Quando ouvimos falar em pressão alta, é comum associarmos a condição a adultos ou idosos. No entanto, a hipertensão também pode afetar crianças e adolescentes — e merece atenção.
A pressão alta na infância, chamada de hipertensão arterial infantil, é mais comum do que se imagina. Segundo especialistas, 1 a 5% das crianças e adolescentes podem apresentar níveis elevados de pressão arterial, especialmente aquelas com histórico familiar de hipertensão, excesso de peso ou outras condições de saúde.
A hipertensão em crianças pode ter diferentes origens, que variam de acordo com a idade:
- Em bebês e crianças pequenas, a pressão alta geralmente está ligada a problemas renais ou cardíacos congênitos.
- Em crianças maiores e adolescentes, o excesso de peso, o sedentarismo, a alimentação rica em sal e o estresse são fatores de risco.
A pressão alta, mesmo na infância, pode causar danos aos vasos sanguíneos, ao coração, rins e ao cérebro ao longo do tempo, por isso, quanto mais cedo for identificada e tratada, melhor será a chance de prevenir complicações no futuro — tais como, o infarto, o AVC e a insuficiência renal.
Muitas vezes, essa condição não apresenta sintomas. Por isso, a medição da pressão arterial deve fazer parte das consultas de rotina, principalmente se a criança ou adolescente tem algum fator de risco, como citado acima.
Entretanto, em alguns casos, podem surgir sinais como:
- Dor de cabeça frequente
- Cansaço sem motivo
- Irritabilidade
- Dificuldade para dormir
- Tonturas ou visão embaçada
O que os pais e responsáveis podem fazer?
- Incentivar uma alimentação equilibrada, com menos sal, alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas;
- Estimular atividades físicas regulares, como brincadeiras ao ar livre;
- Controlar o peso corporal da criança;
- Evitar o consumo precoce de cafeína (refrigerantes, energéticos).
- Manter as consultas de rotina em dia, com aferição da pressão arterial.
Sendo assim, crianças podem ter pressão alta e o cuidado deve começar desde cedo. Promover hábitos saudáveis na infância é um dos maiores presentes que os pais podem dar para garantir um coração forte e uma vida longa e saudável aos seus filhos.