informações baseadas em pesquisas que falam a respeito da forma correta de colocar um bebê que tem refluxo para dormir.

Volte a dormir – mesmo com refluxo!

Embora os pais muitas vezes fiquem preocupados com a possibilidade de seu bebê vomitar e engasgar enquanto dorme de barriga para cima, isso é um mito total! Os bebês tossem ou engolem automaticamente o líquido que cuspiram ou vomitaram por causa do reflexo de vômito, que naturalmente impede a ocorrência de asfixia.

Não há evidências de que bebês saudáveis ​​colocados de barriga para cima têm maior probabilidade de ter episódios de sufocamento graves ou fatais do que bebês colocados de barriga para baixo. Mas há uma forte evidência de que os bebês colocados de barriga para baixo pressionando seus estômagos estão em maior risco de síndrome da morte súbita infantil.

Transfira o bebê dormindo para uma superfície firme, plana e segura 

Se o bebê adormecer enquanto anda em sua cadeirinha, o que costuma acontecer, especialistas recomendam transferi-lo da poltrona quando você chegar ao seu destino e colocá-lo de costas em um berço, ou em um colchão firme e plano, livre de roupa de cama macia, incluindo travesseiros ou cobertores e brinquedos.

Assentos de carro e outros dispositivos para sentar, como balanços ou assentos infláveis ​​reclinados, não são ambientes seguros para dormir. Além disso, há evidências de que uma posição semi-inclinada pode piorar o refluxo do bebê.

Elevar a cabeça do berço de um bebê não é eficaz para reduzir o refluxo. Também não é seguro, pois aumenta o risco de o bebê rolar até o pé da cama ou ficar em uma posição que pode causar problemas respiratórios graves.

Qual é a melhor fórmula para bebês com refluxo?

Lidar com o refluxo infantil não é de forma alguma o fim do mundo, embora alguns dias pareça que sim. Às vezes, bastam algumas pequenas mudanças na vida para que todos voltem aos trilhos e se sintam bem.

Uma mudança comum que geralmente ajuda bebês com refluxo é mudar sua fórmula original e, embora possa exigir algumas tentativas e erros, quando você encontrar a correta, valerá a pena.

Escolher qual fórmula é melhor para um bebê com refluxo pode ser um pouco opressor no início, é por isso que você sempre deve consultar um médico antes de trocar de fórmula ou começar a dar alguma fórmula para seu bebê, não importa se ele tenha ou não refluxo.

Alguns bebês não toleram a fórmula típica. Para eles, uma fórmula especializada que contenha diferentes proteínas ou carboidratos pode funcionar melhor. Esses produtos costumam ser rotulados como “podem ajudar com gases, agitação ou cólicas”, ou o termo claro de anti-refluxo.

Leite Anti-Refluxo para Bebês

Fórmula hipoalergênica

Este produto ainda contém proteínas (caseína ou soro de leite) encontradas no leite. Mas eles foram divididos em proteínas menores e mais fáceis de digerir. Também é conhecido como fórmula pré-digerida ou elementar.

As fórmulas hipoalergênicas tendem a ser as mais caras, mas se seu filho tem algum tipo de alergia a fórmulas, elas podem ser a solução para aliviar o refluxo do seu bebê.

Em muitos casos, mudar seu bebê para uma fórmula hipoalergênica pode realmente ajudar a reduzir os sintomas de refluxo ácido.

Fórmula sem lactose

Embora rara, alguns bebês não conseguem digerir a lactose. Este tipo de fórmula substitui a lactose por outro açúcar natural encontrado nos alimentos, como glicose ou sacarose.

Se o seu bebê possui intolerância à lactose, essa pode ser uma possível causa das golfadas e irritação do seu bebê. Por isso, nesses casos, essa pode ser uma boa opção anti-refluxo.

Leite anti-refluxo para bebês

Para bebês que vomitam ou golfam após a alimentação, os médicos podem recomendar uma fórmula anti-refluxo. Ela tem uma consistência mais espessa do que a fórmula normal, o que ajuda os bebês a manter a comida na barriga. O leite anti-refluxo também é uma ótima opção para o refluxo ácido.

Fórmula de soja

A soja substitui o leite de vaca como fonte primária de proteína nesta fórmula. É usado por famílias veganas ou como preferência pessoal. Mas também pode ser uma boa opção para os bebês que sofrem com refluxo por causa da intolerância à lactose.

Que tipo de fórmula você deve tentar primeiro?

Se você está pensando em mudar as fórmulas, fale primeiro com o seu pediatra. Seu médico pode recomendar que tipo de fórmula pode funcionar melhor para os sintomas do seu bebê.

Por exemplo, se seu filho tem cólicas, seu pediatra pode sugerir uma fórmula sem lactose primeiro. Se o seu bebê estiver arqueando as costas após a amamentação, o médico pode escolher uma fórmula anti-refluxo. Ou você pode até descobrir que os sintomas do seu filho estão relacionados a algo diferente da fórmula que você está usando.

Qual o melhor leite Anti-refluxo para bebês

Um dos maiores obstáculos do início da maternidade é ter um bebê que sofre de refluxo ácido. Se o seu bebê está sendo alimentado com fórmula, você naturalmente está se perguntando qual é o melhor leite anti-refluxo que causará menos desconforto ao seu filho.

Bebês com refluxo não só precisam suportar muita dor, mas também vomitam regularmente, fazendo com que não engordem e, em alguns casos, até emagreçam.

Como resultado, as sessões de alimentação, que deveriam ser um momento maravilhoso, podem se transformar em uma luta entre a mãe e o bebê que não suportam ver uma mamadeira e começam a chorar assim que se deitam.

Se você levar seu filho ao médico para tratar do refluxo, ele pode recomendar uma mudança na fórmula do seu bebê. Isso ocorre porque muitas marcas de fórmulas infantis são feitas com leite de vaca, e há uma proteína no leite de vaca que pode agravar o refluxo em algumas crianças.

Se seu filho está tomando esse tipo de fórmula normal de leite de vaca e o refluxo é causado por uma alergia a essa proteína do leite, será necessário fazer uma mudança. A questão é: para qual fórmula você deve mudar?

Você pode escolher entre uma fórmula hipoalergênica (onde as proteínas do leite de vaca são quebradas) ou uma fórmula específica de leite anti-refluxo para bebês. Existem também muitos tipos de fórmulas que não são feitas especialmente para o refluxo ácido, mas não contêm leite de vaca. Nesse caso, pode ser correto usar uma fórmula que não foi projetada para refluxo ácido, mas ainda ajudará a aliviar a condição do seu bebê.

Em alguns casos, mudar de uma fórmula para outra ajudará no refluxo. Por exemplo, o leite anti-refluxo ou a fórmula de espessamento podem reduzir a frequência do refluxo. Mas é importante lembrar que é sempre aconselhável consultar o seu pediatra antes de iniciar fórmulas espessantes ou de mudar para outro tipo de fórmula. As fórmulas de espessamento são pré-misturadas com amido de arroz para engrossar a fórmula.

Leite Anti-Refluxo para Bebês

O que é melhor para o refluxo ácido: fórmula pronta para alimentação ou fórmula em pó?

Quando se trata de escolher fórmulas prontas, em pó ou líquidas concentradas, não existe uma melhor do que a outra para o refluxo. Decidir usar a fórmula em pó, líquido concentrado ou pronto vai do que for mais conveniente para você como mãe.

O pó é o menos caro, enquanto o pronto é o mais caro, e o líquido concentrado fica em algum lugar no meio. Algumas fórmulas prontas para alimentação têm mais estabilizantes e conservantes do que as fórmulas em pó, tornando-as menos ideais do ponto de vista dos ingredientes.

Escolha uma fórmula com base no que é melhor para seu filho e em suas circunstâncias específicas. Por exemplo, se seu filho tem alergia à proteína do leite de vaca, não importa se você usa pronto, pó ou concentrado. O que importa é que você escolha uma fórmula que funcione para o seu estilo de vida e alivie os sintomas do seu bebê.

O que uma mãe de um bebê com refluxo deve evitar na dieta?

O corpo feminino faz algumas coisas milagrosas e a amamentação não é exceção. A dieta de uma mãe está amamentando está diretamente relacionada à dieta de seu bebê, pois o que você ingere pode afetar a nutrição, a composição e até mesmo o sabor do seu leite materno. Uma das reações mais comuns relacionadas à dieta da mãe e à amamentação é o refluxo ácido.

Pode parecer cansativo tentar descobrir quais alimentos evitar ao amamentar um bebê com refluxo, especialmente quando você já tem um bebê agitado.

A seguir, discutiremos quais alimentos causam refluxo em bebês amamentados. Uma boa regra prática é que se certos alimentos causam refluxo ácido para você, eles também podem causar refluxo ácido para seu bebê.

Frutas e sucos de frutas

Frutas e sucos de frutas com alta acidez podem desencadear refluxo ácido em bebês, causando desconforto.

Algumas frutas ácidas e sucos de frutas que você deve evitar consumir são:

  • Maçãs
  • Laranjas
  • Limões
  • Outras frutas cítricas

Tomate e Molho de Tomate

Você pode se surpreender ao saber que tomates e molhos à base de tomate estão incluídos nesta lista de alimentos a serem evitados para refluxo ácido durante a amamentação.

Embora os tomates possam ser uma excelente fonte de vitamina C, que é um nutriente essencial para uma amamentação saudável, eles também são muito ácidos, o que pode levar a um bebê com gases, desconfortável e irritado.

Alimentos picantes

Você já comeu uma refeição apimentada apenas para ter uma dose de azia depois? O mesmo pode acontecer com seu bebê quando você amamenta depois de comer alimentos picantes.

Alimentos picantes podem irritar a mucosa do estômago, o que pode desencadear o refluxo ácido.

Cafeína

Embora sua xícara de café diária não seja suficiente para causar problemas para seu bebê, os especialistas aconselham as mães que amamentam a não consumir mais do que 750mL de cafeína por dia (o equivalente a 5 xícaras de café).

Se o seu filho ingerir muita cafeína pelo leite materno, ele pode apresentar refluxo ácido, bem como outros sintomas de estimulação da cafeína, como irritabilidade.

Alimentos ricos em gordura

É melhor consumir apenas alimentos com alto teor de gordura com moderação durante a amamentação.

Amamentar seu bebê após consumir alimentos ricos em gordura pode fazer com que o esfíncter esofágico inferior fique aberto por mais tempo, o que causa refluxo do conteúdo do estômago.

Frutos do mar com altos níveis de mercúrio

Embora os frutos do mar possam ser uma grande fonte de proteínas e ácidos graxos ômega 3, que são maravilhosos blocos de construção para uma nutrição adequada, alguns frutos do mar podem fazer mais mal do que bem.

Evite consumir frutos do mar com alto teor de mercúrio. O mercúrio desses alimentos pode chegar ao leite materno. Quantidades excessivas de mercúrio no leite materno podem ter efeitos adversos no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Alguns tipos de frutos do mar com alto teor de mercúrio incluem:

  • Peixe-espada
  • Cavala

Álcool

Nenhum nível de álcool no leite materno é considerado seguro para seu filho consumir. No entanto, isso não significa que você não possa saborear uma taça de vinho de vez em quando.

Quando se trata de amamentar e consumir álcool, você tem duas opções para garantir a segurança de seu filho:

Bomba antes de consumir álcool. Se você planeja desfrutar de uma bebida alcoólica, pode bombear o leite materno antes de beber álcool para ter um suprimento limpo para alimentar seu bebê mais tarde.

Se você beber álcool, espere que ele seja eliminado completamente do seu organismo para que não chegue ao leite materno antes de amamentar. Dependendo do seu peso corporal, você deve esperar pelo menos 2-3 horas após consumir uma quantidade moderada de bebida alcoólica.

Leite Anti Refluxo para Bebes 4

Perguntas

Depois dessa explanação sobre o leite anti-refluxo para bebês, talvez você ainda tenha algumas dúvidas sobre o assunto. Diante disso, separamos algumas perguntas frequentes e suas respectivas respostas sobre o assunto.

Qual o Leite Anti-Refluxo mais indicado para refluxo?

Essa resposta vai depender do nível de refluxo do seu bebê e a causa desse refluxo. Para saber exatamente qual o Leite Anti-Refluxo mais indicado para o refluxo do seu bebê, a melhor coisa a ser feita é pedir o conselho de um pediatra.

Quem tem refluxo pode consumir leite?

Se a causa do refluxo for intolerância à lactose, o bebê poderá consumir leite que não contenha essa enzima. Mas existem vários tipos de Leite Anti-Refluxo com fórmulas que podem ser consumidos mesmo por quem tem refluxo.

Como Escolher o Leite para Bebê Ideal?

Sem dúvidas o leite mais ideal para os bebês é o leite materno. Mas se por algum motivo o bebê precisar se alimentar com leite artificial, você deve consultar um pediatra para saber qual o leite ideal para o seu bebê.

Onde encontrar leite anti-refluxo para bebês com preço acessível?

Se você ainda tiver dúvidas sobre leite anti-refluxo para bebês, pergunte ao pediatra, pois um profissional é a melhor pessoa para responder suas dúvidas. Vale lembrar também que as informações mencionadas nesse artigo, não substituem o conselho de um profissional.

Para encontrar leite anti-refluxo para bebês com os melhores preços, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma. Com essa ferramenta você encontra tudo o que precisa de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe essas informações importantes, para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<