Skip to main content

Você já conhece o sintoma de parecer que está com bolinhas brancas ou com formação de placa branca na garganta? Essa condição pode ser uma das implicações da amigdalite.

Em muitos casos, é comum que a pessoa tente remover esses incômodos em casa, com intervenções manuais, o que deve ser avaliado com cautela. Muitas receitas caseiras ganharam popularidade, mas não substituem a consulta com o médico especialista.

Para evitar mais desconfortos, procure um médico e continue nesse artigo para entender melhor o que é a doença, conhecida como caseum, quais os possíveis tratamentos e como eliminar esses pontos brancos da garganta.

caseum 1

O que é caseum/cáseo na garganta?

O caseum amigdaliano (ou cáseo amigdaliano) é uma substância com características esbranquiçadas que se formam nas amígdalas.

Pode ser identificado pelo paciente como bolinhas brancas na garganta ou ter a aparência similar a bolhas no fundo da garganta.

O paciente geralmente procura ajuda médica por conta de sintomas como secreção endurecida e mau hálito. Outra queixa é a sensação de um corpo estranho, como uma casquinha de pipoca enroscada, o que pode incomodar até mesmo para engolir alimentos, por parecer que a pessoa está com pedrinhas na garganta.

A inflamação do Caseum pode ser entendida como amigdalite e é uma doença crônica. Antes de tomar qualquer ação, é fundamental o acompanhamento de um especialista otorrinolaringologista ou um cirurgião-dentista, para entender as necessidades de cada pessoa, evitar a reincidência de cáseos e encontrar o melhor tratamento.

Como se forma as “bolinhas” de caseum?

A formação de cáseos ou caseum nas criptas das amígdalas é muito comum, principalmente na idade adulta. Os cáseos são bolinhas amarelas ou brancas, com mau cheiro, que se formam nas amígdalas devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, que podem sair facilmente através da tosse ou espirro.

Uma boa forma de eliminar os cáseos e reduzir a sua formação é através da realização de gargarejos com soluções salinas ou enxaguantes bucais, que não devem conter álcool na composição, já que esta substância aumenta o ressecamento e desidratação na mucosa bucal, aumentando a descamação de células e, consequentemente, aumentando a formação de saburra lingual e de cáseos.

Em alternativa a estas soluções, podem ser preparados em casa soluções naturais com ingredientes com propriedades antissépticas, que ajudam a prevenir a formação de cáseos, não só por conterem essas substâncias, mas também pelo efeito de turbilhonamento conseguido pelos gargarejos.

Leia também:
Boqueira (Ferida na boca) – Causas e como tratar
Nariz ardendo – Causas e o que fazer
Garganta inflamada – Causas e o que fazer

Como eliminar caseum da garganta?

Utilizando hastes de algodão

  1. Além das hastes flexíveis com pontas de algodão, você vai precisar de:
  • Um espelho
  • Uma escova de dentes
  • Uma lanterna
  • Água corrente
  1. Abra a boca, ligue a lanterna e direcione a luz para dentro da garganta. Faça isso em frente a um espelho para ver melhor os cáseos.
  2. Coloque a língua para fora e diga “Ahh!” para contrair os músculos presentes no fundo da garganta. Isso deve ajudar a “empurrar” as amígdalas para frente, facilitando sua visualização.
  3. Coloque a haste com ponta de algodão sob água corrente para deixar o algodão mais macio e evitar irritar a garganta. Não encoste a haste na pia. Do contrário, você correrá o risco de sofrer com alguma contaminação.
  4. Encoste nos cáseos suavemente usando a ponta de algodão, pressionando-os até retirá-los do lugar. Em seguida, puxe-o para fora da boca também usando a haste.
  5. Seja muito cuidadoso, pois pode ocorrer algum sangramento. Caso isso aconteça, não se assuste, pois um pequeno sangramento é normal nesses casos. No entanto, é preciso minimizá-lo. Lembre-se, cortes e feridas podem acabar sendo infectados pelas mesmas bactérias que causaram os cáseos.
  6. Enxágue a boca com água para garantir a retirada de todos os caseums, sobretudo se perceber que a saliva está pegajosa. Depois, bastará beber água para que a saliva volte ao normal.

Usando irrigador oral

Você pode ainda usar irrigadores orais para se livrar do caseum. Os jatos de água forçam as “pedrinhas” da amígdala para fora de suas cavidades. Mas para isso, o aparelho precisa estar em sua intensidade mais baixa.

Mas antes de comprar um irrigador, teste-o primeiro nas amígdalas para ver se o jato é muito forte. Caso a utilização cause dor, evite o irrigador com intuito de remover os cáseos.

Coloque o irrigador dentro da boca sem tocar no caseum, e ligue o aparelho na menor intensidade. Em seguida, direcione o fluxo de água para uma “pedra” que esteja visível e mantenha-o firme até que o cáseo seja removido.

Gargarejo para remover e prevenir os cáseos

Fazer gargarejo com enxaguante bucal após as refeições é outra dica muito útil, já que os cáseos podem se formar a partir de resíduos de alimentos presos nas depressões do fundo da garganta.

O mais recomendado é gargarejar com enxaguante sem álcool depois de comer.Os movimentos da garganta em contato com o líquido não apenas serão úteis para conservar a saúde de dentes e gengivas, como também deslocarão os minúsculos restos de alimentos.

Além disso, uma mistura de água morna e sal também é boa para gargarejos, pois ajuda a remover restos de comida das depressões das amígdalas. Você deve misturar uma colher de chá de sal em 150 ml de água, mexendo até misturar bem.

Gargareje a água salgada com a cabeça inclinada para trás. A água com sal tende a aliviar os desconfortos causados pela amigdalite.

Outra opção é investir em enxaguantes bucais oxigenantes, pois eles contêm dióxido de cloro e compostos naturais à base de zinco, que ajudam a impedir a proliferação bacteriana por conta da presença de oxigênio.

No entanto, os enxaguantes bucais oxigenantes são muito fortes, por isso devem ser usados apenas uma ou duas vezes por semana. Você também pode complementar sua lavagem bucal oxigenante fazendo um gargarejo comum.

Gargarejo usando vinagre de sidra de maçã

O vinagre tem a capacidade de equilibrar a saúde das amígdalas devido a sua composição ácida. Em um copo, dilua um pouco de vinagre de sidra de maçã em água e gargareje. Comece misturando uma colher de sopa de vinagre e um copo de água morna para o gargarejo. Experimente fazer isso 3 vezes ao dia para ajudar a soltar os cáseos mais rapidamente.

Contudo, vale a pena frisar que existem riscos no uso de vinagre de sidra de maçã, incluindo a possibilidade de sofrer com problemas digestivos e cáries.

Usando óleos essenciais

Óleos essenciais como o de capim-limão e de mirra também podem ajudar a combater os cáseos amigdalianos por conta de seus poderes anti-inflamatórios e bactericidas.

Comece diluindo o óleo essencial em um óleo condutor e aplique 1 ou 2 gotas na escova de dentes que será usada para “varrer” os cáseos. Recomendamos que você não utilize a mesma escova usada para limpar os dentes, diante do grande número de bactérias envolvidas.

Usando uma escova de dentes comum

Usando a parte de trás da escova, tente cuidadosamente pressionar o tecido das amígdalas em busca dos cáseos endurecidos. Depois, faça um gargarejo com água salgada para evitar infecções bacterianas.

Escovando regularmente a língua, assim como os dentes, podemos reduzir consideravelmente a concentração de bactérias na boca e impedir a formação de futuras “pedras” nas amígdalas.

Consumindo iogurte

Iogurtes são ótimas maneiras de evitar caseums amigdalianos por conterem lactobacillus acidophilus e ainda outros probióticos benéficos, cada um com propriedades específicas para a saúde.

caseum 2

Os probióticos ajudam no combate às bactérias que causam a formação das “bolinhas” no fundo da garganta.

Mastigando cenouras

Comer cenouras estimula a produção de saliva, o que por sua vez leva à redução e eliminação das “bolinhas” amigdalianas.

Quem tem caseum precisa fazer cirurgia?

Recomendações de boas práticas do que fazer em casa ajudam na adaptação dos cuidados à rotina do paciente, mas não suficientes para entender o seu caso e garantir mais qualidade de vida. Somente na conversa com um médico é possível entender de forma mais ampla o estado de saúde do paciente que tem caseum, ou mesmo, considerar uma cirurgia de retirada das amígdalas.

Esta decisão deve ser tomada sempre com o apoio de um otorrinolaringologista, que levará em conta prós e contras da intervenção e terá as orientações mais adequadas para a recuperação.

Não tomar antibióticos sem recomendação médica

Para evitar infecções mais graves ou dores, não utilize medicamentos, principalmente remédios fortes sem a recomendação de um profissional de saúde. Antibióticos nem sempre são eficazes, principalmente para tratar a causa do problema. Quando necessário, o tratamento com remédios será indicado em consulta e este só poderá ser comprado com apresentação ou retenção da receita médica nas farmácias.

Tratamento a laser

Se possível, questione seu médico sobre as opções envolvendo tratamento a laser, já que os tecidos que sustentam as depressões profundas das amígdalas podem ser removidos com laser. O procedimento uniformiza a superfície da região para acabar com as bolsas que acumulam restos de alimentos. E não esqueça de que este tipo de tratamento traz riscos e deve ser feito por um profissional qualificado.

Uma boa higiene bucal pode prevenir o aparecimento de cáseo amigdalianos. Escove os dentes e use fio dental e enxaguante regularmente.

Como eliminar caseum da garganta de forma natural?

Em alternativa a estas soluções, podem ser preparados em casa soluções naturais com ingredientes com propriedades antissépticas, que ajudam a prevenir a formação de cáseos, não só por conterem essas substâncias, mas também pelo efeito de turbilhonamento conseguido pelos gargarejos.

1. Enxaguante de romã e própolis

Uma solução com romã e própolis é uma ótima opção para ajudar no tratamento dos cáseos, pois a romã possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e o própolis é um antibiótico natural.

Ingredientes

  • 20 g de folhas e flores de romã;
  • 3 gotas de própolis;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar a romã e o própolis e deixar esfriar. Pode-se fazer gargarejos durante cerca de 30 segundos até 5 vezes por dia.

2. Chá de tanchagem

Um bom remédio caseiro para caseum é fazer um chá ou gargarejos com uma solução com tanchagem, pois esta planta medicinal contém propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes que ajudam no tratamento dos cáseos. 

Ingredientes

  • 10 g de folhas de tanchagem;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a água e a tanchagem para ferver e, assim que iniciar a fervura, esperar 3 minutos e desligar o fogo. Deixar repousar durante 15 minutos, filtrar e beber cerca de 3 xícaras do chá por dia. Em alternativa, pode-se deixar esfriar e usar como solução para fazer gargarejos várias vezes ao dia.

3. Chá de bicarbonato com limão

Ingredientes

  • 1 colher (chá ) de sal
  • Meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • Meio limão fresco
  • 1 copo de água

Modo de preparo

  1. Esprema o limão para extrair o suco.
  2. Aqueça levemente a água.
  3. Em seguida, adicione o suco de limão, o sal e o bicarbonato de sódio.
  4. Misture bem os ingredientes.
  5. Feito isso, faça um gargarejo com essa mistura.
  6. Repita o procedimento duas vezes por dia.
caseum 3

Isso vai expulsar todos os resíduos acumulados nas amígdalas, além de desinfetar a garganta, graças às propriedades dos ingredientes.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

48 Comments

Leave a Reply

<