Skip to main content

Hoje vamos falar sobre um produto natural que vem sendo bastante utilizado atualmente. Já ouviu falar sobre a Maca Peruana? Ela está devidamente registrada na ANVISA, na forma de cápsulas, sua categoria se encontra em novos alimentos e novos produtos. Confira agora tudo sobre ela, seus benefícios, como tomar e onde comprá-la.

maca peruana 1

Maca Peruana: O que é?

A maca peruana é uma raiz nativa do Peru, que tem como objetivo prevenir doenças, ajudar na perda de peso, além de aumentar a libido e a fertilidade.

Ela também é uma fonte rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, e nutrientes que podem ajudar em diversas outras áreas e funções do corpo.

Tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, a maca peruana é uma raiz cujo formato se assemelha a um rabanete. Ela ficou famosa quando alguns de seus benefícios ganharam destaque, como o poder de elevar a libido e de ajudar no emagrecimento. A maca peruana pode ser consumida nos formatos em pó e cápsulas.

Leia também:
Ômega 3 – Conheça mais sobre essa essencial gordura
Pedra Hume – Para o que serve e onde comprar?

Principais benefícios da Maca Peruana

  • Ajuda a emagrecer
  • Aumento da libido
  • Previne a osteoporose
  • Combate o diabetes
  • Protege o coração
  • Auxilia no tratamento da anemia
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ameniza os efeitos da menopausa

    Entenda cada benefício de consumir a maca peruana

Aumento da libido

Um dos grandes destaques da maca é seu efeito na libido. Um estudo conduzido por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, observou os efeitos da maca em homens com idades entre 24 e 44 anos durante quatro meses.

Os resultados mostraram aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática. Outras pesquisas destacaram ainda que a ingestão do tubérculo aumentava o desejo sexual e reduzia os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo.

Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, o que lhe conferiria tais efeitos estimulantes. Uma das explicações é que a Maca Peruana tenha ação sobre as glândulas suprarrenais, e assim teria efeitos estimulantes no corpo. Outro ponto, é que a combinação de vitaminas – presentes em sua composição – com a formação dos hormônios melhora a libido e a fertilidade.

Homens x mulheres

Para os homens a Maca Peruana atua na atividade sexual, na vitalidade e no aumento de espermatozoides, enquanto nas mulheres além de aumentar a libido, reduz sintomas da menopausa e estresse, além de diminuir os sintomas das cólicas menstruais.

Ajuda a emagrecer

Muitas pessoas consideram carboidratos os grandes vilões do emagrecimento, mas isso não passa de mito. Quem deseja perder peso de forma saudável deve se preocupar com as calorias ingeridas e seguir um plano que contemple dieta e exercícios.

Assim, embora mais da metade da composição da maca peruana seja de carboidratos (59%), ela pode ajudar quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. Entretanto, apenas o consumo do alimento sem qualquer mudança de hábito ou acompanhamento não apresentará mudanças significativas. Junto com um plano alimentar, por outro lado, ganha-se um grande aliado.

Como vimos, a Maca Peruana estimula uma série de hormônios, e os envolvidos no processo da gordura também. É por isso que, de certa forma ela vem favorecendo na queima de gordura e gerando relatos de emagrecimento com maior frequência também. Sua atividade na vasodilatação e aumento da taxa termogênica culminam em um maior gasto calórico, criando um melhor cenário para um programa de emagrecimento que, somado aos exercícios, promove um melhor caminho para o metabolismo responder de maneira rápida e efetiva na eliminação da gordura.

Não é à toa que os povos do Peru que consumiam a Maca com frequência tinham percentual de gordura baixa.

Por que a Maca Peruana ajuda na queima de gordura?

Um dos grandes pilares envolvidos no entrave do emagrecimento é o sistema endócrino lento. Isso mesmo, suas glândulas têm dificuldades em responder à altura e livrar o corpo das gorduras estocadas. Este retardo está associado tanto ao sedentarismo quanto à alimentação de baixa qualidade.

Quando se toma a Maca Peruana, ela estimula o sistema endócrino de forma natural a lançar mais hormônios. Um dos hormônios estimulados é a leptina, que está envolvida no controle do peso.

Essa centelha que a Maca Peruana inicia sobre o sistema hormonal causa uma reação em cadeia, na qual cria uma melhor condição do corpo reagir e começar a mover as gorduras de maneira mais eficiente. Outro detalhe, é que ela é rica em antioxidantes, os quais formam uma barreira de proteção às células.

A oxidação celular elevada causa danos às células saudáveis, que perdem suas funções auxiliares. Por exemplo, os processos de gorduras, e isso cria mais uma janela para o fácil acúmulo adiposo.

São uma série de ações que se combinam para deixar o metabolismo lento e obsoleto ao longo da vida. A Maca Peruana mostrou funcionar como um tônico natural para manter o corpo queimando mais gordura.

Quantos quilos posso perder tomando a Maca Peruana?

Isso vai depender de uma série de fatores. Desde a sua genética até seu programa de treinos e alimentar. Também é importante ressaltar que a Maca Peruana não é um suplemento emagrecedor especificamente falando, apesar de seus benefícios nessa área. 

A mesma não tem propriedades de inibir apetite, eliminar retenção líquida ou estimular a mente como a cafeína. Porém é um suplemento amigo e aliado de quem busca emagrecer e é uma ferramenta nutricional que só soma força.

Existe hoje à venda também, a Maca Nitro que é uma combinação da Raíz com o café verde orgânico. Essa combinação é ideal e mais focada para o emagrecimento, pois as duas substâncias somam efeitos nesse sentido. Enquanto a maca otimiza a área do sistema endócrino, a cafeína turbina a parte metabólica criando uma maior resposta. Assim, a resposta tornando ainda maior a potencialização da Maca Peruana para emagrecer de maneira rápida!

Quais as contraindicações de tomá-la para emagrecer?

Não há nenhuma contraindicação em tomar maca peruana para emagrecer desde que você seja uma pessoa saudável e maior de idade.

Você pode encaixá-la tranquilamente em sua dieta de emagrecimento para dar mais energia e ajudando a manter a taxa hormonal em dia trabalhando a seu favor no metabolismo de gorduras e carboidratos.

É importante que se tiver tomando outros suplementos não misture para que se possa saber qual, de fato, está realmente fazendo efeito. Ou, se for combiná-los, tomar em horários diferentes e dias diferentes, assim você saberá qual está agindo e atuando melhor.

Se você tem alguma condição especial de saúde, como a hipertensão, por exemplo, consulte um médico antes de tomar a Maca Peruana. No mais, ela tem se mostrado ser um suplemento eficaz e seguro para a saúde, vigor e disposição em geral.

Como tomá-la com o objetivo de emagrecer?

Uma dosagem diária de 800 mg – igual a 1 cápsula, já seria o suficiente para obter todos os benefícios dessa raíz. Porém, você pode encaixar essa dosagem sempre antes da sua atividade física aeróbica preferida (como pré-treino). Dessa forma, você está abrindo uma janela metabólica bioquímica para a Maca Peruana atuar mais diretamente naquele momento.

maca peruana 2

Isso vai ajudar a dar mais energia para aquela determinada atividade física e também no processo envolvido da conversão de gordura em energia para os músculos. Esse processo é mais difícil de ser conseguido, por isso as gorduras resistem tanto a sair de onde estão alojadas. 

Tomando a Maca Peruana 1 hora antes do treino pode ajudar o corpo a ter mais força de maneira mais efetiva. O uso da Maca não cíclico, também pode ser feito, ou seja, você pode tomá-la por conta própria por quanto tempo desejar ou conforme orientação médica. Dessa forma, mesmo após ter emagrecido os quilos desejados, você pode continuar fazendo uso e continuar tirando proveito dos seus benefícios sem problema algum.

Previne a osteoporose

A osteoporose é uma grande preocupação principalmente do público feminino após a menopausa, quando os níveis de estrógeno, hormônio que protege os ossos, diminuem no organismo.

Neste caso, a indicação do uso da Maca Peruana pode funcionar como uma medida de prevenção da doença, já que 100 g oferecem 150 mg de cálcio. Para se ter uma ideia do que isso significa, vale lembrar que 100 g de leite oferecem cerca de 100 mg do mineral. A prática regular de exercícios e a exposição solar saudável também são recomendadas para evitar a osteoporose.

Combate o diabetes

A Maca Peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes de duas maneiras: ela diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras e também inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão.

Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.

Protege o coração

A Maca Peruana contém ômega 3, que protege a saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol.

O ômega 9 nela presente também atua sobre o colesterol, diminuindo o nível total e do colesterol ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom colesterol (HDL).

Para completar, aminoácidos da Maca Peruana estão envolvidos no controle de gorduras no sangue e da hipertensão.

Auxilia no tratamento da anemia

Em 100 g de Maca Peruana é possível obter 16.6 mg de ferro, nutriente que em baixas concentrações no organismo pode levar à anemia ferropriva.

A necessidade diária do nutriente varia de 11 mg a 8 mg para homens e de 15 mg a 18 mg para mulheres, conforme a idade.

O ferro é um nutriente fundamental para a síntese de células vermelhas do sangue e para o transporte de oxigênio. Para aumentar a biodisponibilidade do nutriente no organismo, lembre-se de consumi-lo com alguma fonte de vitamina C para ajudar na absorção.

Fortalece o sistema imunológico

A maca peruana também é conhecida por funcionar como um revigorante para o organismo. Ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxilia na adaptação à condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular.

Ameniza os efeitos da menopausa

A Maca Peruana alivia os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, sem os efeitos colaterais de tratamentos químico-hormonais disponíveis no mercado.

A atuação do alimento sobre os níveis hormonais é, até o momento, a melhor hipótese para explicar a relação. Diminuição da fadiga, elevação na libido e barreira contra a desidratação da pele são algumas das características observadas com o consumo do alimento.

Informação Nutricional (porção de 100 gramas)

Calorias 325 kcal 16%
Carboidratos 71,4 g 24%
Proteínas 14,3 g 29%
Gorduras totais 3,6 g 5%
Gorduras saturadas
Gorduras monoinsaturadas
Gorduras poliinsaturadas
Fibra alimentar 7,1 g 29%
Cálcio 250 mg 25%
Ferro 14,8 mg 82%
Potássio 2000 mg 57%
Cobre 6 mg 300%
Vitamina C 285 mg 475%
Vitamina B6 1,1 mg 57%

Referência: Self Nutrition Data

Como tomar: pó ou cápsula?

Ela pode ser encontrada em farmácias e laboratórios de manipulação, mas é um nutricionista, nutrólogo ou outro profissional que irá definir a dose a ser consumida por cada pessoa. A maca peruana costuma ser consumida nos formatos:

  • em cápsulas.

A dose recomendada é de 400 a 1000 mg/dia, na forma de cápsulas ou pó. O importante no caso de qualquer fitoterápico é verificar a origem, pureza e concentração do produto, portanto, verificar se a Maca que vai consumir é de procedência segura.

Maca peruana para engravidar

Além de aumentar o apetite sexual, a Maca Peruana auxilia no equilíbrio de hormônios sexuais, como testosterona, estrogênio e progesterona. Embora tenha eficiência na melhora da qualidade do sêmen, há poucas evidências que comprovem que a raiz ajude a engravidar, afirma o ginecologista Roberto Antunes.

Receitas com Maca Peruana

Suco detox para curar a ressaca

Ingredientes

  • 1 polpa de açaí congelada (sem xarope/sem açúcar)
  • 1 col. (sobremesa) de maca peruana em pó
  • 200 ml de água

Como fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificar e sirva gelado!

Chá de folhas de amora e hibisco

Ingredientes

  • 1 colher de sopa folhas de amora moídas (3 a 5 folhas)
  • 1 colher de sopa hibisco
  • 1 colher sopa de maca peruana em pó
  • 1/2 maçã com casca e sem sementes picada
  • 800 ml água filtrada

Como fazer

Aqueça a água até quase ferver, coloque todos os ingredientes e abafe por 10 ou 15 minutos. Coe e beba durante o dia.

Onde comprar?

No Cliquefarma, você consegue encontrar os suplementos como a Maca Peruana em pó ou em cápsulas de maneira rápida e prática e ainda comparar os melhores preços praticados e condições de entrega na sua região. 

maca peruana 3

Busque agora mesmo e melhore muito a saúde e qualidade de vida de toda a sua família! Qualquer dúvida sobre este ou outro produto natural, deixe seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em interagir com você! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<