O que são agentes físicos?

02/05/2014 1 Por cliquefarma

Os agentes físicos podem ser tidos como qualquer forma de energia que de alguma forma pode comprometer a saúde ou integridade de uma pessoa. Eles exigem um meio de transmissão para propagar seu mal, eles também agem em quem não tem contato direto com o fator de risco. Na maioria dos casos, os agentes físicos causam lesões crônicas e mediatas.

Como principais exemplos de agentes físicos podemos destacar:

  • Ruídos;
  • Iluminação;
  • Vibrações;
  • Radiações ionizantes;

 

Todos os riscos físicos listados e que são expostos de forma exagerada a um determinado indivíduo podem causar algum tipo de malefício a saúde. Por exemplo, no caso dos ruídos, quando excessivos, podem causar surdez, stress, fadiga e irritação. Então para que haja uma forma de prevenção e medida os órgãos competentes criam uma espécie de regra onde a partir de uma medição é possível determinar se o ruído é nocivo ou não. Esse mesmo procedimento acontece para os outros riscos.

agente-fisico

Para prevenir os riscos por agentes físicos uma série de normas e aplicações são implementadas, principalmente em ambientes de trabalho onde o risco é muito maior. Por isso, a importância de se cumprir as regras de segurança indicadas pelas empresas no momento da contratação e durante o período de prestação do serviço.