Skip to main content

Limpar a pele do rosto vai muito além do sabonete e é no cuidado com essas diversas etapas que dá para aproveitar o melhor de cada produto. Na sua rotina de skincare você já utiliza o adstringente? Sabe o que é e para que serve? 

Nesse artigo vamos abordar essas e outras dúvidas relacionadas à etapa da tonificação. É nessa fase que os produtos de limpeza facial e dermocosméticos com ação adstringente ajudam a realizar uma limpeza mais profunda, trazer aquele brilho natural para o rosto e, até mesmo, a equilibrar a oleosidade da pele. Entenda! 

O que é adstringente e para que serve? 

O adstringente é uma característica dos tônicos e serve para reduzir o tamanho dos poros, auxilia na remoção de resíduos de produtos no rosto, como maquiagem ou demais impurezas, e também contribui para restabelecer o pH da pele.  

A ação adstringente faz parte do processo de limpeza facial. O ideal é seguir a rotina de skincare composta pelas fases de higienização, tonificação e hidratação. O adstringente entra na etapa intermediária, após a higienização. Os produtos com esse atributo costumam trazer um efeito refrescante e podem ter diversos ativos em sua composição

Quais os benefícios de adstringente?

As pessoas usam substâncias adstringentes por vários motivos, mas os principais benefícios incluem redução da acne, desobstrução dos poros, controle da oleosidade e limpeza da pele.

Desobstrui os poros

Quando a substância adstringente causa o encolhimento dos poros, também evita que esses poros sejam obstruídos. Isso torna mais fácil limpar ou remover o excesso de irritantes e oleosidade da pele. O uso de tais compostos também reduzirá o aparecimento de poros na pele, proporcionando uma aparência mais lisa.

Remove a oleosidade

A principal função de um composto adstringente é remover a oleosidade da pele. Se você sente que seu rosto tem um brilho constante e tem tendência a ter espinhas, remover esse excesso de óleo é um dos grandes benefícios do uso dessa substância.

Reduz a acne

O adstringente é particularmente eficaz se você tem tendência à acne, que pode causar inflamação extrema dos poros e geralmente é caracterizada por pele oleosa. Uma substância que encolhe os poros, elimina a oleosidade e reduz a inflamação é exatamente o que você deseja no caso de um aparecimento de acne grave ou de um problema crônico com essa condição de pele.

Promove a limpeza geral

Muitos produtos adstringentes também contêm aditivos antibacterianos ou ácido salicílico, o que contribui para manter a pele livre de infecções bacterianas. Sem contar que há adstringentes à base de ervas ou totalmente naturais, que também podem ter muitos efeitos anti-inflamatórios, antifúngicos e terapêuticos.

Adstringente é mais indicado para pele oleosa?

Geralmente os tônicos com ação adstringente são mais indicados para as peles oleosas, pois possuem ativos secativos e anti-inflamatórios como ácido acetilsalicílico, niacinamida e ácido lactobiônico, algas marinhas, entre outros.  

Há também os tônicos para peles sensíveis, com menos álcool em sua composição, combinados com ativos hidratantes e calmantes, como o pantenol, extrato de melissa e o extrato de romã para citar alguns exemplos. Esses ativos minimizam as chances de irritações. 

Outra opção disponível no mercado é a dos tônicos livres de álcool e que tenham ativos antioxidantes, como a vitamina C e E, o que o torna efetivo para todos os tipos de pele

O que é Celulite

Entenda a pele oleosa

Como saber se a pele é oleosa? Algumas características são mais presentes nesses casos, como: 

  • Seu rosto está sempre brilhante e geralmente parece gorduroso no final do dia; 
  • A maquiagem não permanece e parece “deslizar”; 
  • As áreas mais oleosas do rosto apresentam cravos, espinhas ou outros tipos de acne; 
  • Os poros estão visivelmente aumentados, especialmente no nariz, queixo e testa. 

Outra dica é se atentar à chamada Zona T, região do rosto que consiste na testa e no nariz. Esses pontos naturalmente tendem a ter glândulas sebáceas mais ativas e que podem produzir excesso de oleosidade. 

Se a sua zona T for oleosa, mas o resto do rosto parecer normal ou seco, você tem uma pele mista. A pele de qualquer pessoa pode ter múltiplos “tipos”, e esses tipos podem mudar devido aos hormônios, clima e níveis de estresse. 

Qual a diferença entre tônico, sabonete adstringente e loção adstringente? 

Cada um desses produtos traz diferentes benefícios. Em resumo, o sabonete adstringente tem ativos secativos associados ao sabão, o que o caracteriza como um produto mais indicada para a primeira etapa do skincare, a higienização. 

Já a loção adstringente pode substituir o tônico, pois o objetivo é o mesmo. Entretanto, a loção possui um toque mais úmido e hidratante sendo muitas vezes a escolha de quem prefere a textura de creme. 

Leia também:
Sabonete Adstringente – Combata a oleosidade já! 
O que é bom para espinhas? 

Pode usar adstringente todos os dias?

Produtos com ativos secativos como o adstringente, não devem ser usados em todas as fases da limpeza facial e a frequência deve se adequar ao tipo de pele de cada pessoa. Afinal, a nossa pele precisa naturalmente de oleosidade e o corpo tende a produzir mais oleosidade para compensar a perda em excesso. 

Para o correto equilíbrio, é recomendado fazer o uso dos tônicos por 2 a 4 vezes na semana. Quem usa maquiagem diariamente também deve se atentar há alguns cuidados, é mais indicado usar tônicos para pele sensível ou normal para preparar a pele e deixar o tônico adstringente reservado para auxiliar a retirar a maquiagem

Como escolher?  

Antes de comprar, é essencial se atentar ao rótulo dos tônicos e outros produtos com ação adstringente. Evite álcool na composição, independente do seu tipo de pele, pois o álcool costuma trazer alergias e ressecamento. 

Outra dica é se atentar à variação de preços nas farmácias. Há kits para economizar em mais de um produto na mesma compra, assim como diferentes preços para tônicos adstringentes, loção adstringente e também os produtos rotulados como gel tônico. Por isso, vale a pena acessar o CliqueFarma para encontrar o menor preço entre farmácias de todo o Brasil. Assim, você escolhe a melhor oferta para comprar online e receber em casa. 

Produtos relacionados 

Adstringente
Adstringente2

Consulte um médico dermatologista para tirar outras dúvidas e receber o acompanhamento mais adequado. Gostou do artigo? Aqui no blog você encontra outras informações sobre cuidados com a pele e bem-estar!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<