Skip to main content

Dentre todos os objetos da maquiagem que compõem uma maquiagem completa  existem diversos produtos e detalhes que fazem toda a diferença durante essa hora de se maquiar. Entre algum objeto está a máscara de cílios ou popularmente conhecida como rímel é uma alternativa muito procurada pelas mulheres agradando a todos os gostos, desde os mais sofisticados e requintados, aos mais simples e diário já que ele consegue dar todo destaque para a área dos olhos trazendo mais realce, e é uma opção bem bacana para quem quer engrossar, alongar, escurecer e definir os cílios. O que muita gente não sabe é que ele pode ser usado de diversas formas e existem dentro dessa gama muitas formas de se usar e abusar deste produto. 

Abaixo, você terá um artigo de informações que te auxiliaram a melhorar ainda, ou melhor, transformar complemente ainda mais a sua maquiagem, e pode adaptar o uso das máscaras de cílios para todo tipo de ocasião. 

Qual a diferença entre máscara de cílios à prova d’água e não a prova d’água?

Entre os cosméticos existem aqueles que são mais voltados para a duração completa principalmente por ser mais procurada pelos maquiadores e também para a auto maquiagem, já que é um produto fácil de ser encontrado e não possui muitos segredos na hora da aplicação. 

Os cílios não a prova de água são mais voltados para usos em que você sabe que terá pouco tempo de evento, ou ocasiões em que você sabe que não irá entrar em contato com a água pois ele pode ceder facilmente e acabar borrando toda a sua maquiagem. Eles são ideias para eventos rápidos, saídas rápidas ou se não for entrar em contato com água e nem com o atrito. 

Já a máscara a prova de água ela gruda muito aos cílios que chega ser difícil a remoção dele, porém é excelente no quesito duração e fixação, pois ele não te deixará na mão em um evento, e até mesmo nas saídas diárias. 

Tome cuidado com produtos que prometem resistência à água, pois geralmente eles oferecem somente resistência à gotículas de água ou contato rápido com água. O ideal é que você tenha um de cada tipo, à prova d’ água e lavável assim você escolhe cada um para o seu tipo de evento que irá assim você mesma pode deixar a maquiagem mais durável de acordo com aquilo que você quer. 

 Como remover maquiagem à prova d’água

Após aquela maquiagem completa e hiper-resistente, a hora da remoção é uma das partes mais importantes após esse processo é a hora de retirar esses produtos para que não dê algum tipo de alergia e nem favorece a proliferação de bactérias. 

O primeiro passo para remover a maquiagem é a prova d ‘água, é começa a retirar os excessos de produtos. 

  • Lenço removedor 

Os lenços removedores não irão remover a maquiagem a prova de água somente retirar os excessos, mas deixando mais fácil a remoção mais profunda. A remoção deve ser delicada, já essa região além de necessitar de mais cuidado para evitar que aconteça de cair uns cílios ou outro. 

  • Demaquilante bifásico 

O demaquilante bifásico é potente contra a fixação de toda a máscara de cílios  prova d’água, o recomendado é que o algodão esteja bem umedecido quase encharcado, e ao coloca o algodão com o produto sobre o olho, espere alguns segundos até ele começar a amolecer a maquiagem e assim conseguir remover. Esse demaquilante é composto por duas fases de oil free e quando misturadas formam uma emulsão que remove toda a maquiagem difícil. É um produto acessível podendo ser comprado a partir de quinze reais.

  • Demaquilante em creme

Esse demaquilante, diferentemente do demaquilante bifásico, promove uma limpeza de maquiagem à prova d’água, porém retira mais facilmente a maquiagem do rosto. Porém se aliado ao demaquilante bifásico eles retiram muito bem.

  • Lavagem

Após os passos você poderá fazer uma rotina de lavagem como de costume, e provavelmente não ficará mais resquício de maquiagem. É válido ressaltar que é importante que ao utilizar máscara de cílios você não tenha nenhum problema nos cílios como terçol, e conjuntivite que iremos discorrer abaixo. 

Inflamações

O terçol é uma inflamação em uma glândula na pálpebra que acontece devido a infecção de bactérias. Os sintomas geralmente são pequeno inchaço e vermelhidão, pode conter bastante coceira no local e outros como sensibilidade a luz, e o local mais quente que o normal fora que o surgimento da bolinha pode ser dolorosa., nesse período é recomendado que não utilize nenhum produto abrasivo ou que pode gerar alguma coceira a mais e até mesmo irritação piorada.  No terçol você pode cuidar com a ajuda de um colírio, porém ele pode sumir entre cinco dias mais ou menos. 

Para ajudar no desconforto pode fazer compressas mornas e evitar contato com o olho com as mãos sujas, lave sempre. Porém se não sumir o inchaço em oito dias, é recomendado procurar ajuda de um médico oftalmologista, pois pode ter evoluído para calázio e aí o médico irá discorrer sobre os procedimentos necessários. 

Outros cuidados como limpar bem a região dos olhos para que não acumule secreção nos cílios, e não tente espremer jamais essa bolinha.  Lentes de contato não devem ser colocadas para evitar que essa bolinha de inflação não cresça e se expanda. 

Com a conjuntivite a mesma coisa não é recomendada usar maquiagens nem lentes de contato nessas regiões, pois ela é a inflação conjuntiva dos olhos e um dos primeiros sinais é que a parte branca dos olhos fica vermelha e apresenta sinais de comichão nos olhos, sensibilidade da luz e também pode haver secreções.  

A conjuntivite é meio chata, pois perdura de uma semana a quinze dias, podendo variar de acordo com o tipo da conjuntivite. 

É importante procurar ajuda de um médico para que ele descubra o tipo de sua conjuntivite e assim passando a maneira mais eficaz de curá-la, o tratamento é fácil e acessível varia desde colírios, lágrimas artificiais e corticoides. 

 A importância de não usar nem compartilhar produtos de maquiagem nesse período é que a conjuntivite é contagiosa e por isso todo cuidado é necessário no tempo que a conjuntivite permanece. Essas foram algumas inflamações mais comuns que todos podem ter agora abaixo você verá como você pode usar a sua máscara de cílios no dia a dia. 

Como usar a máscara de cílios na auto maquiagem 

Primeiramente, na auto maquiagem é importante que você tenha alguns produtos para que torne sua maquiagem ainda mais linda e completa, e neste artigo você encontrará informações para agregar ao seu conhecimento sobre o mundo da maquiagem. 

A máscara de cílios é um objeto de maquiagem muito versátil e pequeno, podendo caber em qualquer lugar na bolsa, no carro, na carteira.

E se usado com sabedoria, pode te auxiliar muito nos momentos de pressa e na correria do dia a dia, baixo também tem alguns truques de como você pode fazer para que sua máscara de cílios dure bem mais.

Quando a máscara e cílios fica muito tempo na bolsa, no carro ou em qualquer lugar desde que esteja com você, o uso acaba sendo mais frequente e consequentemente pode ser que a máscara de cílios dá uma ressecada, então o truque para isso é que você pode levar consigo mesmos um colírio, diluidor ou soro fisiológico para que possa estar sempre hidratando a máscara de cílios e prolongando ainda mais o uso dela.  

Na sua auto maquiagem é muito comum que na hora de passar várias camadas de  máscara de cílios aconteça de grudar um no outro ou formar bolinhas que podem incomodar ou prejudicar o acabamento da máscara de cílios no olho. Para que isso não aconteça, é bom diluir a máscara para que ela fique mais fina, e sempre após uma camada esperar secar bem para vir com a outra camada. Assim não ficarão resquícios de camadas mal passadas e aconteça de borrar sua maquiagem. 

Outro item que pode te auxiliar nos momentos em que for aplicar máscara de cílios é ter consigo um curvex, mesmo que você não compre a máscara ideal para seu tipo de cílios, ele te auxiliará para curvar mais o seus cílios e ao vir aplicando a máscara fica esse efeito mais curvado. 

O curvex é um item bem barato, podendo custar a partir de cinco reais, e é facilmente encontrado.  Se acontecer de você comprar uma máscara de cílios que não seque muito bem, você pode aplicar seu pó facial para ajudar a secá-lo de preferência um pó translúcido. 

Essas foram algumas opções para que você consiga usar as máscaras de cílios na sua auto maquiagem do dia a dia. Abaixo, você terá informações sobre alguns tipos de máscara de cílios, conhecendo bem você consegue acertar bem na hora que for comprar uma e utilizá-la por inteiro. 

Tipos de máscaras de cílios 

Como citado acima, existe hoje uma infinidade de tipos de maquiagem e principalmente os tipos de aplicador, você sabia que o tipo de aplicador pode influenciar na maquiagem toda?

Os aplicadores das máscaras de cílios que entregam o resultado que deseja, por isso é tão importante conhecer os tipos de aplicadores, o primeiro é:

  • Cerdas longas e em formato mais arredondado.

Esse formato de cerda auxilia para o caso de seus cílios serem curtos e finos, pois a máscara de cílios que possui esse aplicador dará mais volume e alongamento para os fios de cílios. 

  • Em cone

Foi uma tendência que perdurou por muito tempo principalmente entre as marcas mais conhecidas e acessíveis de maquiagem. Pelo seu formato ser bem diferente, ele produz maior volume nos cantos externos e nos cantos internos acaba facilitando a aplicação já que a sua parte mais fina alcança melhor os fios, assim ele proporciona um olhar mais longo e definido.

  • Formato ouriço

Conhecido por ter suas cerdas em formato arredondado, veio e revolucionou o mundo da maquiagem e muitas marcas aderiram a esse formato, já que a sua função principal é alcançar os fios dos cílios que são bem finos e curtos, pois o seu formato tem um bom alcance da região. Para quem tem o olho bem pequeno esse formato auxilia muito, pois ele é pequeno e prático de ser usado. 

  • Cerdas volumosas e arredondadas 

Para quem possui bastantes fios nos cílios e ele não contém tanto volume, esse aplicador é perfeito para atender a essa sua necessidade, pois suas cerdas são bem volumosas e ao entrelaçar os fios dos cílios, produz um efeito de mais volume e definição. 

  • Cerdas mais irregulares

Essas cerdas são perfeitas para quem deseja apenas dar uma destacada e definida a mais nos cílios, por causa de suas cerdas irregulares, cumpridas e pequenas, dão uma penteada a mais nos cílios e uma destacada no olhar. 

  • Formato curvado

Esse formato, geralmente em meia lua, ou em C, auxilia mais a alcançar a raiz dos cílios de forma natural, ele não irá alterar o formato natural dos seus cílios, então para quem quer somente deixá-los mais pretos e definidos pode estar usando uma máscara de cílios com esse aplicador.

Dicas de como usar a máscara de cílios.

No tópico acima foi citado como existem diversos tipos de máscaras de cílios, mas ela tem muitas funcionalidades, como por exemplo, você sabia que além de usar nos cílios, pode usar para delinear os olhos? 

Foi uma técnica muito usada antes da evolução dos delineadores em gel, e consistia em pegar um pincel bem fininho de maquiagem e ao abrir a máscara de cílios pega um pouco do produto que fica acumulado nas cerdas e aplicar com o pincel fazendo o formato que desejar de delineador. Por ser um produto especial para os olhos, ele não irá fazer nenhum mal e não causará nenhuma alergia. 

A máscara de cílios incolor é uma boa opção para usar nas sobrancelhas, por exemplo, para fixar mais os pelos e fazer com que eles não fiquem bagunçados. 

A máscara de cílios incolor é ótima para a utilização em adolescentes, por exemplo, pela sua forma não ser tão agressiva e não borrar.

Outra forma também é usar os rímeis que são mais coloridos para fazer uma proposta diferente, de repente é em algum evento fazer uma maquiagem puxada nos tons de sua preferência e usar a máscara de cílios colorida para dar mais destaque no olhar. 

As máscaras de cílios mais velhas, que já estão bem secas, podem dar lugar a hidratantes faciais de cílios. 

Para isso basta lavar bem a embalagem e colocar no mesmo recipiente o óleo de rícino que é um óleo extraído da mamona que melhora a circulação e estimula as atividades celulares, assim além de proteger combatendo as bactérias e os fungos, ele hidrata e nutre os fios. Então ele pode ser usado nos cílios, sobrancelhas e cabelos.

Então, você terá um ótimo aplicador desse óleo, que pode ser aplicado antes de dormir e retirado no dia seguinte. 

Abaixo iremos citar como você pode aplicar a máscara de cílios da forma correta e que dê ainda mais resultado na sua aplicação.

Ao aplicar a máscara de cílios, aplique girando o aplicador para que ele faça o movimento de penteá-los, assim ele depositará mais produto e dará mais forma e consistência aos fios. 

Outra forma de aplicar também é em formato zig zag, fazendo com que dê mais volume aos fios  pois deposita mais produto na base dos cílios, movimentando- o para a direita e esquerda. 

A curva para fora é a forma mais conhecida entre as pessoas que utilizam máscaras de cílios, que consiste em acompanhar o formato do cílios para que o produto se incorpore nele.  

Dar leve piscada, lentas e cuidadosas também dá bastante resultado nesse tipo de aplicação, enquanto você aplica vai piscando e penteando os fios com o aplicador.

Os cílios inferiores também não podem ser esquecidos e deixados de lado, pois eles dão um acabamento bem perfeito para os olhos quando estão com máscara de cílios. 

É importante usar um aplicador pequeno e preciso para passar neles, pois pode acabar borrando com um aplicador muito grande. 

Aplicar duas camadas de máscaras de cílios na parte inferior dos olhos, pode deixar eles mais definidos por serem bem fininhos e precisam de uma definição especial. 

Caso tenha dificuldade de passar a máscara de cílios sem borrar, basta utilizar uma colher como base de proteção nos olhos, assim você pode pintar e aplicar o produto tranquilamente sem se preocupar com as borras, mas se caso elas acontecerem é só esperar ela secar e com uma haste flexível ir retirando. 

Mas tem que esperar que essa borra fique seca, porque se você for retirar com a haste flexível e acaso ela não esteja tão seca, vai borrar mais ainda. 

Quando preferir usar cílios postiços, você pode usar a máscara de cílios de sua preferência para ajudar a dar um acabamento nos cílios postiços. A máscara auxilia na fixação dos cílios postiços aos naturais, fazendo com que o resultado final pareça ser mais natural e real o possível.

A seguir, iremos discorrer sobre as tendências de maquiagem mais utilizadas neste ano e que você também pode estar usando e adaptando para o seu uso diário, ou até mesmo trazendo essas tendências para que use em eventos e ocasiões especiais. 

Tendência de maquiagem 2021

No universo da maquiagem, existem muitas tendências que ao longo do tempo mudaram e evoluíram para que melhor fosse aderida pelas pessoas.

Neste artigo colocaremos como a máscara de cílios pode dar todo toque especial para essas maquiagens e lembrando que você pode mudar ela e adequar para que você consiga usar mais ainda essas tendências no dia a dia.  .

Primeiramente, devemos observar a maquiagem que está sendo mais utilizada pelas mulheres e pessoas que estão sempre tendendo para as maquiagens que geralmente as famosas usam. Essas maquiagens de famosos muitas vezes são tons mais clássicos e versáteis, podendo ser alterado para uma maquiagem mais forte a qualquer momento. 

O mundo dos famosos e influenciadores digitais têm uma alta relevância na sociedade atual e inspiram muitas pessoas na hora de fazer essa maquiagem, então entre eles tem chegado tendências que estão sendo muito aderidas, como  a maquiagem mais leve mas com cobertura. Essas maquiagens trabalham muito a cobertura de manchas e um acabamento mais leve, assim transmite a informação de que há mais leveza e sinceridade. 

As atrizes, por exemplo, utilizam as maquiagens como personalidade de acordo com o personagem, como uma vilã raramente usará maquiagem rosa e com brilho pois a informação que ela quer passar ao público não é essa e sim a de uma vilã, então ele usará maquiagem característica para isso. 

Uma das maquiagens que está muito em alta é o delineado gráfico, e delineado esfumado. O delineado gráfico consiste em algo mais elaborado, usa mais técnicas e formas geográficas que são adaptadas ao olho, é uma técnica mais artística e necessita de treino e de bastante dedicação, mas é uma técnica que está sendo aprimorada cada vez mais.

O delineado esfumado, ele não precisa ter um traço muito reto, porque as bordas serão esfumadas dando um efeito bem trabalhado, porém ele é bem fácil de fazer com qualquer pincel de esfumar. 

As tendências de peles mais esfumadas estão bem em alta neste ano, porque mesmo que for uma maquiagem mais pesada como de noiva madrinhas, e debutantes por elas serem bem esfumadas dão essa sensação de leveza e suavidade, mas ao mesmo tempo promovem um acabamento espetacular nas peles.

Os esfumados alongados nos olhos tem ganhado mais repercussão principalmente nas redes sociais por utilizar apenas uma cor de sua preferência, porém é só ir criando camadas entre ele mesmo e ir intensificando as cores para ter esse resultado mais alongado e esfumado, até mesmo com cores coloridas pode-se fazer essa técnica.

Muitas mulheres têm usado a tendência da linha d’água colorida para trabalhar e ousar mais ainda nas suas maquiagens, foi citado neste artigo que existem máscaras de cílios que são coloridas e podem ser utilizadas nos cílios inferiores complementando o esfumado colorido abaixo da linha d’água, é uma técnica bem ousada e bem diferente de maquiagem, também passa a impressão de que foi muito trabalhada, mas na verdade foi apenas a máscara de cílios que deu todo toque.

Esfumado simples com brilho: esse esfumado tem conquistado os corações das mulheres que são mais discretas, mas ao mesmo tempo querem ousar sem perder sua personalidade, pode ser feito com qualquer cor de base, e o brilho é ideal que seja mais finos como os chamados “asas de borboleta” que refletem um brilho suave sem ser escandaloso. As cores desses brilhos podem ter um subtom rosado, dourado, champanhe, e com fundos mais arroxeados, eles serão o foco principal dessa maquiagem, por isso é bom escolher uma cor mais coringa e usável para poder utilizar ele em outras maquiagens.

Cuidados com os cílios 

Pelos cílios fazerem parte do olho, necessita de um cuidado especial não é mesmo? Essa região necessita de cuidados especiais, para que evite alergias, e previne bactérias que se proliferam nesta região. Hoje existem muitos cuidados especiais que você pode fazer na sua casa mesmo para garantir que os resultados ao usar a máscara de cílios sejam ainda mais satisfatórios. 

Lavar bem os olhos com um sabonete específico para a área dos olhos é um dos passos importantes nessa etapa de limpeza, lembrando que não é necessário esfregar com força e agressividade para não ferir os olhos.

Você pode terminar toda a sua rotina de preparação de pele, e também cuidar dessa região ocular. Após essa limpeza e hidratação, você pode aplicar  um colírio nos olhos, você sabe quais tipos de colírio existem? 

Abaixo citaremos alguns principais,  claro se o seu caso for mais clínico você pode procurar ajuda de um profissional oftalmologista para que ele indique um especialista para seus olhos. Mas, para seu conhecimento segue abaixo algumas opções.

  • Colírios lubrificantes

Hoje em dia esse tipo de colírio é muito utilizado principalmente para quem tem o olho seco e que fica exposto diretamente a poeiras, ventos, ar condicionado, computador, raios ultravioleta e produtos químicos pois quando tem esse contato por um tempo prolongado o olho fica mais seco difícil de se manter lubrificado, para isso esse colírio é indicado, existe também a possibilidade de usar este colírio em pessoas que utilizam lentes de contato.

  • Colírios antibióticos

São usados para tratar infecções (como por exemplo, as citadas no tópico infecção) tratando assim as contaminações bacterianas  que podem ocorrer nessa região. A maior parte desses colírios com antibióticos são usados para reduzir a inflamação, o lacrimejamento, e outros desconfortos causados por ela. 

  • Colírios anti-inflamatórios

Esses colírios são especificamente indicados para os casos de pós cirurgia  no olhos ou até mesmo tratamento de inflamações mais graves como conjuntivite crônica, viral ou inflamações que surgem na córnea. 

  • Colírios antialérgicos 

Esses são indicados para aliviar os sinais da conjuntivite alérgica que é muito comum em pessoas que tendem a apresentar mais alergias ou os sinais dela como coceira, vermelhidão, inchaço, e entre outros sintomas. 

  • Colírios analgésicos 

Eles aliviam dor e sensibilidades oculares, e é muito usado pelos médicos como analgesia local para procedimentos cirúrgicos na região. Deve ser usado em caso de recomendação hospitalar, pois ele deixa a região totalmente anestesiada e isso pode ser perigoso, pois a pessoa não sente o peso colocado ao coçar por exemplo. 

  • Colírios descongestionantes

Esses colírios são conhecidos como vasoconstritores, eles descongestionam e lubrificam  a região ocular para aliviar vermelhidão causada por alergias, fumaça, sol, piscina ou mar, corpos estranhos e afins. 

  • Colírios  para glaucoma

Os colírios para glaucoma são próprios de tratamento dessa doença, pois reduz a pressão sanguínea nos olhos e deve ser usado pelos pacientes que possuem glaucomas para prevenir a cegueira e controlar a doença.  

Esses foram alguns dos colírios que são utilizados nos olhos, não somente para te informar mas também aconselhar caso tenha alguns desses sintomas e queria passar com o médico para que ele receite algum tratamento específico para você. Além disso, os cuidados com os olhos podem ser básicos, como utilizar sempre toalhas limpas para que você limpe essa região. 

DIY de maquiagem

Teve um tópico acima que foi citado sobre as máscaras de cílios incolores, e com ela você pode aderir a diversos DIY’s que podem transformar e reutilizar-las de uma forma completamente nova como, por exemplo, colocar uma sombra marrom que já não usa mais dentro dessa máscara e sacudir bem até todo o produto ficar homogêneo e assim, você consegue usar como para preencher as sobrancelhas, e rímel mais marronzinho.

Algum dos DIY que você pode estar fazendo é explorar mis dos produtos que você tem, por exemplo: Se você tiver uma embalagem de batom vazia, pode fazer um lip tint cremoso ou líquido, com corante alimentício e restos de batons não usados, basta derreter e colocar na embalagem. Fora que o lip tint pode ser usado como blush nas bochechas e até mesmo sombra líquida. 

Nos DIY de maquiagem você pode soltar a imaginação, como por exemplo, pode usar vaselina para ser a base de outros batons e complementar usando pigmentos de sombras que não são muito utilizadas por você.

 Lembrando que é sempre importante que os produtos sejam testados dermatologicamente para que não faça nenhum mal a sua pele.Tem como você fazer objetos porta-maquiagem também basta usar caixas de sapato ou de papelão que são maiores para fazer uma porta maquiagem também é uma ótima escolha para esconder as bagunças, e reutilizar as caixas que estavam dando sopa para isso. Se encapado com tecido, papel de presente, papel contact, pode agregar até mesmo na decoração do ambiente.

Essas foram apenas algumas ideias que você mesma pode estar fazendo na sua casa, para deixar os produtos mais usáveis e visíveis para seu dia a dia. Essas  informações que podem ter acrescentado bastante nas formas com que você pode variar a utilização das suas máscaras de cílios, um objeto que muitas vezes passa despercebido de suas utilizações e de como você pode usá-lo diariamente.

 Se você acessar o site da CliqueFarma, você vai encontrar os melhores resultados para máscara de cílios. Realize uma busca e descubra essa facilidade.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<