Adstringentes: conheça os benefícios desse produto.

11/08/2021 0 Por cliquefarma

O óleo natural que a pele produz é essencial para manter a pele macia e hidratada. O tipo de pele de cada pessoa é definido pela quantidade de óleo que a pele do rosto produz. Com base nisso, seu tipo de pele pode ser oleosa, mista ou seca. No caso da pele oleosa, ela é exatamente o que o nome já diz, produzindo uma quantidade de óleo em excesso. Esse excesso de óleo pode causar a obstrução dos poros, levando a pele a produzir cravos e espinhas. Existem muitos produtos que são vendidos com o objetivo de reduzir a oleosidade da pele. Uma classe desses produtos é chamada de adstringente.

Os produtos adstringentes contém substâncias que ajudam a reduzir a oleosidade da pele. Na verdade, os adstringentes são a salvação para quem tem pele oleosa. Eles são essenciais para dar à sua pele o equilíbrio ideal do pH.

Se você está lutando contra uma pele oleosa, os adstringentes revivem a sua pele, limpando os poros da pele e ajudando a manter a ação normal no nível da célula, controlando adequadamente a criação excessiva de óleo.

Neste artigo vamos te ajudar a conhecer mais a respeito dos adstringentes. Você vai ver como esses produtos podem ser utilizados para beneficiar a sua pele. Além disso, você vai conhecer os adstringentes naturais e entender os benefícios desses ingredientes para a saúde da pele.

Mas antes de falarmos sobre os adstringentes e suas propriedades, conheça mais a respeito da pele oleosa.

Saiba mais sobre a pele oleosa

As glândulas sebáceas estão localizadas dentro da pele e são responsáveis ​​pela secreção de uma substância oleosa chamada sebo. O sebo lubrifica a pele, protegendo-a de ressecamento ou irritação. Esse óleo, junto com o suor, é secretado pelos poros.

Quando esse processo ocorre sem problemas, o sebo não apenas lubrifica a pele, mas também remove as células mortas da pele e outros irritantes dos poros. No entanto, quando as glândulas sebáceas superativadas produzem sebo em excesso, sua pele fica com um aspecto brilhante e os poros podem ficar obstruídos, causando uma série de imperfeições na pele.

Se sua pele apresentar o seguinte, você tem um tipo de pele oleosa:

  • Seu rosto está sempre brilhante e geralmente parece gorduroso no final do dia
  • A maquiagem não permanece e parece “deslizar”
  • As áreas mais oleosas do rosto apresentam cravos, espinhas ou outros tipos de acne
  • Os poros estão visivelmente aumentados, especialmente no nariz, queixo e testa

Preste atenção especial à sua Zona T. A Zona T é a região do rosto que consiste na testa e no nariz, que naturalmente tendem a ter glândulas sebáceas mais ativas que podem produzir excesso de sebo.

Se a sua zona T for oleosa, mas o resto do rosto parecer normal ou seco, você tem uma pele mista. A pele de qualquer pessoa pode ter múltiplos “tipos”, e esses tipos podem mudar devido aos hormônios, clima e níveis de estresse.

Causas da pele oleosa

Se você possui a pele oleosa, algumas coisas podem estar influenciando a produção excessiva de óleo pela sua pele. Veja a seguir as possíveis causas de uma pele oleosa.

Genética

Como muitas outras coisas, a pele oleosa é uma característica familiar. Se um de seus pais possui a pele oleosa, é bem provável que você também tenha.

Hormônios da puberdade

Os hormônios que fazem com que nossas glândulas produzam mais óleo são os hormônios masculinos, andrógenos que tanto os homens quanto as mulheres têm.

Quanto maior a quantidade de andrógenos presentes, mais sebo é produzido e secretado pelos poros da pele. Além disso, a pele oleosa é mais comum na puberdade, quando os hormônios estão em seus níveis máximos. Com a idade, sua pele provavelmente produzirá menos sebo e ficará mais seca.

Usar os produtos de pele errados

Usar produtos de cuidados da pele que não são personalizados para o seu tipo de pele pode deixar sua pele muito oleosa. Isso é comum nos meses de inverno, quando as pessoas tendem a usar hidratantes mais pesados ​​que podem deixar a pele mais oleosa e obstruir os poros da pele.

Misture e combine produtos de cuidados com a pele até encontrar o que funciona para a sua pele única.

Dermatite seborreica

Condições como dermatite seborreica (pele escamosa fina no rosto ou couro cabeludo) e tinea versicolor (manchas escamosas finas e brancas na parte central do tórax e nas costas) são mais comuns na pele oleosa, mas provavelmente não são a causa da pele oleosa.

O fungo que causa essas condições se desenvolve com base na oleosidade produzida em nossa pele, então, se você tem, provavelmente também tem pele oleosa.

Couro cabeludo e cabelo oleosos

Você pode ter cabelo e couro cabeludo oleosos que pingam na pele do rosto ao longo da linha do cabelo. A lavagem diária pode ajudar a minimizar esse problema.

Hábitos alimentares

Pesquisas mostram que muitos produtos lácteos como queijo, manteiga e leite podem acionar as glândulas produtoras de óleo na pele para aumentar a secreção. Como os laticínios contêm hormônios, eles podem causar um desequilíbrio na produção de óleo.

Maquiagem em excesso

Os cosméticos que ficam endurecidos na superfície da pele podem contaminar os poros e sufocá-los. Este é um sinal para que suas glândulas produzam mais óleo para diminuir a secura por baixo da camada de sua base favorita.

Muitas pessoas veem isso acontecer quando tentam cobrir uma espinha ou mancha com maquiagem pesada apenas para acabar com mais irritação e vermelhidão.

Desidratação

Quando não há fluido suficiente em nosso sistema, nosso corpo tenta compensar enviando sinais para nossas glândulas que as acionam para produzir mais óleo em nossa pele. Por isso é importante lembrar que nossas glândulas produtoras de óleo estão tentando lubrificar nossa pele e, se receberem sinais para refrescar a pele, produzirão a substância oleosa que cobre seu rosto.

Seu objetivo deve ser reduzir esses sinais atendendo às necessidades do corpo antes de ficar com a pele oleosa.

O que evitar quando se tem a pele oleosa

Embora a oleosidade da pele seja hereditária e agrave em alguns períodos da vida, alguns hábitos podem piorar a oleosidade da pele. Por isso, se você possui a pele oleosa, tente evitar fazer as seguintes coisas.

Não limpe muito

Muitas pessoas acham que limpar muito a pele oleosa vai resolver o problema de oleosidade. Mas esse hábito pode prejudicar a pele. 

A limpeza excessiva tira a barreira protetora natural da pele, que pode causar vermelhidão, inflamação, surtos de acne e sensibilidade.

Não complique a sua rotina de cuidados

Com tantos novos produtos promovendo resultados surpreendentes de forma consistente, pode ser tentador exagerar quando se trata de sua rotina de cuidados com a pele. Mas os dermatologistas dizem que, quando se trata de sua pele, é melhor manter as coisas simples.

Não use protetor solar com FPS baixo

Indivíduos com pele oleosa devem aplicar um filtro solar de amplo espectro com FPS 30 (ou mais) no rosto diariamente, liberalmente e frequentemente.

Pessoas com pele oleosa são aconselhadas a tentar aplicar algum protetor solar atrás da orelha (ou em uma pequena área do rosto ou pescoço), para um teste de cinco dias para avaliar como fica em sua pele e a eficácia do protetor solar específico.

Não use primers hidratantes

Se você usar primer para maquiagem, certifique-se de não usar primer hidratante. Em vez disso, use um primer matificante. Assim, ao se maquiar a sua pele não ficará oleosa.

Não evite um dermatologista

Para pessoas com pele extremamente oleosa, para aquelas que também sofrem de acne ou para aquelas que desejam uma terapia mais agressiva, é aconselhável consultar um dermatologista.

Retinóides prescritos e não prescritos (derivados da vitamina A) estão disponíveis e podem diminuir a produção de óleo. Um médico pode aconselhá-lo sobre o que é melhor. 

O que é uma substância adstringente

A definição de adstringente afirma que adstringentes são compostos químicos e substâncias que atuam como agentes de constrição, encolhendo os tecidos do corpo. O significado adstringente pode ser melhor compreendido pelo significado da própria palavra. 

Adstringente é derivado da palavra ‘adstringere’, que significa ‘ligar rapidamente’. As propriedades adstringentes são multifacetadas e polivalentes com muitos benefícios e podem ser usadas até mesmo como medicamentos adstringentes.

Com base no modo de ação, o adstringente pode ser classificado em três categorias, principalmente em termos de farmácia de definição de adstringente. 

  • O primeiro tipo de classificação é baseado na propriedade daqueles que estreitam os vasos sanguíneos e diminuem ou limitam o fornecimento de sangue. Exemplos de tais adstringentes são epinefrina e cocaína.
  • A segunda categoria é o glicerol e o álcool, ou o ingrediente principal sendo o álcool, seu modo de ação é abstrair a água do tecido.
  • A terceira classificação baseia-se na ação daqueles que coagulam as camadas de tecido superficial em uma crosta, a fim de estancar o sangramento e interromper a perda de sangue do corpo e dos tecidos. Exemplos de tais tipos de adstringentes são a calamina e o alumínio que são adstringentes metálicos.

As substâncias adstringentes possuem alguns usos diferentes.

  • Uso médico ou interno – Quando induzido internamente, o adstringente leva à constrição dos tecidos expostos e das membranas mucosas. Portanto, quando alguém está sofrendo de diarreia, dor de garganta, úlceras pépticas e até mesmo hemorragias, os medicamentos adstringentes podem ajudar a reduzir a secreção sanguínea e a secreção de soro sanguíneo e até mesmo secreções mucosas indesejáveis. 
  • Beleza e usos da pele – O uso de adstringente é muito popular na indústria de cuidados com a pele, onde é usado para limpar após a etapa de remoção da maquiagem e os resíduos de produtos químicos e óleos residuais também são limpos. Também é possível relacionar essas propriedades às do tónico. O adstringente e o tônico auxiliam na limpeza da pele, fecham os poros e elevam a qualidade da pele, a diferença está na presença ou ausência de álcool. 

Qual a função do adstringente na limpeza de pele?

Quando falamos de cuidados com a pele, os adstringentes são produtos à base de água que são usados na pele para remoção de maquiagem e limpeza em geral. Além disso, os adstringentes removem o excesso de óleo que pode ter na pele.

adstringentes

Os adstringentes geralmente contém álcool e ingredientes ácidos que ajudam a combater cravos e espinhas.

Mesmo assim, nem todos os adstringentes contém álcool e esses são os mais recomendados pelos profissionais dermatologistas, pois não causam ressecamento em excesso.

Como os adstringentes se destinam a limpar o excesso de oleosidade da pele, eles são melhores para pele mista e oleosa, bem como para pele com tendência a acne.

Os adstringentes afetam a queratina (uma proteína da pele) que contém ligações de sal, essas ligações são rompidas por mudanças de temperatura , fazendo com que a pele inche. Os adstringentes têm um efeito refrescante na pele, reforçando assim as ligações de sal e endurecendo a pele.

Os adstringentes não apenas resfriam a pele, mas também melhoram a circulação sanguínea e limpam os poros obstruídos (minúsculas glândulas sudoríparas ou sebáceas com aberturas minúsculas na pele que ficam sufocadas com suas secreções misturadas com poeira do ar). As fibras musculares responsáveis ​​por manter suas saídas fechadas relaxam, formando cravos e poros dilatados.

Quais os benefícios de adstringente?

As pessoas usam substâncias adstringentes por vários motivos, mas os principais benefícios incluem redução da acne, endurecimento da pele, redução / desobstrução dos poros, redução da produção de óleo e limpeza da pele.

Endurece a pele

Uma das razões mais comuns para o uso de um adstringente é endurecer a pele. Isso pode ajudar no aperto dos tecidos e reduzir o aparecimento de rugas e aumentar a juventude. A aplicação regular de adstringente também pode retardar o processo de envelhecimento da pele.

Desobstrui os poros

Quando a substância adstringente causa o encolhimento dos poros, também evita que esses poros sejam obstruídos. Isso torna mais fácil limpar ou remover o excesso de irritantes e oleosidade da pele. O uso de tais compostos também reduzirá o aparecimento de poros na pele, proporcionando uma aparência mais lisa.

Remove a oleosidade

A principal função de um composto adstringente é remover a oleosidade da pele. Se você sente que seu rosto tem um brilho constante e tem tendência a ter espinhas, remover esse excesso de óleo é um dos grandes benefícios do uso dessa substância cosmecêutica.

Reduz a acne

O adstringente é particularmente eficaz se você tem tendência à acne, que pode causar inflamação extrema dos poros e geralmente é caracterizada por pele oleosa. Uma substância que encolhe os poros, elimina a oleosidade e reduz a inflamação é exatamente o que você deseja no caso de um aparecimento de acne grave ou de um problema crônico com essa condição de pele.

Promove a limpeza geral

Muitos produtos adstringentes também contêm aditivos antibacterianos ou ácido salicílico, que manterão sua pele livre de infecções bacterianas em potencial. Isso é particularmente verdadeiro no caso de adstringentes à base de ervas ou totalmente naturais, que podem ter muitos efeitos anti-inflamatórios, antifúngicos e terapêuticos.

Qual a diferença entre tônico e adstringente?

Muitas pessoas pensam em adstringente e tônico como a mesma coisa. Embora sejam ambos limpadores à base de água, geralmente usados ​​no rosto, existem algumas diferenças importantes, principalmente se você tiver um tipo de pele sensível.

Um tônico é semelhante a um adstringente suave, pois pode limpar os resíduos do rosto e dar um tom uniforme à pele, mas não remove a oleosidade. Por esse motivo, o tônico é normalmente recomendado para pessoas com pele seca ou sensível, pois não há uma quantidade excessiva de óleo para remover.

Tanto o adstringente quanto o tônico são aplicados da mesma maneira, após a lavagem do rosto e antes da hidratação, aplicados com uma bola de algodão. No entanto, apenas o tônico aperta temporariamente a pele e proporciona uma sensação refrescante à pele.

O tônico pode ser aplicado amplamente, sem muito medo de efeitos colaterais, desde que os ingredientes sejam de alta qualidade. Recomenda-se que o adstringente seja usado com moderação.

Veja a seguir as principais diferenças entre o adstringente e o tônico:

  • O adstringente ajuda a controlar a superprodução de óleo pela glândula sebácea na pele, retirando a pele de seus óleos naturais. O tônico é usado após o uso do limpador e remove os resíduos que o limpador deixa passar.
  • O adstringente é uma etapa adicional na rotina de cuidados com a pele, frequentemente usado como limpador antes ou depois da remoção da maquiagem. O tônico ajuda os soros e hidratantes que são aplicados após o tônico a penetrarem melhor na pele. 
  • É preciso limpar o adstringente usado. Pode-se deixar o tônico na pele e seguir em frente com as próximas etapas da rotina de cuidados com a pele. 
  • O produto base do adstringente é álcool ou fórmulas à base de líquido isopropílico contendo álcool. As fórmulas do tônico contêm pouco ou nenhum álcool. 
  • O tipo de pele seca não deve usar adstringentes, pois os óleos à base de álcool tornam a pele mais seca e com tendência a acne. Pessoas com pele excessivamente oleosa podem usá-lo. O tônico, por ter pouco ou nenhum álcool, retém a oleosidade e a umidade da pele, mesmo após a limpeza e remoção de resíduos, e é adequado para pessoas com pele seca. 

Adstringentes para pele oleosa e acneica

Duas das principais razões pelas quais o adstringente é comumente usado para acne são porque a maioria dos tônicos e adstringentes contém propriedades antibacterianas e antissépticas.

Essas propriedades ajudam a remover o excesso de sujeira e bactérias dos poros , bem como da pele subjacente, que normalmente não são removidas por meio de lavagens regulares com limpador e água.

Uma vez que a sujeira e as bactérias contribuem para o aparecimento de erupções na pele, o uso de adstringentes pode ser útil na limpeza completa da pele e na prevenção de novas ocorrências de acne.

Além disso, os adstringentes parecem tonificar a pele e ajudar a fechar os poros, protegendo-os de bactérias invasoras e outros contaminantes do meio ambiente.

Os dermatologistas costumam recomendar o uso de adstringentes para acne, e há muitos tipos disponíveis, desde adstringentes sem receita a tônicos medicamentosos. Os termos adstringente e tônicos são às vezes usados ​​indistintamente, pois ambos são aplicados à pele após a lavagem para ajudar a fechar os poros e reduzir a sujeira e as bactérias.

No entanto, os adstringentes contêm ingredientes mais agressivos, geralmente mais adequados para peles oleosas do que secas ou sensíveis. Muitos dermatologistas recomendam que o adstringente seja usado junto com um sabonete ou medicamento para acne, pois a combinação dos dois pode resultar em menos acne.

Um adstringente comum para acne contém ácido salicílico, que demonstrou ajudar a remover a sujeira e prevenir a acne.

Adstringentes que contêm compostos benéficos, como antioxidantes, combatem as bactérias e ajudam a tornar a pele mais clara, fresca e jovem. Outros adstringentes, como tônicos comprados em lojas, podem conter antioxidantes, bem como compostos antibacterianos projetados para remover a sujeira dos poros da pele.

Adstringentes caseiros, como sucos de frutas cítricas ou vegetais, também podem funcionar para algumas pessoas, mas devem ser usados ​​com cautela se o indivíduo tiver qualquer tipo de alergia alimentar. Os dermatologistas podem ajudar a orientar o paciente na direção de um adstringente adequado para seu tipo de pele.

Adstringente natural para acne, como hamamelis ou chá verde, é popular por fornecer propriedades de limpeza profunda junto com proteção antioxidante para a pele. Os benefícios dos antioxidantes no chá verde são altamente debatidos, no entanto, é proposto que o chá verde pode ter algum efeito benéfico na oxidação de bactérias na superfície da pele.

Para obter melhores resultados, geralmente é recomendado que um adstringente para o tratamento da acne seja aplicado na pele após a lavagem com um limpador e água. Para evitar o contato dos óleos nas mãos e no rosto, sugere-se que o adstringente seja aplicado com uma bola de algodão ou tecido absorvente.

Conheça os adstringentes naturais

O adstringente é um dos produtos de beleza mais importantes que deve fazer parte da rotina diária de cuidados da pele. Ele ajuda a abrir os poros da pele para proteger a pele do rosto contra acne e espinhas.

Aumenta a circulação do sangue na pele e ajuda a refinar a pele irregular. As propriedades antissépticas e antibacterianas de um adstringente ajudam a eliminar as bactérias e a sujeira acumulada nos poros da pele.

Existem os adstringentes químicos que podemos encontrar nas farmácias, mas também existem adstringentes naturais que podemos encontrar na nossa própria casa.

adstringentes

Em relação aos adstringentes naturais vale uma palavra de cautela. Sempre consulte um dermatologista mesmo se pretende usar um adstringente natural, pois mesmo esses adstringentes podem causar danos à pele se não forem utilizados da forma correta.

Água de rosas

A água de rosas é um adstringente natural muito comum, facilmente disponível nos mercados e todos nós já a utilizamos. Ela não só ajuda a ter uma pele mais justa e saudável, mas também reduz o tamanho dos poros da pele, tornando a pele mais firme.

Ela equilibra o nível de pH da pele, reduzindo a inflamação e também a irritação. É ótimo para peles sensíveis. Este adstringente natural é uma maneira incrível de limpar sua pele e mantê-la saudável sempre.

Chá verde

O chá verde é o adstringente natural mais conhecido que pode ajudá-lo a obter uma pele incrivelmente brilhante. É rico em antioxidantes e catequinas. Os antioxidantes combatem os radicais livres que causam rugas, manchas escuras, linhas finas e manchas de envelhecimento e, por outro lado, as catequinas tornam a pele mais firme e rígida, tornando-a jovem e saudável. O chá verde é um ótimo tônico para a pele e é um agente incrível que protege contra os danos do sol.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um excelente adstringente natural com muitos benefícios para a sua pele. Não só limpa e encolhe os poros da pele, mas também reduz a inflamação, regulando o equilíbrio do pH da pele. O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas e antifúngicas que ajudam a desintoxicar a pele muito rapidamente, proporcionando uma pele mais macia e clara.

Suco de limão

Limões são ricos em vitamina C e são um dos melhores adstringentes naturais, tendo também qualidades antissépticas naturais. O suco de limão é um ótimo tônico para a pele e também limpa os poros entupidos.

É melhor para pele oleosa e seca. Reduz o aparecimento de acne e rejuvenesce a pele oleosa e seca. Limões também têm propriedades de branqueamento naturais que proporcionam uma pele brilhante e saudável.

Hortelã

A hortelã é outro adstringente natural muito comum na maioria das cozinhas. Não só limpa a pele deixando um aroma refrescante, mas também a acalma, reduzindo a irritação, coceira e vermelhidão. Proporciona um tom de pele uniforme e o ácido salicílico presente nas folhas de hortelã ajuda a remover as células mortas da pele.

Pepino

O pepino é um adstringente suave rico em sílica, composto que ajuda a reduzir as rugas e linhas de expressão. Pepino é um ótimo remédio natural para olheiras e inchaços ao redor dos olhos. Também é rico em vitamina C e ácido caféico, que acalma a irritação e coceira e reduz o inchaço. É um ótimo limpador de pele que ilumina a pele naturalmente e é bom para pele extra seca.

Flor de Calêndula

A flor de calêndula é conhecida por suas propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e calmantes. É uma das melhores ervas curativas, ricas em poderosos antioxidantes. Este adstringente natural alivia a inflamação, reduz as linhas finas, proporciona um tom de pele uniforme, melhora a elasticidade da pele, reduz os danos dos radicais livres e da exposição ao sol, reduz a coceira e irritação, suaviza o tom da pele dando uma pele naturalmente brilhante.

Tomates

O tomate tem propriedades naturais de redução do óleo, o que o torna um adstringente natural. Este adstringente natural ajuda a diminuir os poros, eliminando o excesso de oleosidade, reduz o aparecimento de acne e limpa a pele tornando-a mais bonita. Remove as manchas da pele naturalmente dando uma pele refrescante e brilhante.

Flor de sabugueiro

As flores de sabugueiro são ricas em bioflavonóides que auxiliam na inibição da formação de rugas e também retardam o processo de envelhecimento. As propriedades adstringentes presentes nesta flor apertam a pele, reduzindo os poros da pele e também suavizam os tecidos da pele.

Os antioxidantes presentes na flor de sabugueiro protegem contra os danos do sol e dos radicais livres. A flor de sabugueiro é boa para todos os tipos de pele, tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas que mantêm a pele saudável e limpa.

Hamamelis

A hamamelis pode ser usada como adstringente para reduzir a oleosidade da pele. Ajuda a secar as espinhas e prevenir a acne e as espinhas. Pode ser usada facilmente em peles normais e mistas, secas e oleosas, mas deve ser aplicado com cuidado em peles extremamente secas.

Sândalo

O adstringente sândalo ajuda a manter a pele livre de manchas escuras e células mortas da pele. Prepare o adstringente misturando pó de sândalo com óleo de amêndoa, pó de casca de laranja, mel e água de rosas. Aplique a solução no rosto com uma bola de algodão embebida nela. Enxágue bem com água fria após alguns minutos.

Onde encontrar adstringentes

O adstringente vem ganhando cada vez mais reconhecimento devido à sua eficácia e desempenho eficiente nos cuidados com a pele. Mas é importante lembrar que antes de usar qualquer produto em sua pele você deve pedir a opinião de um especialista em dermatologia.

É importante lembrar também que as informações apresentadas neste artigo não substituem o conselho de um médico. Diante disso, em caso de dúvidas procure um profissional da área de saúde.

Para encontrar os melhores produtos adstringentes com os melhores preços, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da cliquefarma.

Essa ferramenta foi desenvolvida para te proporcionar comodidade nas suas pesquisas pelo melhor preço. Usando esse buscador de preços você vai encontrar tudo o que precisa de forma prática, rápida, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Se você gostou do nosso artigo, curta comente e compartilhe essas informações com outras pessoas