Skip to main content

Durante a pandemia do COVID-19 muitas pessoas ganharam peso por causa do isolamento social e fatores como ansiedade e estresse. Agora que as coisas estão voltando ao normal aos poucos, as pessoas estão em busca de uma solução para emagrecer de forma rápida. Em busca de uma solução para perder peso, muitas pessoas recorrem aos emagrecedores. Os emagrecedores podem ser um grande aliado para perder peso, desde que seja usado de forma equilibrada e segura.

É importante lembrar que os emagrecedores não são pílulas milagrosas que vão te fazer perder peso da noite para o dia, mas se for conciliado com outras técnicas de emagrecimento, como praticar atividade física e manter uma dieta saudável, os emagrecedores podem ser de grande ajuda na sua busca por um corpo perfeito.

Existem algumas categorias de emagrecedores. Os emagrecedores prescritos, que só podem ser comprados com receita médica e são indicados para pessoas que possuem problemas sérios com o peso. Existem também os emagrecedores de venda livre que podem ser comprados sem a necessidade de receita médica e os suplementos emagrecedores que são emagrecedores com substâncias naturais.

Além dessas categorias existem também alguns medicamentos que não são emagrecedores, mas as pessoas usam com esse objetivo, porém seus riscos são altos pelo fato de serem medicamentos controlados, como antidepressivos e alguns medicamentos para diabetes.

Existe um risco muito grande em tomar medicamentos controlados de forma indiscriminada para emagrecer, pois esses medicamentos podem causar dependência e levar a problemas que podem ser até mesmo irreversíveis em algumas situações.

A melhor opção para emagrecer e fazer isso de forma saudável, os emagrecedores podem te ajudar a fazer isso se você usá-los da forma correta.

Para te ajudar a conhecer mais a respeito dos emagrecedores, preparamos este artigo com o objetivo de te orientar através do universo dos emagrecedores.

Além disso, vamos te dar outras dicas que podem te ajudar a emagrecer de forma saudável. Mas antes disso, vamos saber mais a respeito do ganho de peso, para que também possamos evitá-lo.

Hábitos que dificultam o emagrecimento

Se você está tentando perder peso e não consegue, alguns hábitos do seu dia a dia podem estar te atrapalhando nessa jornada. Coisas simples que mal conseguimos perceber podem ser as culpadas para o ganho de peso.

Veja a seguir algumas coisas do seu dia a dia que podem estar dificultando o seu processo de emagrecimento.

Comer rápido demais

No mundo de hoje, as pessoas estão mais ocupadas do que nunca e tendem a comer rapidamente. Infelizmente, comer rápido pode fazer você ganhar gordura. Estudos mostram que pessoas que comem suas refeições rapidamente são mais propensas a estar acima do peso ou obesas.

Isso ocorre porque o corpo leva tempo para dizer ao cérebro que está cheio. Assim, as pessoas que comem rapidamente podem facilmente comer mais alimentos do que o seu corpo necessita antes de se sentirem saciadas. Se você tem o hábito de comer muito rápido, tente conscientemente diminuir o ritmo mastigando mais e dando mordidas menores.

Beber pouca água

Por incrível que pareça, muitas pessoas não têm o hábito de beber água todos os dias. Não beber água suficiente pode causar sede. Curiosamente, a sede pode ser confundida com um sinal de fome ou desejo do corpo por comida.

Em um estudo, os cientistas descobriram que pessoas que beberam dois copos de água logo antes do café da manhã comeram 22% menos calorias naquela refeição do que pessoas que não beberam água.

O melhor de tudo é que a água não tem calorias. Alguns estudos descobriram que substituir bebidas adoçadas com açúcar por água pode reduzir a ingestão de calorias em até 200 calorias por dia.

Se você achar que água pura é sem graça, experimente adicionar rodelas de pepino, limão ou sua fruta favorita para dar um toque de sabor.

Ficar sentado por muito tempo

Nos países ocidentais, o adulto em média fica sentado de 9 a 11 horas por dia. Embora pareça inofensivo, estudos mostram que pessoas que ficam sentadas por mais tempo têm maior probabilidade de estar acima do peso. Além disso, apresentam maior risco de doenças crônicas e morte precoce.

Por exemplo, uma análise de seis estudos com quase 600.000 pessoas descobriu que os adultos que ficam sentados por mais de 10 horas por dia, como o trabalhador de escritório médio, têm um risco 34% maior de morte precoce.

Curiosamente, estudos também descobriram que as pessoas que ficam sentadas por mais tempo não parecem compensar o tempo que passaram sentadas com exercícios.

Se o seu trabalho envolve sentar-se por longos períodos, certifique-se de fazer exercícios antes do trabalho, durante o almoço ou depois do trabalho algumas vezes por semana.

Não dormir o suficiente

Muitas pessoas não conseguem dormir o suficiente. Infelizmente, a falta de sono está fortemente ligada ao ganho de peso. Isso se deve a vários fatores, incluindo alterações hormonais e falta de motivação para praticar exercícios.

Em um estudo, os cientistas analisaram os hábitos de sono de mais de 68.000 mulheres com mais de 16 anos. Eles descobriram que mulheres que dormiam menos de 5 horas por noite tinham um risco muito maior de ganhar peso do que pessoas que dormiam 7 horas ou mais.

O que é pior, as pessoas que não dormem o suficiente têm maior probabilidade de ganhar gordura da barriga ou gordura visceral. Carregar mais gordura visceral está ligado a um maior risco de doenças prejudiciais como doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Comer em pratos grandes

O tamanho de seus pratos e tigelas pode ter um impacto significativo em sua cintura. Em uma análise de 72 estudos, os cientistas descobriram que as pessoas comiam mais comida quando servida em pratos e tigelas maiores do que pratos e tigelas menores, mesmo sem perceber.

Em média, as pessoas que comeram em pratos maiores consumiram 16% mais calorias por refeição. Além disso, outro estudo descobriu que mesmo os especialistas em nutrição, inconscientemente, comeram 31% mais sorvete quando receberam tigelas maiores.

Isso acontece porque pratos maiores podem fazer uma porção de comida parecer menor do que realmente é. Isso faz com que seu cérebro pense que você não comeu o suficiente. Mudar para pratos menores pode ajudá-lo a comer menos sem sentir fome.

Comer assistindo TV

As pessoas costumam comer enquanto assistem à TV, navegam na Internet ou lêem o jornal. No entanto, comer distraído pode fazer com que você coma mais.

Uma revisão de 24 estudos descobriu que as pessoas comiam mais durante uma refeição quando estavam distraídas. Curiosamente, aqueles que comeram distraídos também comeram significativamente mais alimentos no final do dia.

Isso pode ser porque eles não perceberam a quantidade de comida que comeram durante a refeição. Enquanto estiver comendo, tente eliminar todas as distrações e concentre-se na refeição. Isso é conhecido como alimentação consciente e ajuda a tornar a alimentação uma experiência mais agradável.

Pular a dieta no fim de semana

As pessoas costumam achar mais fácil comer de forma saudável durante a semana porque normalmente têm uma rotina diária com seus compromissos de trabalho e vida. Por outro lado, os fins de semana tendem a ter menos equilíbrio.

Além disso, as pessoas podem estar em torno de mais tentações prejudiciais à saúde, o que pode levar ao ganho de peso.

Em um estudo, os cientistas observaram a dieta e os hábitos de exercícios de 48 pessoas. Eles descobriram que as pessoas ganharam peso nos fins de semana, pois comiam mais e eram menos ativas.

Felizmente, você também tem mais tempo nos fins de semana para sair e se exercitar. Além disso, você pode evitar a tentação removendo alimentos não saudáveis ​​da casa.

O que são os emagrecedores?

Emagrecedores são medicamentos usados como uma ferramenta adicional para ajudar na perda e controle de peso. Alguns médicos recomendam que pacientes com dificuldade de perder peso use os emagrecedores junto com outras ferramentas para perder peso, como atividade física e uma dieta balanceada.

Alguns emagrecedores são considerados medicamentos controlados que são vendidos apenas com prescrição médica. Esses medicamentos foram liberados a pouco tempo no Brasil, por conta de seus efeitos colaterais.

Em 2017 houve uma grande discussão a respeito da liberação desses medicamentos, a Agência nacional de vigilância sanitária era contra a liberação desses medicamentos, mas o conselho nacional de medicina comemorou a liberação, pois seria mais uma ajuda para as pessoas que sofrem com obesidade.

Os emagrecedores controlados são considerados medicamentos anorexígenos e geralmente só são prescritos para pessoas obesas.

Mesmo que você tenha problemas com obesidade, não espere que o seu médico te prescreva um emagrecedor controlado no primeiro momento. É provável que seu médico tente outras técnicas de emagrecimento antes de te prescrever esses medicamentos.

Além dos emagrecedores controlados, existem os emagrecedores venda livre que geralmente possuem como princípio ativo substâncias naturais que ajudam a dar energia e acelerar o metabolismo.

Porém para que os emagrecedores de venda livre realmente façam efeito, é ainda mais importante que você mantenha uma rotina de atividade física e uma dieta de baixa caloria.

Emagrecedores controlados

Em 2011 a venda de emagrecedores anorexígenos foi proibida no Brasil, mas em 2017 esses medicamentos foram liberados novamente para venda, porém como remédios controlados e retenção de receita.

Foram liberadas pelo menos quatro substâncias que auxiliam o processo de emagrecimento de pessoas obesas. A anfepramona, sibutramina, femproporex e mazindol. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas substâncias.

Anfepramona

A anfepramona é uma substância do grupo das anfetaminas e funciona como inibidora de apetite. Essa substância atua diretamente nos neurotransmissores que ativam a vontade de comer e atua inibindo a ação desses neurotransmissores.

Além disso, essa substância atua estimulando os receptores de queima de gordura, fazendo com que o seu corpo queime mais gordura naturalmente.

A anfepramona pode causar alguns efeitos colaterais como:

  • Dor abdominal
  • Vômito
  • Diminuição do desejo sexual
  • Dor no peito
  • Palpitação
  • Boca seca
  • Dor de cabeça
  • Depressão

Sibutramina

A sibutramina é um medicamento controlado usado no tratamento da obesidade. Essa substância atua como inibidor de apetite agindo diretamente nos neurotransmissores.

A sibutramina também ajuda a aumentar a saciedade e funciona como acelerador de metabolismo auxiliando na queima de gordura pelo corpo.

Os efeitos colaterais mais comuns da sibutramina são:

  • Suor excessivo
  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Aumento da pressão arterial
  • Palpitação

Femproporex

O femproporex age como supressor de apetite auxiliando na perda de peso. Em muitos países esse e os outros tipos de remédios anfetamínicos são proibidos por conta do descontrole no uso.

Muitas pessoas ao perceberem os efeitos no emagrecimento que esses remédios possuem acabam fazendo um uso indiscriminado que leva até mesmo ao vício e a morte.

Os efeitos colaterais comuns do femproporex são:

  • Tremor
  • Agitação
  • Fraqueza
  • Irritabilidade
  • Confusão mental
  • Boca seca
  • Dor de cabeça
  • Ansiedade

Mazindol

O mazindol também é um medicamento que funciona como supressor de apetite que inibe a fome do usuário, fazendo com que ele sinta menos vontade de comer e consequentemente emagreça.

Os possíveis efeitos colaterais do mazindol são:

  • Cãibras
  • Vômito
  • Náusea
  • Palpitação
  • Suor excessivo
  • Dor de cabeça
  • Insônia
  • Diarreia
  • Dor de cabeça

Quais os suplementos emagrecedores?

A maioria das pessoas viveu com peso corporal extra em algum momento de suas vidas e sabe como é difícil perder peso de forma saudável 

Claro, a melhor maneira de perder peso de forma saudável é por meio de uma dieta equilibrada e rotina de exercícios, mas alguns suplementos emagrecedores podem ajudar a suportar diferentes hormônios, neurotransmissores e reações metabólicas que atuam com sua fisiologia individual para ajudá-lo a queimar gordura corporal com mais eficiência.

Berberina

Este composto bioativo faz parte de uma classe de alcalóides vegetais, e pode ser um dos suplementos naturais mais eficazes de todos os tempos. 

A berberina tem uma longa história na medicina alternativa, mas ultimamente esse extrato tem recebido muita atenção por sua capacidade de promover níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue e resposta à insulina, dois fatores essenciais para a perda de peso.

Em uma pesquisa a berberina foi tão eficaz quanto os medicamentos orais para baixar a glicose na manutenção de níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue.

L-Carnosina

Carnosina é um aminoácido, que você normalmente verá rotulado como L-carnosina, que é a forma mais facilmente usada pelas células do corpo.

A carnosina demonstrou modular os efeitos da síndrome metabólica, que afeta quase 1 em cada 6 pessoas. A síndrome metabólica pode dificultar a perda de peso devido à desregulação da insulina, do açúcar no sangue e de proteínas inflamatórias chamadas produtos finais de glicação avançada. 

A carnosina ajuda a modular a produção desses produtos finais de glicação avançada, apoiando não apenas a saúde metabólica, mas também ajudando a envelhecer de forma saudável.

Ômega 3

A inflamação pode estar impulsionando o ganho de peso? Dietas com baixo teor de ômega 3 estão associadas a maior inflamação, o que leva à diminuição da sensibilidade à insulina nas células. Quanto menos sensíveis nossas células são à mensagem que a insulina envia, mais gordura corporal provavelmente armazenaremos. 

O óleo de peixe e o ômega 3 se tornaram um dos suplementos mais recomendados por médicos convencionais e funcionais, o que não é surpreendente, considerando seu papel não apenas nos níveis de inflamação, mas na saúde do coração, cérebro e função celular em geral.

Spirulina

Esta alga verde-azulada é repleta de vitaminas, minerais e fitonutrientes, incluindo antioxidantes, tocoferóis e compostos fenólicos, tornando-a um dos super alimentos mais eficazes que existem.

A spirulina demonstrou diminuir o apetite, a inflamação e a gordura corporal em um estudo ao longo de 12 semanas. Além disso, estudos mostram que ela também modula a produção de estresse oxidativo produzido pelo excesso de gordura corporal. Este pode ser um mecanismo pelo qual apoia uma resposta inflamatória saudável.

Os suplementos para perda de peso realmente funcionam?

Você está certo em ser cético sobre o uso de um suplemento emagrecedor, por isso é importante escolher suplementos seguros apoiados por medicamentos funcionais.

O corpo tem centenas de reações e processos metabólicos acontecendo a qualquer momento, e suplementos para perda de peso que funcionam facilitam os processos envolvidos na oxidação de gordura (queima), níveis de energia estáveis ​​e o uso saudável da gordura corporal como combustível.

Existem vários mecanismos que podem influenciar na escolha do melhor suplemento para emagrecer. A berberina, por exemplo, promove uma resposta saudável à insulina, que, quando permanece elevada, promove o armazenamento de gordura corporal.

Alguns aminoácidos também poupam glicose durante a degradação das fontes de combustível, permitindo que o corpo opte por uma queima de gordura mais fácil.

Existe um suplemento funcional emagrecedor para dar suporte a todos os objetivos, quando usado corretamente.

Riscos de emagrecedores

Muitos suplementos dietéticos são inofensivos e alguns podem até ser eficazes para criar uma sensação de saciedade, queimar gordura ou aumentar o metabolismo. Mas alguns emagrecedores possuem alguns riscos colaterais.

Alguns dos ingredientes populares em produtos para perda de peso podem levar a efeitos colaterais prejudiciais como estes:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Pressão alta
  • Agitação
  • Diarreia
  • Insônia
  • Problemas renais
  • Danos ao fígado
  • Sangramento retal

Qual o melhor inibidor de apetite natural

Existem muitas substâncias que ajudam a controlar o apetite de forma natural. Mas é importante lembrar que essas coisas não vão agir de forma milagrosa, controlando o seu apetite de uma vez por todas.

Sendo assim, desconfie de suplementos e substâncias naturais que prometem que isso vai acontecer de forma rápida e milagrosa.

Mas alguns produtos naturais podem te auxiliar na saciedade e consequentemente te ajudar a controlar o peso. 

Canela

A canela é uma especiaria maravilhosa para dar sabor a alguns alimentos, mas também pode ajudar a controlar o apetite.

Em um estudo, a adição de 6 gramas de canela ao pudim de arroz diminuiu o esvaziamento do estômago após uma refeição. Em teoria, isso pode ajudá-lo a se sentir saciado por mais tempo.

A canela também pode ajudar a regular o açúcar no sangue (talvez até prevenindo a compulsão por açúcar) e aumentar a saciedade.

Erva-mate

A erva-mate é uma planta que contém cafeína. A erva é conhecida por aumentar o metabolismo e ajudar na perda de peso.

Em um pequeno estudo, mulheres que tomaram 2 gramas de erva-mate antes de pedalar por meia hora tiveram menos apetite e aumentaram o metabolismo, o foco e os níveis de energia.

A erva-mate é segura em doses recomendadas de até 3 xícaras de chá ou 1 a 1,5 gramas de pó por dia.

Café

Aqui está outra razão para amar o seu café da manhã: graças à cafeína que ele contém, o café pode ajudar na perda de peso e no controle do apetite.

Pesquisas mostram que beber café antes das refeições pode ajudar a esvaziar o estômago, influenciar os hormônios que controlam o apetite e reduzir a sensação de fome. Beber uma quantidade moderada de café também pode ajudá-lo a comer menos ao longo do dia e na próxima refeição.

A dose recomendada para perda de peso é cerca de 2 xícaras de café ou cerca de 200 miligramas de cafeína. Lembre-se de que diferentes bebidas de café contêm quantidades variáveis ​​de cafeína.

Gengibre

O gengibre é uma ótima maneira de adicionar sabor a pratos doces e salgados, também é popular na forma de chá.

O gengibre é conhecido por estimular o sistema digestivo e ajudar a aliviar as náuseas. Mas você sabia que o gengibre também pode ajudar a regular o apetite?

Um pequeno estudo descobriu que os homens que consumiram gengibre no café da manhã se sentiram mais saciados e tiveram menos apetite 3 horas depois do que aqueles que não o consumiram. Esse estudo usou 2 gramas de pó de gengibre seco dissolvido em água quente como um chá.

O gengibre é considerado seguro, sem efeitos colaterais conhecidos, como chá, cápsula ou tintura ou na forma de alimento integral.

O que tomar para queimar a gordura da barriga

Livrar-se da gordura da barriga não é apenas um desejo estético, é necessário para uma saúde melhor. A gordura da barriga é uma das áreas mais perigosas para armazenar gordura.

Na verdade, a gordura da barriga aumenta os riscos de morte prematura, mesmo para aqueles com peso saudável.

Existem algumas coisas que você pode tomar para queimar a gordura da barriga, mas principalmente deixar para trás alguns hábitos pode ser uma forma eficaz de eliminar essa gordura localizada.

Hábitos a serem abandonados

Se você deixar para trás os hábitos a seguir, provavelmente a sua gordura da barriga vai desaparecer de forma mais rápida e efetiva.

Comer gordura trans

Se os antioxidantes são os mocinhos da saúde intestinal, as gorduras trans são os supervilões. Essas gorduras sorrateiras contribuem ativamente para o crescimento da linha da cintura, não apenas adicionando nova gordura, mas movendo a gordura de outras áreas do corpo para a barriga.

Alimentos industrializados como biscoitos, pipocas, bolos, frituras e fast food são os alimentos que mais contêm gorduras trans.

Ingerir muito álcool

Conforme você engole sua bebida, seu corpo transforma o álcool em acetato, que não pode ser armazenado. Ele se torna sua principal fonte de energia, e as proteínas, carboidratos e gorduras que circulam em seu sistema digestivo são convertidos em gordura por padrão.

Hábitos a serem adotados

Alguns hábitos de consumo podem ser adotados com o objetivo de diminuir a gordura localizada na barriga.

Coma mais fibras

Alimentos com alto teor de carboidratos refinados e açúcar não aplacam sua fome, então você acaba buscando mais. Em vez disso, coma alimentos mais fibrosos, como pães integrais, aveia, vegetais, frutas, feijão, legumes e sementes de chia.

Um estudo mostrou que para aqueles que têm dificuldade em seguir uma dieta restrita, simplificar a abordagem de perda de peso apenas aumentando a ingestão de fibras ainda pode levar à perda de peso.

Consuma gorduras saudáveis

Pode parecer confuso, mas se você quer perder gordura, precisa comer gordura. Mas é claro que estamos falando das gorduras saudáveis.

Adicionar gorduras saudáveis, na forma de gorduras mono e poliinsaturadas, pode ajudá-lo a se sentir mais satisfeito com suas refeições.

As fontes de gorduras recomendadas a aumentar na dieta vêm de ácidos graxos insaturados encontrados em alimentos como azeite de oliva, nozes, abacates, peixes gordurosos e ovos, pois podem ajudar a aumentar a saciedade, ao mesmo tempo que fornecem uma variedade de benefícios à saúde quando consumidos com moderação.

Coma mais proteína

Priorize proteínas magras como carne, peru, ovos, peixe, frango e tofu. Pesquisadores compararam os benefícios de consumir um café da manhã com proteína normal com um café da manhã com alto teor de proteínas e descobriram que o café da manhã com alto teor de proteínas, que continha 35 gramas de proteína, evitou o ganho de peso, reduziu a ingestão diária de alimentos e sensação de fome e estabilizou a glicose níveis entre adolescentes com sobrepeso que normalmente pulariam o café da manhã.

Qual o melhor remédio natural para emagrecer

Embora haja uma ampla gama de pílulas e suplementos para perda de peso disponíveis no mercado que prometem perda rápida de calorias, essas pílulas e suplementos podem causar efeitos colaterais a longo prazo e, portanto, é melhor contar com remédios naturais para perder peso usando remédios naturais que não têm efeitos colaterais.

Mel e gengibre

A combinação de mel e gengibre é o melhor remédio natural para perder peso. Tomar esta mistura duas vezes ao dia ajudará a reduzir seu peso.

O mel é rico em frutose, que funciona como combustível para o fígado produzir glicose e, por sua vez, sinaliza a liberação de hormônios queimadores de gordura que eliminam o excesso de gordura do corpo.

O gengibre, por outro lado, aumenta a saciedade, de modo que reduz o desejo por alimentos não saudáveis ​​e funciona como um inibidor natural do apetite. Ele também aumenta a temperatura do corpo e estimula o metabolismo que ajuda na queima de gordura em um ritmo mais rápido.

Limão, Mel e Pimenta Preta

A poderosa ação do chá de limão para perda de peso é bem conhecida. A combinação de limão, mel e pimenta preta é um dos remédios naturais mais funcionais para perder peso, e o melhor é que todos os ingredientes estão facilmente disponíveis na cozinha.

Limões contêm fibra de pectina que ajuda a prevenir a fome e mantê-lo saciado por mais tempo para que você não consuma lanches prejudiciais à saúde. Também ajuda a manter o pH do corpo em um estágio alcalino que evita que o corpo armazene gordura.

A principal substância presente na pimenta-do-reino, a piperina, previne a formação de novas células de gordura no corpo e também reduz a gordura na corrente sanguínea.

Limão e mel são uma combinação famosa usada para perder peso. Adicionar pimenta-do-reino não apenas dá um sabor melhor, mas também aumenta sua energia e torna seu corpo mais leve.

Ginseng

O ginseng é uma erva importante usada na medicina tradicional chinesa que é eficaz na promoção de uma perda de peso saudável. O composto ginsenosídeo na erva é útil na inibição da diferenciação nas células que armazenam energia na forma de gordura.

Impede que as células concluam o processo de armazenamento de gordura. Ajuda no controle da obesidade e diabetes.

É um estimulante potente e um dos melhores remédios caseiros para impulsionar o metabolismo que também ajuda a aliviar a fadiga e aumentar a energia. A melhor forma de consumir o ginseng é na forma de chá com limão ou mel.

Chá verde

Este é mais um remédio natural amplamente conhecido para perda de peso que tem vários outros benefícios à saúde. O composto epigalocatequina-3-galato encontrado no chá verde previne o ganho de peso e a obesidade, limitando a absorção de gordura e aumentando a capacidade do corpo de usar a gordura para produzir a energia necessária para realizar várias funções.

Além disso, o chá verde é carregado com nutrientes e minerais essenciais para o corpo, como zinco, selênio e cromo, que são benéficos para a manutenção da saúde geral. Beber de 3 a 4 xícaras de chá verde diariamente é eficaz no combate à obesidade.

Onde encontrar emagrecedores

Os emagrecedores controlados só devem ser usados com recomendação médica em alguns casos para tratar a obesidade.

Mesmo que você opte por usar um suplemento emagrecedor ou um emagrecedor natural, é importante conversar com seu médico a respeito disso.

Com a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma você encontra tudo o que precisa de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<