Skip to main content

O assunto do blog de hoje é maquiagem. Você sabe o que é primer? Para que ele serve e quais as melhores marcas disponíveis? Não saia deste artigo sem lê-lo por completo e ficar por dentro de tudo sobre o assunto e ainda saber onde comprar os melhores primers para a sua maquiagem! Confira! 

primer 2

Preparação da pele antes da maquiagem

Depois de fazer aquela maquiagem incrível, desejamos que ela dure bastante, sem craquelar ao longo do dia, né? Para isso, a preparação da pele é indispensável. E é aí que entra o primer: sua função é deixar a pele uniforme e lisinha para receber os passos que vêm em seguida na make, garantindo que os produtos permaneçam intactos por mais tempo na nossa cútis.

 

Além de fixar a maquiagem, quando usado antes dela, pode trazer diversos outros benefícios. Vamos conhecer mais sobre o primer ao longo deste texto.

O que é primer?

O primer é um produto utilizado como primeiro passo da maquiagem para preparar a pele. O mais famoso é o primer facial, que deve ser usado depois do hidratante e antes da base para minimizar poros e linhas de expressão, deixar a tez homogênea e aveludada e turbinar a fixação do make. Mas também existem outros tipos, como primer para lábios, cílios, entre outros (que também abordaremos nos próximos tópicos!), cuja missão é essencialmente a mesma: preparar o território para uma maquiagem mais duradoura e uniforme.

 

“O produto é indicado para todos os tipos de pele, já que hoje existem primers com diferentes funções que proporcionam benefícios tanto para o acabamento da maquiagem quanto para a pele“, explica Felipe Scholz, professor de Maquiagem Profissional da Universidade Anhembi Morumbi.

Benefícios do primer

Além do efeito de fixação, o primer cria uma espécie de camada protetora na pele, evitando que os produtos de maquiagem penetrem nos poros e causem problemas, por exemplo, a acne. Os especialistas afirmam que os principais benefícios são:

 

Fixação e durabilidade da maquiagem: o primer evita que a make borre, craquele ou transfira mais facilmente, e dessa forma diminui a quantidade de vezes que a maquiagem terá que ser retocada.

 

“Mas isso não significa que a maquiagem terá transferência zero caso seja esfregada ou colocada sobre situações muito intensas”, avisa o professor Felipe Scholz.

Amenizar poros dilatados: “Os primers minimizadores de poros funcionam como preenchedores, deixando a superfície da pele mais lisa”, esclarece o beauty artist Alex Cardoso, professor da Beauty4Share.

 

Cores mais vivas e intensas no make: segundo Felipe Scholz, isso é possível graças aos ingredientes presentes na fórmula dos primers, como óleos e silicones, que ajudam a concentrar e fixar melhor os pigmentos da maquiagem.

 

Controle da oleosidade da pele: “Os primers que vêm descritos com ‘efeito matte’ no rótulo possuem o benefício de segurar a oleosidade da pele e também o suor, como se fossem microesponjas que absorvem esses excessos. Já os primers seborreguladores têm ingredientes que buscam diminuir a produção de óleo pelas glândulas da pele”, indica Felipe.

 

Disfarça rugas e linhas de expressão: o produto faz com que a maquiagem não fique acumulada em pontos específicos do rosto, como ‘bigode chinês’ (sulcos que surgem entre o nariz e canto da boca), abaixo dos olhos, nas linhas da testa e ao redor do nariz.

 

Além disso, primers HD e com disfarce óptico camufla rugas por conterem partículas que agem como se fossem microespelhos, se depositando nos vincos das rugas. Elas refletem a luz e fazem a pele parecer mais iluminada e uniforme.

Tipos de primer

Existem primers para todos os tipos de pele e também para diferentes regiões, que são:

 

Rosto: como falamos mais acima, o primer facial é o mais comum e traz diversos benefícios para a pele, sendo ideal para fechar os poros, deixar a pele bem lisinha e prolongar a duração da maquiagem.

 

Pálpebra: aumenta a intensidade das cores e a fixação das sombras e/ou delineador. “Ao fixar a sombra, evitamos que haja o acúmulo excessivo de sombras nas dobras de olhos muito profundos”, informa Felipe Scholz.

 

Cílios: “Ele foi desenvolvido para ser aplicado antes da máscara, pois ajuda a condicionar e hidratar os fios. Existem opções no mercado que até prolongam e dão volume, enquanto tratam os cílios e os deixam mais resistentes”, explica Carla Vigolo, makeup artist no Salão 1838 Estados Unidos.

 

Lábios: “Melhoram a textura dos lábios e fixam o batom, além de não deixá-lo escorrer para fora do contorno da boca”, indica Alex Cardoso.

Primer e suas diferentes texturas

Atualmente é possível encontrar primers com diferentes tipos de texturas, como:

Na hora de escolher o seu, é importante aliar uma textura que se adapte bem ao seu tipo de pele ao benefício específico que você busca no produto, como controle de oleosidade, disfarce óptico etc.

 

Falaremos sobre isso mais adiante no tópico “Como escolher o melhor tipo para minha pele?”. Continue com a gente!

Como funcionam os primers coloridos

Alguns problemas de pele deixam cicatrizes e manchas que podem incomodar. Os primers coloridos são indicados justamente para neutralizar e disfarçar esses sinais. Confira abaixo para que serve cada cor:

 

  • Verde: neutraliza a vermelhidão causada por rosácea e espinhas, por exemplo.
  • Amarelo: indicado para hematomas e olheiras arroxeadas.
  • Rosa: serve para camuflar manchas de sol.
  • Laranja ou pêssego: ameniza olheiras, manchas mais escuras e imperfeições roxas acinzentadas.
  • Lilás: bom para neutralizar peles com fundo amarelado, como a dos orientais. Também atenua manchas causadas pelo melasma.

Como escolher o melhor tipo para minha pele?

A escolha do primer ideal depende de como sua pele se comporta ao longo do dia. De acordo com Felipe Scholz, você deve se fazer as seguintes perguntas antes de decidir qual primer comprar:

 

  • Minha pele fica muito oleosa ao longo do dia?
  • Minha pele possui aspecto áspero e é mais difícil deslizar os produtos sobre ela?
  • Minha pele apresenta rugas?
  • Minha pele tem poros abertos?
  • Minha pele transpira demais?

 

Essas questões vão te ajudar a entender qual sua necessidade específica na hora de adquirir o produto. “Se seu caso for excesso de oleosidade, é indispensável fazer uso de um primer que controle esse problema. Se as manchas são um incômodo, você pode apostar no primer colorido. É interessante, também, escolher produtos que tenham mais de uma função, como primers mais hidratantes para peles secas, por exemplo”, diz Carla Vigolo.

Como aplicar o primer passo a passo?

É essencial manter uma rotina de cuidados com a pele. Confira abaixo como deve ser o passo a passo de preparação da pele, que vai desde a limpeza com sabonete até a pré-maquiagem com o primer.

 

  • Higienize a pele com sabonete indicado para seu tipo de pele
  • Tonifique
  • Hidrate com creme específico para o rosto
  • Passe protetor solar
  • Com o auxílio de um pincel, esponja ou mãos (todos higienizados corretamente), aplique o primer do centro do rosto para fora.

 

É importante esperar a secagem de cada produto até que o próximo da sequência seja aplicado. O primer deve ser espalhado na pele entre dois e três minutos depois que o protetor solar secou. Para checar se ele está completamente seco, basta tocar a pele.

 

“Se o produto for aplicado com as mãos, devem ser feitos preferencialmente movimentos leves e retos para manter o produto uniformemente distribuído sobre a pele. No entanto, movimentos circulares também podem ser recomendados, especialmente no caso de poros abertos, rugas ou outras alterações que gerem relevos, como as cicatrizes de acne”, afirma o professor Felipe Scholz.

 

A quantidade ideal de primer a ser aplicado não segue um padrão, porque existem tanto primers mais concentrados e difíceis de espalhar quanto versões mais fluidas. Entretanto, Alex Cardoso sugere que a quantidade deve ser do tamanho de uma moeda de 50 centavos.

primer 1

Os erros mais comuns na hora de usar o produto é aplicá-lo antes do filtro solar ou em uma quantidade muito exagerada. Felipe explica que alguns primers, por exemplo, podem esfarelar ou concentrar mais em algumas regiões e menos em outras, resultando numa distribuição pouco uniforme. Portanto, procure sempre produtos de marcas que são referência no mercado de cosméticos.

É mais indicado usar um primer com FPS ou o protetor solar e depois o primer?

Além das milhares de funções, há também primers com proteção solar. Embora as pessoas possam pensar nele como um produto prático que permita, teoricamente, pular a etapa de aplicar o protetor solar, isso não necessariamente é uma verdade.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada para rosto e pescoço é uma colher (chá). E ninguém usa tudo isso de maquiagem, não é mesmo? E nem deveria!

 

“O uso de grandes quantidades de primer pode gerar efeitos reversos como diminuir a fixação da maquiagem e aumentar a oleosidade da pele. Portanto, é essencial que o filtro solar seja aplicado antes do primer, tomando o cuidado de evitar movimentos muito fortes ao espalhar o primer para que o protetor não seja removido”, explica o professor Felipe Scholz.

Primer como hidratante

“Apesar de ser possível encontrar no mercado de cosméticos alguns primers que agreguem a função de hidratação, não é recomendado descartar o uso do hidratante diário. Ele é indispensável para a preparação e saúde da pele”, desvenda Isadora Bonadio, maquiadora do Marcos Proença Cabeleireiros.

 

Por mais que certos primers sejam formulados com ativos “amigos” da pele, nada como um hidratante 100% focado nas necessidades do seu rosto.

Posso usar apenas o primer?

Os especialistas não recomendam usar o primer isoladamente, sem produtos que preparam e cuidam diariamente da pele, essencialmente, antes de receber a maquiagem.

 

O indicado é manter a rotina diária de higienização, hidratação e proteção solar. Quando o primer é somado a esses cuidados, pode ser usado diariamente mesmo que opte por não aplicar a maquiagem em seguida.

 

“É ideal para aqueles dias em que não temos muito tempo e queremos disfarçar manchas ou uniformizar o rosto”, afirma a makeup artist Carla Vigolo. Dessa forma, o resultado é uma pele com aspecto natural e ‘fresh’.

Contraindicações

O primer, assim como qualquer outro produto, deve ser evitado caso haja alergias a algum componente da fórmula. “Celíacos, intolerantes à lactose e frutos do mar – entre outros – devem também estar atentos, pois embora a alergia seja normalmente alimentar, em alguns casos ela é tão grave que pode se estender também aos produtos aplicados sobre a pele”, aponta Felipe.

Primers para pele oleosa – Confira 5 marcas indicadas para você!

Quem tem pele oleosa conhece muito bem o drama de fazer uma make e a pele não durar nem 6 horas sem ficar derretendo completamente. Para evitar que isso aconteça, a preparação de pele antes é essencial. Há vários tipos de primers, incluindo os que podem ser utilizados antes e depois da make.

 

Aqui agora, vamos juntar as melhores marcas de primer para pele oleosa para que você não fique em dúvida na hora de escolher. Vamos lá então?!

 

  • Primer Ruby Rose Studio Perfect
  • Primer Revlon Photoready
  • Primer Vult HD
  • Primer L’oreal Revitalift Blur Mágico
  • Primer Insta Matte Quem disse, Berenice?

Primer Ruby Rose Studio Perfect

A gente sabe o quanto é importante investir numa make boa, mesmo que às vezes doa no bolso! Mas e se eu disser que você não precisa investir tanto assim num primer de qualidade?

 

Isso mesmo, as maquiagens da Ruby Rose são conhecidas pelo seu preço camarada e boa qualidade. Nem sempre estamos com dinheiro pra investir em maquiagens da MAC, por exemplo e esse primer cai como uma luva para quem tem pele oleosa e está precisando economizar uma graninha.

 

Esse primer da Ruby Rose promete suavizar 100% as imperfeições do rosto, deixando um acabamento perfeito e sua pele perfeita para aquela selfie.

Sua textura siliconada além de ajudar a suavizar a pele e suas imperfeições, diminui os poros dilatados e segura a oleosidade da pele por um bom tempo.

 

A aplicação é bem fácil, é só aplicar com a ponta dos dedos uma camada fina do produto e espalhar pelo rosto ou zona T, como você achar melhor. Só tenha cuidado para não pesar a mão no produto e causar um efeito indesejado! Por isso, se você quer uma opção de primer para pele oleosa barata, essa é sua melhor saída!

Primer Revlon Photoready

Mesmo sendo um primer bastante antigo, o Revlon Photoready continua fazendo muito sucesso entre as pessoas de pele oleosa.

 

Sua textura diferente da maioria dos primers é bem cremosa e acaba sendo um pouco mais leve e mais absorvida pela pele oleosa, sem deixar nenhum tipo de brilho ou “melequenta”. Muito pelo contrário, no momento em que você passa ele já é absorvido pela pele deixando ela bem matificada e disfarçando a aparência dos poros.

 

Para aplicar é bem fácil, a quantidade necessária para espalhar no rosto é bem pequena e ainda vem com um pump, evitando que você desperdice o produto. Só cuidado pra não passar ele todo de uma vez no rosto, pois as vezes ele acaba acumulando.

 

O efeito dele na pele fica bem bonito sem parecer que você passou qualquer coisa nela, o que é perfeito para quem curte makes mais levinhas.

Primer Vult HD

Também com consistência de creme, esse primer da Vult além de ter um cheiro bem gostoso, reduz as imperfeições da pele, inclusive diminuindo a vermelhidão da pele.

Além do mais, ele hidrata a pele e ainda reduz o brilho e a oleosidade após a sua aplicação.

 

E ele disfarça bastante os poros mesmo! Caso você se incomode muito com a aparência dos seus poros, principalmente quando precisa tirar fotos em algum evento, ele dá um efeito bem “mara”, reduzindo bastante a aparência de “furinhos abertos” que eles costumam ter.

 

Agora um ponto negativo para algumas pessoas pode ser que ela deixa a pele com a sensação de que tem algum produto nela, com um toque meio aveludado.

 

O cheiro desse primer é bem neutro, caso você não seja grande fã de produtos com algum tipo de cheiro. Quando for aplicar, cuidado para não esfregar muito pois ele pode acabar esfarelando na pele.

Primer Loréal Revitalift Blur Mágico

Esse primer da Loréal tem a promessa de cuidar da sua pele ao mesmo tempo em que prepara ela para receber a make, suaviza os poros e diminui a oleosidade do rosto.

 

Sua fórmula é de silicone como a maioria dos primers e deixa sua pele com o efeito semi-opaco assim que você aplica.

Ele disfarça bem os poros e segura um pouco a oleosidade durante o dia, uma pequena quantidade já é suficiente para passar no rosto todo sem deixar ele com a sensação pesada na pele.

 

Seu efeito óptico é promessa cumprida, os poros ficam bem fechadinhos dando um efeito bem bonito na maquiagem.

Primer Quem disse, Berenice?

A Quem disse, Berenice? é outra marca de maquiagem conhecida por produtos com ótimo custo benefício e qualidade.

 

O primer da marca tem a textura siliconada e promete deixar a pele com um efeito blur, apagando os poros e deixando a pele sequinha por até 8 horas. E não é que promessa feita é promessa cumprida?

 

O primer da Quem disse, Berenice? é um dos queridinhos dessa lista, conseguindo fechar até aqueles poros bem grandões e bem abertos, sabe? Há quem diga que não cumpre a promessa tanto assim, mas tem um segredo que pouca gente sabe: esse primer tem que ser aplicado com batidinhas.

 

Sabe quando a gente passa hidratante, bb cream e afins e o nosso instinto natural é espalhar, né?! No caso desse primer você tem que aplicar ele com batidinhas e o efeito dele é potencializado, criando um efeito óptico maravilhoso e deixando você com uma pele que nunca pensou que ia ter.

 

O preço dele não é tão baratinho assim, mas o custo benefício vale muito a pena! 

Qual a nossa conclusão?

Primers são um coringa na hora de ter uma make perfeita e duradoura, mas claro que isso não depende só dele!  Uma boa pele e maquiagem duradoura vem desde limpar com um bom sabonete para pele oleosa, até tonificar, hidratar, passar protetor e aí sim o primer entra na jogada.

 

Escolher o melhor primer para você vai sempre variar do efeito desejado e do tipo de resultado que você quer na pele, mesmo eles prometendo um efeito similar na cútis. Por isso, você precisa pesquisar bastante a marca ideal para o seu tipo de pele e juntar todos os cuidados após fazer isso!

Onde comprar?

primer 3

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos cosméticos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de primers das mais diversas marcas, (inclusive não citadas neste artigo) direto na sua casa. Busque agora mesmo e comente conosco suas experiências fazendo uso deles! Sua opinião é importante para nós!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<