Skip to main content
Avalie esse post

Daltonismo é uma condição na qual as cores não podem ser vistas normalmente. Também é conhecido como deficiência de cor. A pessoa geralmente não consegue distinguir entre certas cores. Muitas vezes, na distinção de verde de vermelho e às vezes azul.

Na retina existem tipos de células que detectam a luz. Essas células são chamadas de bastonetes e cones. As hastes só detectam luz e escuridão e são muito sensíveis a baixos níveis de luz. Os cones detectam cores e concentram-se perto do centro de visão. Existem três tipos de cones: alguns detectam vermelho, outros verdes e outros azuis. O cérebro usa a informação enviada pelos cones para determinar a cor que percebemos.

O daltonismo pode ocorrer quando um tipo de cones está ausente, no qual eles trabalham, eles detectam uma cor diferente do normal. Sombra densa grave quando todos os três tipos de cones estão ausentes. O leve daltonismo ocorre quando todos os três tipos de cones estão presentes, mas um deles não funciona bem. Ele detecta uma cor diferente do normal.

Existem diferentes graus de daltonismo. Algumas pessoas com pequenas deficiências para ver as cores detectam as cores normalmente quando há boa luz, mas têm dificuldade na luz fraca. Outros não conseguem distinguir cores de cores em nenhum tipo de luz. A forma mais severa de daltonismo, na qual tudo é visto em diferentes tons de cinza, é incomum. O daltonismo geralmente afeta ambos os olhos igualmente e é estável ao longo da vida.

Nasce geralmente com daltonismo, mas em alguns casos pode ser adquirido mais tarde na vida. Uma mudança na maneira de ver as cores pode indicar a presença de um problema mais sério. Qualquer pessoa que perceba uma mudança na forma como percebe as cores deve consultar um oftalmologista.

Como lidar com o daltonismo?

O daltonismo é um distúrbio ocular que dificulta a apreciação das cores primárias azul, verde e vermelho. Essa deficiência visual é hereditária e geralmente ocorre porque o cromossomo X transmitido pela mãe ao feto durante a gravidez é defeituoso. Para a maioria das pessoas que sofrem esse tipo de transtorno, a situação em que vivem é normal e não encontram qualquer anomalia, pois só confundem as cores ou não observam suas nuances, o que não necessariamente produz qualquer dificuldade no cotidiano . No entanto, entre 10 e 20 anos de idade é quando é detectado mais se alguém é daltônico, por isso é muito importante ir ao médico e realizar os testes relevantes.

Passos a seguir:

Detectar se uma pessoa sofre de daltonismo é fácil para a pessoa que sofre e para todos que a rodeiam. A dificuldade visual do paciente pode dificultar algumas atividades diárias, como a compra de frutas, estudos ou até mesmo alguns trabalhos. No entanto, não é uma doença que incapacita você para qualquer trabalho ou atividade de rotina, pode até ser que o paciente a detecta apenas por acaso.

daltonico1

 

Uma vez que as anormalidades visuais foram detectadas, é importante ir ao seu médico ou a um oftalmologista profissional para diagnosticar o distúrbio. Geralmente, o Teste de Ishihara geralmente é realizado, um teste médico feito de folhas que contêm as cores primárias em pontos que formam um número. Se sua capacidade visual é normal, você pode distinguir o número ou a figura, enquanto uma pessoa daltônica não pode.

 

daltonico2

Se os exames médicos determinarem que você sofre de daltonismo congênito, é hora de agir. Embora não haja tratamento específico para esse transtorno, uma vez que não é considerado uma deficiência importante, existem métodos que podem corrigir essa dificuldade oftalmológica.

Um dos melhores recursos para tratar o daltonismo são as lentes especiais, que têm filtros projetados para alterar, a propósito, o espectro de luz para que o olho com dificuldades receba estímulos semelhantes aos recebidos por um olho sem , para que o paciente possa se afastar do daltonismo e se aproximar de uma visão normal. Com essas lentes especiais, o daltônico poderá ver muito mais cores e todas as nuances que, sem elas, seriam impossíveis de serem observadas. Óculos corretivos são uma ótima opção, pois são adequados para 80% dos casos de daltonismo.

daltonico3

Se você notar qualquer anomalia em seus olhos, vá sempre ao seu oftalmologista de confiança. Ele vai te dizer os passos a seguir para superar este distúrbio ocular.

O que é daltonismo?

Nem todas as cores são percebidas da mesma maneira, existem vários fatores que podem variar o tom ou a intensidade de uma determinada cor. A luz natural do dia, as luzes artificiais da noite, ou se ambas são diretas ou indiretas, podem afetar essa percepção. No entanto, color blindness vai mais longe, uma vez que é uma doença ocular que faz com que seja impossível, o sofredor, distinguir corretamente as cores mais comuns. Um daltônico, não só custa-lhes diferenciar ou perceber as nuances de cada cor, mas pode ser confuso duas cores completamente diferentes.

Essa alteração celular da retina do olho foi descoberta por Jhon Dalton, que sofria desse distúrbio. Com os anos e a ciência, foi demonstrado que os daltônicos não percebem as cores primárias de maneira comum. Geralmente é verde, azul e vermelho. Para determinar este distúrbio oftalmológico, vários testes visuais médicos podem ser realizados, como o Teste de Ishijaga.

A priori, não considera-se que esta doença pode causar grandes problemas em nossa vida de rotina, no entanto, sim ele pode afetar em vários campos desde diferenciar a maturidade dos frutos de não reconhecer as cores de uma determinada marca, não distingue as cores da lenda de um avião ou não passar por exames médicos para trabalhos específicos (pilotos, policiais, árbitros …).

daltonico5

O daltonismo é hereditário?

Estudos científicos mostraram que, de fato, o daltonismo é um distúrbio oftalmológico genético, de modo que pode ser transmitido de pais para filhos. Embora tenha sido demonstrado que a cegueira pode ser a causa de uma doença neurológica, em geral, a origem desta ruptura celular ocorre no cromossoma X, que é herdado e congenitamente defeituosamente.

Geralmente, os homens são mais propensos a herdar daltonismo, uma vez que está cientificamente provado que as mulheres serão daltônicas se receberem dois cromossomos X com tal deficiência. Portanto, é muito mais fácil para os homens receberem esses genes e serem daltônicos. Existe uma chance de 1,5% de que um homem seja daltônico e apenas 0,5% das mulheres sofram desse distúrbio.

Tipos de daltonismo

Existem vários tipos de daltonismo, pois a maneira como você percebe as cores e suas nuances pode variar em cada pessoa. No entanto, a maioria dos casos desta alteração celular da retina corresponde aos seguintes principais tipos de daltonismo:

  • Monocromático: Este é um caso raro e particular de daltonismo, já que quem sofre só aprecia o mundo em uma cor. Existe apenas um dos três pigmentos possíveis, então a pessoa vê tudo em uma dimensão.
  • Achromatic: Os daltônicos, neste caso, só vê em tons preto e branco e diferentes de tons de cinza de cor sem receber qualquer outra cor, cones ausência de pigmentação (seja por qualquer motivo).
  • Dicromáticos: Este é o distúrbio mais frequente (99% dos casos de daltonismo). O daltônico, neste caso, sofre uma alteração na retina, o que não lhe permite perceber corretamente as cores primárias. Esta disfunção hereditária podem ser de três tipos: protanopia (sem apreciação vermelho), Deuteranopia (sem apreciação verde) e tritanopia (confusão de amarelo e azul).
  • Tricromático anômalo: O daltônico tem três cones de pigmentação, mas estes são defeituosos, e é por isso que eles confundem as cores. Essas anomalias são semelhantes e equivalentes às do dicromatismo, mas com efeitos menores.

Recomendações para tratar o daltonismo

Embora o daltonismo não produza graves consequências para a vida diária, é interessante entrar em contato com um oftalmologista profissional para realizar os testes necessários que indicam se você sofre ou não de daltonismo. Geralmente, as alterações oculares produzidas pelo daltonismo são notáveis entre 10 e 20 anos. Graças a exames médicos para obter cartões e licenças (como dirigir), você pode reconhecer tal desordem, já que para o indivíduo que sofre, sua situação é, geralmente, normal.

Hoje, não há tratamento específico para tornar o beacon mais suportável, no entanto, é importante conhecer esse transtorno para que não afete os estudos, carreira, trabalho ou cotidiano do paciente.

Quais são os sintomas de daltonismo?

Passos a seguir:

A daltonismo é uma condição genética associada ao cromossoma X e sofrida principalmente pelos homens, sendo geralmente recessiva nas mulheres. Isso porque, se um homem cuja cromossomos sexuais são XY, herda o cromossomo X com essa deficiência será daltônico iminente, enquanto que para uma mulher cujo cromossomos sexuais são XX é, deve ter dois cromossomos X com este defeito, que ocorre muito ocasionalmente.

Por esta razão, é geralmente considerado que a mulher é portadora do gene do daltonismo sem sofrer.

A incapacidade de distinguir cores de colorblinds ocorre devido a um problema causado pelos pigmentos localizados nas células nervosas dos olhos chamados cones, responsáveis ​​pela percepção da cor. Dependendo do pigmento afetado, pessoas daltônicas podem ter dificuldade em distinguir entre vermelho e verde, o tipo mais comum de daltonismo, enquanto outras têm dificuldade em distinguir azul e amarelo, também tendo problemas com vermelho e verde.

Em muitos casos, esta condição é apresentada com sinais tão leves que aqueles que sofrem dela não a detectam, geralmente é apenas quando a criança está em idade escolar e aprendendo as cores que os pais podem determinar que existem certas dificuldades.

Os sintomas de daltonismo que podem ser detectados são:

  • Dificuldade em diferenciar certas cores, geralmente vermelho e verde, embora também possa ocorrer com amarelo e azul.
  • Impossibilidade de diferenciar tons ou tonalidades muito semelhantes da mesma cor.
  • Problemas para aprender os nomes das cores que não podem distinguir corretamente, um dos primeiros sinais de daltonismo em crianças em idade escolar.

Somente nos casos mais graves de daltonismo pode ser afetada a capacidade de ver claramente, no entanto, esses distúrbios são raros.

Quando a criança é suspeita de ser daltônica, testes simples podem ser feitos em casa para confirmar que há de fato uma dificuldade em diferenciar as cores. Por exemplo, você pode pegar dois objetos, um vermelho e um verde, e perguntar à criança que cor eles são, se houver confusão ou se houver problemas para distingui-los, é hora de procurar um especialista.

O oftalmologista é o profissional indicado para diagnosticar essa condição, que após realizar vários testes, como o teste de Ishihara, pode determinar se há daltonismo.

Embora possa parecer uma condição preocupante não afeta a saúde do doente, e que as pessoas daltônicas pode levar uma vida tão normal e a única limitação de não ser capaz de desenvolver um trabalho ou profissão que é necessário para distinguir as cores à perfeição.

No caso de crianças em idade escolar, é importante monitorá-las de perto e dar-lhes toda a nossa ajuda e apoio para evitar problemas relacionados ao aprendizado.

Como o olho normalmente trabalha para ver cores

Pense no seu medicamentos/doencas-dos-olhos” target=”_blank” rel=”noopener”>olho como uma câmera. A parte de trás do olho contém uma lente que focaliza as imagens. Essa área, chamada de retina, é coberta por células nervosas especiais que reagem à luz. Essas células nervosas da retina são cones e bastonetes. Bastões e cones reagem à luz, pois contêm pigmentos que mudam quando a luz os atinge.

Os cones são responsáveis ​​pela visão de cores. Existem vários tipos de pigmentos presentes nos três tipos de cones. Alguns cones reagem à luz de ondas curtas, outros reagem em comprimentos de onda médios e outros reagem em comprimentos de onda maiores.

Celula fotorreceptora

Existe apenas um tipo de pigmento nas hastes e reage da mesma maneira a qualquer comprimento de onda da luz. As varetas não têm nada a ver com a visão da cor, no entanto, elas são muito sensíveis à luz e nos permitem ver à noite.

Quando os bastões e todos os tipos de cones estão trabalhando juntos, o olho vê todas as cores possíveis. É algo como a maneira como um pintor pode misturar algumas cores e pintar todas as cores possíveis.

O daltonismo causa outros problemas de saúde?

O tipo de daltonismo presente no nascimento não leva à perda de visão ou cegueira total. Mas, como os cones da retina também são usados ​​para ver detalhes sutis, pessoas com daltonismo tendem a ter uma visão menos aguda. Bastões também tendem a ser “sobrecarregados” pela luz brilhante. As lentes polarizadas muitas vezes ajudam as pessoas daltônicas a enxergarem melhor.

Se você acha que tem um problema de visão de cores, você deve agendar uma consulta com um oftalmologista imediatamente. O médico será capaz de dizer se você está vendo as cores corretamente e o que fazer se não estiver vendo as cores corretamente.

daltonismo

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<