Merthiolate – Seus ferimentos bem cuidados sempre!

23/02/2021 2 Por cliquefarma

Hoje o blog fala sobre um medicamento bem veterano na casa da imensa maioria dos brasileiros –  o Merthiolate, uma referência no cuidado de ferimentos. Vamos falar de suas apresentações, composição, para que ele é indicado, mecanismo de ação, posologia, reações adversas e onde comprar. Confira agora mesmo tudo sobre ele neste artigo!

História de Merthiolate

Lançado em 1951, Merthiolate é um medicamento do tipo antisséptico indicado para ferimentos em geral. O produto elimina bactérias, previne infecções e ainda auxilia no processo de cicatrização.

Em 2001, a linha de produtos Merthiolate ganhou uma nova fórmula devido à uma nova tecnologia e deixou de “arder”. Após a mudança, a ação de Merthiolate ficou ainda mais efetiva.

Merthiolate é uma marca tradicional e líder absoluta no mercado de antissépticos. O medicamento, disponível em duas versões – Solução 30 ml e Spray 45 ml – é eficaz, traz segurança e pode ser usado por toda a família.

Apresentações de Merthiolate

Uso Dermatológico

Uso Adulto e Pediátrico

Solução 10mg/mL: Embalagem com 1 frasco contendo 30 mL.

Solução spray 10mg/mL: Embalagem com 1 frasco spray contendo 45 mL.

Composição

Cada mL da solução contém:

digliconato de clorexidina…………………………………………………………………………………………………10 mg

veículo q.s.p. ……………………………………………………………………………………………….1 mL

(hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água).

Cada mL da solução spray contém:

digliconato de clorexidina…………………………………………………………………………………………………10 mg

veículo q.s.p. ……………………………………………………………………………………………….1 mL

(hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água).

Para o que Merthiolate é indicado?

Merthiolate é indicado na antissepsia (desinfecção e limpeza) da pele e de pequenos ferimentos.

O que podemos esperar do mecanismo de ação de Merthiolate?

Este medicamento tem ação específica sobre as bactérias, dificultando a sua proliferação. Possui a propriedade de matar bactérias (bactericida).

Resultados de Eficácia

A atuação antisséptica tópica do digliconato de clorexidina sobre a pele é comprovada através de um estudo sobre a eficácia do ativo na concentração de 0,5% aplicado na pele a fim de evitar infecções durante uma anestesia peridural.

A técnica de anestesia peridural é passível de várias complicações, entre elas as infecções devido à falha de técnicas de assepsia cutânea no local da punção.

O presente estudo tem por objetivo avaliar a eficácia do antisséptico digliconato de clorexidina a 0,5%, avaliando sua ação química, ação química mais a ação mecânica, e comparando com a ação da técnica de assepsia do álcool-iodo-álcool.

Foram utilizados 47 animais submetidos a diversos procedimentos cirúrgicos na qual existia a indicação da técnica de anestesia peridural, e foram divididos em três grupos. Para coleta de material foram coletados “swabs” da região lombossacral, que foi previamente tricotomizada.

Para todos os grupos foi coletado um “swab” piloto logo após a tricotomia da referida região. No grupo 1 (18 animais) foi realizada a coleta do “swab” três minutos após a aspersão da clorexidina; no grupo 2 (18 animais) o “swab” foi coletado após a realização da aspersão da clorexidina juntamente com a atividade mecânica de gaze por três vezes; e no grupo 3 (11 animais) o “swab” foi coletado após a técnica de assepsia com álcool-iodo-álcool.

As amostras foram semeadas em “Tryptie Soy Broth” (TSB) e incubados a 37ºC. Após 24 horas o caldo foi repicado em maio ágar sangue e incubado a 37ºC em anacrobiose por 48 horas, sendo analisada a presença ou ausência de crescimento bacteriano.

Dois animais (11,1%) do grupo 1 apresentaram crescimento bacteriano; um animal (5,5%) do grupo 2 apresentou crescimento bacteriano; dois animais (18%) do grupo 3 apresentaram crescimento bacteriano.

Analisando os resultados, pode-se concluir que o digliconato de clorexidina a 0,5% foi eficaz para assepsia cutânea para realização da anestesia peridural, tanto pela ação química quanto associada à atividade mecânica com gaze, tendo sido comparada com a técnica de assepsia do álcool-iodo-álcool. Portanto, com base neste estudo, conclui-se que a concentração de 10% do digliconato de clorexidina é eficaz como antisséptico.

Bibliografia:

  1. Futema F.; Igayara-Souza C.A.; Estrella J.P.; Credie L.F.G.A.; Campos M.A. Lourenço P. Pereira M.A.; Braga S.C.S. Avaliação da eficácia do digliconato de clorexidina a 0,55 para assepsia cutânea na técnica de anestesia peridural – UNG – Universidade de Guarulhos.

Características Farmacológicas

O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto, mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.

Acredita-se que o mecanismo de ação ocorra através da ruptura da membrana celular, e não pela inativação por ATPase como pensava-se anteriormente.

Apresenta um espectro de ação semelhante ao do álcool e sua ação residual é estimada em 6 horas.

Em 1979, a clorexidina foi considerada pelo “World Health Organization” (WHO), órgão máximo de saúde internacional filiado à ONU, como substância essencial e passou a ser um produto de escolha.

A DL50 do gluconato de clorexidina, é de 1.800mg/kg/dia (peso corporal) o que a torna praticamente atóxica, além de não ser poluente, não exalar gases e não irritar a pele e mucosas.

Quais as contraindicações e os riscos de Merthiolate?

Merthiolate é contraindicado para pacientes que apresentem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Merthiolate apresenta baixo potencial de toxicidade sendo pouco absorvido pela pele íntegra, portanto, o seu uso é considerado seguro na concentração de 10mg/mL. Está contraindicado para antissepsia ocular.

Quais as precauções e advertências a que devo me atentar antes de usá-lo?

Merthiolate é usado para a limpeza local de uma ferida. Deve-se tomar o cuidado ao utilizar o medicamento, evitando o contato com os olhos e ouvidos. Caso ocorra o contato com os olhos, lave-os abundantemente. 

Interações medicamentosas de Merthiolate

Não são conhecidas interações medicamentosas com o digliconato de clorexidina.

Uso de Merthiolate na gravidez e amamentação

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião dentista.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Instruções de armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Merthiolate

Número do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz.

Merthiolate apresenta-se como uma solução límpida, incolor e inodora.

 

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Instruções de posologia, dosagem e modo de uso de Merthiolate

USO DERMATOLÓGICO

Frasco de 30 mL

Espalhar quantidade suficiente do produto na área afetada, quando necessário. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos.

Spray de 45 mL

Posicione a válvula em direção a área afetada, mantendo uma distância de 5 a 10 cm do local ferido.

Pressione 2 a 3 vezes, ou conforme a extensão do ferimento. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos.

É importante sempre que tiver sofrido escoriações, arranhões ou pequenos ferimentos superficiais, higienizar o local corretamente com água e sabão e só então realizar a aplicação de Merthiolate diretamente no local. Logo em seguida, pode-se colocar um pequeno curativo como aqueles adesivos ou mesmo um com algodão/gaze e esparadrapo que você ou seu filho já estará pronto para a próxima! 

Caso o seu ferimento seja de grande extensão ou muito profundo, procure assistência médica imediatamente!

Merthiolate deve ser utilizado para assepsia do ferimento até a cicatrização das feridas.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando esquecer de usar este medicamento?

Não há problemas significativos no caso de esquecimentos. Necessitando utilizar novamente o medicamento, reaplique-o sobre a ferida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Reações adversas ou efeitos colaterais de Merthiolate

Ao aplicar o produto sobre a pele e ocorrer alguma hipersensibilidade, deve-se suspender o seu uso e procurar orientação médica.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Nova erupção (ferida) ou agravamento da pele, vermelhidão, ardor, coceira ou inchaço no local da aplicação.

Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizaram este medicamento): Reação alérgica: coceira, urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.

Fonte: http://health.kernan.org/drug/notes/Chlorhexidine-On-the-skin.htm 

Realizado pela University of Maryland Rehabilitation & Orthopedic Institute, 2200, Kerman Drive, Baltimore, MD 21207. 1-888-453-7626.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Superdosagem de Merthiolate

Caso ocorra contato com os olhos, lavá-los abundantemente em água corrente. Em caso de ingestão acidental, procurar imediatamente orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Onde comprar?

Você pode encontrar Merthiolate no nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma. Aqui, com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu medicamento dependendo da região em que mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu!

Tem alguma experiência interessante para compartilhar conosco fazendo uso do Merthiolate? Já usou na sua infância, na época que ardia bastante e agora faz uso com seus filhos e conta as histórias das suas travessuras para eles? Comente conosco no box abaixo que nós queremos saber também!