Skip to main content

Hoje o assunto do blog é um item que nem sempre nos atentamos quando vamos escovar nossos dentes – o limpador de língua. Vamos falar para que exatamente ele serve, como utilizá-lo corretamente e quais os benefícios que ele proporciona. Você também ficará sabendo onde pode encontrá-lo para comprar. Confira este artigo até o final para não perder nenhum detalhe!

A importância da boa higienização da língua

É nela que se encontram as bactérias causadoras de males como o mau hálito, por exemplo, e podem se alocar gerando diversos problemas sérios a longo prazo. Sim, a língua que é o músculo responsável pelo nosso paladar. Por estar diariamente em contato com alimentos a chance de bactérias e resíduos se alojarem nela é muito grande. Ainda bem que para ajudar na sua limpeza existe o limpador de língua

A língua, assim como os dentes, também precisa de cuidados! Apesar de ser algo que muitas vezes é ignorado, a língua precisa de limpeza porque ela faz parte do processo de mastigação. Para fazer essa limpeza, o objeto mais adequado é o limpador de língua.  

Mas será que esse acessório é realmente necessário? Será que somente a escova de dentes e o creme dental já não seria suficiente?  Na verdade não! Tanto a escova quanto o creme dental são itens que são feitos exclusivamente para promover a higiene dos dentes, e limpa a língua apenas superficialmente. Portanto, para uma limpeza completa, o limpador de língua é essencial! 

Utilidade do limpador de língua

Você já ouviu falar em saburra lingual? A saburra lingual é uma camada esbranquiçada ou amarelada que aparece na superfície da língua logo pela manhã. Ela é formada por bactérias e restos de comida. 

Ela é comum e acontece mesmo em quem toma todos os cuidados com a escovação de dentes e uso do fio dental. 

Mas, apesar de normal, ainda se faz necessário eliminar essa sujeira acumulada! Essa prática também ajuda a evitar alguns problemas sérios como mau hálito, cárie e consequentemente mantém a boca saudável! 

Modo correto de usar o limpador de língua

Realizar a limpeza da língua é muito simples e fácil. Algumas pessoas relatam sentir um pouco de ânsia nos primeiros dias, mas depois que o uso do limpador de línguas se tornar frequente na sua vida, você não vai mais sentir esse tipo de desconforto. 

Se você estiver notando que o desconforto está muito grande, você pode começar a usar posicionando o limpador mais no meio da língua, e conforme for aumentando a sua resistência, você vai posicionando ele cada vez mais para trás, até chegar no fim da língua. 

Para usar o limpador você deve colocar a sua língua para fora e posicioná-lo o mais para trás possível, na base da língua. Então basta puxar para frente, trazendo a saburra junto. 

Após esse processo, lave o seu limpador e repita o processo mais 2 ou 3 vezes. 

Essa limpeza pode ser realizada de 2 vezes ao dia, sendo uma sempre ao acordar! 

Como escolher o limpador de língua ideal?

Antes de falarmos de modelos de limpador de língua, temos que ressaltar uma informação importante: o limpador de língua jamais deve substituir o uso da escova de dentes, do creme dental e também do fio dental! Eles devem ser utilizados em conjunto, sendo a que a escova promove a limpeza dos dentes, e o limpador vai cuidar da limpeza da língua. 

Quanto ao modelo, a melhor pessoa para te indicar é o seu dentista, mas, para te ajudar, vamos citar algumas características que você pode analisar na hora de comprar o seu limpador. 

Se você tem mais sensibilidade, o ideal é escolher modelos que são mais anatômicos e tem uma cabeça mais delicada, dessa forma você consegue encaixar melhor o limpador na língua e sente menos ânsia, o que ajuda na limpeza. 

Quanto mais anatômico ele for, melhor será para passar sobre a língua e promover a limpeza. 

Outro ponto a ser considerado é se o seu limpador terá ou não cerdas. 

Algumas pessoas se adaptam super bem a esse modelo, enquanto outras relatam que sentem muito mais ânsia de vômito do que com outros modelos sem cerdas. Além disso, os modelos com cerdas também têm uma outra desvantagem: as cerdas possuem uma vida útil menor, e com isso o limpador precisará ser descartado com muito mais frequência do que outros modelos, e é claro que isso também interfere no acúmulo de bactérias, que é muito maior! 

Tipos de limpador de língua

Existem dois principais tipos que ajudam a limpar a língua de modo eficaz, são eles: o limpador de língua e o raspador. Eles são bem semelhantes, confira a diferença abaixo:

Limpador de língua: o limpador de língua, possui cerdas. As cerdas devem ser usadas para escovar a língua e também é necessário usar algum creme dental ou spray de limpeza. Como já dissemos, o limpador de língua também tem a desvantagem das cerdas se desgastarem mais rápido e da troca do acessório de limpeza ter que ser feita com mais frequência.

Raspador de língua: o raspador não possui cerdas e por isso não é necessário usar nenhum tipo de creme ou spray. Se você sofre com as ânsias de vômito, saiba que o modelo ideal para você é o raspador, já que as cerdas podem trazer bastante desconforto.  

Posso escovar a minha língua com a escova de dentes? 

Sim, você pode escovar a sua língua com a escova de dentes, mas existem alguns motivos pelos quais o limpador de língua é recomendado.

O primeiro motivo é que as escovas de dentes foram desenvolvidas para limpar superfícies duras – no caso, os dentes! – e a língua é macia e esponjosa. Sendo assim, a escova não promove uma limpeza adequada. 

Outro ponto é que houve um estudo americano em que eles analisaram o uso da escova e de limpadores ou raspadores de língua e chegaram a conclusão de que os limpadores são 67% mais eficazes na remoção da saburra lingual. 

E o terceiro motivo é em relação à ânsia de vômito que muitas pessoas sentem ao usar a escova de dentes, uma vez que a escova foi projetada para limpar os dentes e não a língua, possuindo uma cabeça maior que pode trazer bastante desconforto. 

Qual é a forma correta de usar?

Como já mencionado anteriormente, a escovação deve acontecer com frequência, pois tem um papel crucial na higienização da boca — e o limpador é indispensável na hora de remover os acúmulos.

O importante é realizar toda a higienização primeiro e deixar a raspagem para o final. Nesse caso, basta colocar a língua para fora e realizar a raspagem, sempre limpando com água o raspador antes de colocá-lo novamente na boca.

Percebeu como a saúde bucal vai muito além da escovação dos dentes? Por isso, não deixe de investir em outros itens essenciais para manter a saúde bucal!  Assim, sua boca fica sempre limpa e você livre do temido mau hálito.

Quem não deve usar?

Pessoas com feridas e fissuras na língua, como lesões causadas por herpes ou aftas, não devem usar o limpador de língua por causa do risco de machucar ainda mais a parede da língua e porque pode provocar mais sangramentos ou outras lesões sérias. Algumas pessoas podem ser intolerantes ao uso de raspador, pois sentem muita ânsia de vômito durante o processo de limpeza da língua e, nestes casos, fazer uma boa escovação dentária é o suficiente.

Como faço para escolher o meu limpador de língua?

Vá pelo formato, se ele tem ou não cerdas e avalie qual o material ele é feito. Decididas essas principais características, você poderá escolher aquele que se adapta melhor à sua boca. Por isso, veja a importância desses detalhes na hora da compra. 

Se quiser evitar feridas, escolha os modelos de silicone que também tem maior durabilidade

Tanto o silicone quanto os materiais emborrachados tem a textura mais macia e podem ser mais interessantes do que metais e plásticos na hora de encostar na língua. Isso deve ser levado em consideração principalmente se ela for sensível e suscetível a ferimentos.

Não se esqueça também de considerar que seu limpador de língua pode ser mais propenso a acumular germes e bactérias com mais frequência se for feito com materiais plásticos ou biodegradáveis, por isso se optar pelo silicone, pode ser que a vida útil dele seja maior. 

Se quiser investir no aço inoxidável, apesar de mais caro e um pouco rígido, costuma ser uma ótima opção, pois é um material de qualidade e boa durabilidade, aspectos interessantes a se considerar na hora de fazer sua escolha.

Considere o comprimento do limpador – Igual ao da escova de dentes

Como o limpador deve alcançar até o fundo da língua, é importante que o cabo do dele tenha um comprimento no mínimo considerável. Portanto, quando for comprar o seu, observe se na embalagem vem constando um tamanho de pelo menos 14,5 cm que seria igual ao da escova de dentes, assim é garantido que você alcance a profundidade necessária para realizar a limpeza adequada.

Não só o tamanho, mas também a largura é necessária ser adequada ao da sua boca e o medo ser flexível o suficiente para te ajudar a evitar contato com outras partes que possam machucar ou causar irritações desnecessárias. Procure por feedbacks de usuários que já avaliaram o produto para você ter uma boa ideia se ele é adequado para o que você necessita.

Veja agora as marcas que separamos para você conferir os melhores limpadores de língua:

Confira os melhores limpadores de língua

É verdade que não existem muitas marcas de limpadores de língua disponíveis no Brasil, mas algumas são muito bem avaliadas e vamos falar sobre elas agora. Como pode realmente haver dificuldade em encontrar um limpador confortável para sua boca, confira alguns ótimos disponíveis aqui para você ter uma ideia:

Curaprox

Que tal um raspador 2 em 1? Ele é um raspador, então não espere encontrar cerdas. Porém, a falta das cerdas ele compensa na sua segunda versão. Enquanto a primeira é ideal para o dia a dia, e conta com uma base raspadora, a segunda versão vem com duas bases e é ideal para uma limpeza profunda, que pode ser utilizada de acordo com a recomendação do seu dentista ou todas as vezes que você notar que está com uma saburra excessiva. 

Além disso, como tem um formato diferenciado e anatômico reduz as chances de ânsia de vômito no momento da limpeza, mesmo com o uso da segunda versão. 

Dental Clean

Está em dúvida se você prefere a versão com ou sem cerdas? Então o raspador e limpador de língua Dental Clean é a melhor opção. Apesar de ser 2 em 1, ele é composto por um único aparelho.

Um dos lados possui cerdas e você deverá utilizá-lo junto com algum spray ou creme. Se você sentir que não está se adaptando ao uso das cerdas, basta virar e usar o raspador, sem spray ou creme! 

Ao analisar o que alguns consumidores dizem sobre o produto, podemos ver que ele faz sucesso, normalmente agrada bastante e na maioria dos reviews vemos as pessoas falando sobre como ele ajudou com a halitose (ou mau hálito). 

Limpador de Língua Morelli 

Esse limpador de língua vem com dois itens, um raspador na cor rosa e um raspador na cor azul, então é ideal para ser adquirido quando o casal tem o costume de higienizar a língua. 

Ele é um raspador, então não possui cerdas. O valor é bem acessível e ele cumpre o que promete: higienizar a língua a partir da retirada da saburra lingual! 

Limpador de língua e boca de bebe Dr Browns 

Já que no último ítem falamos sobre o limpador de Língua Morelli, que vem com 2 itens, um azul e um rosa, para ser utilizado pelo casal, que tal adquirir um que pode ser utilizado por bebês? Claro que dificilmente você conseguirá escovar ou limpar a língua de um bebê, mas você pode usar a dedeira de silicone do Dr Browns para fazer uma higienização na boca do seu bebê a partir dos 3 meses de vida. 

Ela possui um lado com micro cerdas, que também são de silicone e do outro lado pequenas bolinhas, que também são úteis na hora de higienizar a boca. 

Outro ponto interessante é que elas podem ser higienizadas na máquina de lavar louças! 

Raspador de língua em cobre

A limpeza da língua é muito comum nas tradições Ayurveda. Se você se interessou pelos limpadores de língua mas está procurando alguma opção que esteja de acordo com essa ciência ancestral, que tal adquirir um raspador de língua em cobre? A marca Holistix é uma das marcas que vende esse tipo de produto aqui no Brasil. 

Os raspadores de língua desse modelo possuem um design muito diferente e chega a quase ser uma peça de decoração, de tão bonito. 

Segundo a tradição Ayurveda, você deve raspar a sua língua todos os dias pela manhã, e eles não recomendam o uso de limpadores (ou seja, os que contém cerdas). A limpeza pela manhã garante a retirada da saburra, e também de bactérias e de toxinas que o seu corpo eliminou durante a noite! 

Você pode encontrar raspadores de cobre e também de aço inox para utilizar para praticar a técnica, sendo que o raspador de língua de cobre deve ser higienizado apenas com água, enquanto que o de aço inox precisa ser limpo com água e sabão após cada uso. 

A necessidade do sabão para higienizar o raspador de inox se dá pelo fato de que o inox não é antibacteriano, então você precisa do sabão para matar as bactérias. 

O cobre já é antibacteriano, por isso a higienização é feita somente com água. Mas, o ponto negativo do raspador de cobre é que ele pode ficar escuro ao longo do tempo. Apesar da coloração não afetar a usabilidade, caso você queira um raspador de cobre com cor de novo, basta passar o limão que ele volta à sua cor original.

Vale ressaltar que na tradição Ayurveda não é permitido usar raspadores de plástico e nem com cerdas! 

Limpador de Língua ISSA Tongue Cleanser da FOREO 

Se você é do tipo que gosta de escovas de dente elétricas, que tal experimentar esse limpador de línguas elétrico? Ele é da marca FOREO, então espere por algo com um design bem bonito e tecnológico. 

Você pode encontrar o limpador de língua da FOREO em diversas cores e ele se encaixa em qualquer dispositivo ISSA. 

Apesar do preço ser um pouco salgado, ele é recomendado para quem já tem a escova de dentes elétrica da marca e quer experimentar o limpador de línguas também! 

Um dos pontos mais interessantes desse limpador de línguas é que as suas cerdas são de silicone, e são cerdas amplas, contrariando o que normalmente vemos nos produtos por aí! É um investimento alto, então talvez só valha a pena se você quiser muito implementar esse hábito de higiene no seu dia a dia ou se você já estiver habituado à utilização do limpador de línguas e quiser algo mais tecnológico. 

Tem algum desses que é o melhor de todos?

Tudo vai depender dos seus gostos e necessidades! Já te demos uma noção do que é um limpador de língua e o que você deve levar em consideração antes de escolher um que seja ideal para suas preferências. 

Onde comprar?

Você pode encontrar o seu limpador de língua ideal no nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma. Aqui, com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu produto dependendo da região em que mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu!

Tem alguma experiência interessante para compartilhar conosco fazendo uso do limpador de língua? Comente abaixo, sua opinião é importante para nós! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<