Skip to main content

Você já se sentiu inchado e com excesso de líquido no corpo? O que te levou a se sentir assim e o que você pode fazer para se sentir melhor? Muitas coisas podem fazer o seu corpo reter líquidos e te deixar inchado, mas é importante ficar atento pois isso pode ser um sinal de algum problema sério de saúde como a hipertensão. Para resolver o problema de inchaço por retenção de líquidos muitas pessoas recorrem aos diuréticos. Os diuréticos são substâncias que ajudam o corpo a eliminar água e sal, coisas que causam a retenção de líquido.

Muitos médicos costumam prescrever medicamentos diuréticos para pessoas que possuem pressão alta e problemas cardíacos, pois o excesso de sal e a retenção de líquido podem agravar esses problemas.

Pessoas que desejam perder peso também utilizam com frequência os diuréticos para diminuir o inchaço.

Além de medicamentos prescritos existem muitas substâncias encontradas em alimentos e ervas que fazem o papel dos diuréticos.

Se você quer saber mais sobre os diuréticos, veio ao lugar certo, pois hoje vamos abordar em detalhes esse assunto.

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre os diuréticos de farmácia, como esses medicamentos funcionam e como podem te ajudar. Além disso, você vai ver também os possíveis riscos de tomar diuréticos e os seus efeitos colaterais.

Mas antes vamos ver algumas causas da retenção de líquidos para que possamos entender ainda mais como os diuréticos funcionam.

Retenção de líquido

Sabemos que nosso corpo é composto de 70% de água e nos manter hidratados é essencial para nosso bem-estar. Mas às vezes algo pode acontecer com nosso corpo e fazer com que ele retenha mais líquido do que o necessário e o excesso de líquido pode de certa forma nos prejudicar dependendo da causa da retenção.

A retenção de água ou retenção de líquidos ocorre quando o excesso de líquido se acumula no corpo. Isso pode causar inchaço, que geralmente ocorre nos pés, tornozelos e pernas. Você também pode notar inchaço nas mãos, talvez significando que os anéis não cabem mais.

Embora desconfortável, a retenção de água não é necessariamente um sinal de algo sério, as causas incluem inatividade e má alimentação e as mudanças hormonais normais que ocorrem antes de um período mensal.

No entanto, às vezes a retenção de líquido pode ser um sinal de uma doença mais significativa, especialmente se for grave ou surgir muito repentinamente.

Causas da retenção de líquido

Várias coisas podem causar a retenção de fluidos e causar inchaço no corpo. Veja a seguir algumas das principais causas da retenção de líquido.

Alimentação pobre

Se você mantém uma dieta pobre em nutrientes e rica em sódio, é bem provável que em algum momento você apresente retenção de líquidos. O excesso de açúcar também pode fazer com que você fique inchado.

O excesso de sal e açúcar faz com que você retenha fluidos, porque quanto mais você consome esses alimentos mais o seu corpo acumula água para tentar fazer a diluição desses alimentos.

Excesso de insulina

A retenção de líquidos pode ser causada também pelo excesso de insulina no sangue, que faz com que seu corpo acumule sal e água.

É bom ficar atento a isso pois o excesso de insulina pode ser um sinal de diabetes tipo 2, mas também pode ser consequência de uma alimentação inadequada.

Comer muito açúcar ou carboidratos refinados pode levar ao excesso de insulina no sistema, mas também é importante observar o período de tempo durante o qual consumimos nossa comida.

Muitas pessoas consomem alimentos e lanches por um período prolongado, mais de 12 horas em um dia de 24 horas, o que pode significar que seu sistema está liberando insulina quase o tempo todo. É uma boa ideia continuar comendo pelo menos dentro de 12 horas para dar uma pausa ao seu sistema.

Sedentarismo

Um estilo de vida sedentário também contribui bastante para a retenção de fluidos pelo corpo.

Quando nos movemos, os músculos de nossas pernas bombeiam o fluido de volta ao coração, e se isso não acontecer, pode ser um fator contribuinte para o inchaço.

Praticar alguma atividade física, pelo menos por alguns minutos durante o dia, pode ajudar a reduzir a retenção.

Excesso de peso

O excesso de peso pode afetar sua circulação, pois o excesso de gordura corporal pode pressionar suas veias, causando a retenção de fluidos.

Gravidez

A gravidez também pode causar sintomas de retenção de água, principalmente nos pés e tornozelos. Normalmente, esse inchaço surge gradualmente e é um efeito colateral normal da gravidez, pois o corpo relaxa para acomodar o bebê.

No entanto, se o inchaço surgir rapidamente, for acompanhado por dores de cabeça ou vômitos ou se você sentir indisposição geral, consulte seu médico, pois isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.

Medicamento

Alguns medicamentos contêm substâncias que podem fazer com que seu corpo retenha líquidos. Medicamentos para controlar a pressão arterial e alguns medicamentos para controlar a diabetes podem conter essas substâncias que causam a retenção de líquidos.

Se você estiver preocupado com isso, consulte o seu médico e converse com ele a respeito dos medicamentos que você faz uso.

Problemas de saúde

Com menos frequência, a retenção de água pode ser causada por problemas cardíacos, incluindo insuficiência cardíaca, que é mais comumente observada em pessoas de meia-idade e mais velhas. Raramente, a retenção de líquidos pode ser um sinal de problemas no fígado ou rins.

Mesmo que essas causas sejam menos frequentes para a retenção de líquido, é importante ficar atento aos sinais do seu corpo e procurar um médico em caso de dúvidas, para que ele possa realizar exames específicos a fim de saber a real causa da sua retenção de líquidos. 

O que são diuréticos?

Os diuréticos são medicamentos que aumentam a quantidade de sal e água excretados do corpo. Esses medicamentos aumentam a produção de urina produzida nos rins, o que leva ao aumento do fluxo urinário, ou diurese.

Diuréticos são normalmente usados ​​para tratar a hipertensão e retenção de líquidos, ou edema, que se desenvolve como sintoma de insuficiência cardíaca, problemas renais e insuficiência hepática.

Alguns diuréticos também podem ser usados ​​para tratar o inchaço no cérebro causado por um traumatismo craniano grave ou inchaço nos olhos causado por doenças oculares como o glaucoma.

A história moderna dos diuréticos começou em 1919, quando um estudante de medicina descobriu que as injeções contendo mercúrio eram eficazes para excretar água em pacientes com sífilis.

Foi só nas décadas de 1950 e 1960 que tiazidas e diuréticos de alça comumente prescritos foram descobertos e amplamente usados. Hoje, os diuréticos são normalmente prescritos para tratar a hipertensão e outras condições.

Qual a função dos diuréticos

Os diuréticos, comumente conhecidos como pílulas de água, aumentam a quantidade de fluido expelido do corpo pela urina. Um dos diuréticos naturais mais conhecidos é a cafeína, frequentemente encontrada no café e no chá. No entanto, a cafeína tem efeitos diuréticos leves e não é normalmente usada como diurético em ambientes médicos. 

Os diuréticos atuam alterando o equilíbrio de água, sal e eletrólitos no corpo. Mais especificamente, eles têm efeitos sobre os diferentes processos nos rins que desempenham um papel na reabsorção de sódio e eletrólitos.

Existem vários tipos diferentes de diuréticos. Cada um deles pode trabalhar em diferentes partes do rim, o órgão de filtragem do corpo. Devido ao aumento da concentração de sódio liberado pelos rins, mais água é retirada do corpo pela urina.

Pode ser importante entender a estrutura do rim e como ele funciona para entender completamente como funcionam os diuréticos. Cada rim contém mais de 1 milhão de néfrons, que são as unidades de filtração que removem os resíduos e produzem urina no corpo.

Dependendo do tipo de diurético, esses medicamentos geralmente atuam no túbulo contorcido proximal, no ramo ascendente da alça de Henle, no túbulo contorcido distal ou no túbulo coletor. 

Tipos de diuréticos

Existem vários tipos de diuréticos que são usados para tratar diferentes condições. Veja a seguir os principais tipos de diuréticos.

Diuréticos tiazídicos

As tiazidas têm como alvo o cotransportador de cloreto de sódio para bloquear a reabsorção de sódio, o que ajuda a regular os níveis de sódio e pressão arterial.

Como uma classe de drogas, os diuréticos tiazídicos bloqueiam a reabsorção de aproximadamente 5% do sódio no túbulo contorcido distal. As tiazidas também bloqueiam a reabsorção de potássio, o que pode levar à eliminação excessiva de potássio do corpo. 

Níveis baixos de potássio podem levar a ritmos cardíacos anormais, entre outros problemas. Por causa de seus efeitos, as tiazidas são frequentemente usadas como tratamento de primeira linha para hipertensão.

Exemplos de tiazidas incluem hidroclorotiazida e clortalidona.

Diuréticos de alça

Como as tiazidas, os diuréticos de alça também ajudam a regular os níveis de sódio nos rins. No entanto, os diuréticos de alça atuam no ramo ascendente da alça de Henle no néfron.

Esses medicamentos têm como alvo o co-transportador de sódio-potássio-cloreto para bloquear a reabsorção de sódio e água. Os diuréticos de alça também podem diminuir a absorção de potássio, o que pode levar a níveis baixos de potássio no corpo.

Os diuréticos de alça podem ser usados ​​para tratar insuficiência cardíaca, insuficiência renal, níveis elevados de potássio, níveis elevados de cálcio e a maioria dos tipos de edema, como edema pulmonar.

Exemplos de diuréticos de alça incluem bumetanida e furosemida.

Diuréticos poupadores de potássio 

Os diuréticos poupadores de potássio não causam aumento da secreção de potássio na urina. Os diuréticos poupadores de potássio, como a amilorida, ligam-se aos canais de sódio para diminuir a reabsorção de sódio no sangue.

Isso aumenta a perda de fluido sem diminuir os níveis de potássio. Outros diuréticos poupadores de potássio, como a espironolactona, atuam no túbulo distal e nos dutos coletores para bloquear os efeitos da aldosterona, um hormônio esteróide que aumenta a reabsorção de sódio.

Exemplos de diuréticos poupadores de potássio incluem amilorida, triantereno e espironolactona.

Qual o melhor diurético para hipertensão?

Esses medicamentos, em uso há mais de meio século, são amplamente considerados eficazes para reduzir a pressão arterial elevada.

Em um grande estudo com mais de 30 mil pessoas com pressão alta, 68% das pessoas que usaram o diurético tiazídico clortalidona baixaram seus níveis de pressão arterial para níveis saudáveis ​​(abaixo de 140/90).

Eles também reduziram o risco de eventos cardiovasculares – como ataques cardíacos e derrames – em 12% e o risco de insuficiência cardíaca em 21%. 

No entanto, há perguntas sem resposta sobre se um diurético tiazídico pode ser melhor do que outro.

Atualmente, a hidroclorotiazida é de longe o tipo mais comum de diurético tiazídico prescrito para hipertensão. Mas algumas pesquisas sugerem que a clortalidona pode ser mais eficaz na prevenção de ataques cardíacos e derrames. No entanto, isso não significa que você deva mudar de uma tiazida para outra.

Em caso de dúvidas consulte sempre o seu médico e não mude de medicamentos sem se consultar com um especialista.

O que acontece quando se toma muito Diurético

Como vimos, os medicamentos diuréticos possuem o efeito de fazer com que a pessoa expulse urina do corpo com mais frequência a fim de expelir o sódio e líquido em excesso. 

Porém além dos diuréticos expelirem sódio, a maioria desses medicamentos também causam perda de potássio, magnésio e água. Quando os diuréticos são consumidos em grandes quantidades podem causar desidratação, reduzir a pressão arterial, arritmia cardíaca e outros problemas.

Assim como outros medicamentos em excesso fazem mal à saúde, o uso excessivo de diuréticos não é diferente. As substâncias presentes nos diuréticos alteram o funcionamento do organismo e causa graves desequilíbrios no corpo.

Apesar de os diuréticos serem receitados para pessoas com pressão e problemas cardíacos, algumas pessoas fazem uso desse medicamento com o objetivo de perder peso. Esse uso inapropriado e sem acompanhamento médico pode levar a várias complicações.

Consequências do uso inadequado de diuréticos

Quando utilizados da forma certa, esses medicamentos ajudam a controlar problemas graves de saúde. Isso acontece pois eles equilibram o sódio presente no organismo fazendo a excreção desse sódio por meio da urina junto com o excesso de água.

Para tratar as condições recomendadas, cada pessoa receberá uma dosagem apropriada de acordo com a avaliação médica feita. Como vimos, os diuréticos são recomendados para tratar problemas como: edemas, hipertensão, insuficiência renal e insuficiência cardíaca.

Os medicamentos diuréticos têm como função impulsionar o funcionamento dos rins para que ele produza mais urina. Dessa forma ele controla o excesso de sódio na corrente sanguínea e como consequência ajuda a controlar a pressão arterial.

Em alguns casos com orientação médica os diuréticos podem ser usados em pessoas obesas que possuem grande retenção de sódio e líquido. Mas para isso ser feito de forma segura, o acompanhamento médico é essencial.

Apesar dos riscos muitas pessoas consomem de forma abusiva os diuréticos com o intuito de perder peso. Embora a perda de peso realmente ocorra na maioria das vezes, isso não acontece de modo saudável pois causa também a desidratação.

Pessoas que fazem uso indiscriminado de diuréticos para perder peso, além de correrem o risco de ficarem desidratadas, correm o risco de desenvolver sérios problemas de saúde como: arritmia cardíaca, artrite, problemas renais e hepáticos.

Quais os efeitos colaterais dos Diuréticos

Embora fazer uso de diuréticos de forma recomendada pelo seu médico possa ser segura de um modo geral, como qualquer outro medicamentos os diuréticos também podem ter efeitos colaterais que você deve estar ciente.

Os efeitos colaterais mais comuns dos diuréticos incluem:

  • Micção frequente 
  • Tontura
  • Fadiga ou cansaço
  • Dor de cabeça
  • Irritação na pele
  • Cãibras musculares 
  • Diarréia
  • Disfunção erétil
  • Aumento dos níveis de açúcar no sangue

Os efeitos colaterais graves dos diuréticos incluem níveis baixos de potássio ou hipocalemia, que podem levar a ritmos cardíacos anormais. Sem tratamento, os baixos níveis de potássio podem levar a problemas fatais.

Os diuréticos poupadores de potássio têm menos probabilidade de causar esse efeito colateral, mas podem causar altos níveis de potássio (hipercalemia). Os diuréticos podem causar outros desequilíbrios eletrolíticos, como níveis baixos de sódio (hiponatremia) e níveis baixos de cálcio. 

Os diuréticos também podem causar desidratação devido à excreção de mais fluidos. Os sintomas de desidratação podem incluir sede extrema, confusão e urina de cor escura. 

Alguns diuréticos, como as tiazidas, podem aumentar temporariamente os níveis de colesterol.

Informe o seu médico se você tiver histórico de qualquer uma das seguintes condições antes de usar um diurético:

  • Diabetes
  • Artrite
  • Problemas renais
  • Desidratação 
  • Pancreatite
  • Lúpus
  • Cólicas menstruais

Converse com um profissional de saúde para saber mais sobre outros possíveis efeitos colaterais, advertências e precauções associadas aos diuréticos.

Qual o melhor diurético natural

Embora muitas vezes necessários no tratamento de vários problemas de saúde diferentes, os diuréticos podem ser acompanhados por uma série de efeitos colaterais, como açúcar elevado no sangue, dores de cabeça e tonturas, fazendo com que muitas pessoas recorram aos diuréticos naturais como método alternativo de tratamento.

Algumas ervas, suplementos e alimentos poderosos podem imitar os efeitos dos diuréticos para aumentar o volume da urina e liberar os fluidos extras. Além disso, além de prevenir o acúmulo de fluidos, muitos também fornecem uma série de benefícios à saúde, bem como uma variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes para otimizar outros aspectos da saúde também.

Diferente dos medicamentos diuréticos, você pode utilizar os diuréticos naturais com o objetivo de emagrecer.

Melancia

Dificilmente alguém rejeita um pedaço de melancia doce e refrescante. A melancia é composta de 92% de água, por isso pode ser considerada um medicamento diurético, pois estimula a excreção de líquidos e sódio por meio da urina.

Além disso, a melancia possui muitos nutrientes que fazem bem para o nosso organismo, como as vitaminas do complexo B, a vitamina C e minerais como cálcio e potássio.

Embora esse alimento possua muitos nutrientes, se você for diabetico deve consumi-lo com moderação pois ele possui também uma alta concentração de açúcar.

Limão

Se você já ouviu histórias de que a água com limão ajuda a desinchar, isso pode ser verdade. O limão é um diurético muito eficaz, pois além de ajudar a eliminar a água em excesso do corpo, ele também é uma fruta antioxidante que ajuda a eliminar toxinas prejudiciais para o organismo por meio da urina.

Pepino

O pepino é um diurético natural muito eficaz e é naturalmente hidratante. Ele age rapidamente para ajudar a eliminar o excesso de água do corpo, pois contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, além de seu alto teor de água.

Carbamida

A carbamida, também chamada de uréia, é produzida no fígado durante a desintoxicação da amônia gerada a partir do metabolismo das proteínas. A carbamida é liberada no sangue, passa pelos rins e, em seguida, é excretada. A carbamida ou o cloreto de sódio devem estar disponíveis para estimular a produção de água nos rins.

Embora a carbamida seja um diurético natural, se você pretende usá-la para emagrecer deve consultar um médico para saber a quantidade de ingestão adequada no seu caso.

Hortelã

O hortelã é frequentemente usado na preparação de chás, sucos e como tempero em alimentos. Além de possuir um ótimo sabor, o hortelã auxilia na digestão e possui propriedades diuréticas.

Gengibre

Além de ser um alimento com grandes propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também possui função diurética.

O gengibre é um ingrediente versátil que pode ser usado puro, ou adicionado a chás, saladas e carnes.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui propriedades diuréticas e ajuda a limpar o seu organismo. Além disso, o vinagre de maçã contém uma quantidade considerável de potássio, que pode ajudar a regular a pressão arterial.

Muitas pessoas não conseguem consumir o vinagre puro todos os dias. Se você é uma dessas pessoas, tente adicionar o vinagre nas suas preparações.

Salsa

A salsa, especialmente como chá, é um remédio tradicional para a retenção de líquidos. A salsa reduz a reabsorção de sais de sódio e potássio nos rins. Isso causa aumento do volume de urina, o que ajuda a reduzir o inchaço.

Café

Muitas pessoas se perguntam se o café é um diurético. Tecnicamente falando, sim: a cafeína do café é um diurético natural que se liga aos receptores de adenosina. Este efeito impede que os rins absorvam sódio e aumenta a eliminação de água e sódio.

Doses moderadas de cafeína (cerca de 300 mg) podem aumentar a micção, especialmente em pessoas que não bebem café regularmente.

Mas há uma grande desvantagem. A cafeína pode provocar ansiedade, insônia e outros efeitos colaterais desagradáveis ​​em pessoas sensíveis ou quando usada em altas doses. 

Além disso, as pessoas diferem amplamente em quão bem elas quebram a cafeína ou como reagem a ela. Uma dose que funciona para uma pessoa pode ser prejudicial para outra.

Alho

Os usos medicinais do alho são tão antigos quanto a humanidade. Oferece uma gama de benefícios potenciais para o coração e vasos sanguíneos.

O extrato de alho atuou como diurético em muitos estudos com animais. Em cães, também reduziu a pressão arterial e aumentou o fluxo de sódio.

Lembre-se de que o alho cru e recém-picado é o mais potente. Uma vez picado, seus componentes benéficos evaporam rapidamente, enquanto o cozimento os desativa.

Se você não for um grande fã de seu sabor, extratos padronizados e óleo de alho também são fáceis de encontrar.

Orégano

Este delicioso tempero tem inúmeros benefícios potenciais e utilizações na medicina tradicional, incluindo retenção de água e tratamento de cálculos renais.

Em ratos, o extrato de orégano evitou a formação de pedra nos rins. Também reduziu os cristais de oxalato de cálcio formadores de cálculos em tubos de ensaio.

Além de usá-lo como tempero, existem vários suplementos de orégano. O óleo essencial de orégano é rico em compostos ativos, pode ser usado na forma líquida, enquanto as cápsulas são a melhor opção para quem quer evitar seu aroma forte.

Benefícios dos diuréticos naturais

Existem muitos benefícios em utilizar diuréticos naturais. Conheça mais sobre eles.

Reduz a pressão arterial

A pressão alta é uma condição causada quando o sangue empurra as paredes das artérias com muita força, colocando uma pressão extra no músculo cardíaco e fazendo com que ele enfraqueça com o tempo.

Os diuréticos são uma das primeiras linhas de defesa usadas contra a hipertensão e podem ajudar a excretar o sódio extra pela urina para reduzir a pressão arterial.

Usar diuréticos naturais para hipertensão também pode ser uma opção de tratamento eficaz. Na verdade, vários diuréticos naturais têm sido associados a níveis mais baixos de pressão arterial. Uma análise de 13 estudos, por exemplo, descobriu que o chá verde foi capaz de reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica.

Outra revisão descobriu que várias ervas demonstraram ter propriedades poderosas de redução da pressão arterial, incluindo o gengibre.

Reduz o inchaço

A retenção de líquidos, também conhecida como edema, é uma condição comum caracterizada pelo acúmulo de líquido nos tecidos, levando a sintomas como inchaço. 

Incorporar algumas porções de alimentos diuréticos naturais para retenção de líquidos é uma maneira fácil e eficaz de perder peso em água e prevenir o inchaço.

A melancia, por exemplo, é um excelente diurético natural para edema devido ao seu alto teor de água. Comer muitos alimentos hidratantes e diuréticos naturais, como frutas e vegetais, pode eliminar o excesso de água e impedir o acúmulo de líquidos no corpo.

Promove a filtragem adequada

Seus rins desempenham um papel vital em sua saúde, eles são responsáveis ​​por filtrar o sangue e excretar toxinas e produtos residuais pela urina para manter seu corpo saudável. Os diuréticos naturais podem ajudar a promover a filtração adequada para otimizar a função dos rins e maximizar a saúde geral.

Para pessoas com função renal prejudicada, em particular, isso pode ser especialmente benéfico. Quando seus rins não estão funcionando bem, certos minerais como potássio e magnésio podem começar a se acumular no sangue e causar problemas de saúde.

Altos níveis de potássio, por exemplo, podem causar sintomas como fraqueza, dor no peito e batimentos cardíacos irregulares. O excesso de fluidos também pode se acumular no corpo com comprometimento da função renal, causando inchaço e aumento de peso devido à água.

Os diuréticos são comumente usados ​​para eliminar o excesso de água e prevenir desequilíbrios eletrolíticos para melhorar a função renal.

Pode prevenir pedras nos rins

Se você já teve uma pedra nos rins, provavelmente sabe como pode ser doloroso. As pedras nos rins são depósitos minerais duros que se formam nos rins, causando sintomas como dor, náuseas, vômitos e sangue na urina.

O aumento da ingestão de líquidos geralmente é recomendado para limpar os rins e ajudar na excreção de cálculos renais. Da mesma forma, os diuréticos às vezes também são usados ​​para ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.

Certos alimentos diuréticos naturais também podem ter uma função dupla para ajudar a prevenir os sintomas de pedra nos rins . Limões, por exemplo, podem ajudar a promover a hidratação e também fornecer uma explosão de ácido cítrico, que aumenta o volume da urina para bloquear a formação de cálculos renais.

Diminui os sintomas da síndrome de ovário policístico

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio causado quando as mulheres produzem altos níveis de hormônios masculinos, levando a sintomas como menstruação irregular, ganho de peso, depressão e acne.

As pílulas diuréticas costumam ser usadas como um tratamento convencional para a síndrome do ovário policístico, que funciona removendo o excesso de água e os hormônios andrógenos do corpo para reduzir os sintomas.

Além de promover a hidratação adequada e aumentar a capacidade do corpo de eliminar hormônios e fluidos extras, alguns diuréticos naturais também apresentam efeitos anti-andrógenos.

O chá verde, por exemplo, é rico em epigalocatequinas, que são catequinas que podem ajudar a bloquear a conversão de certos hormônios sexuais para reduzir o risco de sintomas de síndrome do ovário policístico.

Onde encontrar medicamentos diuréticos

Como vimos, tanto os medicamentos diuréticos, como também os diuréticos naturais possuem grandes benefícios quando usados da maneira correta.

É importante lembrar que as informações apresentadas neste artigo não substituem o conselho de um profissional da saúde.

Se o seu médico te indicou algum medicamento ou suplemento diurético, você pode experimentar a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma para encontrar os melhores preços.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<